terça-feira, 15 de junho de 2010

Revista da semana

Política

As medidas do pacote de austeridade foram aprovadas quarta-feira, na especialidade, entre as quais o corte de 5 % nos salários de titulares de cargos políticos.
Das medidas votadas na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, já que o aumento de impostos e limites de endividamento das autarquias, por exemplo, são votadas no plenário apenas, todas as propostas pelo governo foram aprovadas.
Foi também aprovado o aumento do limite de garantias a dar pelo Estado no âmbito da iniciativa para o reforço da estabilidade financeira.

Pacote de austeridade nas mãos de Cavaco Silva - Os grupos parlamentares aprovaram hoje o texto final da proposta de lei com o novo pacote de austeridade, seguindo agora para a Presidência da República para promulgação.


Desporto

O SL Benfica sagrou-se bicampeão nacional de basquetebol ao vencer o FC Porto por 85-74, no quinto jogo da final do playoff. Heshimu Evans foi determinante na vitória encarnada que fixou a eliminatória do playoff em 4-1.

O Benfica venceu o Sporting no domingo, no Pavilhão Paz e Amizade, por 4-3, e igualou a final do play-off do campeonato nacional de futsal.
O Sporting tinha ganho pelo mesmo resultado no sábado.

Portugal estreou-se no Mundial com um empate a zero frente à Costa do Marfim.


País

Um acidente com um tractor matou uma criança de oito anos, ontem à noite, em Campo, Valongo. A criança regressava a casa com o pai, quando a máquina tombou para um terreno agrícola. João Pedro ficou por baixo do tractor e não resistiu aos ferimentos.

As câmaras de sete dos concelhos atravessados pelas A41 e A42 decidiram apresentar segunda-feira uma providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo contra a aplicação de portagens nas até agora auto-estradas sem custos para o utilizador.

Um homem de 53 anos, residente em Amarante, encontra-se desaparecido desde o dia 7, tendo sido visto pela última vez em Zamora, Espanha, onde estava a trabalhar.


Mundo

Pelo menos 39 pessoas morreram e 73 ficaram feridas devido a uma explosão ocorrida num local onde se celebrava um casamento em Nangahaan, no Norte da província de Kandahar.

O presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu quarta-feira uma redução acentuada do bloqueio israelita à Faixa de Gaza e anunciou uma ajuda de 400 milhões de dólares para este território palestiniano e para a Cisjordânia.

Um sismo de 7.7 graus na escala de Richter atingiu a região das ilhas indianas de Nicobar, a noroeste da zona de Banda Aceh, na ilha indonésia de Samatra.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos, o epicentro do abalo foi a 155 quilómetros a oeste de Misha e a uma profundidade de 34 quilómetros.

O estado de emergência no Quirguistão foi alargado, este domingo, ao sul do país, numa altura em que os confrontos já fizeram 97 mortos, mais de 1200 feridos e mais de 30 mil refugiados.
Moscovo anunciou, entretanto, o envio de mais tropas para este país da Ásia Central, em concreto três aviões militares com batalhões de paraquedistas para proteger edifícios e cidades russos.

A polícia alemã avança que um homem armado está a manter várias pessoas como reféns numa loja de roupas na cidade de Leipzig, na Alemanha.
A porta-voz da polícia, Uta Barthel, declarou que o homem está a ameaçar os reféns com uma arma, mas desconhece quantas pessoas foram feitas reféns dentro de uma loja da cadeia sueca H&M.
A porta-voz informou também que o homem deixou várias pessoas saírem da loja e não há relatos de feridos.
A responsável referiu ainda que o centro da cidade de Leipzig foi fechado pela polícia, depois de ser alertada do incidente, por volta das 12:30 locais (11:30 em Lisboa).


Humor

Sem comentários: