domingo, 4 de outubro de 2009

Política Perdida - pseudo autárquicas

Disse eu, que a política não estava fora da esfera deste blog..
E hoje, volto a ela.. Num contexto talvez diferente..
Depois dos "desentendimentos" entre Belém e S. Bento.. depois dos "escândalos" dos submarinos que em nada dignificam a política nacional..

Estava eu, num meio de uma leitura dum livro designado como A indústria do papel em Paços de Brandão e Terras de Santa Maria quando me deparo com um sector dedicado ao perfil político de um dos mais emblemáticos fabricantes de papel da região. E, numa época de intensa instabilidade.. de lutas entre absolutistas (D. Miguel) e Liberais (D.Pedro), por volta de 1820.. Eis que surge a seguinte publicação de um "artigo" do dito fabricante, que passo a citar..

"Queria inserir no seu Periodico, o desengano aos Portugueses, para que se não deixem iludir dos embustes dos Miguelistas, que trabalham com todas as suas forças para serem votados nas eleições Parochiaes, como acontece nesta Comarca, onde os maiores perversos andam a subornar os Povos para votarem nelles."

Pareceu-me que tal relato não poderia ser mais actual e didático.. Só mudariamos algumas das personagens da frase..
A típica campanha eleitoral autárquica enche ruas de propaganda..
Confesso que esta campanha autárquica me tem irritado um bocadinho.. Propaganda há.. Slogans também.. Programas e ideias não passam para o eleitorado (e daí a minha ausência de comentários).
O único que tive oportunidade de ler foi o do PS à JF de Oliveira de Azeméis. E, não preciso de fazer propaganda ao mesmo.. Quando os restantes chegarem, poderei então estabelecer comparações..
Basta dizer que são, que eu saiba, 5 listas concorrentes à CM e à Assembleia.. e 4 ou 5 à JF OAZ (não estou certa se a CDU concorre)..
Quando houver ideias mais claras, voltarei a isto..

Mas, e recuperando a frase, não é com "subornos" que o voto deve ser decidido.. E, por enquanto, faltam ideias.. muitas ideias..
Ah, e.. a História afinal também tem dicas interessantes.. onde menos se espera..
*

4 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Minha cara, só para dizer que até 11 de Outubro vou cumprir o meu dever cívico de não atafulhar este blogue de cinema para se falar aqui de política e de coisas sérias.

A partir de dia 11, volto à carga ;)

Anónimo disse...

Só promessas!...

Diana Almeida disse...

Ora aqui está uma análise bem enquadrada com a actualidade do país.. Como diria alguém muito distraído "vim para cá há 30 anos e, desde então, nada mudou".. Enfim.. se para algumas coisas esta observação não é verdadeira.. para outras.. :)
Gostaria de acrescentar (não sei se será o local adequado.. mas paciência) que, se calhar, alguns ainda consideram a invenção do papel algo novo e desconhecido.. Quantos oliveirenses já tiveram acesso aos programas eleitorais dos partidos candidatos às autárquicas? (eu já recebi 2: JF-PS e CM e AM-BE) Eu diria que é a crise.. mas há um pormenor importante.. é que eles passam o dia inteiro a buzinar e a passear de carro.. Portanto.. se fizerem menos uma viagens são capazes de ter dinheiro para uns papeizinhos.. até podem ser a preto e branco.. desde que informem os cidadãos das suas propostas.. É que já só faltam três dias para o povo poder receber essa informação!!
E pronto.. cá está a minha tentativa frustrada para receber informações..
Obrigada pela deixa!

메이저놀이터 disse...

Winning 메이저놀이터 Basic Strategy