segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Rescaldos eleitorais

Bem, eu disse, talvez segunda.. Não foi a da semana passada, porque as estações.. ou o raio.. assim o obrigaram..

Portanto, para pseudo encerrar o ciclo político eleitoral (tendo em conta que o Jorge colocou uma sondagem.. política)..
Cá ficam os meus comentários às nossas (oliveirenses) eleições autárquicas..

Para tudo, vitória do PSD. Como já alguém comentou, é mais do mesmo.. mas.. assim o ditou a democracia..
Embora estejamos a falar de uma vitória do PSD, estamos também a falar de uma derrota.. O nº de votos, para a CM, decresceu.. Gostava que houvesse um vereador eleito por outro partido, mas ainda não foi desta..
Notar ainda que o BE, na sua primeira candidatura conseguiu alguns (consideráveis) votos.. Ultrapassando mesmo a CDU.

Para a JF, as coisas estão.. equilibradas.. Cada "grande" força política elegeu 6 pessoas.. Juntando-se a isso a eleição da cabeça de lista do CDS..

Ora, portanto, mais do que resultados políticos e eleitorais.. interessa que estes partidos cumpram aquilo a que se propuseram.. e que as respectivas oposições, tenham aprendido com os erros do passado, e preparem agora um melhor futuro para o nosso concelho..
*

2 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

E portanto muito bem, mantemos tudo na mesma. Provavelmente teremos autarquia socialista no próximo mandato caso as coisas não corram bem - o que é provável, porque o Hermínio não é mágico...

Só dizer que Helena Terra apostou bem alto com a sua candidatura e caiu. É verdade que levantou o PS de Oliveira de Azeméis de um período mais negro mas também é verdade que perdeu. Se bem que ganhou em votos para a Assembleia e para a Junta ficou muito perto também. Mas também, de qualquer forma, perdeu mais juntas de freguesia. Portanto... quem ganhou no meio disto tudo foi o CDS-PP e o BE (que até a mim me surpreendeu).

E, provavelmente, se o PSD não tivesse tido a benesse de o Sr. Hermínio Loureiro aceitar a candidatura a Presidente de Câmara, não teriam ganho.

Enfim... Fica agora a sondagem para comentares. Uma sondagem muito pertinente, a meu ver, que sei que saberás explorar. x)

Diana Almeida disse...

Parece-me um bom comentário ao que aconteceu nas autárquicas em OAz.. Daí que não tenha nada a acrescentar, a não ser que gostava que o Pinto Moreira tivesse sido eleito. Acho que seria uma boa oposição. O problema é que muitos oliveirenses continuam a achar que o voto útil é no PSD ou no PS. No entanto, esta tendência está a diminuir, o que a meu ver é bastante positivo!