terça-feira, 9 de junho de 2009

Previsões Óscares: Melhor Actriz Secundária

De volta, no post 300 verdadeiro :D (Toma lá, Pi!)

Quanto às Europeias, a Pi tem razão, eu tenho a certeza que grande parte dos jovens votou BE!


Bom... continuando a minha saga (que devia ter acabado a 1 de Junho... infelizmente tou sempre a adiar :$) vou pegar nas actrizes secundárias.


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA (Best Supporting Actress)


Mo'Nique, Precious
Meryl Streep/Amy Adams, Julie & Julia
Patricia Clarkson, Whatever Works
Judi Dench, Nine
Penélope Cruz, Nine
Melanie Lynskey, The Informant
Imelda Stauton, Taking Woodstock
Kathy Bates, Chéri
Susan Sarandon (Saoirse Ronan), The Lovely Bones
Michelle Williams/Emily Mortimer, Shutter Island


Ai, vou tentar falar pouquinho sobre cada uma das hipóteses. Bom. Começando pela Mo'Nique. Toda a gente que já viu o filme diz que ela já tá dentro. Depois, pelo trailer, ela é medonha (no bom sentido). O papel é muito interessante. O filme não é muito conhecido, não é high-profile como um filme do Eastwood mas tem o Tyler Perry e a Oprah como distribuidores. Hmm. E se for, não será a única nomeação que vai conseguir.

Agora, se Julie & Julia for bom, as duas protagonistas vão ser nomeadas. O problema é que a Academia não gosta muito da ideia das «duas protagonistas» (excepção feita a Thelma and Louise... que foram as duas nomeadas, mas aqui também, duh!). O que eu acho é que a que for actriz secundária é nomeada, a outra não. Para já, pensa-se que a Meryl é a secundária. Meryl Streep + amor da AMPAS + personagem célebre + baseado em história real = nomeação. Acho eu. Mais simples não há. E se ela ainda conseguir todos os maneirismos de Julia Child... Hmm.

Patricia Clarkson é das actrizes de maior confiança em Hollywood, um camaleão impressionante que está há muito sem ser nomeada. Se o trabalho em Whatever Works for minimamente bom - e parece ser - é capaz de uma nomeação. O único grande entrave: Woody Allen conseguir 2 actrizes nomeadas em 2 anos SEGUIDOS? Não sei...

De todos os papéis de Nine, o de Judi Dench e o de Penélope Cruz são os mais interessantes e os que ganharam fama na Broadway. Nicole Kidman não tem hipóteses na minha opinião. Marion (se juntar a uma boa interpretação em Public Enemies) não sei não... Kate Hudson e Fergie podem surpreender. A primeira porque pode ser que (finalmente) esteja de volta aos grandes papéis. A segunda porque, bem, é uma estrela musical a tentar um esticão no cinema - se correr bem (tal como no caso de Mariah Carey, outra possibilidade em Precious, que já disseram que estava realmente excelente no papel) pode ser uma surpresa. No entanto, Judi Dench está dentro. Famosa e querida em Hollywood, muito versátil, tem sido quase sempre nomeada uma vez a cada dois anos desde 1997 (quando repararam nela pela primeira vez) e esta personagem dá que falar. Penélope tem um GRANDE handicap: venceu esta categoria o ano passado. De qualquer forma, como aparentemente agora em Hollywood é BOM amar Cruz e se ela conseguir ombrear com a performance de Jane Krakowski na Broadway com esse papel... temos candidata.

Quanto às outras... Quando Kathy Bates tem um papel interessante e digno de nomeação, é nomeada. Será este papel suficiente? Se calhar acredito mais nela que em Pfeiffer. Melanie Lynskey não é muito conhecida mas dizem que o papel dela é fulcral no desenrolar de The Informant. Se conseguir focar atenções nela, pode ser nomeada. Cannes não gostou muito de Imelda Staunton em Taking Woodstock. De qualquer forma, raramente Cannes gosta do que é engraçado. É muito divisivo. Se a Academia gostar do filme, ela será a cabeça da lista das nomeações. É destaque do filme. Já se disse que Shutter Island pode trazer muitas nomeações e tal como nos homens, pode haver divisão de votos entre as mulheres (o que pode fazer com que nenhuma das duas seja nomeada). Emily Mortimer parece ter o melhor papel mas Michelle Williams tem todo o buzz. Eu aposto numa das duas. Agora em qual... Too soon to tell. Falta só falar de The Lovely Bones. A maioria dos críticos acha que Saoirse - faz de Susie, a protagonista no livro - vai tentar uma campanha para actriz secundária porque Peter Jackson tornou os pais (Weisz e Wahlberg) os protagonistas. Eu não acredito (até porque a previ para Melhor Actriz). Mas se assim for, até acho que vai ter mais dificuldades em conseguir uma nomeação. Seria sinal que alteraram muito o livro e talvez o brilho das suas cenas no livro não passe para o filme. E será que a Academia lhe vai dar uma 2ª nomeação com 15 anos? Hmm. Susan Sarandon poderá também estar de volta com este filme. Mas com tanta gente para roubar a atenção (a irmã, o pai, a mãe, todos com mais tempo de ecrã) não sei se será suficiente.

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

afinal esta é que é a 299 ;) ahah andava lá um rascunho' devemos ter alguma fixação com a mensagem 300 ahahah
vou aos romanos, prometo que depois leio e comento decente o seu oscar..