terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ÓSCARES 2010 - Nomeações


Cá estamos, depois do anúncio dos nomeados para os Óscares 2010, para analisar as minhas previsões e ver o que se sucedeu na realidade.

Melhor Filme/Best Picture

The Hurt Locker
Avatar
Up in the Air
Precious
Inglorious Basterds
Invictus
An Education
Up!
Nine
A Serious Man
The Blind Side
District 9

Acertei em 8/10, achava que Invictus e Nine seriam seguros, respectivamente, pelo poder do seu realizador (Eastwood) e pelo poder das suas estrelas (mais o factor Weinstein). Enganei-me e no seu lugar entram duas das minhas alternativas, District 9 (merecidíssimo) e The Blind Side (sem comentários, junta-se a Chocolat e a Seabiscuit na galeria de piores filmes da década a ser nomeado para Melhor Filme).


Melhor Realizador/Best Director

Kathryn Bigelow, The Hurt Locker
James Cameron, Avatar
Jason Reitman, Up in the Air
Quentin Tarantino, Inglorious Basterds
Lee Daniels, Precious

Aqui acertei tudo, 5/5. E ainda bem. São os cinco melhores do ano, de facto (Sherfig seria a minha 6ª opção).


Melhor Actor/Best Actor in a Leading Role

Jeff Bridges, Crazy Heart
George Clooney, Up in the Air
Colin Firth, A Single Man
Morgan Freeman, Invictus
Jeremy Renner, The Hurt Locker

De novo, acertei tudo, 5/5. Estou contente também, porque previ Renner bem e claro que não gosto de Morgan Freeman ali mas enfim, não se pode ter tudo.


Melhor Actriz/Best Actress in a Leading Role

Meryl Streep, Julie & Julia
Sandra Bullock, The Blind Side
Carey Mulligan, An Education
Gabourey Sidibe, Precious
Helen Mirren, The Last Station

De novo, tudo certo, 5/5. Helen Mirren consegue a nomeação apesar do buzz todo do filme dela ter desaparecido. Esta categoria é um pouco irritante, dado que temos 3 nomeados só pelo seu nome (Bullock, Streep e Mirren) e duas nomeadas merecidíssimas pela qualidade da sua interpretação. Falta aqui Swinton...


Melhor Actor Secundário/Best Actor in a Supporting Role

Christoph Waltz, Inglorious Basterds
Woody Harrelson, The Messenger
Matt Damon, Invictus
Christopher Plummer, The Last Station
Stanley Tucci, The Lovely Bones

De novo, tudo certo (5/5). Contente por ter previsto correctamente Plummer e Damon (muitos críticos tinham descartado já ambos) e por não ter ido na história de McKay. Tucci nomeado por The Lovely Bones, Damon por Invictus, Plummer por The Last Station, três interpretações sem salzinho nenhum mas enfim.


Melhor Actriz Secundária/Best Actress in a Supporting Role

Mo’Nique, Precious
Anna Kendrick, Up in the Air
Vera Farmiga, Up in the Air
Julianne Moore, A Single Man
Samantha Morton, The Messenger

Maggie Gylenhaal, Crazy Heart
Penélope Cruz, Nine


Aqui foi onde dei o berro (3/5). Eu até estava à espera de uma surpresa ou duas (daí a minha aposta em Morton) mas a surpresa (que até nem me surpreendeu, dado que eram duas alternativas minhas) foi virem Cruz e Gylenhaal. A nomeação de Cruz é uma surpresa em si porque aposto que se Cotillard não fosse gananciosa e concorresse como actriz secundária era ela que tinha sido nomeada. Assim sendo, foi Cruz que ficou com a nomeação. Julianne Moore de fora, infelizmente, tal como Morton, que teria sido mais merecido que Gylenhaal ter entrado pela sua interpretação (de qualquer forma estou feliz porque eu ADORO a Maggie Gylenhaal)


Melhor Argumento Adaptado/Best Adapted Screenplay

Up in the Air
Precious
An Education
Crazy Heart
Julie & Julia

In The Loop
District 9


Tive 3/5 com duas das minhas alternativas, que vinham a gerar algum "momentum", a conseguir a snomeação. A minha aposta em Crazy Heart e Julie & Julia não era propriamente segura mas como foram nomeados pelo WGA nesta categoria achei que seriam os mais indicados. Mas os Óscares foram mais a sério e escolheram dois dos argumentos mais inteligentes do ano, In The Loop e District 9, para nomeados.


Melhor Argumento Original/Best Original Screenplay

The Hurt Locker
Inglorious Basterds
Up!
(500) Days of Summer
A Serious Man
The Messenger


Foi 4/5 o meu resultado aqui com o argumento de (500) Days of Summer, que claramente merecia ter sido nomeado aqui, a sair para entrar o argumento de The Messenger (uma troca um pouco estranha a meu ver, porque ninguém apostava nele...)


Melhor Filme Estrangeiro/Best Foreign Feature

Un Prophète/A Prophet (France)
Die Weiss Band/The White Ribbon (Germany)
El Secreto de Sus Ojos/The Secret in Your Eyes (Argentina)
Winter in Wartime (Netherlands)
Ajami (Israel)
La Teta Asustada/The Milk of Sorrow (Peru)

E o Perú lá conseguiu a sua primeira nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, com o filme de Claudia Llosa (a minha principal alternativa), que começou a campanha em Berlim em início de 2009, a culminar nesta nomeação. Eu acertei 4/5, porque achei que o filme de guerra da Holanda seria nomeado. Mas não, aparentemente, não foi de encontro aos gostos da Academia este ano.


Melhor Documentário/Best Documentary Feature

Food, Inc.
The Cove
The Beaches of Agnes
Every Little Step
Mugabe and the White African
The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home
Burma VJ


Já sabia que esta categoria não me ia ajudar, uma vez que eu não vejo quase nenhuns documentários. Acertei 2/5, nada mau, uma vez que a maioria dos críticos que acompanham e fazem previsões para Óscar não fizeram muito melhor. No lugar de The Beaches of Agnes, Every Little Step e Mugabe and the White African que eu tinha previsto apareceram Burma VJ, The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers e Which Way Home.


Agora ficam aqui as três categorias para as quais não previ. Notáveis omissões que eu saiba é na categoria de Curta Animada, na qual The Cat Piano e Partly Cloudy não aparecem:





Melhor Curta-Metragem Animada/Short Film Animated

French Roast
Granny O' Grimm's Sleeping Beauty
The Lady and the Reaper (La Dama y La Muerte)
Logorama
A Matter of Loaf and Death


Melhor Curta-Metragem Acção/Short Film Live Action

The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants


Melhor Curta-Metragem Documentário/Short Film Documentary

China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province
The Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Music by Prudence
Rabbit à la Berlin


Continuando então com os resultados das minhas previsões...


Melhor Filme Animado/Best Animated Feature

Up!
Coraline
Fantastic Mr. Fox
The Princess and the Frog
Cloudy With A Chance of Meatballs
The Secret of Kells

O popular Chovem Almôndegas! não foi nomeado e no seu lugar apareceu um filme irlandês que foi nomeado para alguns Annie Awards, The Secret of Kells. Acertei portanto 4/5.


Melhores Efeitos Visuais/Best Visual Effects

Avatar
Star Trek
District 9

Como eu disse, não podia haver outros nomeados. 3/3. E três nomeados justíssimos.


Melhor Mistura de Som/Best Sound Mixing

Avatar
Star Trek
The Hurt Locker
District 9
Transformers 2: Revenge of the Fallen
Inglorious Basterds

Aqui há que fazer a troca de District 9 (que eu achei que ia ter sorte nas categorias de som porque, bem, é um filme de guerra/ficção científica e esses têm sempre sorte aqui...) por Inglorious Basterds, que me surpreende com esta nomeação. Como resultado, nesta categoria o meu resultado foi de 4/5.


Melhor Tratamento de Som/Best Sound Editing

Avatar
Star Trek
The Hurt Locker
District 9
Transformers 2: Revenge of the Fallen
Inglorious Basterds
Up!


Eu fui um burro em à última da hora tirar Up! das minhas previsões aqui. Choca-me um pouco que Harry Potter não tenha conseguido uma nomeação em nenhuma das categorias de som mas fico contente por ver que o ramo técnico não foi pelo óbvio e não premiou a péssima montagem e edição de som de Transformers 2. Pelo contrário, foi inteligente e foi escolher Inglorious Basterds como o outro nomeado. Tal e qual como eu faria. Estes são os meus nomeados nesta categoria no meu boletim de voto. Acertei 3/5 porque não achava que a Academia fosse ser tão correcta nestas nomeações.


Melhor Canção Original/Best Original Song

"Take it All", Nine
"The Weary Kind", Crazy Heart
"Down in New Orleans", The Princess and The Frog
"Cinema Italiano" – Nine
"Almost There" – The Princess and the Frog
"Loin de Paname" - Paris 36

Apesar de ficar triste de num ano com cinco nomeados não arranjarem lugar para uma música sequer de An Education ou de Where The Wild Things Are mas terem lugar para duas músicas nada extraordinárias da tépida banda sonora de The Princess and The Frog, esta categoria parece interessante. Quase vindo do nada surge esta nomeação para a música do Paris 36 (devia ter sido previsto - filme estrangeiro + musical + francês + boémio = é óbvio que dá nomeação, por muito horrível que seja - e é - o filme) mas de qualquer forma fico satisfeito com a nomeação para a música correcta de Nine ("Cinema Italiano" longe do Kodak Theater, viva Take It All) e com a mais que provável vitória, merecida até, de "The Weary Kind" (este ano não houve o que se passou com "The Wrestler" o ano passado). Acertei 4/5, portanto um bom 'score'..


Melhor Banda Sonora/Best Original Score

Marvin Hamlisch, The Informant
Michael Giacchino, Up!
Alexandre Desplat, Fantastic Mr. Fox
James Horner, Avatar
Hans Zimmer, Sherlock Holmes
Marco Beltrami e Buck Sanders, The Hurt Locker


Talvez a maior surpresa do dia venha nesta categoria. Marvin Hamlisch, que muitos (inclusive eu) tinham como o maior concorrente de Giacchino à conquista do Óscar, não foi sequer nomeado pela fabulosa banda sonora que compôs para The Informant! e no seu lugar surge Marco Beltrami e Buck Sanders pela sua banda sonora de The Hurt Locker, que eu nem me lembrava de ser nada marcante. Oh well... Acertei 4/5, lá está, porque ninguém estava à espera. E será esta nomeação surpreendente indicador de quem vai ganhar Melhor Filme?


Melhor Maquilhagem/Best Make-Up

The Imaginarium of Doctor Parnassus
District 9
Star Trek
The Young Victoria
Il Divo


Os amigos da Maquilhagem são cá uns doidos de vez em quando. E lá está, surge The Young Victoria (até não é surpreendente) e Il Divo (isso sim é surpreendente!) para os lugares de Parnassus e District 9. Acertei 1/3, a minha pior previsão em todas as categorias. Damn you!


Melhor Edição em Filme/Best Editing

Avatar
The Hurt Locker
Up in the Air
Inglorious Basterds
District 9
Precious

Acertei na exclusão de um dos cinco principais nomeados para Melhor Filme e na inclusão de District 9 na sua vez, mas errei no filme que decidi excluir. O que é estranho é que claramente Up in the Air é dos filmes todos que aqui estão o que tem melhor Montagem e Edição. Infelizmente, a Academia não deve ter ido muito à baila com o filme, o que explica que Precious tenha surgido no seu lugar. E assim, sem nomeação para Edição, Up in the Air está arredado de vez da luta pela estatueta de Melhor Filme. E com isto, acertei 4/5.


Melhor Direcção Artística/Best Art Direction

Nine
Avatar
Inglorious Basterds
Harry Potter and the Half-Blood Prince

Sherlock Holmes
The Imaginarium of Doctor Parnassus
The Young Victoria


Infelizmente, devia ter previsto que The Imaginarium of Doctor Parnassus e The Young Victoria iriam aparecer aqui, dado o tipo de filmes que são. Nine estava seguríssimo para mim, Avatar, sendo CGI, tinha dúvidas que conseguisse, mas cá está. A aposta em Harry Potter para mim era óbvia, mas aparentemente a Academia não achou. E acertei muito bem em Sherlock Holmes, quando pouca gente o previa. E quando eu acho que Inglorious Basterds tem realmente boas hipóteses de nomeação numa categoria (e até achava que era o possível vencedor), não é nomeado. Então, o meu resultado? 3/5.


Melhor Fotografia/Best Cinematography

Avatar
The Hurt Locker
Inglorious Basterds
Nine
Where The Wild Things Are

Harry Potter and the Half-Blood Prince
The White Ribbon


Eu já estava a prever que The White Ribbon fosse nomeado mas decidi arriscar, sendo o filme muito polarizador (uns adoram, outros detestam-no solemente), em algo mais... original, Where The Wild Things Are. Mas eu esqueço-me do fascínio da Academia pelo preto e branco. Pois. Também achava que Nine era certinho aqui, mas o estranho desencontro entre a Academia e Beebe continua, o que me estupefacta. Assim sendo, tive 3/5 com Harry Potter a surpreender-me um bocado (apesar de eu de facto adorar a fotografia do filme, não era de facto aquilo que eu imaginava que a Academia ia gostar no Harry Potter).


Melhor Guarda-Roupa/Best Costume Design

Nine
The Young Victoria
Inglorious Basterds
Sherlock Holmes

Bright Star
Coco Avant Chanel
The Imaginarium of Doctor Parnassus


Última categoria. Tive 3/5, acertando correctamente The Young Victoria, Nine (fáceis) e Bright Star (bom instinto). A Academia não foi muito à baila com as roupas em Sherlock Holmes e Inglorious Basterds apesar dos filmes serem de período e foi muito mais à baila com as roupas fantasiosas de The Imaginarium of Doctor Parnassus. Uma nomeação que me alegra, aqui, é a de Catherine Leterrier por Coco Avant Chanel. Ando a prevê-la desde que vi o filme no início de Setembro mas como ninguém previa, eu também fui na onda. Erroneamente, pois ela cá está.






E é tudo. Ufa, estou cansado de escrever! Analisem, tirem as vossas próprias conclusões, enquanto esperamos pela cerimónia no dia 7 de Março, Domingo, que terá transmissão para Portugal via TVI e E! Entertainment Europe (Red Carpet). Lá, a cerimónia passará na ABC. Deverá começar às 21h locais, portanto à 1h da manhã cá. A cerimónia terá apresentação de Alec Baldwin e Steve Martin. Podemos esperar, portanto, um espectáculo bem divertido.

Sem comentários: