domingo, 31 de maio de 2009

A Chama Imensa

Domingo, 24 de Maio de 2009

Diabetes e o futebol português: um estudo

Apesar de irrevogavelmente suspenso por dois anos de tentativa de corrupção (uma sentença que, na justiça desportiva, já não admite recurso), Pinto da Costa voltou a poder produzir declarações púublicas. Agradeço a quem lhe levantou a interdição, porque as afirmações do presidente do Porto costumam ser muito interessantes. Foi o caso, esta semana. Primeiro, Pinto da Costa referiu-se ao tabu sobre a renovação do contrato de Jesualdo Ferreira como "uma doçura". Trata-se de uma observação que, num certo sentido, é histórica: já houve um tempo em que Pinto da Costa só falava de "rebuçadinhos" em conversas telefónicas interceptadas pela PJ. Agora, já fala de "doçuras" em público. Eis uma evolução que se saúda, embora seja importante assinalar que o excesso de açúcar pode ser prejudicial à saúde. Há desportos que, pelas emoções que provocam, são impróprios para cardíacos; o futebol português é impróprio pra diabéticos.
De seguida, o presidente que convida árbitros para tomarem café em sua casa disse que gostaria que Cristiano Ronaldo marcasse mais golos pela Selecção. Deste desejo, confesso, não estava à espera. Eu ainda sou do tempo em que Pinto da Costa festejava, com champanhe, as vitórias da selecção grega. Actualmente, ao que parece, prefere a selecção portuguesa. Se o leitor bem se lembra, Ronaldo já marcou pelo menos um golo no Dragão, ao serviço de Portugal. Foi no primeiro jogo do Euro-2004. Infelizmente, o adversário era a Grécia, e por isso talvez tenha sido um dos golos que Pinto da Costa lamentou, em lugar de festejar. Em todo o caso, é injusto pedir a Ronaldo que marque, na Selecção, golos semelhantes ao que marcou contra o Porto: as selecções que Portugal defronta não têm o Helton na baliza.
Por último, Pinto da Costa anunciou que apoiaria o Barcelona na final da Liga dos Campeões. É uma informação a que a imprensa internacional não deixará de dar o relevo que merece. Imagino que os dirigentes do Manchester venham a ter dificuldade em dormir quando souberem que Pinto da Costa não estará a torcer por eles no dia 27. Mas porque motivo quis o presidente do Porto cometer esta crueldade que tanto magoará, estou certo, os adeptos e simpatizantes do actual campeão da Europa? Pinto da Costa justificou a preferência pelo Barcelona com as afinidades que diz existirem entre o Porto e clube catalão. No entanto, é possível que o motivo seja outro. Talvez Pinto da Costa ainda não tenha esquecido que Alex Ferguson disse, certa vez, que o Porto comprava títulos naconais no supermercado. Curiosamente, o mesmo sítio em que se compram os rebuçadinhos.


Fonte: Jornal A Bola

Previsões Óscar: Melhor Actor Secundário


Continuando a série de previsões para a cerimónia dos Óscares de 2010... Já falámos de Melhor Actor e Melhor Actriz, vamos agora à categoria de Melhor Actor Secundário.


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO (Best Supporting Actor)


Mark Ruffalo, Shutter Island
James McAvoy,
The Last Station
Peter Saarsgard (Alfredo Molina), An Education
Kodi Smith-McPhee,
The Road
Matt Damon, The Human Factor

Ben Kingsley/Jackie Earle Haley, Shutter Island
Stanley Tucci,
The Lovely Bones
Liev Schreiber/Émile Hirsch,
Taking Woodstock
Richard Kind, A Serious Man
Christian Bale, Public Enemies

Tobey Maguire, Brothers
Richard Gere/ Ewan McGregor, Amelia



Bom. Shutter Island é capaz de ser GRANDE. Mesmo Grande. Tem Scorcese, um elenco com muita qualidade e é um filme ao estilo da Academia, mexe com os temas que mais lhes interessam. E depois porque estreia naquele maravilhoso mês de Dezembro e isso é o que interessa aos membros da AMPAS com mais de 40 anos... Enfim. Dos actores secundários de Shutter Island - e há muitos, tal e qual as actrizes - o que tem melhores hipóteses é Mark Ruffalo. Seja porque já merece uma honra destas pela carreira preenchida e multifacetada que tem, pautada por talento e dedicação aos papéis, quer seja porque é o papel mais apetecível, quer seja porque é mais famoso que Earle Haley que é a outra grande possibilidade. Ben Kingsley é mais remoto mas ainda assim há que considerar: vencedores de Óscar são sempre estrelas bem-vindas ao Kodak Theatre de novo. Depende do buzz de cada um e da performance. Quem mais tempo conseguir roubar, é quem mais chances tem de ser nomeado.

O papel de Kodi Smith-McPhee é muito, muito interessante. Pelo que sei do livro e pelo que parece de quem já viu o filme antes de ele ir para pós-produção, ele é excelente no papel. E tem grande química com Viggo Mortensen, o Pai na história, o protagonista. Se tudo correr bem, estará no Kodak em Fevereiro. Basta que o filme consiga ter sucesso - se sim, acho que tem um pé lá dentro. Se o filme não conseguir impressionar (filmes de 2008 que são adiados e tal de vez em quando perdem o comboio, o buzz vai-se...), tenho dúvidas. De qualquer forma, já em 2008 apostava nele como actor secundário e mantenho-me na mesma em 2009.

Matt Damon vai ter um grande ano - em perspectiva, pelo menos para já, parece um excelente ano. Dois papéis principais, ambos lhe podendo valer uma nomeação para melhor actor - Green Zone e The Informant - e um papel secundário no filme mais Oscar-y do ano: The Human Factor, o biopic político com Morgan Freeman a fazer de Nelson Mandela e com Eastwood a realizar. Matt Damon faz de François Piennar (pessoa real: +1000 pontos aos olhos da Academia), tem uma parcela considerável de tempo de ecrã (fundamental para um actor secundário), tem uma carreira respeitada (um Óscar ganho pelo argumento de Good Will Hunting, vários papéis de relevo) e um único senão: a Academia pode considerar que Pienaar não é um papel secundário e sim principal e tendo em consideração uma dupla de protagonistas, Mandela/Pienaar, parece-me que Damon perde para Freeman à grande e à fartazana. Se tudo correr bem e a campanha for correcta, Damon terá esta nomeação seguríssima.

James McAvoy está num filme que ainda é uma incógnita. Se for bom, Plummer e McAvoy podem ter os dois boas possibilidades de chegar ao Kodak. Se não for... Não sei. A verdade é que McAvoy tem-se vindo a solidificar ao longo dos últimos anos - The Last King of Scotland e Atonement não lhe valeram uma nomeação não sei porquê, em ambos foi fenomenal, em ambos foi actor principal - o que serve de justificação para não ter sido nomeado em nenhum dos casos... Bom. Em The Last Station, será que o papel é bom o suficiente para lhe dar a nomeação que já merece? E o tempo de ecrã? Esperemos para ver.

Alfredo Molina e Peter Saarsgard são «jogadores de reserva» em An Education, o filme que desde o início da Primavera tem posto toda a gente a falar. Se tudo correr bem e o público responder, pode ser um dos grandes sucessos do ano e além de conseguir talvez sacar uma nomeação para Carey Mulligan, pode arranjar outra nomeação para um (ou para os 2, nunca se sabe) destes actores. Peter Saarsgard tem o papel mais interessante e até mais tempo de ecrã, mas diz-se que Alfredo Molina é quem torna o filme mais interessante - que é o principal objectivo de um actor secundário, acrescentar algo ao filme. Qualquer um dos dois já merece ser nomeado. A ver se pelo menos um deles estará na gala.

Stanley Tucci é o assassino da história de The Lovely Bones e se há papel secundário nessa história que é capaz de uma nomeação, é esse. O problema do filme é que não sabemos muito bem como vai ser adaptado o livro. É que no livro, Susie (o papel de Saoirse) e Jack (o pai de Susie, papel de Mark Wahlberg) são os protagonistas. Abigail (papel de Rachel Weisz), Lindsey, Avó Lynn (papel de Susan Sarandon) e Harvey (papel de Stanley Tucci) são os secundários. Mas nunca se sabe como as coisas ficam depois. De qualquer das formas, assassinos, pedófilos, loucos, etc. soam sempre bem aos ouvidos dos membros da Academia. Se o filme for bom, é capaz de ser um dos que mais hipóteses tem desse filme de ser nomeado.

Ewan McGregor e Richard Gere são, na minha opinião, possibilidades remotas. Ewan e Richard nunca foram nomeados (não sei porquê, na verdade - Moulin Rouge e Pretty Woman deviam chegar, não? Há alguns nomeados que pelo amor de Deus, por isso...) e talvez também não seja num filme em que Hilary Swank, como Amelia Earhart, concentra todas as atenções. No entanto, se o filme for um sucesso estrondoso, pode ser que a Academia comece a olhar de facto para um destes dois actores que são, no fim de contas, muito respeitados em Hollywood.

Christian Bale era suposto ser um dos protagonistas - o outro é Depp - do novo filme de Michael Mann, Public Enemies. Mas diz quem o viu que Bale não terá grandes hipóteses em conseguir uma nomeação para melhor actor, mas que com uma campanha incisiva como actor secundário pode ter sucesso. O papel é excelente, o tempo de ecrã é mais que muito, vai depender agora de como os membros da AMPAS olharem para ele (ele já merecia uma nomeação mas tem passado ao lado sempre, mesmo com papéis ao género dos que eles gostam) - se o virem como actor secundário no filme tem grandes chances - e vai depender ainda da recepção do público ao filme (com Depp, Bale e Cotillard e ainda com Channing Tatum e Crudup, duvido muito que o filme falhe nas bilheteiras). Outro dos problemas é se Crudup e até Tatum terão hipóteses também de uma nomeação. Com divisão dos votos, as coisas podem ficar complicadas.

Diz-se que a nova comédia dos irmãos Coen é genial. E se for bem recebida, pode valer a Richard Kind a nomeação. Papéis comédicos não são muito bem sucedidos para Melhores Actores mas na categoria de actor secundário temos visto alguns aparecerem - e alguns bem ortodoxos (ex: Robert Downey Jr. em Tropic Thunder o ano passado). Kind tem talento, é um "character actor" sólido, de confiança, que impõe respeito. Se o papel corresponder... Temos nomeado.

Para Tobey Maguire se safar com Brothers (diz-se que o filme é muito bom), a química entre ele, Natalie Portman e Jake Gylenhaal tem de ser estupenda e além disso tem de ter tempo de ecrã suficiente para se mostrar. E esperar que a Academia goste do filme E que consiga discernir bem quem é que é actor secundário, principal, etc., que as bilheteiras gritem SUCESSO e que a Academia o tenha em consideração na altura da escolha (o filme já estreia naquele período fantástico de Novembro/Dezembro com 1001 filmes a estrear ao mesmo tempo e ninguém me diga que vê 1000 filmes nessa altura, que é mentira. Portanto... O papel é de facto fantástico mas muitos factores estão em jogo.

Liev Schrieber e Émile Hirsch estão no novo filme de Ang Lee, Taking Woodstock. Pelo que se viu do trailer e de Cannes, o filme não ficou muito bem visto. Parece muito longe daquilo que Ang Lee consegue fazer e além disso é muito leve, muito solto, muito difícil de ser levado a sério. De qualquer forma, se alguém tem hipóteses de ser nomeado nesse filme, é um destes dois (ou Imelda Stauton, de quem a Academia gosta). Émile é sempre bom, mas acho que ainda não é este papel que o pode levar à nomeação (apesar de dois bons esforços em Milk e principalmente em Into The Wild - por este devia ter sido nomeado!) Liev Schrieber tem vindo a solidificar a sua posição em Hollywood e a ganhar o respeito dos seus pares. Bom e além disso, aparece muito bem (em Cannes foi o único a dar mesmo nas vistas) num registo que não é normalmente o seu. Há que ficar atento a esta possibilidade.

sábado, 30 de maio de 2009

Poemas perdidos

"Junto de mim"
Procurar o amor
Sentir o teu calor
Procurar a paixão
No bater do teu coração
Todos os dias beijar-te
Sempre que queiras, acariciar-te
Fazer-te feliz em toda a parte
Agora e eternamente amar-te
É o que eu sinto
É o que eu quero
É o que eu sonho todos os dias
É o que me faz viver
Sem ti não sou nada
Apenas uma partícula no infinito Universo
Contigo ao meu lado
Com todo o teu amor por mim
Transcendo-me nesta vida
Elevo-me acima do infinito
Só tu me fazes sentir assim
O rapaz mais feliz do mundo
Quando estás aqui
No meu coração, juntinho de mim!!!

União e o perigo da despromoção

Ora, depois de acabar o campeonato, andavamos todos muito descansados a pensar que a União já tinha garantido a manutenção..
Ora aí é que nos enganamos.. segundo notícias recentes da nossa comunicação social, os senhores adoráveis do Gondomar resolveram colocar um recurso (não sei se é recurso, mas o efeito vai dar ao mesmo)na liga alegando que a Oliveirense deveria perder o ponto conquistado no jogo frente ao Gondomar (e este somar 3 pontos) já que o treinador da formação de Oliveira de Azeméis, Pedro Miguel, havia sido expulso por Bruno Paixão no jogo contra a União de Leiria da 28ª jornada.
Ora, assim sendo, isto implicaria que o treinador não estivesse sentado no banco..
Mas..
No relatório de Bruno Paixão, o nome que consta da expulsão é o do adjunto, Fernando Santos, tendo sido este punido pelo CD da liga..
Portanto tudo isto reside num erro de Bruno Paixão, que o Gondomar aproveita (já que não conseguiu dentro das quatro linhas) para garantir a manutenção..
Mais desenvolvimentos aguardam-se..
Obviamente espero que não dê em coisa nenhuma porque a Oliveirense conseguiu merecidamente garantir a sua manutenção..

*

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Rios de TRAILERS...

Andei à caça de trailers hoje :)

Encontrei quinze que vou partilhar convosco. Quando achar mais eu coloco. Além disso, alguns dos trailers dos filmes que têm estreado e estão para estrear o mean_machine já tinha colocado quando fez aquele top20 dele...


Bom...


1. Precious: Based on a novel by Sapphire


Tenho grandes esperanças neste filme. Com um elenco relativamente desconhecido, um realizador que também passa despercebido MAS com o alerta da Oprah e com a presença de Mariah Carey, Alicia Keys e Lenny Kravitz, vai ter uns números de bilheteira interessantes. Isso e mais o sucesso que fez em Sundance... E a conversa de bastidores sobre o filme e sobre as interpretações de Mo'Nique, de Gabi Sidibe e até de Mariah é muito positiva. Fica para verem. O trailer é pesadote...






2. Up!


Nova aposta da Pixar, vem a seguir a Wall-E, que foi o maior hit de sempre (em termos de bilheteira, Finding Nemo foi melhor, mas o que conseguiu maior critical acclaim foi o Wall-E - para mim, os dois são bestiais!) dos estúdios animados. Será um digno sucessor? Será que a máquina de fazer dinheiro da Pixar continua? A ver vamos. Eu acho-o muito interessante.






3. Nine


É o GRANDE filme de 2009 se conseguir uma simbiose de todos os seus elementos. Star power já tem: Penélope Cruz, Nicole Kidman, Marion Cotillard, Judi Dench, Sophia Loren, Daniel Day-Lewis, Fergie e Kate Hudson. Falta o resto. Conseguirá Rob Marshall (Chicago, Memórias de uma Gueixa) juntar tudo e torná-lo inesquecível? A ver vamos.






4. My Sister's Keeper


Acho que já falei aqui deste filme. E do talento deste elenco. Cameron Diaz num papel fantástico. Eu sempre achei que ela tinha talento, desde que ela o usasse como devia (e não em filmes como What Happens in Vegas - ainda se lembram de Something About Mary, Charlie's Angels, Vanilla Sky, Gangs of New York?) Além disso, conta com a que é, para mim, a melhor actriz infantil - Abigail Breslin. Que já tem uma nomeação para Óscar. Cujos filmes são sempre 'box office hits'. Vejam o trailer. Que bela história.






5. Where the Wild Things Are


Acho que não há livro infantil mais querido em todo o mundo que «Where the wild things are». Spike Jonze faz a adaptação cinematográfica que parece, à primeira vista, espectacular. Este é o trailer oficial que foi apresentado no programa Hollywood 411. Se quiserem ver o trailer em HD sem a introdução no programa, é só abrir...
http://www.youtube.com/watch?v=RY-dXsR_ZFg






6. Inglorious Basterds


Novo filme de QT, nova revolução a caminho. Em Cannes conseguiu críticas muito positivas, principalmente na performance de alguns dos actores. Brad Pitt é o cabeça de cartaz e aparentemente porta-se muito bem na sua personagem, mas o filme conta ainda com Michael Fassbender, Eli Roth, Christopher Waltz, Mélanie Laurent, Diane Kruger, Mike Meyers... Eu só pergunto: quando é que se vai dar valor ao que Quentin Tarantino fez pelo cinema? É talvez um dos maiores «auteurs» da actualidade...






7. Brüno


Lembram-se do Borat? Pois, Sascha Baron Cohen está de volta e mais estúpido que nunca. Brüno promete ser tema de muito, mas mesmo MUITO escândalo quando estrear. Mas se tiver 1/3 do humor que Borat tinha já me dou por muito satisfeito... É promessa de grande serão. Vejam que até o trailer tem proibição para menores, não o consigo incorporar aqui... :) (dá para ver que no início, em vez de a tela estar a verde - que é o normal, «Approved for all audiences» - está a vermelho, «Approved for mature audiences»)


http://www.youtube.com/watch?v=7ShQPfCVego



8. The Road


Deste estou farto de falar. Adorei o livro, espero adorar o filme. O livro de Cormac McCarthy (O nome é familiar, não é? Pois, é o autor de «No Country for Old Men» e acho que de outro que já não me lembro mas que também foi adaptado ao cinema) é das coisas mais sombrias e pesadas que já li... Se o filme for igual, pode chocar algumas pessoas... Mas não deixará de ser um filme soberbo. Conta com interpretações fantásticas de Charlize Theron, Viggo Mortensen, Kodi Smith-McPhee e Robert Duvall. Kodi e Viggo têm de ter muito boa química para que o filme resulte bem.






9. 2012


O fim do mundo está aí. Como melhor resumir o filme: usando o que o trailer diz. «Como é que os governantes de todos os países do mundo preparariam seis bilhões de pessoas para o fim do mundo?» «Não preparariam.» Vejam o trailer. E já agora, façam a sugestão que ele dá: pesquisem no Google 2012. Já me pus a matutar no assunto. No sleeping for me tonight x)






10. Sherlock Holmes


Os actores principais são de elite - Robert Downey, Jr. e Jude Law. O filme tem peso. O argumento, diz-se, é muito bom. O principal problema? O realizador, o ex da Madonna, Guy Ritchie. Não tenho nada contra Guy Ritchie - só que... será que ele é capaz de fazer um filme interessante? Meh. Para já não tenho grande opinião. Se formos a ver pela filmografia passada dele, não inspira grande confiança, mas...






11. Public Enemies


O trailer deste filme tem andado pela Internet já há algum tempo e o filme até já estreou em alguns países. Diz-se que Johnny Depp é soberbo, capaz de nomeação para Óscar. O mesmo se diz de Bale e de Cotillard (o problema é que Bale e Depp eram supostamente os DOIS protagonistas...) Michael Mann é um realizador muito respeitado no circuito de críticos e de cerimónias de prémios, mas a Academia nem sempre responde bem aos seus esforços. Vamos a ver. Parece ser um filme do estilo que eles gostam mas nem sempre as coisas correm bem. De qualquer forma, será um excelente filme, tenho a certeza.






12. Funny People


Judd Apatow é muito respeitado em Hollywood e isso deve-se à escola de comédia que ele trouxe. Com ele, está sempre um dos 3 mosqueteiros (Rogen, Segel, Rudd). Seth Rogen junta-se a Adam Sandler (a ver se finalmente faz algo digno do seu talento...) e a Leslie Mann numa comédia que eu ansiosamente espero para ver.






13. Whatever Works


Woody Allen de volta com uma comédia mais solta, mais leve, um pouco fora do estilo normal dele. Patricia Clarkson com grandes possibilidades de ser nomeada para um Óscar (ela que é a ETERNA ACTRIZ SECUNDÁRIA - mas que actriz secundária!), Evan Rachel Wood, Larry David, Ed Begley, Jr. e Kristen Johnston completam o elenco. Fantástico, é só o que tenho a dizer. Ah tenho a dizer outra coisa: que o Woody finalmente largue a obsessão de musa que ele tem com a Scarlett e passe a adorar esta Evan Rachel Wood que já não engana ninguém: é um talento nato!






14. (500) Days of Summer


Nova comédia romântica, já considerado o filme indie (independente) do ano! Com Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel, que fazem um par romântico mais geeky, mais engraçado que só de os ver juntos dá piada. A ver, sem dúvida. Este que eu coloquei aqui não é o trailer oficial - podem vê-lo a partir daqui, ele dá o link - mas é o teaser que eu acho que tem muito mais piada.





15. The Brothers Bloom


Se tudo correr como planeado, uma das comédias do ano. A história é hilariante. O elenco é de luxo: Rachel Weisz e Adrien Brody (Oscar winners), Rinko Kikuchi (Oscar nominee) e Mark Ruffalo (possivelmente, 2009 Oscar nominee) nos principais papéis. Para tudo resultar em perfeição, a química entre Mark e Adrien e Adrien e Rachel tem de ser imaculada. O que acredito que seja. Sem dúvida, uma comédia must-see.




Previsões Óscar: Melhor Actriz

Segundo post relacionado com as minhas previsões para os Óscares de 2010...

Já sei que vocês gostam MUITO, como se viu pelos comentários deixados no post anterior :D

Eu prometo que desta vez escrevo pouco... x)


Então vamos lá... Previsões para Melhor Actriz!



MELHOR ACTRIZ (Best Actress)




Carey Mulligan, An Education
Saoirse Ronan, The Lovely Bones
Emily Watson, Within the Whirlwind
Hilary Swank, Amelia
Helen Mirren, The Tempest
Penélope Cruz, Los Abrazos Rotos
Gabourey (Gabi) Sidibe, Precious: Based on a Novel By Sapphire
Audrey Tatou, Coco Avant Chanel
Michelle Pfeiffer, Chéri
Meryl Streep/Amy Adams, Julie & Julia



A primeira é óbvia. O filme tem recebido críticas pequenas - apesar de pequeno e de não ser muito vistoso, é um filme de período e de carácter biográfico. Além disso, Carey Mulligan vai ter de lutar contra o facto de não ser conhecida. No entanto, dizem que o papel dela é muito bom e a interpretação espectacular. Por isso... E num ano em que tudo parece andar a dissipar-se, pode ter grandes hipóteses.

E é por isso mesmo que vem Saoirse Ronan à baila. O principal problema dela? Com 15 anos, poder ganhar a segunda nomeação para um Óscar (será possível isso acontecer?) A principal vantagem? Filme super-sumarento, Peter Jackson como realizador, elenco notável (vencedores de Óscar Rachel Weisz e Susan Sarandon, nomeado para Óscar Mark Wahlberg...), filme baseado num best-seller internacional conhecidíssimo, querido e com assuntos que a Academia gosta: assassínio, luto, tristeza, depressão... Tudo o que é mau é bom para umas estatuetas!

Emily Watson está aqui porque ela é sempre boa. Falta-lhe um bom papel para voltar à carga. Será este? Parece indicar que sim. Já tem duas nomeações mas de há uns largos anos (1988 e 1996) e entretanto parece ter desistido de voltar a merecer crédito... Nesta nova década, apareceu num bem-sucedido Gosford Park em que voltou a ganhar o apoio da crítica e o ano passado em Synecdoche, NY em que voltou a impressionar num papel pequeno. E mesmo em Punch-Drunk Love esteve muito bem ao lado de Adam Sandler. Bom. Within the Whirldwind é a história de Evgenia Ginzburg, vivida no reinado de terror de Estaline, que foi obrigada a trabalhos forçados num 'gulag' na Sérvia. Promete.


Desta nem preciso falar muito. Hilary Swank, 2 nomeações/2 Óscares. Nº 1 por Boys Don't Cry, em que fez de rapaz. Nº 2 por Million Dollar Baby, porque era um filme de Eastwood e ela morre no final, depois de tanto lutar, com o treinador a praticar eutanásia. Bah. Projecto sumarento nº 3 para Oscar #3: faz de Amelia Earhart e tem no seu elenco Richard Gere e Ewan McGregor. Tudo dito. Ah, só uma coisa: este ano não há Annette Bening para competir...

Helen Mirren tem feito as delícias dos críticos nos últimos dez anos com filmes e interpretações poderosas, uma das mais recentes tendo-lhe valido um Óscar (em 2006, The Queen). Não obstante isto, ela está de volta com mais dois filmes e com dois papéis tipicamente sumarentos: em Love Ranch, ela e Joe Pesci formam o casal Bomtempo, que abriu o primeiro bordel legal em Nevada. É uma história verídica. Em The Tempest, realizado por Julie Taymor (Frida, 2002 - que esteve pertíssimo de conseguir nomeação para melhor filme!), Helen Mirren faz de Prospera, a protagonista da história - que na verdade, na versão original - de Shakespeare - é Prospero. História de Shakespeare, séculos XVI e XVII. Bom, que mais, não é?


Penélope Cruz era, em Fevereiro, das minhas apostas mais sérias. Ocupava até o terceiro lugar desta lista. Mas pensando bem... Quantas actrizes ganham um Óscar E voltam a ser nomeadas logo no ano a seguir? Será que esta nova colaboração Almodovar/Cruz não vai sofrer com as comparações a Volver? E será que o pessoal ainda não está farto de Penélope? É que temos visto MUITA Penélope desde 2006... Mas Cannes solidificou a aposta e o papel. A ver.


Audrey Tatou tem talvez o MELHOR papel de todas estas dez apostas. Somemos os pontos. Minimamente famosa nos EUA (Amélie anyone?) + Poliglota + Biopic (Coco Chanel) + Fama da personagem que interpreta (Coco Chanel) + Elenco (Alessandro Nivola, por exemplo) - Legendas (filme francês) - Filme é europeu = Boas hipóteses. Quando estrear o filme se verá do que é capaz Audrey no pós-Código Da Vinci.


No caso de Michelle, é um regresso muito esperado àquilo a que faz melhor: os dramas de período. De qualquer forma, é muito mais leve do que habitualmente prefere. MAS temos Stephen Frears na equação (Dangerous Liaisons!) E ela já tem quatro nomeações, todas já de há muito tempo (a última de 1995 se não estou em erro) e até já devia ter mais (e até já devia ter ganho...), por isso há que ser optimistas e acreditar que ela está na luta. O filme tem tido críticas muito divisivas o que não ajuda. Nada. Para já, Kathy Bates como actriz secundária parece melhor aposta. A ver vamos como as coisas terminam em Janeiro de 2010.


Sobram-nos duas «veteranas» e uma principiante. Gabourey Sidibe é a estrela - totalmente desconhecida, é verdade, mas é a protagonista - de um filme que tem dado muito que falar. O filme de Lee Daniels, baseado no livro de Sapphire (como o título do filme diz), é muito obscuro e pesado. Gabi Sidibe faz de adolescente obesa que fica grávida do pai enquanto é verbal e fisicamente agredida pela mãe (irrepreensível Mo'Nique, que certamente será nomeada em Janeiro de 2010), cheia de problemas e sem rumo na vida. Mariah Carey e Lenny Kravitz também participam no filme. Oprah é produtora. Este filme foi um sucesso estrondoso em Sundance. Como será no resto do mundo?


E este só não está mais alto porque ninguém - excepto Nora Epphron - parece ter decidido quem é que é a protagonista deste filme. O filme, Julie & Julia, dizia-se ser baseado apenas no livro de Julie Powell, que tentou aprender a cozinhar no livro da cozinheira de fama internacional Julia Child, My Life In France. No entanto, Nora Epphron disse depois que também se basearam no livro de Julia Child - de carácter autobiográfico. Então, em que ficamos? A protagonista desta história, havendo uma só, tem boas hipóteses de lutar por um lugar entre as cinco nomeadas. Mas quem é? A minha aposta é em Amy Adams, até porque a história faria mais sentido contada do ponto de vista de Julie Powell. Agora será que Meryl Streep, à caça do Óscar nº 3 e da nomeação nº 16 (que até pode ser conseguida com o projecto de Nancy Meyers), se vai contentar com a nomeação para Melhor Actriz Secundária (até que seria bom, 2 nomeações em 1, agora pensando bem...)? Ou teremos uma campanha a dois (que raramente resulta, porque há divisão de votos, ou então o papel de um chama mais que o outro... exemplos recentes: Michael Sheen em Frost/Nixon ou Michael Sheen em The Queen) Ou até... Será que Nora Epphron, depois de Bewitched (bah!) e sem grande experiência como realizadora - tem 3 nomeações para Óscar mas todas por Melhor Argumento Original - vai conseguir surpreender?


Ficamos assim por agora. Hoje ainda: Melhor Actor Secundário Amanhã, Melhor Realizador e Melhor Actriz Secundária.. Dia 31, Melhor Filme.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Onde páram 16 pontos?

Uma verdade inconveniente

Diz o povo que os campeões são sempre justos vencedores. Faz sentido que assim seja. Mas em Portugal existem verdades inconvenientes que colocam essa ideia em causa. Tome-se como exemplo a época 2008/2009 do futebol português. Espelho dos últimos 20 anos cá do burgo, ficou marcada pela polémica. Mais: acentuou tendências e muito ficou a dever à verdade desportiva.

Mas antes que nos acusem de sermos tendenciosos… avancemos com objectividade. O que lhe passamos a apresentar é a lista de jogos em que o Benfica foi prejudicado ou beneficiado na Liga Sagres. Jogos em que existiu clara influência no resultado. Logo na primeira jornada, em Vila do Conde, o Benfica não foi além de um empate a uma bola. Mas poucos se lembram de uma grande penalidade cometida sobre Aimar em cima do minuto 90.

Uma semana depois, novo empate, desta feita frente ao Futebol Clube do Porto. Jorge Sousa esqueceu-se da uniformidade de critérios. Expulsou Katsouranis por faltas normais, mas deixou o amarelado Cristian Rodriguez em campo após sucessivas jogadas de extrema dureza.

Mas o Benfica estava forte no campeonato e só não atingiu a liderança porque no jogo grande da 5.ª jornada foi novamente prejudicado. Yebda até fez o 2-0 em Matosinhos, mas viu o golo ser-lhe mal anulado. Aproveitou o Leixões, que empatou ao cair do pano. Não foi à quinta, foi à sétima jornada que o Benfica confirmou a liderança.

No berço da nação, coube a Aimar e a Suazo brilharem na vitória por 2-1 sobre o Vitória de Guimarães. Mas poucos se lembrarão dos erros do senhor Carlos Xistra. Primeiro foi Aimar a ser derrubado na área vimaranense. E que dizer dos critérios disciplinares? É que se Reyes viu dois amarelos forçados, já Andrezinho teve via verde para pontapear a cara de Suazo.

Contra ventos e marés o Benfica liderava. Até que a injustiça chegou à Luz. Lembra-se de Vasco Santos? Trata-se do árbitro portuense que não expulsou Sandro após agressão a Reyes no Benfica-Vitória de Setúbal. Curioso o facto de nessa mesma jogada o árbitro só ter dado a lei da vantagem até o Benfica ter o descaramento de marcar. De repente as regras mudaram e eis que o Vitória de Setúbal ficou com o caminho aberto para chegar ao empate.

Pior ainda fez Pedro Henriques duas semanas depois. Quando no último minuto Cardozo apontou o golo da vitória, o juiz tratou de anular o remate certeiro do paraguaio. Razão? O facto de Miguel Vítor ter olhos na nuca. E assim o Nacional saiu da Luz com o nulo.

O ano de 2009 começou com uma derrota na Trofa. Muito se falou da má exibição “encarnada”. Ninguém duvida disso. Mas alguém ainda se lembra que Reguila inaugurou o marcador quando estava em fora-de-jogo? Pois… No entanto, à 14.ª jornada o mundo parou. O Benfica venceu um jogo fruto de um erro da arbitragem. Caiu o Carmo, caiu a Trindade. E tudo só porque David Luiz estava uns quantos centímetros em fora-de-jogo.

Nada que não fosse atenuado na semana seguinte. No dérbi do Restelo, Suazo foi atropelado por Baiano quando estava isolado. As leis da FIFA são claras: o lance era merecedor de falta e de cartão vermelho. Já se adivinha qual foi a opção de Elmano Santos. Acontece que o Benfica se mantinha na luta pelo título. E tinha a possibilidade de resgatar a liderança em pleno Dragão. O conjunto de Quique Flores foi superior e cedo se colocou em vantagem. O que ninguém esperava era que Pedro Proença descobrisse um sebastiânico toque de Yebda sobre Lisandro Lopez.

Tudo se decidiu nos dois jogos seguintes na Luz. Duas derrotas em que a arbitragem voltou a estar em evidência. Primeiro foi Marquinho a aproveitar o posicionamento em fora-de-jogo para dar os três pontos ao Vitória de Guimarães. Depois foi a Académica a vencer no estádio do Benfica. Um jogo ferido de morte pela inexplicável decisão de Marco Ferreira em anular um golo limpo a Aimar. O mesmo jogador que na primeira parte fora alvo de um injusto fora-de-jogo.

Na Madeira, nova derrota. Para a história fica o 3-1 aplicado pelo Nacional. Mas ainda fica na memória a mão de Cléber em plena área nacionalista. E assim Jorge Sousa deixou passar em claro a grande penalidade que daria o 2-2 a um Benfica em crescendo. Até mesmo o consequente empate com o Trofense ficou manchado pelo apito. É certo que o Benfica poderia ter feito mais. Mas alguém se recorda que Paulinho estava em fora-de-jogo no lance em que cabeceou para o segundo golo da formação nortenha?

E assim chegámos ao final de mais uma época não sem antes, em Braga, o Benfica voltar a ser prejudicado. A vitória benfiquista não tolda a memória acerca da entrada por trás de Luís Aguiar a Katsouranis. Uma agressão que Artur Soares Dias não viu. O mesmo árbitro que logo depois expulsou Yebda de forma incorrecta.

Faça-se as contas. O Benfica viu ser-lhe subtraída a módica quantia de 16 pontos devido a crassos erros de arbitragem.

Estórias de um “tretacampeonato”...


Fonte: http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futarbitragembalanco_270509_48074.asp

terça-feira, 26 de maio de 2009

Votar aos 16?!


Bem.. acho que será do conhecimento geral de que, ontem teve início a campanha eleitoral para as eleições europeias que decorrerão dia 7 de Julho..
Independentemente de cores políticas e companhias.. Miguel Portas defendeu hoje o voto aos 16 anos, como forma de aumentar a participação dos jovens na política, actividade da qual, hoje em dia, muitos estão afastados por mil e uma razões.. não havendo se quer o interesse de cumprir um dever do cidadão – participar no acto eleitoral..
(Sorte que agora o recenseamento eleitoral é automático)

Parece-me óbvio que já não vale a pena criticar a abstenção..

A minha dúvida é se o voto aos 16 fará algum sentido.. é por isso que vai haver mais gente a participar na política?
Há maturidade para isso aos 16? É que se é uma questão de despertar interesse, parece-me a mim que quem se interessa por política, ou simpatiza com a actividade, cresce nesses dois anos..
Não sei se isso seria vantajoso de alguma maneira.. Ou será preciso relembrar o grau de influência que se sofre nessas gerações?
São gerações rebeldes e açucaradas..
*

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sugestões para Eurovisão 2010

Bom, chega a ser ridículo o facto de as primeiras 7 posições deste ano serem todas ocupadas por canções em Inglês com gajas boas (ou o seu equivalente masculino). É um facto verídico sim, eu fui contar.

Desta forma, sugiro que para o ano...

- Se leve ou um cantor de renome internacional (Nelly Furtado e Mariza em dueto) ou então, se não houver disponibilidade, levar uma gaja boa ou um gajo que dispa a camisa ou tenha um rasgão à la Mickael Carreira (N.B.: Levar a Luciana Abreu + Mickael Carreira - como se viu este ano, o importante não é saber cantar...)

- Se cante em Inglês (aparentemente, a língua da Europa - o pessoal não vota nas outras músicas com medo que o título seja «Vou-te cortar o pescoço» ou «Quero-te f*der»)

- Se arranje alguém que sorria enquanto canta

- Se toquem instrumentos (aparentemente, guitarra portuguesa, cavaquinho, bombos, etc., não contam... Instrumentos que contam são só órgão, piano, mesa de som (de DJ), violino, violoncelos e guitarras eléctricas)

- Se toque qualquer coisa sem tradição (nada de fados, de folclore, de rancho, de folk português... Queremos pop, rock, dance... importante é ser música com calor)

- Se planeie uma coreografia sexy e... ROUPAS PEQUENAS, JUSTAS E ACALORADAS (isto é o básico, é o mais importante!)

- Se leve para lá um desportista famoso ou dançarinos famosos (levamos a Telma Monteiro e o João Pina, o Cristiano Ronaldo e o Deco ou então o Pinto da Costa e o Mourinho vão lá dançar; ou então vai o Nélson Évora saltar ao comprimento enquanto a Lucy e o Mickael cantam)

- Compramos todos os votos ao cantar o refrão em russo, em sueco, em norueguês, em grego, em inglês, em francês, em italiano, em alemão e em espanhol - NADA DE PORTUGUÊS!


Ou então não. xD Enfim...


Mas isto é um festival da Eurovisão, onde se avalia a qualidade, a diversidade e a tradição dos países (não sabia agora que 80% da Europa é inglesa e só conhecem o 'pop'...) ou é festival de gente bonita que por acaso sabe cantar? Para isso organizamos um concurso de Miss e Mr. Mundo...

Previsões Óscares: Melhor Actor

NEW OSCAR SEASON BEGINS TODAY FOR ME! (Agora que Cannes acabou...)


Eu sei que já tinham saudades de mim e das minhas ricas previsões dos Óscares, não era? Era pois! :D

Bom, cá vai... Como podem ver têm grande predominância de filmes que eu há uns tempos disse que mal podia esperar para ver...

Desta vez faço diferente. Posto uma categoria por dia. Até ao fim de Maio. Que já não é muito. Hoje é a categoria de Melhor Actor.


MELHOR ACTOR (Best Actor)



Matt Damon, The Informant (The Green Zone)
Morgan Freeman, The Human Factor
Christopher Plummer, The Last Station
Leonardo DiCaprio, Shutter Island
Mark Wahlberg, The Lovely Bones

Johnny Depp, Public Enemies
Daniel Day-Lewis, Nine
Viggo Mortensen, The Road
Hugh Dancy, Adam
Ben Whishaw, Bright Star


Isto porque eu acho que um filme que junte os seguintes ingredientes: Morgan Freeman + Clint Eastwood + biopic + política + pessoa célebre com fama internacional não pode falhar. Pelo menos é o que eu acho. Por agora... Matt Damon porque ele é sempre bom e porque além de ter uma participação no filme de Eastwood que lhe pode valer uma nomeação como actor secundário, tem mais 2 filmes em carteira no qual ele é protagonista e onde tem excelentes hipóteses. Grande ano em perspectiva. The Last Station pode finalmente relembrar a Academia de que ainda não premiou Christopher Plummer, excelente actor. Outra combinação normalmente letal é Leonardo DiCaprio + Martin Scorcese + drama político/acção/policial. Shutter Island parece prometer uma grande produção mas nunca se sabe. Mas com o «snub» de Revolutionary Road (injusto perante a nomeação de Pitt) parece que ele tem grandes condições de ser nomeado. Depois vem o que eu acho que vai ser o filme do ano, The Lovely Bones. O protagonista masculino é Mark Wahlberg. Ele normalmente não é nada de especial mas quando o realizador lhe explica o que fazer ele mostra talento (Boogie Nights, The Departed). Assim sendo, e com Peter Jackson ao leme... Bom. Mas The Lovely Bones pode ser um fiasco. Pode. Eu duvido. Mas pode.

Se algum destes falhar, não nos podemos esquecer nunca de Johnny Depp, de volta com Public Enemies - onde ele, diz-se, é excelente. O filme de Michael Mann pode ser sem dúvida o seu passaporte para mais uma nomeação - ou até uma vitória. Eu acho, no entanto, que é só aquecimento para a verdadeira obra-de-arte que vai ser o «Alice in Wonderland», de Burton, em 2010. Enfim. Depois temos Daniel Day-Lewis, um génio, mas a fazer uma coisa que ele não é bom: protagonista romântico, ainda para mais num musical. Se ele surpreender, a nomeação é dele. No papo. Se não, temos sempre Viggo Mortensen em mais um drama bem 'pesado' (quem leu o livro sabe do que falo) - Viggo já merecia uma estatueta, além de ser um actor muito talentoso e de confiança traz sempre algo de diferente aos seus papéis.

E este ano podemos ver - apesar de muito improvável - dois «newcomers» na corrida às estatuetas. Se eu achava que Ben Whishaw tinha hipóteses (para quem não sabe quem é, lembram-se do protagonista de Perfume?), elas fugiram: é que Cannes não foi meiga com ele. O outro jovem com hipóteses é Hugh Dancy (Confessions of a Shopaholic - Louca por Compras) que faz de autista (os Óscares adoram deficientes mentais...)

Fora deste grupo de dez, consigo ver por exemplo Paul Bettany que faz de Darwin em Creation, Phillip Seymour Hoffmann que é protagonista de The Boat that Rocked, Jeff Bridges em Crazy Heart ou Benicio Del Toro no remake de The Wolf Man.

Susana Félix, encerramento Ciclo Primavera

Encerramento Ciclo Primavera
Concerto Susana Félix
30/05/09
21:30
Cine Teatro Caracas

A Chama Imensa

Ontem não foi possível postar, fica para hoje =P


Domingo, 17 de maio de 2009

Jesus, o Papa e os anjinhos

"O que há num nome?", perguntou Shakespeare, que não sabia nada de futebol. Ou talvez soubesse: na quarta cena do primeiro acto do Rei Lear, Kent pretende desmerecer Oswald, e resolve insultá-lo chamando-lhe "jogador de futebol". No tempo de Shakespeare. o futebol era um jogo violento, quase animalesco, bem diferente do que conhecemos hoje, com a excepção do que é praticado por Bruno Alves. Mas quando Julieta argumenta contra a importância dos nomes, dizendo que aquilo a que chamamos rosa exalaria um perfume igualmente doce se tivesse outra designação qualquer, faz-nos pensar. E se o próximo treinador do Benfica se chamasse Jesus? Seria isso suficiente para que o Glorioso fizesse frente ao Papa? Será redundante apontar um Jesus para dirigir uma equipa que, tantas vezes, parece composta por anjinhos? O Jesus original conseguiu multiplicar os pães, mas o Papa opera um milagre mais eficaz, que é o da multiplicação da fruta. Jesus tinha uma equipa de 12 discípulos, mas a equipa do Papa costuma jogar com 14. Poderá este novo Jesus fazer algum milagre? Confesso que não sei. Haja fé.

Quando, há umas semanas, falei aqui do, digamos, jornalista António Tavares-Teles, alguns leitores manifestaram surpresa: não sabiam, ou já não se lembravam, da célebre escuta em que o, digamos, jornalista Tavares-Teles foi apanhado a combinar a publicação de um texto falso com Pinto da Costa, e menos ainda se recordavam da deliberação do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, segundo o qual o, digamos, jornalista Tavares-Teles havia infringido objectivamente o artigo nº1 do Código Deontológico dos Jornalistas, logo aquele que obreiga a "relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade". São esquecimentos naturais: em Portugal, a tarefa de recordar todos os que mandam a honestidade às malvas requer um esforço hercúleo, e os pequeninos são os primeiros a serem esquecidos. Recuperar este tipo de episódio constitui, por isso, serviço público. Assim sendo, prossigamos.
Desta vez, gostaria de recordar um texto memorável que o, digamos, jornalista Tavares-Teles escreveu (ou alguém por ele, nunca se sabe) no jornal O Jogo, em Junho de 2007. Começava com uma consideração interessante: "Ana Salgado põs em causa - sem na SIC o nomear, é verdade, mas isso porque a pessoa que a entrevistou não lhe pôs algumas perguntas que devia ter-lhe posto - um membro da equipa de Maria José Morgado, no que diz respeito à actuação de Carolina na tentativa de acusação a Pinto da Costa." O leitor vê o mesmo que eu? Por um lado, a fé nas declarações de Ana Salgado, que os portistas só renegaram desde que a senhora, antes pura e agora pérfida, veio acusar Pinto da Costa de lhe ter oferecido envelopes mensais com 5000 euros para mentir a seu favor em tribunal. Por outro, a censura ao profissional que não lhe pôs algumas perguntas que devia ter-lhe posto. O, digamos, jornalista Tavares-Teles esquece-se de que nem todos os jornalistas são acessorados por gente esclarecida que lhes diz o que devem escrever e perguntar. Não é elegante exigir aos colegas que tenham a mesma sorte que ele.
A seguir, o, digamos, jornalista Tavares-Teles (ou alguém por ele) deixa uma interrogação: "Em que é que o depoimento de Carolina Salgado vale mais (ou menos) do que o de Ana Salgado?" Hoje sabemos que, de facto, o depoimento de Ana Salgado valia mais. Há quem diga, aliás, que valia 5000 euros por mês...


Fonte: Jornal A Bola

domingo, 24 de maio de 2009

Manutenção, parabéns União!!



Oliveirense mantém-se na Liga Vitalis!!

Parabéns União ;)


sábado, 23 de maio de 2009

Poemas perdidos

"Uma nova vida"
Nascer, viver
Amar e morrer
Quatro coisas certas na minha vida
Nasci para viver
Vivo para te amar
E amar-te-ei até morrer
Percebi isso agora
Depois de te conhecer
Antes andava perdido
Andava sem rumo na vida
Conhecer-te foi obra do destino
Foste a minha tábua de salvação
Contigo quebro todas as barreiras
Sem ti só parto o meu coração
É assim a minha vida
Todos os dias por ti sofrer
És a minha fofinha, a minha querida
Apesar de estares longe sem te poder ver.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Orgulhoso...

De volta.
Para dizer... o quão orgulhoso estou da prestação portuguesa dos últimos 2 anos. Desde que se voltou a organizar o Festival da Canção em Portugal que os enviados à Eurovisão têm sido de facto fantásticos.

De novo por causa de politiquices, não ganhámos... Ficámos num 15º lugar, mas levamos o respeito de todos. Flor de Lis, com «Todas as ruas do amor», conseguiu surpreender a Europa mais uma vez e lembrar que em Portugal também se faz boa música... E o sr. do bombo e o sr. do cavaquinho são demais... :)

Deixo-vos então com a música dos Flor de Lis (Eurovision 2009) e coloco também a canção vencedora, de Alexander Rybak, «Fairytale». Eu gosto muito dela, mas acho que a nossa não cansa tanto no ouvido como esta da Noruega. Enfim. A canção norueguesa bateu o recorde de pontos (387 pontos!) da Eurovisão...




quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mercado à Moda Antiga

Como explicar o sucesso destas iniciativas de viagem ao passado?

Humor

Um clássico lol

domingo, 17 de maio de 2009

A Chama Imensa

Domingo, 10 de Maio de 2009

Portugal lava mais branco

O Benfica não foi feito para lutar pelo terceiro lugar. A BOLA não me paga para escrever evidências (na verdade, paga-me para escrever parvoíces, e eu levo muito a sério os meus contratos), mas pelos vistos tem de ser. Nós não fomos feitos para andar a fazer contas aos resultados do Nacional da Madeira. Por isso, como é evidente, não encontro especial consolo nas palavras do Quique Flores, segundo o qual foram atingidos certos objectivos invisíveis. Na qualidade de benfiquista que não é dotado de visão de raio x, devo dizer que prefiro os objectivos que se podem ver, sobretudo os que têm forma de taça.

Eu sou pela estabilidade, mas não para o treinador. Para o director desportivo, sim: espero que o Rui Costa tenha estabilidade para trabalhar muitos anos. De preferência com um treinador que perceba mesmo de futebol. Acho que era giro e inovador. Se tiver de ser um espanhol, o Ernesto Valverde está disponível.

Bruno Carvalho é, até agora, o único candidato à presidência do Benfica. Confesso que gosto de candidatos à presidência do Benfica. Não conheço cargo mais importante, e simpatizo com todos os que acreditam ter capacidade para o desempenhar - e mesmo com os que além disso acreditam que são o Napoleão Bonaparte, como Guerra Madaleno. Mas acho um mau sinal que o mandatário da candidatura de Bruno Carvalho seja Petit. O Petit era um jogador à Benfica, e o que fez em campo pelo Gloriosos só merece admiração.O problema é que o Petit é do Boavista. No dia 14 de Setembro de 2008, Petit confessou à imprensa que gostaria de voltar para o Boavista "como jogador, como director ou noutra qualquer função". Volto a citar o Petit: "Quero levantar-me cedo da cama para fazer o que mais gosto e ajudar o clube do meu coração". Nada disto é censurável: o Petit tem todo o direito a amar o clube que o formou. Mas o mandatário dos candidatos a presidente do Benfica não devia ser um benfiquista?

Pinto da Costa revelou esta semana o segredo do seu sucesso: o Porto é o campeão porque ele escolhe os melhores. Os melhores quê?, pergunta o leitor.
Pinto da Costa não disse. Mas quem, como nós, tem acompanhado a carreira do presidente do Porto, pode conjecturar. Os melhores lotes de café, talvez, para receber os árbitros em casa com a dignidade que eles merecem. Ou os melhores lugares do avião, para que eles cheguem ao Brasil mais descansados. São hipóteses possíveis, mas em Portugal os limites do possível excedem em muito a fronteira do provável. Em Portugal, é possível um dirigente estar a cumprir pena de suspensão por tentativa de corrupção activa e, simultaneamente, ser apontado pela comunicação social como um modelo irrepreensível de dirigismo competente. É um país em que nada mancha. Portugal lava mais branco que o OMO.

Há tempos dei por mim a pensar que o Brasil é o único país da América do Sul que pode ambicionar ser campeão da Europa: com a quantidade de brasileiros naturalizados nas selecções europeias, em breve haverá uma equipa exclusivamente composta por brasileiros a vencer o Campeonato da Europa. Portugal de tém um recorde parecido: é o único país da América Latina que fica no continente europeu.


Fonte: Jornal A Bola

sábado, 16 de maio de 2009

Mercado à Moda Antiga

Poemas perdidos

"Noites sem ti"
Sozinho na noite penso em ti
Sozinho na noite choro por ti
A vontade de te ver
A vontade de te abraçar
A vontade de te beijar
A vontade de te fazer feliz
A vontade de te amar
Sentimentos tão fortes
E também raros no mundo de hoje
Mas em quais eu acredito
Acredito no verdadeiro amor
Entre duas pessoas que se complementam
Duas almas gémeas que se unem numa só
Dois corações a bater ao mesmo tempo
Duas mentes com o mesmo pensamento
Será isto real?
Ou apenas um produto da minha imaginação?
Gostava de descobrir
Mas apenas com alguém que merece
Uma rapariga única no mundo
Tu e só tu...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Royal Flush

Jasus, que grande jogada que eu fiz!!!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Os romanos..

Como terá sido a chegada dos romanos à Península Ibérica?!
Ora aqui fica uma bela.. e amarela teoria..
*




quarta-feira, 13 de maio de 2009

Liberdade?

Bem, sinceramente estou um bocadinho chateada, portanto perdoem-me se, por alguma vez, exagerar na minha redacção..


(Villa Romana Rabaçal, Maio 2009)



Não sei se o título é o ideal mas, a liberdade tornou-se um dos meus demónios interiores, dai, que vou ter que lhe falar com muita franqueza..

Toda a gente estará farto de ouvir a dita frase “a minha liberdade acaba quando começa a do outro”.
Ora, se eu sou livre, posso vir para aqui dizer mal de a,b,c porque me apetece.. E quando alguém ousar perguntar-me o motivo que me levou a tal coisa a minha resposta será “apeteceu-me”..
E posso eu fazer isso porque me apetece?
Não me parece.. A liberdade do outro começou, e não posso andar por aí a fazer coisas sem motivo justificado..
Se acuso alguém, tenho que ter provas.. ou, pelo menos reconhecer que “parece-me” desta ou daquela forma..
Obviamente, se alguém me chamasse a atenção e dissesse, “parece-te, mas não é bem assim”, aí, teria que reconhecer o meu erro e pedir desculpas ao lezado.. Não lhe chamaria ditador por isso..
A mesma situação verifica-se com os nossos actos, mesmos que estes não se destinem a ninguém em concreto.. mesmo que sejam “coisas” colocadas aqui ou ali.. Não devemos fazer o que nos apetece, só por fazer, sabendo que podemos estar a “incomodar” alguém.. Mais grave será se a situação já se tiver anteriormente verificado..

Poderei eu fazer tudo o que quero porque me apetece? Ou há algo que me diz que há coisas, que limitando a liberdade dos outros, não deverei fazer, se para isso não tiver um motivo fundado?

Parece-me que liberdade claro..
Sugestões? Sim..
Agora.. ditadores e insistências? Não..

Mas cuidado.. porque o outro, é tão livre quanto nós..
Cuidado com as tentações da liberdade..
*

Humor

domingo, 10 de maio de 2009

A Chama Imensa

Domingo, 26 de Abril de 2009

O árbitro dos jogos do Sporting devia ser o Paulo Bento

Ninguém pode acusar o Paulo Bento de ser incoerente: quando o Sporting é prejudicado, critica a arbitragem; quando o Sporting não é prejudicado, também critica a arbitragem. Na dúvida, critica sempre a arbitragem.
Se os árbitros não cumprem as regras, fica furioso; se cumprem, fica possesso.
A razão parece-me evidente: Paulo Bento, na verdade, não sabe as regras.
Por exemplo, quando se queixa de que João Moutinho viu um amarelo logo à primeira falta, em Guimarães, revela desconhecer que o critério para a exibição do amarelo é a gravidade da infracção, não o facto de ser a primeira, a quinta ou a décima nona.
Quando diz que o golo do Sporting não deveria ter sido invalidado, mostra que ignora a existência de uma infrcção chamada pé em riste.
Só tem razão quando estranha que Derlei tenha visto o cartão amarelo. De facto, devia ter visto o vermelho por acumulação: se o árbitro tivesse feito o seu trabalho, Derlei já estaria amarelado desde a primeira parte, depois de ter protagonizado uma das mais patéticas simulações de penalty desta temporada. A minha proposta é que Paulo Bento passe a arbitrar os jogos do Sporting. Poupava-se muito tempo e páginas de jornal, porque só há um profissional cujo trabalho Paulo Bento não critica no fnal dos jogos: Paulo Bento.

A SAD do Porto pôs-se a pensar e descobriu que aquilo que faz falta ao futebol português é que os árbitros protejam mais os jogadores portistas. O comunicado da SAD falava em "jogadores talentosos", mas o que eles queriam dizer era "jogadores portistas". É linguagem codificada, como aquela conversa da fruta e do café com leite. eles são bons nisso.

É mais um caso humorístico do futebol português: o clube de Frasco, André, Jaime Pacheco, Fernando Couto e Paulinho Santos emitiu um comunicado a queixar-se dos caceteiros. Qualquer dia estão a emitir um comunicado a condenar esses dirigentes que convidam árbitros para um cafezinho em sua casa.
No fundo, trata-se de uma hipocrisia espectacularmente múltipla: por um lado, a equipa que passou a década de 90 a rebentar à cotovelada o maxilar de um dos mais talentosos jogadores do futebol português está indignada com esses sarrafeiros que andam para aí a lesionar artistas; por outro, eles sabem perfeitamente que a melhor maneira de proteger os jogadores talentosos do plantel do Porto é pôr o Bruno Alves a treinar-se à parte.
Talvez o comunicado seja um recado para o Bruno Alves. Para a próxima, chamem-no à parte e digam-lhe em privado. Assim, envergonham o rapaz.

Quando.. tu me vires no futebol..

Pois bem, meus caros amigos, regresso eu com as minhas adoráveis (ou não) novidades desportivas..

Hóquei em Patins
FCP vai discutir título com a Juventude de Viana (eliminou UDO) depois de vencer o SLB.

Futebol
Liga Vitalis – Outro fim-de-semana com muita Paixão.
Oliveirense vence em casa Leiria e foge à despromoção; 2-1; beneficiando de derrota do Boavista. Para a semana, deslocação ao Santa Clara (na luta pela subida)

Bem, e como boa adepta que sou e que não põe as reais patas num estádio, limita-se a ouvir o relato aquando das brilhante leituras sobre termas em italiano.. Ora aqui fica um bom motivo para ouvir os relatos na AZFM :)

“Bruno Paixão está mais nervoso que as duas equipas” – Sim, BP pedia calma às equipas, mas ele e a pressão não se dão lá muito bem..
Aquando do 1º golo da União, aos minutos “Lá está ele [Magano] a pentear a bola”.
“Esta ficha de jogo mais parece uma árvore de Natal” – tanto cartãozinho por lá andava..

Liga Sagres
Pois bem, o Sporting, adorável, garantiu o seu segundo lugar ;)

Ciclismo
Boonen volta a acusar Cocaína.. e tudo, porque tem problemas com o álcool..

Giro de Itália: depois da Columbia ter vencido, ontem, o crono colectivo, Mark Cavendish mantém a rosa, depois de fazer 2º, hoje, em etapa ganha por Alessandro Petacchi.

Parabéns a Rui Costa ;) Rui Costa, da Caísse d’Epargne, tornou-se hoje o primeiro português a vencer a clássica francesa dos Quatro Dias de Dunquerque.

Hoje, 10 de Maio, comemoram-se os 25 anos do falecimento dum dos maiores ciclistas portugueses, Joaquim Agostinho.

E amanhã, 11 de Maio, cumpre-se um ano sob o falecimento do ciclista oliveirense, Bruno Neves.
Quanto ao resto..
Resta-me debater a "corrupção" em arqueologia.. uma música perdida.. e, também, uma frase de Álvaro de Campos "Podemos imaginar tudo do que nada sabemos" - e não fazemos isto tantas xs em arqueologia?
Ora reflexões para mais tarde.. mas os detalhes fazem toda a diferença..
*

sábado, 9 de maio de 2009

Poemas perdidos

"Ver-te de novo"
Um ano e meio depois
À muito tempo que não te via
Só deu para matar algumas saudades
Quando me mandaste a tua fotografia
Ao ver-te deslumbrante
Sentada no teu belo jardim
O meu coração bateu mais forte
Com a vontade de te ter junto de mim
Querer estar ao teu lado
E não te ter aqui
É o pior momento da minha vida
A maior tortura que já sofri
Embora distante estás sempre comigo
Dentro do meu coração
É este o verdadeiro amor
O verdadeiro sabor da paixão!!!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Finalmente a sós..


Bem.. agora que, para mim acabou a Queima 2009, que consegui regularizar os meus adoráveis mails e que a minha vida deve voltar à sua rotina normal.. ;)

Ora, assim sendo, as minhas mais recentes noticias vão para o ciclismo..

*A 100ª edição do Giro de Itália começa sábado. Conta com o regresso de Ivan Basso e com a primeira participação de Lance Armstrong.

*Astana com problemas financeiros. Talvez possível intervenção da Livestrong.

*Vinokourov anuncia o seu regresso, depois de cumprir a suspensão de 2 anos por doping no Tour 2007.

*João Cabreira foi novamente ilibado.

*Em estudo a possibilidade de num futuro próximo a Volta a Portugal partir do Funchal.

*Notícia sobre o I Memorial Bruno Neves: http://www.labor.pt/index.asp?idEdicao=179&id=8906&idSeccao=1876&Action=noticia
E segundo sei, a segunda edição do Memorial encontra-se já em preparação.

Entretanto.. quanto a Oliveira de Azeméis..

*Os assaltos durante o dia continuam a suceder.

*No próximo dia 16 de Maio a cidade comemora os seus 25 anos de elevação. O programa oficial encontra-se no site da CM. A essas comemorações associa-se também o 13º Festival da Juventude.
http://www.cm-oaz.pt/up/UPLOAD-bin2_imagem_0657177001241791863-766.pdf

*Entretanto foi revelado que o candidato à CMOAZ pelo PSD seria Hermínio Loureiro, actual presidente da Assembleia Municipal, da Liga de Clubes e deputado na Assembleia da República.

Arqueologia e escavações..

Começam agora divulgações de escavações em regime de voluntariado para estudantes de arqueologia.. Estejam atentos.. ;)

Rio Zêzere

Portanto, chega onde tu quiseres, mas goza bem a tua rota..
*

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Uma pausa.. para o centro da terra..

A recuperar do passeio "Natura".. Viagem ao Centro da Terra (portuguesa)



Novidades e companhia brevemente.. Só algumas notas para:

Hóquei em Patins - UDO perde com J. Viana e fica fora da final.
Futebol - UDO perde com Freamunde e desce a zona de despromoção.
Calor - Incêndios.
Queima Porto - Egle Eye cancelado.
*

domingo, 3 de maio de 2009

A Chama Imensa

Domingo, 19 de Abril de 2009

Goooooooooolo da estrutura!

Isto do futebol depende muito da perspectiva.
Há uns anos, uma equipa portuguesa (o Estoril) resolveu jogar com o Benfica a cerca de 300 quilómetros do seu estádio porque sabia que, noutro recinto, teria uma receita bem maior. Foi um escândalo. Uma vergonha, uma infâmia, uma vigarice nunca vista no futebol mundial.
Poucos anos depois, uma equipa francesa (o Lille) resolveu jogar com o Benfica a cerca de 300 quilómetros do seu estádio porque sabia que, noutro recinto, teria uma receita bem maior. Foi um acto de gestão normal. Uma manifestação de inteligência, de sensatez, de administração racional das finanças do clube.
São diferenças de perspectiva que se registam a toda a hora.
Há uma semana, o Porto foi empatar a Old Trafford. No final do jogo, aquele empate já era uma vitória, e ao longo da semana foi sendo uma goleada cada vez maior. A estrutura do Porto tinha vergado o Manchester. A organização do Porto tinha dado cartas frente ao campeão da Europa. A gestão desportiva do Porto tinha ensinado aos ingleses como se goleia por 2-2.
Li (e recortei) que o Porto tinha, e cito, "humilhado" o Manchester United.
Eu desconhecia que, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, uma equipa podia humilhar outra aplicando-lhe um humilhante empate.
Já tinha ouvido falar em derrotas humilhantes e goleadas humilhantes. Empates humilhantes, foi a primeira vez. E, no entanto, o Porto espetou-lhes um 2-2 que eles até ficaram com as orelhas a arder.
Uma semana depois, o Porto ainda conseguiu humilhar o Manchester durante 6 minutos inteirinhos, forçando os campeões do Mundo a um humilhante 0-0, mas depois um madeirense deu um pontapé no meio campo e deitou abaixo a estrutura, desfez a organização e arruinou a gestão desportiva.
Ora, se 2-2 fora é humilhar, eu esperava que, perdendo 1-0 em casa, o Porto tivesse sido trucidado. Não: bateu-se muito bem. Um jornal assinalou, e bem, que o Hulk até corre melhor que o Ronaldo. Eu vi o jogo pela televisão e fiquei chocado com a maneira atabalhoada como o Cristiano correu para a bola antes de a enfiar dentro da baliza a 40 metros de distância. Creio, aliás, que chutou dali porque teve vergonha de correr até mais perto do Helton.
Não li uma palavra sobre a estrutura do Manchester, a organização do Malcolm Glazer, a gestão desportiva da SAD do United - que, confesso, nem sei se existe. Tudo uma questão de perspectiva.
Entretanto, é justo registar, uma vez mais, a categoria da estrutura do Porto. Jesualdo Ferreira assistiu ao Porto-Manchester pela televisão, uma opção que deve ter dedo da SAD: assim, o treinador do Porto já criou rotinas que lhe permitem não estranhas as meias-finais e a final, que também vai acompanhar pela TV.


Fonte: Jornal A Bola

sábado, 2 de maio de 2009

Poemas perdidos

Também estão de volta os meus poemas perdidos =P
Hope you enjoy xD

"Distância"
Ouvir de novo a tua voz
Trouxe-me felicidade
Mas a distância que nos separa
Só me faz pensar em saudade
Ouvir de novo o teu riso
Trouxe-me uma estranha sensação
Mas a distância que nos separa
Só faz aumentar a paixão
Paixão que perdura
Desde o primeiro momento
Desde que te conheci
Que não me sais do pensamento
A paixão está a aumentar
A tornar-se amor puro e verdadeiro
Preciso de ti ao meu lado
Só contigo o meu coração ficará inteiro
Sinto-me sozinho, sinto-me triste
Preciso da tua companhia
Ficar contigo eternamente
Viver com o teu amor no dia a dia
É este o meu sentimento
Mas também a minha maldição
Maldita distância que nos separa
Que impede de unir ao teu o meu coração.