quinta-feira, 10 de junho de 2010

Prémios TV 2009-2010 - Parte 1: Comédia

No seguimento das revisões das temporadas das séries que acompanho, acho apropriado hoje (finalmente, eu sei!) anunciar os meus nomeados para os melhores da televisão em 2009-2010. Como chamar a estes prémios? Bem, que tal os MUNDO PERDIDO AWARDS? Enfim, não importa... Só vou atribuir prémios às categorias 'major' e a uma categoria que criei de propósito para uma série (Glee).

Vamos primeiro às categorias de comédia:

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - COMÉDIA

Finalistas:
Scott Adsit, 30 Rock
Aziz Ansari, Parks and Recreation
Chris Colfer, Glee
John Krasinski, The Office
Rico Rodriguez, Modern Family

John Krasinski teve a melhor temporada de sempre em The Office, que incluiu o seu casamento e o nascimento do seu filho com Pam. Rico Rodriguez é ainda um pré-adolescente mas já faz comédia como os adultos. Em Modern Family, cada fala dele é de génio. Chris Colfer é o actor que mais balançou entre o drama e a comédia em Glee e tornou as suas storylines ponto fulcral da série. Tudo o que Aziz Ansari diz é engraçado. E Parks and Recreation fica a ganhar com isso. Por último, Scott Adsit pode até ser dos actores do elenco de 30 Rock com menos tempo de antena mas é o que o aproveita melhor. Quando eu me lembro do episódio em que ele se quis vingar da Jenna... So funny.

Nomeados:

Ty Burrell, Modern Family - #2

O pai mais desvairado que eu alguma vez conheci. Mas também o mais divertido. Com ele, tem-se entretenimento à grande, sempre.

Neil Patrick Harris, How I Met Your Mother

Como já é hábito, Barney Stinson voltou a reinar em How I Met Your Mother. Ele que começou a série comprometido (!).

Nick Offerman, Parks and Recreation - #3

Só o bigode já nos faz sorrir. Mas quando Ron Swanson abre a boca e nos deita aqueles lirismos cheios de sabedoria, é demais. Não podemos conter o riso.

Eric Stonestreet, Modern Family - #1

O cómico com mais versatilidade da televisão. Em Modern Family, o gay Cameron mete-se num chorrilho de sarilhos e só mesmo a humanidade que o actor trouxe à personagem nos podem levar a perceber o que vai na cabeça daquele homem.

Michael Urie, Ugly Betty

Mais recatado esta temporada, o sempre excelente Michael Urie conseguiu ser o elo de união das personagens da série e ainda deu um empurrão para ajudar Justin a ser feliz.


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - COMÉDIA

Finalistas:
Jane Adams, Hung
Alison Bree, Community
Jane Krakowksi, 30 Rock
Busy Philips, Cougar Town
Vanessa Williams, Ugly Betty


O que é que podia ser mais hilariante para uma série sobre prostituição masculina que uma "pimp" (chula) do mais desorganizado que há, com um aspecto horroroso e com um ar tresloucado, que passa a vida a fazer disparates? Grande intepretação de Jane Adams. Já se sabe que todo o elenco de Community é um pouco doido, mas Allison Bree levou a sua nerd a um nível de graça que só cabe aos melhores. Vanessa Williams continuou a espalhar terror em Ugly Betty até a sua Wilhelmina terminar triunfantemente onde sempre quis estar: como editora da MODE. Finalmente, Busy Philips conseguiu pegar no estereótipo da loira burra com alto corpo e transformá-la uma personagem estilizada, com um grande sentido de humor e nada, mas mesmo nem um pouco, "dumb" (ingénua, talvez).


Nomeadas:



Julie Bowen, Modern Family

O trabalho mais desvalorizado de Modern Family. Aqui tanto podia estar as actrizes que fazem de suas filhas, Haley e Alex, mas a verdade é que, tendo sido obrigado a rever alguns episódios para me decidir, reparei a qualidade inata de comédia subtil de Bowen. As suas cenas são sempre do mais hilariante que há e a personalidade "frisky" que ela dá à sua mãe de família torna-a uma das melhores actrizes de comédia que eu vi no passado ano.

Jenna Fischer, The Office

O coração de The Office, Jenna Fischer teve esta temporada finalmente algumas storylines para brilhar. O episódio "Niagara", em que se casou, foi em particular do melhor que esta bela actriz consegue fazer quando lhe dão histórias dignas do seu papel na série.

Jane Lynch, Glee - #1

Claro que por muito que eu goste das minhas outras 4 nomeadas, toda a gente sabe quem já venceu. Jane Lynch elevou Glee para um patamar bem alto e a sua comédia seca ("sour") é o complemento ideal ao fino equilíbrio entre o drama e a comédia que a série gosta de aplicar. Além do mais, as piadas dela são de partir o coco a rir.

Aubrey Plaza, Parks and Recreation - #3

Se houve alguém do elenco de Parks and Recreation que este ano se relevou, esse foi Aubrey Plaza. De uma personagem com pouquíssimo valor na primeira temporada da série, tornou-se para mim fundamental ouvi-la durante esta segunda temporada. São as expressões, são as one-liners... Ela faz rir só com os olhos!

Sofia Vergara, Modern Family - #2

Se alguma vez alguém me dissesse que íamos ter na televisão uma latina "sassy" numa série de comédia que NÃO representa qualquer estereótipo contra os latinos, eu diria que me estavam a gozar. Mas não. O estilo comédico de Sofia Vergara e depois o seu aspecto e expressividade corporal fazem o resto. Demais.


MELHOR ACTOR - COMÉDIA

Finalistas:
Steve Carell, The Office
David Duchovny, Californication
Joel McHale, Community
Matthew Morrison, Glee
Josh Radnor, How I Met Your Mother



Josh Radnor foi dos poucos que se salvou em How I Met Your Mother e apesar de alguns dos episódios terem mostrado um Ted cada vez mais pascácio, outros mostraram-nos o verdadeiro génio comédico deste actor. Haverá actor mais perfeito para o papel de Will Schuester que Matthew Morrison? Não me parece. É um papel feito à medida certíssima do actor. Joel McHale é a estrela de Community e o seu jeito de fazer comédia, discreta mas fulminante, é uma das razões que me levou a ver Community. David Duchovny/Hank Moody continua mais louco a cada dia que passa. E o mesmo se passa com o Michael de Steve Carell, que no meio da loucura conseguiu surpreendentemente ser a voz da razão e arranjou tempo para se fazer à vida e se tornar independente da Dunder Mifflin.


Nomeados:

Alec Baldwin, 30 Rock - #2

Por alguma razão ele vai a caminho do quarto Emmy consecutivo. Brilhante na sua arrogância e superioridade, excelente nos momentos de fragilidade. O seu Jack Donaghy é um ícone da televisão.

Jay Harrington, Better Off Ted - #1

A melhor interpretação na melhor série de comédia menos vista de sempre. E ainda por cima não é a única intepretação de lá que merece elogios. Enfim.

Zachary Levi, Chuck

Continuamente a ver desvalorizada a sua interpretação, Zachary Levi nunca esconde as forças e as falhas de Chuck e dá humanidade e humor a uma personagem que, de outro modo, seria facilmente aborrecido.

Thomas Jane, Hung - #3

Um prostituto masculino com atitude. Atitude demais, diria. Mas a riqueza de Thomas Jane trouxe ao background da personagem é de louvar.

Jim Parsons, The Big Bang Theory

No mundo dos loucos, ele é o maior. Os 'nerds' andaram ainda mais à solta esta temporada, a maioria das vezes com resultados imprevisíveis.


MELHOR ACTRIZ - COMÉDIA

Finalistas:
Toni Colette, The United States of Tara
Portia De Rossi, Better off Ted
Julia Louis-Dreyfus, The New Adventures of Old Christine
Lea Michele, Glee

Yvone Strahovski, Chuck

Chuck é das minhas séries favoritas. Muito contribui para isso a ENORME prestação de Strahovski que eu até acho que devia ter contado no top5. Lea Michele está gradualmente a ganhar reputação como "star" pela sua interpretação "diva"-like em Glee. Louis-Dreyfus tem o azar de ter uma série que não tem metade do talento que ela tem para nos fazer rir. E como disse, Better Off Ted não tem só o excelente Jay Harrington pois Portia De Rossi também tem uma performance genial. E finalmente, Toni Colette, a vencedora do Emmy o ano passado (merecido, até) volta este ano a meter-se à baila com os seus 'alters', descobre um 'alter' novo, arranja mais confusões com os vizinhos e com a família e descobre mais segredos do passado. Credo.


Nomeadas:



Courteney Cox-Arquette, Cougar Town

A comprovar tudo aquilo que já sabíamos que ela tinha quando era Monica em Friends: versatilidade, graça, bom-humor, divertimento mas sobretudo um timing genial para one-liners e zingers. Além de estar numa série que acabou em alta a 1ª temporada.

Edie Falco, Nurse Jackie - #2

Se ela não ganhar o Emmy este ano, o mundo está perdido. Ela foi assim TÃO boa. Ao nível da sua Carmela Soprano.

Tina Fey, 30 Rock - #3

Se 30 Rock manteve a sua qualidade ao longo desta temporada algo complicada, foi por causa de Tina Fey (e de Alec Baldwin). A sua Liz Lemon continuou envolvida em 1001 peripécias mas ela tem uma forma tão fantástica de conferir originalidade a cada situação que atravessa que uma pessoa nunca sabe o que vem a seguir.

Eva Longoria Parker, Desperate Housewives

Este lugar era de Lea Michele até eu rever a temporada de Desperate Housewives e de escolher as 20 cenas que mais gostei da temporada e de ver que 15 das 20 eram desta senhora. Eva Longoria Parker, que sempre foi a Dona de Casa Desesperada que o público - e a crítica - mais desprezaram, foi quem mais brilhou este ano na série. Ela é uma expert na arte de fazer rir - bem como a sua personagem, Gabriella. Aliás, eu acho que secretamente a personagem está a gozar connosco, tal são os problemas em que se mete.

Amy Poehler, Parks and Recreation - #1

Se eu mandasse, ela já tinha o Emmy. Como não mando, deve ir para Edie Falco ou para Toni Colette ou Tina Fey. De uma primeira temporada onde eu já tinha adorado o trabalho dela, passa para uma segunda temporada ainda mais forte. A Leslie é a coisa mais ingénua e pateta que eu já vi - e no entanto a actriz confere-lhe uma credibilidade que até me faz ter pena dela de vez em quando. Que grande interpretação.


E agora... A categoria máxima.

MELHOR SÉRIE - COMÉDIA

Finalistas:
The Big Bang Theory
Hung
30 Rock
Ugly Betty
The Office



Nomeados:


Better Off Ted
Cougar Town
Chuck
Glee - #2
Modern Family - #1
Parks and Recreation
- #3


Um dos melhores anos em comédia de sempre: NBC com cinco boas comédias (Community, 30 Rock, The Office, Chuck, Parks and Recreation), ABC com seis (Cougar Town, Modern Family, Better Off Ted, Desperate Housewives, Ugly Betty, Scrubs), FOX com três (Family Guy, Glee, The Simpsons), CBS com três (cinco se contarem com Two and a Half Men e Rules of Engagement a juntar a New Adventures of Old Christine, The Big Bang Theory e How I Met Your Mother), HBO com três (Hung, Bored to Death e Curb Your Enthusiasm) e Showtime com cinco (Californication, The United States of Tara, Nurse Jackie e Weeds, Secret Diary of a Call Girl).

As seis comédias que eu escolhi para meus nomeados são do melhor que se faz em televisão e ao mesmo tempo são as 6 bastante diversas: comédia intimista sobre um grupo de estudantes, todos completamente diferentes, que se farta de cantar bem(Glee), comédia laboral do mais absurdo que há (Parks and Recreation), comédia de humor subtil (Better Off Ted), comédia familiar excelentemente feita e representada, além das situações serem do mais caricato e usual do dia-a-dia de cada um de nós (Modern Family), comédia para a demográfica dos 40 para cima, que tipicamente retrata a crise de meia-idade de uma quarentona que não se imagina como "cougar" (Cougar Town) e comédia de acção cheia de momentos cómicos (Chuck).


Falta agora só a(s) categoria(s) extra...


MELHOR MÚSICA - GLEE




'And I Am Telling You' e 'Beautiful' - Amber Riley
'Don't Rain on My Parade' - Lea Michele
'Don't Stop Believing' - New Directions
'Dream On' - Neil Patrick Harris, Matthew Morrison
'Hello' - Jonathan Groff, Lea Michele
'Like a Prayer' - New Directions

MELHOR CENA MUSICAL - GLEE



'Halo/Walking on Sunshine' e 'It's My Life/Confessions Part II' - New Directions
'Keep Holding On' - New Directions
'Lean On Me' - New Directions
'To Sir, With Love' - New Directions
'Total Eclipse of The Heart' - Lea Michele, Jonathan Groff, Cory Monteith, Mark Salling
'Vogue' - Jane Lynch, Chris Colfer, Amber Riley


(os vencedores destas categorias estão no vídeo via YouTube)

E fim. Continuem por aí que em breve devem surgir os meus premiados para Drama e a continuação da minha revisão das temporadas.


2 comentários:

Joana Vaz disse...

Realmente foi grande ano para as comédias na Tv.:)

Em relação ao actor secundário, adoro o Cameron, sempre tão inconveniente mas cheio de boas intenções. Grande trabalho de Eric Stonestreet. Primeiro lugar merecido.

Nas actrizes secundárias, gosto tanto da Glória como da Sue. Mas Jane Lynch tem um papel mais exuberante do que Sofia Vergara.

Quanto ao actor principal não tenho opinião formada porque não vejo nenhuma das séries.

Em relação às actrizes, Lea Michele poderia ter feito parte das nomeadas.;) Mas Amy Poehler sobressai nessa lista.
Q
uanto às series, adoro as duas “vencedoras”. Modern Family combate preconceitos e estereótipos de uma forma leve, cómica e moralista.
Glee é glee!:D Cheio de vida, música e ensinamentos.

Bom, em relação as categorias especiais:

'Don't Stop Believing' abriu e encerrou a temporada e considero-a a música mais marcante.

'Halo/Walking on Sunshine' e 'It's My Life/Confessions Part II'. Este episódio foi dos mais divertidos de toda a temporada. Mas poderia escolher qualquer outra cena, pois a séria está recheada de grandes momentos musicais.

DiogoF. disse...

Bem, como já te fiz saber, acompanhei muito poucas séries este ano - How I met your mother; Dexter; Flash Forward e House MD.

Quando terminar as aulas, conto actualizar-me em duas que, não podendo acompanhar com regularidade, não quero deixar de ver: Gossip Girl e Desperate Housewives.

Outras há que admito vir a ver, por pressão social que me tem vindo a ser feita: The Big Bang Theory, Chuck, The Office e Lost.

Ainda assim, falaste de alguns dos meus actores cómicos favoritos: Josh Radnor, Neil Patrick (e, aqui, teria de introduzir, da mesma série, o Jason Segel), Julia Dreyfus e Eva Longoria.