"A brincar, a brincar, se dizem as verdades e se mudam os costumes" (Gil Vicente)
A base deste blog assenta nessa ideia, daí a discussão de temas muito variados, com algumas críticas e sugestões. No meio disso, esperamos mudar alguma coisa.
Nunca esquecendo, claro, que o mundo está perdido.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Ciclo Primavera e Cultura
Pois bem, agora que já é conhecido, com mais detalhe a programação do Ciclo Primavera, cá deixo a notícia integral publicada no site da Câmara Municipal.
O ciclo vai contar com actividades na área da música, da dança e do teatro.
Confesso que andava intrigada com quem viria este ano ao ciclo.. O ano passado, a 16 de Janeiro já se conheciam os grandes nomes que visitariam Azeméis.
Como era espectável, considerando a conjuntura económica, não haverá um grande número de espectáculos.. a aposta terá sido na qualidade das participações.
Isto leva-me só a reflectir que, por vezes, é melhor trazermos menos, mas melhor, mais versátil.. Se a música de David Fonseca agradará a um tipo de publico, talvez mais jovem, mas sem excluir outras pessoas.. O teatro de revista contará com pessoas mais velhas na audiência.
Recordo que o ano passado participaram no ciclo primavera, musicalmente, Paulo de Carvalho e Susana Félix.. No ano de edição de Voo Nocturno, foi Jorge Palma quem nos visitou..
Isto para dizer que o Ciclo tem criado expectativas, sendo visto um pouco como imagem de marca do concelho..
Outras edições contaram com a inclusão no programa de eventos como o Mercado à Moda Antiga ou o Festival da Juventude, que ultimamente tem sido incluído na semana da Queima das Fitas. Sobre estes, com base na notícia da autarquia, poderemos esperar notícias mais tarde..
Noutros tempos, o concelho realizava feiras do livro, feiras de artesanato..
O dinheiro não dá para manter todas estas iniciativas, é certo..
E pode não parecer, mas a cultura não é só isto.. Este é um dos lados.. Mas não podemos esquecer o lado científico da cultura, com história, museus e arquivos, arqueologia.. Ou o lado etnográfico com ranchos folclóricos, carnavais e associações locais..
Muita coisa, muito variada, e curiosamente o OE continua a dar à cultura quantias miseráveis..
Há dias, a CM de Cascais foi destacada como município cultural pela Sociedade Portuguesa de Autores.. O poder central deveria dar melhores exemplos, mas.. o poder local que se safe ;)
E.. o papel da cultura não depende só das iniciativas políticas.. Depende de cada cidadão e da sua adesão a iniciativas.. Depende do cidadão e da sua forma de ver o passado..
Depende de todos ;)
Vou fazer a minha parte' Aqui fica um vídeo de promoção do concelho :) *
1 comentário:
Diana Almeida
disse...
Acho muito bem que faças um apelo à participação dos cidadãos.. Mas tem lá calma.. Primeiro é melhor comprarmos o bilhete para o David.. e depois podes fazer publicidade à vontadinha!! :)
Estou a brincar.. Acho muito bem que o povo adira às iniciativas.. :)
O Mundo Está Perdido é um sítio na Internet criado por Sara Silva, que conta com a participação de Jorge Rodrigues e Pedro Silva.
Todo o material que aqui é escrito por eles, possui o seu copyright, excepto se forem mencionadas outras fontes. Todos os direitos reservados.
O Mundo Está Perdido respeita a diversidade de opiniões e, por isso, tudo o que aqui está escrito reflecte a opinião e parcialidade de quem o escreve.
"O Mundo está Perdido" is an internet website and blog created by Sara Silva with the collaboration of Jorge Rodrigues and Pedro Silva. All material herein is written by them and thus with their copyright unless they refer other sources. All rights reserved. We respect diversity of opinions and therefore everything written here reflects the opinions and bias of who's writing it.
"O Mundo está perdido" est un blog sur l'Internet crée par Sara Silva avec la collaboration de Jorge Rodrigues et Pedro Silva. Tout le matériel ici leur partient, ayant comme ça leur copyright, sauf s'ils mentionnent autres sources. Tous les droits reservés.
"Para quê fazer projectos, quando tudo sai ao contrário"
"Somos todos escravos do que precisamos"
"A liberdade é uma maluca que sabe quanto vale um beijo"
"Quantas vezes te odiei com medo de te amar"
Jorge Palma "Pensar incomoda como andar à chuva"
Alberto Caeiro
"A Ciência só pode progredir quando, para completar o que se colheu de novo, se aproveita o que já está adquirido"
Leite Vasconcelos
Idas ao Cinema
A Religiosa Portuguesa (TBA)
Alle Anderen (TBA)
Bad Lieutenant, B
Bam Gua Nat (TBA)
Clash of the Titans, D
Cold Souls (TBA)
Como Desenhar Um Círculo Perfeito (TBA)
Contraluz/Backlight (TBA)
Day & Night (curta-TS3) (TBA)
El Secreto de Sus Ojos, B
Fish Tank, B
Green Zone, B
How To Train Your Dragon, B+
I Am Love, B
I Love You Philip Morris (TBA)
Inception (TBA)
Iron Man 2, B
Kick-Ass, B-
Killers (TBA)
Knight & Day (TBA)
Kynodontas (TBA)
La Teta Asustada, B
Letters to Juliet (TBA)
Lucky Luke (TBA)
Management, B-
Mao's Last Dancer (TBA)
Millenium 2 (TBA)
Mother, B+
My Son My Son What Have Ye Done (TBA)
Ondine (TBA)
Prince of Persia, C-
Robin Hood, B-
Salt (TBA)
Samson & Delilah (2009), B+
Shrek Forever After (TBA)
Shrink (TBA)
The A-Team, D
The Box (TBA)
The Expendables (TBA)
The Ghost Writer (TBA)
The Last Airbender (TBA)
The Sorcerer's Apprentice (TBA)
Toy Story 3 (TBA)
Vincere, C
Whip it!, B
Youth in Revolt, B-
Sobre as críticas cinematográficas acima:
A classificação apresentada não é oficial nem está baseada nas palavras de ninguém, é a minha sincera opinião do filme em questão.
A classificação, que vai de A até E, não reflecte propriamente o valor do filme para mim mas sim até que ponto eu o recomendaria a alguém que fosse ao cinema.
Assim sendo, um filme A seria um filme que recomendaria sem hesitações, um filme imprescindível (óbvio que isso também quererá dizer que eu gostei muito dele), enquanto que um filme B- ou C+ quer dizer que até se calhar o recomendaria mas com reservações, isto é, não é um filme que qualquer pessoa goste.
1 comentário:
Acho muito bem que faças um apelo à participação dos cidadãos.. Mas tem lá calma.. Primeiro é melhor comprarmos o bilhete para o David.. e depois podes fazer publicidade à vontadinha!! :)
Estou a brincar.. Acho muito bem que o povo adira às iniciativas.. :)
Enviar um comentário