sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Filme da Semana: «The Curious Case of Benjamin Button»



Esta semana vou honrar um filme que estreou a semana passada. Escolhi «The Curious Case of Benjamin Button» porque além de ter sido facilmente um dos filmes mais bonitos que já vi, é também o pré-aviso do que está para vir: finalmente temos a época de Óscar em Portugal...

«O Estranho Caso de Benjamin Button» destaca-se desde logo pelos nomes poderosíssimos dos seus actores. Cate Blanchett e Brad Pitt. Mas estes dois até nada de especial fazem no filme. Envelhece uma, rejuvenesce o outro. Com uma data de efeitos visuais e especiais que até metem medo mas que são de facto de uma finesse irresistível. Parece real. Mas tenho a certeza que a Cate Blanchett nos seus 60/70 vai parecer 1000x melhor do que no filme... xD Da parte dos actores, além de Tilda Swinton (sempre em forma em qualquer filme que faça...) acho que a melhor performance foi mesmo a de Taraji P. Henson, desconhecida do grande público, mas a grande fonte de calor e alegria do filme. É uma fofa. Só dá vontade de a abraçar. Sério.

Outro ponto a favor, como já disse, é a beleza absoluta do filme. Excelente Claudio Miranda na filmagem/cinematografia como quiserem. E excelente visão de David Fincher. Sim, do mesmo Fincher que nos trouxe já Zodiac, Panic Room, Fight Club, The Game, Se7en... Enfim, acho que concordam, mais que merecedor já de um Óscar...



É na história que reside o ponto mais fraco do filme. Eric Roth adaptou a «short story» de Fitzgerald mas fê-lo de uma forma que aos olhos da AMPAS e da HFPA (grupos que oferecem os Óscares e os Globos respectivamente) parece maravilhosa mas que debaixo da análise de qualquer pessoa parece que juntou vários fios que não vêm de lado nenhum e não levam a lado nenhum. Nas duas horas de filme deixei-me de facto fascinar pelo enredo, pela trama mas tudo o que fica quase 6 dias depois é pouco. É pouco para o GRANDE filme que não deixa de ser. Saí do cinema já com a ideia de que tinha conhecido pouco da história actual de Benjamin Button e de Daisy apesar do filme começar por: «I'm Benjamin. I'm going to tell you my story. I was born...» bla bla bla... Anteontem dei por mim a pensar que era uma pena de facto que a história não foi tão bem explorada... Mas enfim... Vale uma boa ida ao cinema e vale bem a pena ver e rever.

A história acho que já toda a gente tem conhecimento. Fala de Benjamin Button que tem uma vida completamente ao contrário da nossa. Nasce velho e à medida que nós envelhecemos, ele fica mais novo. Mas de resto a sua personalidade, a sua maturidade, deixa transparecer a sua verdadeira idade. De resto, faz logo amizade com aquela que viria a ser o seu amor eterno - Daisy. E mais não digo porque senão estrago a história.

Não sei se é o épico que tanto querem fazer transparecer - a mim pareceu-me a tempos excitante e a outros tempos frio e descolorido, desagarrado, perdido, à solta... Mas ainda assim é um bom filme. Nota final: 17 (tal como já dei na página do blogue, B+)

Grande nomeado da cerimónia dos Óscares a realizar a 22 de Fevereiro de 2009, leva 13 nomeações: Melhor Filme, Realizador, Actor (Pitt), Actriz Secundária (Taraji), Argumento Adaptado, Banda Sonora, Cinematografia, Direcção Artística, Guarda-Roupa, Efeitos Visuais, Mistura de Som, Edição e Maquilhagem. Prevejo algumas vitórias. E vocês?

Sem comentários: