quarta-feira, 11 de março de 2009

Ensino "Superior" "Público"

Hoje, o meu dever cívico ditava que falasse dos mais recentes desenvolvimentos universitários, oliveirenses e arqueológicos..
Mas o que há em mim é sobretudo cansaço..

Mas bem, vamos aos desenvolvimentos universitários, sem dúvida, os mais relevantes do dia de hoje..
O ensino “superior” “público”
“Superior” – as sistemáticas queixinhas com que nos temos cruzado em arqueologia invalidam que se apelide de superior. Destas coisas, só me lembro acontecerem na escola primária, e mesmo ai, não era com o espírito de lixar ninguém.. simplesmente havia uma música do género “Acusa Pilatos vai à fonte e come ratos!”

“Público” – porque os conceitos mudam, os planos de estudam mudam, mas nós já lá estamos, e não há muito mais a fazer.. Passamos a fundação.. público-privada.. Sim, vamos ser geridos como se fossemos uma empresa.. na busca do auto-financiamento (impossível nas letras), do lucro.. E numa empresa, o sector que não dá lucro, fecha.
Dia 24 Março temos Manif.

Este “Estado” descarta-se de todas as suas funções.. privatiza.. demite-se e delega a arqueologia nas autarquias e empresas; a saúde em parcerias público-privadas.. e o ensino, sim, o ensino, aquilo que forma os Homens do futuro.. nas mãos de privados, cedendo a politicas economicistas, estatísticas..
Apliquem Bolonha, o regime das fundações, já agora, transformem as Universidades todas em Novas Oportunidades, cursos de três meses, com cópias de textos e história de vida.
Enfim.. vamos dizer que somos cultos, temos pessoas bem formadas..
Vamos ler os livros todos que os professores pedem então.. para cadeiras que eram anuais e com Bolonha passam a semestrais..
Vamos estudar a matéria toda antes de termos as disciplinas, porque é isso que se espera de alunos aplicados então.. temos que ser nós a investir na nossa formação.. esqueçam lá sanidades mentais e vidas privadas..

Enfim.. como já alguém disse hoje “Se não me virem por aí, procurem-me na prisão”..

*

4 comentários:

Anónimo disse...

Sara, espero que não fiques chateada que eu comunique algo que acabou de me chegar e que penso que a todos toca:

Comunicado de ultima hora:

Foi detectado um pó “Estúpido” de último grau, misturado com o ar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Futura FuDoBPL (Fundação Do Bota Pra Lá). As autoridades afirmam-nos que este pó, apenas reage com algum tipo de pessoas, mas que as consequências se podem reflectir em terceiros. Ainda estão por apurar os factores que levaram ao desencadeamento desta catástrofe, mas uma vez que todos se encontraram sobre este mesmo risco apela-se à prestação do máximo de auxílio a todos aqueles que mais a necessitarem. Finalmente, uma última palavra para os contaminados: os estudos revelam que os sintomas da doença se tendem a agravar, caso não sejam tomadas medidas imediatas, que passam, obviamente, pela reflexão e tomada de decisões que visem a minimização de impactos.

Um aviso do INPC - Instituto Nacional da População Cívica

Beijocas, Marta C.

Anónimo disse...

haha muito bom o texto da marta xD

faço desse comunicado as minhas palavras.

Anónimo disse...

Enfim...
As vezes até tenho de entrra naquela faculdade...
Não compreendo quando determinadas pessoas tenham um tipo de comportamento capaz de prejudicar os que lhe estão próximos, mas se e isso não bastasse depois são capazes reagir como se nada tivesse acontecido é a verdadeira cara de pau!!!

Fundação de Letras, penfi...
como vai ser assegurado o lucro desejado se realmente for tornado fundaçao, o aumento de proprinas parece-me evidente!
Mas como farão aqueles que não têm possibilidade de sustentar os estudos? Se com as proprinas do valor actual, e mesmo com bolsas do sasup, sabe deus como as pessoas dão a volta...

Será que o estudo de letras é só para quem pode?

vejamos o que acontece nos próximos episódios...

Dia 24 ha Manif, e eu VOU!!

Anónimo disse...

q polemicas paqui vao ahahahah