terça-feira, 30 de junho de 2009

Coming soon...

Já posso comentar os resultados da nossa rica sondagem...

E portanto... Resultados finais (bem, a 20 minutos de terminar mas não estou a ver ninguém que vá votar às 06h40 da manhã :D)

Um pequeno comentário acerca da sondagem... Como é óbvio quando propus esta sondagem escolhi os títulos mais sonoros deste ano... Invictus, The Lovely Bones, Nine, Julie&Julia... Os filmes que têm gerado mais falatório... E depois juntei-lhes os típicos blockbusters de verão como o Harry Potter #6 e o Transformers 2. Bom. Claro que podia ter escolhido outros filmes mas achei que entre estes 10 encontrariam um que vos agradasse.

The Lovely Bones parece-me uma escolha óbvia. É de Peter Jackson (Senhor dos Anéis, King Kong... e Heavenly Creatures - que para quem não viu, aconselho - é um dos melhores filmes dos anos 90!), é uma história famosa, publicada recentemente e é bestseller internacional (de Alice Sebold - em Portugal o livro chama-se «Visto do Céu») e tem estrelas muito conhecidas da nossa praça - vencedoras de Óscar Susan Sarandon e Rachel Weisz, nomeados para Óscar Mark Wahlberg, Saoirse Ronan e Stanley Tucci. E além disto tudo, a história é demais - menina assassinada que vigia a família do céu enquanto estes lidam com a sua morte e com o marasmo de vida que a morte repentina da filha lhes deixa.

Avatar como 2º não me estranha nada - James Cameron está, afinal, longe do cinema há muito tempo! E quem não se lembra dos velhos tempos dele como «génio do cinema de acção»? Só é preciso dizer duas palavras: Aliens e Terminator. Nem preciso dizer mais. Ok, posso dizer uma terceira: Titanic. Perceberam?

Depois, Nine também tinha de ter muitos votos - ao elenco que tem... E por fim, Transformers 2 e Harry Potter: são blockbusters, são muito conhecidos e serão seguramente os dois filmes com maior receita de bilheteira deste verão - ainda que ache que o 1º não merece...

Resumindo e concluindo... parece-me a mim bastante óbvio que terei de fazer um grande preview de The Lovely Bones... Ao longo da próxima semana então passarei o meu tempo livre em busca de informações sobre a nova obra-prima (esperemos :D) de Peter Jackson.

Contudo, não ficamos só por aqui... No mês de Julho posso prometer-vos mais dois previews... Avatar e Nine (2º e 4º classificados)

E finalmente... Trago-vos a minha crítica do Transformers 2: Revenge of the Fallen do sr. Michael Bay que (relutantemente) vou ver na próxima sexta-feira :)


Não se esqueçam de ver as previsões para Melhor Filme e para Melhor Realizador... ;)

4 comentários:

Anónimo disse...

Falta ai um que vai ser uma boa supresa, District 9 com Peter Jackson como produtor :)

Apesar de o realizador ser praticamente desconhecido e de ter um low budget, o conceito é inovador, penso que será o primeiro filme que mistura documentário com ficção cientifica.

Aguardo os previews dos filmes que mencionaste ;)

ps: o ROTF não merece o êxito de bilheteira que está a ter. C+/B- na minha opinião.

Jorge Rodrigues disse...

Pois, eu não percebo o que é que as pessoas que gostam de filmes vêem nos filmes do Michael Bay... Sem comentários.

E já vai em $200 milhões em uma semana nos EUA... Mais um pouco e está como o The Dark Knight... Eu não entendo. Eu só veria esse filme pela cena em que a Megan Fox aparecesse (em cima de uma mota, de rabo voltado para nós todos :D)

Enfim... Não dou nota porque não estou a fazer conta de ver o filme tão cedo (ainda tenho alguma dignidade... e não vou gastar 4€ nisso tendo coisa melhor para ver...) Mas sem dúvida que Transformers 2 não vale mais que um C (a minha aposta: vou-lhe dar C-/D+).

Bom... Eu esqueci-me de avisar foi que as minhas previsões hão-de aparecer eventualmente durante a noite de hoje...

É que passar de 5 para 10 nomeados para Melhor Filme pôs-me a pensar na lista de novo... Eu tinha a certeza de 3/4... Agora is buscar 10 filmes nesta altura... É complicado. :D Realizador tornou-se muito mais interessante com isto, porque são só 5.

De qualquer forma, já me decidi nos meus 10 previstos. O meu problema é no 5º realizador ou aquilo a que os cinéfilos gostam de chamar a vaga do «auteur» (ou «lone director spot») que é para o realizador cujo filme não costuma ser nomeado (o ano passado todos achavam que ia ser Nolan... Enfim...) mas que é recompensado pela sua carreira em geral... É que este ano junta à equação, além dos 10, o facto de termos um afroamericano, três mulheres, dois auteurs à la Cannes, Tarantino, James Cameron...

Anónimo disse...

Tive a rever o texto está aí um pequeno erro, o James Cameron foi o realizador do Aliens e não do Alien, sendo este do grande Ridley Scott ;)

Jorge Rodrigues disse...

Saltou o S ;) Já está corrigido