domingo, 24 de março de 2013

Destruição de Património Arqueológico no Concelho de Oliveira de Azeméis - Castro de Ossela

Casas de banho 2-0 Imóvel de Interesse Público (Castro de Ossela)


As obras de abertura da vala de fundação para as casas de banho continuam a destruir o que resta do Castro de Ossela, apesar da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis garantir que as obras estão embargadas.

Hoje – 23.03.2013 – dirigi-me ao local do crime para mostrar os estragos ao Miguel Portela Presidente do CDS-PP de Oliveira de Azeméis e para meu espanto as obras continuavam.

As pessoas que estavam a manusear as máquinas informaram-me que a Junta de Freguesia de Ossela quer construir umas casas de banho públicas antes da festa local. E para meu espanto não sabiam que as obras estavam embargadas, garantindo-me ainda que a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tinha conhecimento do projecto.

Se os responsáveis da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, o IGESPAR e a Direcção Geral da Cultura não fizerem nada as obras amanhã vão continuar.

Tentamos, sempre, por todas as vias diplomáticas possíveis, alertar os responsáveis da necessidade de comunicar mais com os proprietários, por forma a evitar este tipo de situações.

Julgamos que, com esta última situação do Castro de Ossela, se atinge o limite no que pode ser tolerável quanto às falhas de gestão e salvaguarda patrimonial.

Destruição do Castro de Ossela Parte I http://www.facebook.com/media/set/?set=a.498474333547025.1073741827.100001533881500&type=1

Fernando Neves (Licenciado em Arqueologia)

Mariana Feijão (Mestre em Arqueologia)

Sara Almeida Silva (Mestranda em Arqueologia)

(Naturais e residentes no concelho de Oliveira de Azeméis)
— em Ossela

1 comentário:

antonio Campos disse...

Uma falta de responsabilidade groseira por parte das autoridades competentes, espero que depois da divulgação da notícia tomem consciência da gravidade desta e das outras situações no nosso Concelho.