quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ciclo Primavera e Cultura

Pois bem, agora que já é conhecido, com mais detalhe a programação do Ciclo Primavera, cá deixo a notícia integral publicada no site da Câmara Municipal.

O ciclo vai contar com actividades na área da música, da dança e do teatro.

Confesso que andava intrigada com quem viria este ano ao ciclo.. O ano passado, a 16 de Janeiro já se conheciam os grandes nomes que visitariam Azeméis.
Como era espectável, considerando a conjuntura económica, não haverá um grande número de espectáculos.. a aposta terá sido na qualidade das participações.
Isto leva-me só a reflectir que, por vezes, é melhor trazermos menos, mas melhor, mais versátil.. Se a música de David Fonseca agradará a um tipo de publico, talvez mais jovem, mas sem excluir outras pessoas.. O teatro de revista contará com pessoas mais velhas na audiência.

Recordo que o ano passado participaram no ciclo primavera, musicalmente, Paulo de Carvalho e Susana Félix.. No ano de edição de Voo Nocturno, foi Jorge Palma quem nos visitou..
Isto para dizer que o Ciclo tem criado expectativas, sendo visto um pouco como imagem de marca do concelho..

Outras edições contaram com a inclusão no programa de eventos como o Mercado à Moda Antiga ou o Festival da Juventude, que ultimamente tem sido incluído na semana da Queima das Fitas. Sobre estes, com base na notícia da autarquia, poderemos esperar notícias mais tarde..

Noutros tempos, o concelho realizava feiras do livro, feiras de artesanato..
O dinheiro não dá para manter todas estas iniciativas, é certo..
E pode não parecer, mas a cultura não é só isto.. Este é um dos lados.. Mas não podemos esquecer o lado científico da cultura, com história, museus e arquivos, arqueologia.. Ou o lado etnográfico com ranchos folclóricos, carnavais e associações locais..
Muita coisa, muito variada, e curiosamente o OE continua a dar à cultura quantias miseráveis..
Há dias, a CM de Cascais foi destacada como município cultural pela Sociedade Portuguesa de Autores.. O poder central deveria dar melhores exemplos, mas.. o poder local que se safe ;)

E.. o papel da cultura não depende só das iniciativas políticas.. Depende de cada cidadão e da sua adesão a iniciativas.. Depende do cidadão e da sua forma de ver o passado..
Depende de todos ;)

Vou fazer a minha parte' Aqui fica um vídeo de promoção do concelho :) *

1 comentário:

Diana Almeida disse...

Acho muito bem que faças um apelo à participação dos cidadãos.. Mas tem lá calma.. Primeiro é melhor comprarmos o bilhete para o David.. e depois podes fazer publicidade à vontadinha!! :)

Estou a brincar.. Acho muito bem que o povo adira às iniciativas.. :)