sexta-feira, 10 de maio de 2013

Arqueologia destacada no Dia Internacional dos Museus em Oliveira de Azeméis

As comemorações do Dia Internacional dos Museus, na Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, vão decorrer a 18 de Maio.


Nesse dia, na parte da tarde, acontecerá o Seminário Proto-História e Romanização: Divulgar o conhecimento pode ajudar à mudança social?


 Este seminário contará com a presença de vários arqueólogos, alguns com grande nome na área, e terá conferências dedicadas às épocas em causa, focando-se aos poucos na região do Entre Douro e Vouga e nalguns povoados particulares como o Castro de Salreu, Castro de S. Martinho e Castro de Ul.

Por motivos logísticos, a entrada no seminário sendo gratuita exige inscrição prévia.

A terminar o dia, será inaugurada uma exposição de arqueologia. A primeira temporária da Casa-Museu sobre o tema, mas a ÚNICA no concelho dedicada, em exclusivo, a um sítio arqueológico de Oliveira de Azeméis.


Face à raridade deste tipo de exposições no concelho, até 30 de Setembro os oliveirenses e restantes visitantes têm uma oportunidade única de saber mais sobre um dos mais importantes povoados fortificados do concelho, e, quem sabe, da região.

As escolas têm também uma oportunidade a não perder, face à possibilidade de visitas guiadas/apresentações, que necessitam de marcação prévia.

A exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento da Casa-Museu. As marcações são apenas necessárias se se pretender uma visita guiada.


Sem comentários: