domingo, 16 de agosto de 2009

Às voltas com a Volta

E cá estou eu de volta, para justamente falar da Volta..

Só amanhã termina a 71ª Volta a Portugal, mas ,como também aconteceu com o Tour, o meu balanço vai ter que se um dia antes..

Ora bem,
vitória da etapa amanhã, aposto em David Blanco.. um grande contra relogista, mas que perde mais de 2' para Ribeiro.. não me parece que alcance a amarela.. mas a vitória na etapa será dele..

vitória classificação geral individual, Nuno Ribeiro.. justa, merecida.. fazendo recordar a vitória na altura, com a camisola da Gresco Tavira (acho eu)

Rei da montanha.. absolutamente Nuno Ribeiro..
Sem esquecer o enorme esforço de Sérgio Sousa, Hélder Oliveira (e respectivas equipas), Chuzda.. a tentativa, furada, de Zaballa..

Rei da Juventude.. Tiago Machado.. de possível partida para a Casse d'Epargne, onde já está Rui Costa.. merecida camisola..e merecia talvez um pouco mais..

Srº dos pontos.. Cândido Barbosa.. Danilo Hondo esticou, fugiu, tentou.. mas, com duas vitórias de etapa, Barbosa deve mesmo salvaguardar a camisola da regularidade.. (Vem agora o srº Jorge Rodrigues dizer que não percebe porque que o Hondo podia ter ganho a camisola :p)

Enfim.. falta falar da melhor equipa.. para já, a liderança é da Tavira.. mas só com 3' para a Liberty.. depende muito de como correr o crono amanhã.. não faço previsões ;)

Falar dos casos e das desilusões..
Os italianos, Cunego e Petacchi.. o último, que não venceu.. e o primeiro, que não lutou pela vitória.. Trouxeram espectacularidade, mas não resultados..

A agressão de Zaballa, na etapa da torre, a Nelsón Rocha - não comento..

Demasiadas figuras na mesma equipa, objectivos pouco claros, individualismo.. e foram muitos os casos, infelizmento.. muito à moda do Tour, de Armstrong e Contador..
Tinhamos a Palmeiras com Cândido e com Blanco.. a que se apresentava mais ao estilo da Astana, deve ter sido a que melhor se resolveu..

A Liberty tinha Guerra e Plaza como chefes de fila.. mas, Guerra, na Srª da (des)Graça, partiu para a paz dos lugares mais afastados na geral.. Depressa se percebeu que o líder seria Nuno Ribeiro.. Mas Rubén Plaza, o campeão espanhol, pode não ter gostado muito.. o que explicaria a sua atitude em pelo menos duas etapas.. Torre e Srª da Assunção.. e só falta de comunicação?

Outro caso, que se levantou hoje, na equipa do Loulé.. Jimenez impõe o ritmo e o seu chefe de fila, e na altura segundo classificado, João Cabreira descola.. Oi? Outra vez falta de comunicação?

Bem, deixando os casos.. prova com o prólogo em Lisboa.. muita montanha, muitos circuitos finais.. muito espectáculo..
Para mim, que a vi duas vezes, e que me deixou para recordação alguns adoráveis bidons (não estes todos, alguns já cá estavam..) foi uma das melhores voltas dos últimos anos ;)


E para o ano, há mais volta.. espero eu, que com passagem por cá.. Porque não acabar cá uma etapa? (Eu sei, é caro como tudo.. mas é uma ideia.. ;p)

Continuação de boas férias, para quem for caso disso :)
*

2 comentários:

Anónimo disse...

Cá vai um comentário às apostas:
- Quase que David Blanco ganhava a etapa (tb era a minha aposta). A vitória fugiu-lhe por escassos 9 seg. para Hector Guerra;
- Camisola Amarela: Nuno Ribeiro. Um excelente desempenho e um excelente jogo por parte da equipa da Liberty. Já em 2003 penso que ele corria pela Liberty, pelo menos o director desportivo era o Américo Silva;
- Camisola Verde (montanha): nada a acrescentar. Concordo com os mencionados.
- Camisola Laranja (juventude): tb concordo plenamente. Só espero q ele se dê bem por terras de Espanha. Há que relembrar que o José Azevedo foi um excelente ciclista português e nunca ganhou a Volta a Portugal. Uma experiência no estrangeiro deverá fazer bem a Tiago Machado;
- Camisola Branca (regularidade): Cândido Barbosa. O Danilo Hondo ficou a escassos 4 pontos (salvo erro), mas o Cândido defendeu-se bem no contra-relógio;
- Melhor equipa: Palmeiras Resort Prio Tavira. Apesar de na etapa de hoje a vencedora ter sido a Liberty. Destaque para a Palmeiras que termina a Volta com 3 corredores nos 10 primeiros;

- Faltou falar do Super combativo que foi, merecidamente e sem qq discussão, Pedro Lopes;

- Podium final: 1º. Nuno Ribeiro (liberty); 2º. David Blanco (palmeiras); 3º. David Barnabéu (barbot).

Concordo com os casos que referiste, no entanto gostaria de salientar, positivamente:
- A equipa de PSK com Hondo e Sinkewitz a dar espectáculo;
- João Cabreira que fez tudo o que estava ao seu alcance e que, na minha opinião, para o ano terá algo mais a acrescentar à Volta a Portugal;
- O trabalho das equipas portuguesas e a grande qualidade dos ciclistas nacionais;
- O bom trabalho da equipa da RTP no acompanhamento da prova.

E como hoje foi um dia de fortes emoções desportivas (e como não sei quanto tempo o Jorge vai demorar a actualizar o blog) deixo aqui a referência para o novo Record do Mundo dos 100m, 9.58 seg. alcançado por Usain Bolt, que me pareceu não ter dado tudo… O moço tem mesmo pinta de grande campeão..

Diana (só para o Jorge não me moer o juízo) ;)

Anónimo disse...

Desculpem lá, esqueci-me de acrescentar duas coisas:

- esta foi a última Volta a Portugal de Joaquim Andrade, ciclista que completou hoje 40 anos e que tem no seu palmarés 21 Voltas a Portugal consecutivas e concluídas. É obra digna de refrência !!(aqui fica)

- em relação à apanha de bidons, apercebi-me que é uma actividade semi-profissional. temos que pedir umas dicas ou entao... "alguém nos pode ajudar com a colecção de bidons?" LOL