segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Globos de Ouro 2009

Lá estou de volta com novidades da 7ª Arte...

Ontem foram os Globos de Ouro... E neles a febre continua. Slumdog Millionaire continua a juntar prémios. Ontem foram mais 4: Melhor Argumento, Melhor Banda Sonora, Melhor Realizador e Melhor Filme. Ganhou os 4 prémios para que estava nomeado. Começa a ser um pouco aborrecido ver tanto amor por um filme que sendo bom não é assim tão especial como começa a parecer ser. À partida, já sabemos por quem vão os Óscares torcer... Até Emma Thompson e Tom Cruise berraram o nome de Slumdog ao anunciar os nomeados... O que é sinal que anda tudo louco com o filme... No caso de Melhor Argumento achei mesmo que David Hare, a adaptar o romance de Fitzgerald, teria hipóteses de levar o prémio... Mas enfim... Nos outros três casos acertei na previsão para minha muita infelicidade. Preferia Fincher e Desplat (The Curious Case of Benjamin Button) e Daldry (The Reader). Melhor Filme aqui até aceito. Porquê? Porque daqueles cinco nomeados... Bleah!


Outro grande vencedor da noite foi Kate Winslet que surpreendentemente sacou os dois Globos de Ouro para Melhor Actriz - Drama e Melhor Actriz Secundária. Surpreendente porque Penelope Cruz e Anne Hathaway é que mereciam a estatueta. Mas enfim... É Hollywood. Devem ter pensado que Cruz ficaria contente só por ser nomeada... E que Hathaway este ano devia ficar-se pela nomeação porque ela andará por cá muito tempo... E como Winslet já vai ser, dia 22, a pessoa com mais nomeações para o Óscar sem ganhar, é impossível pensar que voltará a sair do Kodak Theatre sem um prémio... E o medo que eu tenho é que os votantes da AMPAS tenham pensado que para evitar que a Kate volte a sair sem prémios da cerimónia tenham votado em #1 os seus dois filmes, o que depois poderá levar a uma vitória nas duas categorias. E eu quero mesmo ver Javier Bardem dar o prémio à sua namorada Penelope Cruz. E depois sim na categoria de Melhor Actriz veríamos dois Brits, Day-Lewis a dar o prémio a Winslet. É mas é uma pena ver uma actriz com a qualidade de Winslet (a melhor da sua geração e talvez a melhor em Hollywood no momento a par de Streep e Blanchett) ganhar dois Óscares por performances bem menos conseguidas (comparadas por exemplo com o papel em «The Eternal Sunshine of The Spotless Mind»... mas quando se é Streep, Blanchett ou Winslet é sempre complicado fazer o seu «melhor trabalho de sempre»...)


Enfim... Muito contente fiquei eu por Mickey Rourke e Colin Farrell que levaram para casa os prémios de Melhor Actor - Drama e Melhor Actor - Comédia/Musical respectivamente. Contente porque mereciam o prémio. Contente porque estão os dois de volta a todo o vapor ao show biz. E porque ambos já estiveram em situações muito complicadas. E os dois falaram disso mesmo no seu discurso. Farrell pediu desculpa pelo incidente nos Globos de 2000. Rourke agradeceu ao seu novo agente por «ter tomates» para lhe ter reabilitado a carreira. Fiquei mesmo contente ontem por me enganar nas minhas previsões no caso de Rourke.


Contente fiquei ainda por Sally Hawkins - e pensar que o pessoal achava que ela estava fora da corrida para os Óscares... Ganhou a maioria dos precursores e prémios e críticos e ainda leva o GG... Fantástico. Próximo passo: nomeação para os Óscares. Mas não deve passar daí.


Mais contente ainda fiquei por Heath Ledger. Foi o melhor de 2008. Não houve uma performance mais inspirada e mais autêntica que a dele este ano. E de facto merecia todos os prémios possíveis. Mas eu temia que as cerimónias mais importantes (BAFCA, BAFTA, SAG, GG, Óscares) pudessem achar que uma vitória póstuma soava mal. Mas felizmente os BAFCA e os Globos de Ouro acharam que não. E atribuíram-lhe o prémio.


E também fiquei contente pelo amor a Vicky Cristina Barcelona. Ganhou (e bem) melhor filme - comédia/musical. Se Mamma Mia! ganhasse acho que a taxa de suicídios dos cinéfilos ia aumentar drasticamente ontem à noite. Era muitíssimo deprimente. E feliz fiquei quando vi Bruce Springsteen ganhar a merecida estatueta por melhor canção original. Peter Gabriel vai-me desculpar (a música do WALL-E é fantástica) mas ele merecia. Mesmo. O prémio.


De resto, fiquei satisfeito pelos múltiplos prémios para as séries John Adams e para 30 Rock. Tina Fey, Taylor Morgan, Alec Baldwin, fantásticos. E aquele discurso da Tina... A mandar os críticos dela para irem levar no... («suck it!») E aquela saída de Taylor Morgan: «Tenho de agradecer à senhora do carrinho da comida porque de facto quando faz cachorros quentes fá-los mesmo bem!»


Aqui ficam os prémios e as minhas previsões...

Melhor Filme - Drama
Previsão: Slumdog Millionaire
Vencedor: Slumdog Millionaire

Melhor Filme - Comédia/Musical
Previsão: Vicky Cristina Barcelona
Vencedor: Vicky Cristina Barcelona

Melhor Actor - Drama
Previsão: Sean Penn (Milk)
Vencedor: Mickey Rourke (The Wrestler)

Melhor Actor - Comédia/Musical
Previsão: Colin Farrell (In Bruges)
Vencedor: Colin Farrell (In Bruges)

Melhor Actriz - Drama
Previsão: Anne Hathaway (Rachel Getting Married)
Vencedor: Kate Winslet (Revolutionary Road)

Melhor Actriz - Comédia/Musical
Previsão: Sally Hawkins (Happy-Go-Lucky)
Vencedor: Sally Hawkins (Happy-Go-Lucky)

Melhor Actor Secundário
Previsão: Heath Ledger (The Dark Knight)
Vencedor: Heath Ledger (The Dark Knight)

Melhor Actriz Secundária
Previsão: Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Vencedor: Kate Winslet (The Reader)

Melhor Argumento
Previsão: David Hare (The Reader)
Vencedor: Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire)

Melhor Banda Sonora
Previsão: A. R. Rahman (Slumdog Millionaire)
Vencedor: A. R. Rahman (Slumdog Millionaire)

Melhor Realizador
Previsão: Danny Boyle (Slumdog Millionaire)
Vencedor: Danny Boyle (Slumdog Millionaire)

Melhor Canção Original
Previsão: «The Wrestler» - Bruce Springsteen
Vencedor: «The Wrestler» - Bruce Springsteen

Melhor Filme Animado
Previsão: Wall-E
Vencedor: Wall-E

Melhor Filme Estrangeiro
Previsão: Waltz with Bashir (Israel)
Vencedor: Waltz with Bashir (Israel)

Melhor Série TV - Drama
Previsão: Mad Men
Vencedor: Mad Men

Melhor Série TV - Comédia/Musical
Previsão: 30 Rock
Vencedor: 30 Rock

Melhor Mini-Série/Filme TV
Previsão: John Adams
Vencedor: John Adams

Melhor Actor - Mini-Série/Filme TV
Previsão: Kevin Spacey (Recount)
Vencedor: Paul Giamatti (John Adams)

Melhor Actriz - Mini-Série/Filme TV
Previsão: Laura Linney (John Adams)
Vencedor: Laura Linney (John Adams)

Melhor Actor - Série TV Drama
Previsão: John Hamm (Mad Men)
Vencedor: Gabriel Byrne (In Treatment)

Melhor Actriz - Série TV Drama
Previsão: Sally Fields (Brothers & Sisters)
Vencedor: Anna Paquin (True Blood)

Melhor Actor - Série TV Comédia/Musical
Previsão: Alec Baldwin (30 Rock)
Vencedor: Alec Baldwin (30 Rock)

Melhor Actriz - Série TV Comédia/Musical
Previsão: Tina Fey (30 Rock)
Vencedor: Tina Fey (30 Rock)

Melhor Actor Secundário - TV
Previsão: Neil Patrick Harris (How I met your Mother)
Vencedor: Tom Wilkinson (John Adams)

Melhor Actriz Secundária - TV
Previsão: Laura Dern (Recount)
Vencedor: Laura Dern (Recount)


Cá está tudo... Não me saí muito mal nas previsões. Kate Winslet acho que não estava assim nas previsões de ninguém. Melhor Argumento bem, foi eu a sonhar alto. Mas enfim, Slumdog não me deixa dormir... xD) E depois Rourke fiquei contente por me enganar. Paul Giamatti, Tom Wilkinson, Anna Paquin e Gabriel Byrne surpreenderam-me. Anna Paquin porque achei que comparada com January Jones e Sally Fields não tinha hipótese. Paul Giamatti porque achei que Kevin Spacey tinha aquilo ganho. Ele nem sequer apareceu. LOL. Gabriel Byrne porque achei que Hugh Laurie ou John Hamm, como nos últimos tempos, iam ficar com o prémio - ou um ou outro. E bem, Tom Wilkinson porque ganha sempre (!) Jeremy Piven (raio de maniento!) e porque Neil Patrick Harris já merece a estatueta há uns bons anos!


Desastres da noite:

1) Demi Moore ia arruinando o momento de Heath Ledger... aquela mulher tem TANTA mania... Mandou uma piada ridícula sobre a postura da filha (!), interrompeu Christopher Nolan no momento de receber o prémio para mostrar um clip que já TODOS conheciam... Enfim. E depois parece que suga toda a atenção para ela. Deus! Será que ela não se apercebe?

2) Blake Lively e Rainn Wilson. Que fora, meu Deus! Ficaram os dois a olhar um para o outro para anunciar os nomeados para melhor série TV dramática... Porque achavam que ia haver um clip. Não há régie ou ALGUÉM que os informe do que têm de fazer?!

3) Sean Paul (ou P. Diddy). Outro que parece amigo da Katy Perry (esta Katy Perry nos BAFCA cometeu a indelicadeza de dizer que «não sabia quem era 'aquele que vem receber o prémio por Mickey Rourke'» - era o realizador do filme, Aronofsky) porque A - tapou literalmente Kate Beckinsale na hora de apresentar, leu uma parte do texto dela, não soube dizer nada e enfim... A Kate Beckinsale até ficou com medo de se aproximar do microfone... Com medo que o Sean Paul a comesse...

4) Kate Winslet... Primeiro discurso perfeito. Agradeceu ao autor, ao realizador, às suas co-nomeadas, à família e às pessoas que morreram durante a filmagem do filme. E ainda juntou um pouco daquele sensacional humor britânico. «Oh I'm always so used to win nothing!» Segundo discurso... Não sei se foi a bebida, se foi da emoção mas foi péssimo. Começou logo mal: dirigiu-se a Angelina Jolie (que ficou tipo paralisada) dizendo «Oh, Angelina...» como se ela estivesse doente ou sei lá... como se lhe tivesse roubado alguma coisa... Fica mal. Depois continuou e agradeceu às restantes nomeadas mas esqueceu-se de Jolie. E acabou mal porque quem não lê jornais não percebe bem se Kate Winslet está casada com Sam Mendes (realizador) ou Leonardo Di Caprio (co-protagonista). É que ela agradeceu mais vezes a Di Caprio que a Mendes. E disse tanta vez «I love you Leo» que já irritava.

5) Colin Farrell e Sally Hawkins estavam-me a irritar... Discursos descoordenados, choramingões... E muito longos. E não disseram nada de jeito.

6) Para terminar... Perguntar: que raio foram os Jonas Brothers e Zac Effron lá fazer? Por acaso são alguma coisa de reconhecido valor?! Oh meu Deus! Ah! E a vontade que me deu de dar um pontapé no traseiro da Miley Cyrus! Parva. Irrita-me tanto... E ontem a pôr a língua de fora... Ah se aquela parvalhona for nomeada para os Óscares... :S


Enfim... Já falei tudo o que queria falar. Vou acabar já. Venham os exames. E mais uma pausa na minha contribuição para este blogue... :(


N.D.R: Uma nota rápida para reclamar dos dois frangos que a Académica deu na Figueira da Foz. Naval 2-1 Académica graças a Peskovic e Luiz Nunes. E para reclamar do ROUBO DO ANO na Luz. Benfica 1-0 Braga. Mas que roubo! Pénaltis por marcar a favor do Braga, faltas contra o Braga inventadas, pénalti inventado a favor do Benfica, golo marcado em fora-de-jogo... Paulo Baptista esta época já fez a displicência de marcar um pénalti contra o Sporting com o Trofense que era 2 metros fora da área... Agora isto... Enfim... Porra! E depois virem os benfiquistas todos dizer que mereceram GANHAR?! Tão
é parvos!

5 comentários:

mean_machine disse...

meu caro... e qts x é o que o benfica foi prejudicado esta época?
no leixões, no rio ave, contra o nacional... so para dar exemplos
somos prejudicados, esta td bem
somos eneficiados, é o fim do mundo, é o roubo do ano, td a gente reclama.
o benfica na frente do campeonato incomoda mt gente, essa é que é a verdade.
mas temos o melhor plantel em portugal, com jogadores de qualidade mundial e merecemos estar na frente do campeonato, com roubos ou sem roubos

Sara Almeida Silva disse...

Epah.. confesso que hoje estou xateada e não li a parte dos oscares nem dos globos.. lol..

Agora.. slb.. enfim.. nao querendo entrar nessas vossas discussões técnicas.. há roubos e roubos.. uns mais discretos outros menos.. e vai continuar a haver..
E não, n e verdade que incomode muita gente.. pq nao tao sozinhos na frente do campeonato..
Mas mts campeonatos sao esses que se ganham com erros de arbitragem e coisas do género..

Tretas meus caros.. vao continuar a existir enquanto o povinho portugues continuar doido e a ver a sua frente cerveja, tremoços e futebol..

Qnt aos jogadores de qualidade e o mlhr plantel.. podem ter o vsso melhor plantel.. mas nao sao os melhrs do mundo! Não há ca biblias que vos salvem..

Ah e eu so comentei isto td pq qnd um arbitro diz "com roubos ou sem roubos merecems tar na frente do campeonato" entao calma, ha qq coisa que esta podre no reino da dinamarca..

A continuar a pensar assim, vêm longos anos de sistema.. sim, pq a crise nao chega ao futebol..

Ah e pralém disso, apetece me matar o Ulisses, e nao me venham dizer que ja ta morto!

Saudações*

Anónimo disse...

grande laura dern :D
é uma grande actriz

Anónimo disse...

mas pelos vistos a laura dern nao mereçeu comentario por parte que fez esta publicação ahah

Jorge Rodrigues disse...

De facto dou razão ao caro pom.

A Laura Dern é uma grande actriz. Mas ela parecia um derradeiro cabide. :)