domingo, 11 de outubro de 2009

Previsões Óscares (Actualização: Outubro/09)


Como disse, vou actualizar as minhas previsões para os Óscares (nomeações anunciadas, como também já disse aqui anteriormente, a 2 de Fevereiro). Tentei fazer um texto conciso e CURTO mas não deu. Enfim. Aqui ficam as novas previsões:




Código da cor
: verde (seguro), azul (provável), amarelo (ao encontro dos gostos da AMPAS), vermelho (difícil de prever)


MELHOR FILME

The Lovely Bones (d. Jackson)
An Education (d. Sherfig)
Precious (d. Daniels)
Invictus (d. Eastwood)
Nine (d. Marshall)
Up in the Air (d. Reitman)

The Hurt Locker (d. Bigelow)
Bright Star (d. Campion)
The Road (d. Hilcoat)
The Last Station (d. Hoffman)



Estas são as minhas novas previsões para Melhor Filme. Como podem ver se compararem com as minhas primeiras previsões, tirei Avatar de James Cameron da mistura porque continua a ser um grande «se» (que filme será, que impacto vai ter, quão estranho é para o gosto da Academia, será um êxito de bilheteira, entre outros) e Shutter Island de Scorcese que foi adiado para 2010. Também retirei Amelia das minhas contas porque o filme, excepção feita a Hilary Swank, não entusiasmou ninguém. Mantenho a minha confiança em The Lovely Bones (apesar de o meu entusiasmo ter descido significativamente à medida que a estreia se aproxima porque também este é um grande «se». Outra grande incógnita é The Road, não pela qualidade do filme mas pelo seu carácter muito negro, muito pesado, que não sei se agradará a toda a gente na Academia. Mas parece-me uma aposta mais sólida que Tree of Life, o novo filme de Terrence Malick que era para ser lançado em 2010 mas que agora dá sinais de tentar um lançamento ainda este ano, voltando assim à contenda. An Education, Up in The Air e Precious terão já lugar assegurado (têm buzz, amor dos críticos, amor dos festivais, box office e aclamação pública), o mesmo se passando com Nine e Invictus (factor super-estrelas no primeiro, factor Eastwood + Mandela + Freeman no segundo). Campion passeou o seu Bright Star em Cannes e noutros festivais onde foi um moderado sucesso e provavelmente também estará dentro. The Last Station tem ganho tracção e tem um grande elenco, é de Michael Hoffman e diz-se ser um grande êxito na Grã-Bretanha. Está quase a abrir nos EUA mas toda a gente conta com eles nos 10 nomeados logo eu vou contar também. A Academia escolheu mal o ano para alargar a contenda...
The Hurt Locker foi a grande surpresa (para já) desta época de Óscares a conseguir sem um enorme sucesso junto da crítica e do público e com isto, provavelmente, a roubar lugar a outro título dentro dos 10 nomeados, possivelmente ao filme animado Up! que deverá ser ignorado (mais um vez).

Outras possibilidades: Up!; A Serious Man; Inglorious Basterds; A Single Man; Where The Wild Things Are; Amelia; Avatar; District 9; Public Enemies


MELHOR REALIZADOR

Daniels, Precious
Jackson, The Lovely Bones
Eastwood, Invictus
Marshall, Nine
Reitman, Up in The Air


Este vai-se tornar, com a nova regra dos 10 nomeados, a categoria mais competitiva dos Óscares. E esta categoria tem a particularidade de ser muito discriminatória para as mulheres. Este ano temos em competição pelo menos três mulheres capazes de destronar a concorrência masculina (Campion, Bigelow e Sherfig) mas eu digo que a Academia vai ignorar pelo menos duas delas. E aposto que se eles tiverem que escolher entre 4 prévios nomeados mais um realizador novo com talento e uma nomeada do sexo feminino, eu aposto que eles vão all-male. Então... aqui está. Cinco nomeados do sexo masculino, dos 5 filmes que mais peso terão na categoria principal.

Outras possibilidades: Sherfig (An Education); Nair (Amelia); Bigelow (The Hurt Locker); Campion (Bright Star); Malick (Tree of Life); Tarantino (Inglorious Basterds); Cameron (Avatar); Hoffmann (The Last Station); Ford (A Single Man)

MELHOR ACTOR

Colin Firth, A Single Man
Morgan Freeman, Invictus
Daniel Day-Lewis, Nine
Viggo Mortensen, The Road
George Clooney, Up in the Air


Tenho dúvidas nos últimos dois. Mortensen e Clooney são claramente excepcionais mas um deles (ou os dois) podem cair por troca com dois veteranos que nunca receberam uma nomeação e que têm (aparentemente) o papel de uma vida - Hol Holbrook e Christopher Plummer. Dito isto, acho que Firth (saltou do Festival de Veneza já como potencial vencedor desta categoria - num filme que não tinha, na altura, distribuidor) e Freeman estão seguros, Day-Lewis não é usualmente nomeado por papéis deste tipo mas, come on, é Daniel Day-Lewis por isso acho razoável considerá-lo seguro também. E para já, toda a gente parece já ter desistido de apontar Mark Wahlberg por The Lovely Bones. Se ele surpreender no filme, volta ao top 5. De certeza.

Outras possibilidades: Holbrook (The Evening Sun); Depp (Public Enemies); Renner (The Hurt Locker); Plummer (The Last Station); De Niro (Everybody's Fine); Damon (The Informant); Wahlberg (The Lovely Bones)


MELHOR ACTRIZ

Carey Muliigan, An Education
Meryl Streep, Julie & Julia
Helen Mirren, The Last Station
Abbie Cornish, Bright Star
Saoirse Ronan, The Lovely Bones

A única segura aqui é Carey Mulligan. Streep tem dois bons filmes mas são duas comédias e por muito perfeita que seja a sua personificação de Julia Child, não é garantia que a Academia vá à vela com o filme. Se for nomeada, é a potencial vencedora. Streep vs. Mulligan será a batalha final (muito provavelmente): de um lado a 16ª nomeação, 3ª vitória há muito já merecida; do outro a nova princesa de Hollywood, 1ª nomeação e a melhor interpretação do ano. Ugh. Difícil. De resto, teremos depois três lugares para umas 7-8 actrizes. Pfeiffer parece ter já saltado fora da corrida, o mesmo se passando com Theron e com Swinton. Como será o filme de Natalie Portman? E qual o tamanho do papel de Mirren? Swank e Tautou parecem ser as que melhor possibilidades têm de ocupar o lugar de Ronan ou Cornish (especialmente se o filme da primeira não prestar ou se o filme da segunda não conseguir apoio da crítica), mas antes delas todas está Gaby Sidibe, protagonista de Precious, que pode surpreender toda a gente e arrecadar um dos 5 lugares. É provável. Não a estou a colocar já porque o buzz todo do filme vai para a co-protagonista Mo'Nique.

Outras possibilidades: Sidibe (Precious); Pfeiffer (Chéri); Tautou (Coco Avant Chanel); Monaghan (Trucker); Swinton (Julia); Swank (Amelia); Portman (Brothers); Theron (The Burning Plain)


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO

Christoph Waltz, Inglorious Basterds
Alfred Molina, An Education
Stanley Tucci, The Lovely Bones
James McAvoy, The Last Station

Kodi Smith-McPhee, The Road

Eu continuo a sonhar que Smith-McPhee e Mortensen vão ser nomeados por The Road (toda a gente está a assumir que a Academia não vai gostar da darkness do filme mas com um ano tão murcho como este, todos os filmes de qualidade vão ganhar - e este será seguramente um deles). Para o pequenito ser nomeado, Viggo também terá que ser. Essa é condição obrigatória. Waltz é temível no Basterds de Tarantino e provavelmente está seguro na nomeação, o filme de Molina já abriu e embora eu esperasse que a nomeação caísse em Sarsgaard, é Molina que tem atraído a atenção - também estará seguro. Agora Tucci e McAvoy são difíceis de prever. Qual o tamanho dos seus papéis no filme? Qual a qualidade do filme? Em termos de estatística, tudo corre a favor deles: são os dois actores de reconhecido talento na Academia que nunca foram nomeados para um Óscar (a não-nomeação por Atonement pode ajudar McAvoy; o seu papel muito louvado em Julie & Julia, este ano também, pode empurrar Tucci para a nomeação). Se alguém sair destes 5, será McPhee, provavelmente para entrar Matt Damon (factor Eastwood) ou para entrar Mackie (The Hurt Locker).

Outras possibilidades: Mackie (The Hurt Locker); Damon (Invictus); Maguire (Brothers); Kind (A Serious Man); Sarsgaard (An Education); Giamatti (The Last Station)


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA

Mo'Nique, Precious
Julianne Moore, A Single Man
Marion Cotillard, Nine
Rachel Weisz, The Lovely Bones
Vera Farmiga, Up in the Air



Mo'Nique seguríssima e provável vencedora da categoria (Já tão cedo? Pois, o ano passado foi o mesmo com Heath Ledger...). Ameaça só virá de Julianne Moore (será a sua 5ª nomeação e já por duas vezes lhe roubaram a vitória - que seria merecida - por Far From Heaven E por Boogie Nights) daí que eu ache que ela também está provavelmente segura. Agora o resto é uma confusão de descortinar. Farmiga ou Kendrick de Up in the Air têm boas possibilidades, vou com Farmiga porque é a mais conhecida das duas e é aquela que toda a gente reconhece que já devia ter uma nomeação... É impossível conceber que só uma das actrizes de Nine será nomeada - se alguém tiver que entrar, será Dench (Cruz era o mais provável mas já ganhou o ano passado por um papel semelhante, logo... fica mais complicado) - porque a Academia a adora e o seu papel no musical da Broadway é excelente. Cotillard é uma boa aposta para agora porque ela tem-se portado bem noutros filmes, excelente em Public Enemies e além disso é charmosa, já ganhou um Óscar, veste-se bem, abrilhanta o espectáculo e o seu papel, diz-se, foi alargado para o filme (tanto que se pensa que ela vá concorrer como co-protagonista... o que será um erro). E também não concebo que ninguém de The Lovely Bones terá possibilidades de ser nomeado - daí que aposte em Ronan e agora a minha dúvida: Weisz ou Sarandon? Sarandon seria o mais fácil de apostar, considerando que a Academia anseia por recebê-la de volta 14 anos depois da sua última nomeação (e vitória) e porque Weisz já ganhou esta categoria em 2006. Mas tendo lido o livro e conhecendo a história, a minha aposta recai em Weisz. O papel é brilhante demais para ela não brilhar com ele.

Outras possibilidades: Dench (Nine); Kendrick (Up in the Air); Sarandon (The Lovely Bones); Chastain (The Tree of Life); Laurent (Inglorious Basterds); Cotillard (Public Enemies); Weaver (Avatar); Stauton (Woodstock); Bates (Chéri); Kruger (Inglorious Basterds)

3 comentários:

Joana Vaz disse...

Para melhor filme, o único já acessível é The hurt locker, é bom, mas quando comparado com Up (por agora, o melhor do ano) fica tão aquém… Up merecia sem sombra dúvida a designação principal!

District 9, acho que nem sequer se pode apontar como possibilidade. É demasiada ficção e suspeito que Academia pense o mesmo!

Realmente este ano vão andar às avessas com os realizadores… Ainda se vão lembrar de passarem a categoria a 10 indicados e assim voltava tudo à normalidade! (10 por 10)! LOL

Quanto aos actores, mesmo que Meryl Streep consiga ser nomeada com comédia, acho que não devia ganhar o terceiro óscar com um filme dessa categoria…

Gostava que Audrey Tatou fosse nomeada! O poder dela no filme é soberbo...
E Mortensen já merecia a estatueta…

E resta-nos esperar ansiosamente pela época alta do cinema…;)

Jorge Rodrigues disse...

Pois... Já não falta muito tempo... x)

District 9 está ali na lista de possibilidades para encher chouriço... Só para manter algumas ideias em aberto.

Sinceramente, se isto ficar como eu prevejo (o que seria o milagre, tendo em conta que é Outubro... e tendo em conta que eu teria que ter 100% de capacidade de vidência), seria uma época muito forte, com grandes filmes e grandes nomes...

mean_machine disse...

gostaria que desses aki no blog a tua opinião sobre a pergunta k mandei a sara fazer-te...
so para saber o pk...
dps comento e ves a minha opiniao
por acaso tb fikei surpreendido, é a ultma pessoa k esperava ver num filme do genero, mas...