quarta-feira, 3 de junho de 2009

O voto.. as europeias..

Pois bem, estou certa que há muita coisa decente sobre a qual eu me devia debruçar, nomeadamente a série de novidades velocipédicas (Giro) sobre as quais ainda não me consegui concentrar..

Bem.. mas eu meu “regresso”, antes do fim das aulas, mas também antes do inicio dos exames (boa sorte para todos :p) deve-se ao grande acontecimento que irá ter lugar no próximo domingo – sim, estou a falar das eleições para o parlamento europeu..



Não me interessa vir cá dizer que devem votar em a ou b; ou que há não sei quantos cabeças de lista com mil e um projectos.. Não, isso, é fácil, quase todos têm sites, andam por aí a fazer as suas campanhas, aparecem largamente na TV, e estão no direito de antena (que eu sei que acham que é uma seca, mas na realidade, não é bem assim).

Pois bem, gostemos ou não, são os políticos que tomam as decisões que vão condicionar o nosso futuro. Independentemente de sermos estudantes, trabalhadores qualificados ou não qualificados, reformados (…). É portanto neles que reside o nosso futuro..
E, considerando que vivemos em regimes democráticos e há actos eleitorais, todos aqueles que são legalmente considerados cidadãos, têm o dever de participar activamente na escolha destes políticos..
Infelizmente, a taxa de abstenção para este tipo de eleições é grande, e eu não percebo porque.. Há mil e um dias de sol ou de chuva, de ir ao shopping, porque não “perder” 15 minutos para cumprir um direito e dever do cidadão? – o voto!
Meus amigos, não gostam de política, dos moldes, dos candidatos, dos programas? Votem em branco..
Suponho que saibam que havendo uma determinada percentagem de votos em branco (que agora não sei precisar) as eleições têm que ser repetidas com diferentes candidatos porque os cidadãos disseram “Não vos queremos a governar-nos”..
Anda para aí muita gente na ânsia das revoluções.. não é com a abstenção que vão a lado algum.. (também não é com o voto aos 16 mas isso são outras histórias)

Na realidade, se não votarem, não se venham queixar ao monumento e dizer mal dos governos e dos políticos..
Muita gente desconhece totalmente o que é o mundo da política.. o que se faz na AR..
A política não é uma seca, é o futuro!

Portanto Votem.. votem conscientemente, naquilo que acreditam ser o mais correcto..
E lembrem-se, se não concordarem, votem em branco, não se abstenham..

Entretanto, espero que saibam que agora o recenseamento eleitoral é automático, basta consultarem este site (http://www.recenseamento.mai.gov.pt/) para saberem qual o vosso número de eleitor e qual o local de voto..

Não há desculpas para abstenção!
Eleições para Parlamento Europeu – 7 Junho 2009

1 comentário:

Jorge Rodrigues disse...

Ainda não tinha comentado aqui rica... :)

Excelente texto (de qualquer forma já vem de encontro à profissão futura de que discutimos há dias :D Já sabes a minha opinião)