domingo, 2 de agosto de 2009

Sondagem: Governo


Calma Sara, eu estive ausente por motivos... bem... acho que legítimos (Hannah Montana - eu sei, eu sei, só eu é que vi...) e só cheguei agora à casa (pois, que tinha de ir ver à última sessão para ninguém me ver - Sou tão previsível :D)


Bom... Vamos lá aos resultados da nossa rica sondagem. Com 24 votos (há para aí gente que vota que se farta...), podemos obviamente constatar que temos predominância dos sectores que nos interessam a nós, estudantes universitários. Senão vejamos...

  • Com 13 votos, o Ensino Superior, a nossa maior preocupação, mas que não estou a ver a preocupar muito o senhor primeiro-ministro e o seu capanga da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Eu até os percebo, Bolonha funciona muito bem, não há problemas com bolsas nem com financiamentos (13 milhões dados à UAlgarve para o curso de Medicina chique com 32 (!) licenciados que vão entrar este ano... 13 milhões... Coimbra + Porto + Lisboa + Nova Lisboa + Minho + Covilhã = Algarve! Como é que é possível!), não há problema (para eles) que as universidades se comecem a tornar instituições de fundo privado, entre outros. Não, de facto, o Ensino Superior em Portugal é uma relíquia (e ainda assim consegue ser dos 10 melhores da Europa...);

  • Depois, com 11 votos, vêm as áreas de estudo do pessoal que visita e comenta este blogue, a Cultura e a Saúde. E com 10 votos vem a Educação (porque nós por lá passámos e sabemos o que a bestialidade intelectual chamada Maria de Lurdes Rodrigues fez com o nosso sistema de ensino (já para não falar na Nova Reforma, no Novo Estatuto de Aluno, no fecho de milhentas escolas, o Novo Regime de Faltas... Só inovações!) Bem, a Ministra da Saúde, com tanta Gripe A que por aí anda, conseguiu fugir de fininho dos problemas da reestruturação do SNS e ainda dos problemas com as instalações de saúde por esse Portugal fora e todo o mundo a conhece (é até a ÚNICA ministra de saúde MUNDIAL, além do mexicano, que veio à televisão fazer um anúncio oficial... O do México foi para mandar a OMS analisar o vírus... A portuguesa foi para dizer que a vacina chega em Dezembro... O Sócrates está mesmo desesperado...). Isso é que eu chamo de uma retirada inteligente... Já o Ministro da Cultura... Alguém sabe como se chama? O que faz? É que eu acho que nem 5% da população sabe quem é e nunca ninguém o vê, nem na AR, nem na TV... Será que é invisível tipo aquele professor do Harry Potter, o da História da Magia? God!

  • Depois vem, com 8 votos, Agricultura e Pescas. Por muito que eu até entenda que há problemas nesses sectores (ora, é daí que vem a grande maioria do nosso rendimento bruto e das nossas exportações - vinho, cortiça...) não consigo entender tantos votos. Estará assim tão mau? Quem votou que elucide se faz favor;

  • Com 4 votos estão todos os outros ministérios de que se tem falado (Economia, Finanças, Defesa, Justiça e Ambiente). Só uma coisa: NÃO SÃO ESTES QUE SÃO OS QUE TÊM PROBLEMAS REAIS? Crise financeira, perda do valor dos mercados, Portugal a não cumprir o Protocolo de Quioto, pior país da UE em matéria do ambiente (Ei Sócrates, ex-ministro do Ambiente, grande é a tua preocupação com um ministério que tu dirigias, seu peseteiro tacheiro do caraças!), uma Justiça que não funciona (pese ter as melhores infra-estruturas e tecnologia de toda a Europa!), entre outros problemas;

  • Finalmente, com 3 votos, temos o famigerado sector das Obras Públicas. Quem não conhece a fabulosa tirada do Sr. Eng. Mário Lino sobre o aeroporto de Alcochete? «Jamais!» Pois. Como é que ele só tem 3 votos? Ele, que quer esgotar 60% do Orçamento de Estado em Obras Públicas desnecessárias (TGV é a primeira que me vem à cabeça)

Bom... Votem e comentem sobre a nova sondagem. Obrigado :)





1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

Bem, também vim tarde, mas cá vai o meu comentário à sondagem (obviamente que não fui ver Hannah Montana!)

Sim, tem mesmo que ver com os sectores aos quais estamos mais ligados - ES; Saúde e Cultura..

A tragédia de Bolonha é óbvia, o novo RJIES também não veio ajudar à festa..
Já aqui debatemos este tema.. e apontamos os seus maiores problemas..
O próximo ano lectivo vai ter bancos a gerir universidades.. (devia ter faculdades com história a viver uma revolução.. mas isso.. é pedir muito..)

Bem, Saúde, já disseste tudo.. o que eu sei, é que as ARS trabalham cada uma pra seu lado.. Que reformulação do sistema não foi assim tão pacifica (nem é) - mas isso, foi obra do ex ministro..

Cultura o verdadeiro desastre.. dois ministros, um a querer fazer mais com menos.. missão impossível.. só vi preocupações com Tlebs e companhia..
Património, museus? Onde para o Museu do Coa? :s enfim, enfim..

Agricultura e pescas.. há-de cá vir alguém comentar, espero eu..

O resto.. é o normal.. crises mundiais e tal..
*