"A brincar, a brincar, se dizem as verdades e se mudam os costumes" (Gil Vicente)
A base deste blog assenta nessa ideia, daí a discussão de temas muito variados, com algumas críticas e sugestões. No meio disso, esperamos mudar alguma coisa.
Nunca esquecendo, claro, que o mundo está perdido.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Música Perdida..
Bem, nas pausas entre romanos, bárbaros, islâmicos e reconquistas, vamos voltar à música perdida..
Para não fugir à norma, se é que há uma norma com Jorge Pala, "Jeremias, o fora-da-lei"..
"Vou falar-vos dum curioso personagem: Jeremias, o fora-da-lei Descendente por linhas travessas do famigerado Zé do Telhado Jeremias dedicou-se desde tenra idade ao fabrico da bomba caseira Cuja eloquência sempre o deixou maravilhado
Para Jeremias nada se assemelha à magia da dinamite A não ser talvez o rugir apaixonado das mais profundas entranhas da terra Só quando as fachadas dos edificios públicos explodirem numa gargalhada Será realmente pública a lei que as leis encerram
Há quem veja em Jeremias apenas mais uma vitima da sociedade Muito embora ele tenha a esse respeito uma opinião bem particular É que enquanto o criminoso tem uma certa tendência natural p'ra ser vitimado Jeremias nunca encontrou razões p'ra se culpar
Porque nunca foi a ambição nem a vingança que o levou a desprezar a lei E jamais lhe passou pela cabeça tentar alterar a constituição Como um poeta ele desarranja o pesadelo p'ra lá dos limites legais Foragido por amor ao que é belo e por vocação
Jeremias gosta do guarda roupa negro e dos mitos do fora-da-lei Gosta do calor da aguardente e de se seguir remando contra a maré Gosta da forma como os homens respeitaveis se engasgam quando falam dele E da forma como as mulheres murmuram: o fora-da-lei
Gosta de tesouros e mapas sobertudo daqueles que o tempo mais mal tratou Gosta de brincar com o destino e nem o próprio inferno o apavora Não estando disposto a esperar que a humanidade venha alguma vez a ser melhor Jeremias escolheu o seu lugar do lado de fora"
Ora, temos uma personagem - Jeremias que resolve sair da esfera da lei..
Bem, temos parcialmente a desculpa genética para o fenómeno..
Mas sempre se maravilhou com "bombas caseiras" (conflitos internos?)
A magia da dinamite, os rugidos apaixonados das entranhas da terra..
Continuamos a lidar com elementos explosivos.. aos quais se juntam as fachadas..
E só quando se eliminam fachadas, se sabe realmente o que está por trás delas, dentro de cofres bem escondidos.. "Será realmente pública a lei que as leis encerram.."
Ora, vítima da sociedade.. ou talvez não..
O criminoso é vitima, o Jeremias não..
Nada de ambição ou vingança.. Nada de alterar leis ou constituição..
Não é ser diferente para dar nas vistas ou ser rebelde.. é apenas mostrar que "há sistemas demasiado viciados" e que o Srº Jeremias não pode concordar com isso..
E nós também não deviamos..
Desarranja pesadelo para lá dos limites legais.. por amor ao que é belo e por vocação..
Porque se gostarmos muito das coisas, e elas estiverem mal, então sim, vamos ter que ser foras da lei e aproveitar a vocação e os talentos nessas batalhas..
Bem, às vezes, essa mudança tem que ser comprovada fisicamente, e se for preciso, pois que a aguardente ajude (eu acho que não é ;p).. Mas o importante, continua a ser remar contra algumas dessas marés..
Bem, e o Jeremias também faz comichão.. aos políticos.. estou certa que há muita gente com comichão por causa de foras da lei..
Mas bem, tb se torna uma criatura atraente.. :)
Tesouros, mapas.. brincar com o destino, não tem pavor ao inferno..
E como, chover no molhado não resulta.. e a Humanidade não irá, sozinha, tornar-se melhor, o lado do Jeremias é o de fora..
Em boa verdade, acho que todos nós deviamos ser pequenos Jeremias, se algo que está mal à nossa volta, porque não tentar mudar isso? Se todos o fizessem, certamente o mundo seria melhor..
É como a lógica do filme "Favores em Cadeia", se uma pessoa está mal, outra ajuda, se passar a corrente, rapidamente se torna uma "epidemia" de mudanças e boas acções..
O Mundo Está Perdido é um sítio na Internet criado por Sara Silva, que conta com a participação de Jorge Rodrigues e Pedro Silva.
Todo o material que aqui é escrito por eles, possui o seu copyright, excepto se forem mencionadas outras fontes. Todos os direitos reservados.
O Mundo Está Perdido respeita a diversidade de opiniões e, por isso, tudo o que aqui está escrito reflecte a opinião e parcialidade de quem o escreve.
"O Mundo está Perdido" is an internet website and blog created by Sara Silva with the collaboration of Jorge Rodrigues and Pedro Silva. All material herein is written by them and thus with their copyright unless they refer other sources. All rights reserved. We respect diversity of opinions and therefore everything written here reflects the opinions and bias of who's writing it.
"O Mundo está perdido" est un blog sur l'Internet crée par Sara Silva avec la collaboration de Jorge Rodrigues et Pedro Silva. Tout le matériel ici leur partient, ayant comme ça leur copyright, sauf s'ils mentionnent autres sources. Tous les droits reservés.
"Para quê fazer projectos, quando tudo sai ao contrário"
"Somos todos escravos do que precisamos"
"A liberdade é uma maluca que sabe quanto vale um beijo"
"Quantas vezes te odiei com medo de te amar"
Jorge Palma "Pensar incomoda como andar à chuva"
Alberto Caeiro
"A Ciência só pode progredir quando, para completar o que se colheu de novo, se aproveita o que já está adquirido"
Leite Vasconcelos
Idas ao Cinema
A Religiosa Portuguesa (TBA)
Alle Anderen (TBA)
Bad Lieutenant, B
Bam Gua Nat (TBA)
Clash of the Titans, D
Cold Souls (TBA)
Como Desenhar Um Círculo Perfeito (TBA)
Contraluz/Backlight (TBA)
Day & Night (curta-TS3) (TBA)
El Secreto de Sus Ojos, B
Fish Tank, B
Green Zone, B
How To Train Your Dragon, B+
I Am Love, B
I Love You Philip Morris (TBA)
Inception (TBA)
Iron Man 2, B
Kick-Ass, B-
Killers (TBA)
Knight & Day (TBA)
Kynodontas (TBA)
La Teta Asustada, B
Letters to Juliet (TBA)
Lucky Luke (TBA)
Management, B-
Mao's Last Dancer (TBA)
Millenium 2 (TBA)
Mother, B+
My Son My Son What Have Ye Done (TBA)
Ondine (TBA)
Prince of Persia, C-
Robin Hood, B-
Salt (TBA)
Samson & Delilah (2009), B+
Shrek Forever After (TBA)
Shrink (TBA)
The A-Team, D
The Box (TBA)
The Expendables (TBA)
The Ghost Writer (TBA)
The Last Airbender (TBA)
The Sorcerer's Apprentice (TBA)
Toy Story 3 (TBA)
Vincere, C
Whip it!, B
Youth in Revolt, B-
Sobre as críticas cinematográficas acima:
A classificação apresentada não é oficial nem está baseada nas palavras de ninguém, é a minha sincera opinião do filme em questão.
A classificação, que vai de A até E, não reflecte propriamente o valor do filme para mim mas sim até que ponto eu o recomendaria a alguém que fosse ao cinema.
Assim sendo, um filme A seria um filme que recomendaria sem hesitações, um filme imprescindível (óbvio que isso também quererá dizer que eu gostei muito dele), enquanto que um filme B- ou C+ quer dizer que até se calhar o recomendaria mas com reservações, isto é, não é um filme que qualquer pessoa goste.
3 comentários:
é de facto uma boa musica =D
e todos nos temos um pouco de "jeremias" em nos
tu é k és a verdadeira artista...
da interpretaçao de letras =P
humm!!!
realmente muito boa musica!!
os jeremias andam a solta!!!
ai o Palma ;)
Enviar um comentário