sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Autarquicas OAZ - Um debate.. perdido

Bem, como todos Não saberão ontem realizou-se um debate com os 5 candidatos para a autarquia de Oliveira de Azeméis..
E, como todos não saberão também, têm sido realizados debates com os candidatos às JF, transmitidos na AZFM.

Bem, não sei por onde começar.. o debate em si, as posturas ou as críticas..
Claro que a ideia do debate é muito boa.. mas..
*Precisa de ser melhor organizado..
*Precisa de um público respeitador..
*Precisa de moderadores isentos..
*Precisa de políticos bem preparados..
*Precisa, Precisa..

Inicialmente, os candidatos foram confrontados com os motivos das suas candidaturas. Face à insistência de Helena Terra (HT), Hermínio Loureiro (HL) referiu que não se iria recandidatar à Liga.. [como se já não estivesse farto de dizer isso..]
HT atacou também a petição que motivou a candidatura do seu mais directo adversário.
Pinto Moreira (PM) referiu o facto do debate se realizar tardiamente.
António Alves (AA) viu-se obrigado a responder à provocação da jornalista [que devia ter sido só moderadora!!] de não haver mais ninguém para concorrer pela CDU.
Cláudia Ribeiro (CR) disse que sentiu pena do concelho.. [é sempre uma boa expressão..]

Entretanto.. a plateia [apoiantes irritantes do PS e PSD] agitou-se.. e discutiram-se almoços e companhia.. E, AA referiu que estava num teatro.. [deve ter sido dos poucos momentos em que o Srº teve piada..]

Passando para as finanças.. a dívida de 55 000 000 €, referida por HT dominou..
[Pareceu-me, à semelhança do que aconteceu nas legislativas, que nos focávamos no passado.. em vez de propormos inovações para o futuro..]
Quanto aos recursos humanos, os candidatos foram unânimes.. os funcionários são para manter.. [apesar de toda a gente se queixar que são muitos..]
Os orçamentos para as JF, que sofreram um decréscimo, seriam para aumentar..
AA usou uma expressão curiosa para um comunista.. "os recursos humanos são sagrados".
CR, na questão das JF afirmou que "não podemos ter freguesia que parecem vilas do interior" [é fácil.. vamos buscar água do mar e resolvemos o problema ;)]
PM elogiou a gestão que aprendeu com Ângelo Azevedo..
HL referiu obras que justificam parte dessas dívidas..

Passando para.. Saneamento e infra-estruturas..
Reconhecidas as falhas.. as críticas da oposição por ser tão pouco.. as alegações de HL dos estudos que estão a ser realizados para atingir os 100% de saneamento durante a próxima legislatura. [seremos a CM dos estudos? :p]
PM referiu que O.Azeméis precisa de ganhar peso a nível nacional, para melhor resolver alguns dos seus problemas.. e que isso só se consegue com uniões!
HT referiu a impossibilidade de atingir os 100% nos 4 anos. Acrescentou ainda o problema dos estaleiros e das rendas que a CM tem pago.

Passando para.. a REFER..
A jornalista em vez de fazer perguntas, fez críticas à gestão do executivo.. Uma grande.. Falha..
Foi unânime a necessidade de revitalizar a linha e a tornar atractiva para os oliveirenses..
PM acrescentou a necessidade de trazer o Metro a OAZ.
HL referiu a necessidade de rever o protocolo que levou ao encerramento de algumas passagens de nível.. embora tudo tenha sido feito.. pela segurança..
[Tinhamos uma moderadora? Ou uma jornalista da oposição?]
E depois, um desentendimento entre os moderadores por causa das réplicas - má preparação..

Passamos.. à Saúde..
A questão do Centro Hospital em Oaz.. todos queriam..
Problema da paragem do Centro de Saúde, por falência do empreiteiro.. HL diz que no actual sítio vai ser construída um Fórum da Juventude.. O mesmo candidato disse ainda que os horários das unidades de saúde deviam ser prolongados até às 24h.. para evitar falsas urgências [não sei é se toda a gente ia gostar disso.. :)]

A seguir, discutimos Educação, Turismo e coisas do género.. Eu, deixei de tomar notas.. As coisas tornaram-se pouco atractivas pela postura:
1- De (a) Moderadores
2- Dos candidatos - HT esgotou o tempo..
3- Do público..

Aquela discussão de prolongar para 40 min o tempo de intervenção..
O facto da CR dizer, quando se falou do Ensino, e lhe foi questionado se tivesse o seu curso em OAZ cá ficava.. a resposta foi.. hm..hm..ah.. ah e tal se calhar não.. ;) E a Flup, pelos vistos, é muito boa.. e brilhantemente conceituada.. [não deve ser a mesma FLUP!!!]

E.. pronto tenho dito sobre o debate.. em conclusão.. uma campanha que ficou aquém das expectativas - não faltou barulho e propaganda.. Faltou divulgação de ideias! Hoje chegou o programa do PS.. Hoje! Votamos daqui a 24 horas! PF.. um debate.. que foi mal divulgado, e que perdeu pela falta de civismo e preparação..

Espero que os oliveirenses, domingo, sejam conscientes no exercicio do seu dever.. E todos os outros portugueses..
E.. desta forma encerro os meus comentários sobre eleições.. eventualmente, para a semana, poderemos ter um comentário aos resultados obtidos.. mas.. logo se vê..

Bom dia de reflexão*

3 comentários:

Diana Almeida disse...

Pois.. O que ressaltou do debate foram mesmo os piores pontos possíveis. Portanto.. Para aqueles que, tal como eu, pretendiam alguns esclarecimentos, desenganem-se.. Este tipo de política não atrai ninguém!! (a não ser, claro, quem pretende aderir à política do tacho.. que a avaliar pela plateia não são assim tão poucos os que a apreciam.. infelizmente..)
Continuando com os pontos negativos.. os jornalistas foram, de facto, pouco isentos e algo responsáveis pela inquietação do público. Desde que os moderadores dão liberdade ao público para se manifestar, não podem esperar que, depois, se calem quando começa a ficar tarde!!
Os ataques pessois de alguns dos candidatos não dignificam a política! E.. não esclarecem os oliveirenses sobre que projectos vão defender e quais os beneficios para o município! Enfim..
Com efeito, o debate devia ter sido melhor preparado pelos moderadores, pelos candidatos (por ex. HT esgotou o seu tempo nas duas 1as questões. isto só revela falta de preparação).. Enfim.. O público com as bandeiras parece-me um públuco esclarecido, daí não perceber o porquê da sua presença.. Fazer número? Fazer barulho? Fantástico.. Por incrível que pareça estavam pessoas interessadas em compreender quais as mais valias de cada programa!! Até porque nem todos os programas chegaram às casas dos oliveirenses..
Finalmente, um ponto positivo, é a realização deste debate.. ficamos pelo menos elucidados acerca de quem não merece o nosso voto..
E quase que não fazia este comentário antes do dia de reflexão.. Mas como diz o outro.. "Mais vale tarde que nunca"!!
Votem! Mas.. Com juízo!!

Jorge Rodrigues disse...

É a peixeirada. Gostava de ter estado nesse debate mas quem lá foi disse que foi uma perda de tempo colossal e que a jornalista parecia militante do PS. Enfim. Não se pode esperar outra coisa do Partido Socialista desta cidade, corja de mal-educados.

Mas sim, muito boa crónica dessa aventura que foi assistir ao debate, muitos assuntos discutidos, mais uma vez a saúde negligenciada no concelho (perdem um hospital, a construção do centro de saúde ficou a meio... que agora vai virar Fórum da Juventude...)... eu não sei onde vamos parar assim.


Num último repto, peço que votem com consciência e isenção, não votem pelas caras mas sim pelas ideias.

João Peixoto Andrade disse...

Realmente condeno a falta de comunicação do debate. Acho incrivelmente estúpido não se ter anunciado de forma decente esta iniciativa que, ainda que tenha corrido menos, foi um aspecto positivo no panorama concelhio em que nos situamos.

Contudo, apraz-me comentar a notícia do blog e alguns comentários que até agora surgiram e eu atentamente li.
Neste sentido concordo plenamente com a Sra Diana Almeida quando refere a "política de tachos". De facto, é esta a política que a actual junta (e infelizmente reeleita) propõe - veja-se o facto de que alguns cargos e explorações de alguns "tachos" estarem entregues à respectiva família do Sr. Presidente. Foi ainda ao longo do mandato agora findado que muitos "amigos" da alta nobreza da junta tiveram facilitadas algumas situações que que dependiam de aprovação da junta, ainda que essas situações provocassem mau estar em vizinhos. Mas estes últimos, ainda que se queixassem, tinham que se remediar às situações. Para ser claro, a junta fez vários favores aos amigos prejudicando outros moradores da freguesia.

Outro aspecto que gostaria de comentar é o facto de HT não se ter preparado. Não estive lá mas isto faz-me rir. HT era a vice da bancada parlamentar do PS. Estranho que isso tenha realmente sido assim. Com certeza ela tinha muito a criticar e de certo o tempo não chegou para tanto.

Em relação ao comentário do Sr. Rodrigues...enfim, só posso lamentar a sua ignorância. Será que conhece alguém que seja do partido socialista? É que eu conheço e não são nenhuma corja. São um grupo de oliveirenses que fez o que podia para mudar o rumo de declínio desta cidade e deste município. Se conhece algum deles, espero que não seja amigo de nenhum pois revela a sua hipocrisia. Se não é amigo de nenhum, então não faça juízos de alguém que não conhece. É algo muito feio.

Em suma apraz-me concluir com o seguinte: os oliveirenses despertaram e sabem o que têm. Conheço muitos que votavam PSD e mudaram o seu voto porque fartaram-se deste rumo. O Sr. HL com certeza que se borrou ao longo da noite eleitoral pelo que Oliveira de Azeméis, mais cedo do que mais tarde, irá mudar...para melhor.

Parabéns pela sua crónica. Esteve muito bem.