terça-feira, 1 de junho de 2010

Revista da semana

Política

Governo quer vender participações do Estado na Galp e na EDP ainda este ano.

Cortar 4 feriados para aumentar 0,2 ou 0,3% do PIB - Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda, deputadas eleitas pelo Partido Socialista, apresentaram recentemente um projecto que propõe a eliminação de 4 feriados e a deslocação de outros com o propósito de aumentar a produtividade e, em última análise, possibilitar um aumento do salário mínimo. Uma proposta que não foi acolhida favoravelmente por alguns quadrantes. - Isto é cada ideia... enfim.

O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas decidiu pedir audiências aos grupos parlamentares e apresentar queixa na Provedoria de Justiça contra o deputado socialista Ricardo Rodrigues, filmado a apropriar-se de dois gravadores a jornalistas da revista 'Sábado'.

As empresas portuguesas assinaram, no âmbito na visita de Sócrates a Hugo Chávez, contratos no valor de 1.500 milhões.
As empresas integram a comitiva do primeiro-ministro, José Sócrates, que chegou sábado à Venezuela para uma visita oficial.

O PSD voltou a manifestar o seu apoio a Cavaco Silva, caso se recandidate à presidência da República, considerando que é «o Presidente de todos os portugueses» e que será avaliado «por aquilo que foi o seu mandato».

A Comissão Nacional do PS decidiu apoiar a candidatura de Manuel Alegre às eleições presidenciais. A proposta foi apresentada pelo secretário-geral socialista, José Sócrates, e foi aprovada por maioria, com 10 votos contra e uma abstenção.

Governo aposta no combate às baixas fraudulentas - Milhares de baixas por doença estão a ser cortadas todos os meses. O combate à fraude faz parte da estratégia do Governo para combater a crise e serve também para compensar o aumento da despesa com o desemprego.

Governo vai encerrar 900 escolas - As escolas com menos de 21 alunos vão encerrar, Ministério já acordou 400 fechos com as autarquias.

O Governo aprovou, esta terça-feira, a versão final do decreto-lei que abre um regime excepcional para a contratação de médicos aposentados pelos serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) por um prazo máximo de três anos.

Governo diz-se surpreendido por desemprego de 10,8% - O secretário de Estado do Emprego diz que o número hoje avançado pelo Eurostat é "inadequado" e vai contra os dados do Governo.

Novo Governador do Banco de Portugal toma posse a 7 de Junho - Carlos Costa assume a liderança do banco central na próxima segunda-feira, informou hoje o Governo.

Lei obriga que todos os telemóveis sejam desbloqueados - Foi publicado em Diário da República um decreto-lei que obriga ao desbloqueamento gratuito de todos os aparelhos que permitem o acesso a comunicações electrónicas, incluindo telemóveis.


Desporto

Segundo apurou o Correio da Manhã, cada jogador dos 24 seleccionados por Carlos Queiroz recebe uma diária de 800 euros. - Isto é gozar com os pobres...

José Mourinho assinou pelo Real Madrid por 4 épocas.

Jesualdo Ferreira rescindiu contrato com o FC Porto e deve rumar ao estrangeiro para treinar o PAOK.

A França vai ser o país anfitrião do Euro 2016 - Michel Platini anunciou ao final da manhã de sexta-feira que será o seu país o organizador do Europeu de 2016.
Esta será a primeira edição do torneio com 24 equipas e a terceira que os gauleses vão ter possibilidade de organizar.

O Sporting venceu a Taça Challenge e fez história ao trazer para Portugal o primeiro troféu europeu de andebol. Os leões bateram na final o MMTS por 27-26.

A equipa de basquetebol do Benfica venceu o FC Porto por 63-53 e colocou-se em vantagem por 2-0 na final do play-off.

Ivan Basso vence Volta a Itália - O ciclista italiano sagrou-se este domingo campeão do Giro de Itália 2010. Ivan Basso já havia vencido a prova em 2006.


Cinema

Príncipe da Pérsia - não é nenhuma obra prima, mas entretém. É um Piratas das Caraíbas nas arábias.

O elenco vocal da sequela de «O Panda do Kung Fu» está a adicionar alguns nomes invulgares ao elenco de vozes: Jean-Claude Van Damme e Michelle Yeoh, mais reconhecidos pelos seus papéis em filmes de artes marciais.

O actor e realizador Dennis Hopper morreu sábado de manhã, 29 de Maio, na sua casa de Los Angeles, rodeado pela família e amigos, segundo declarações à Agência Reuters de Alex Hitz, um amigo próximo. O artista faleceu vítima de cancro da próstata, uma doença que já há algum tempo combatia e de cuja existência o público tomou conhecimento em Outubro de 2009, quando o «manager» do actor divulgou oficialmente a notícia.

Mass Effect no cinema - O RPG da BioWare vai ter direito a filme.
A Legendary Pictures adquiriu os direitos para a produção de um filme baseado em Mass Effect.
A obra terá a participação da Warner Bros., que se encarregará também da distribuição.
O argumento deverá estar a cargo de Mark Protosevich, com Ray Muzyka e Greg Zeschuk - fundadores da BioWare – a assumirem a produção executiva.
Mais detalhes, como a história, elenco ou data de estreia, são ainda desconhecidos.


País

Um choque entre uma ambulância dos bombeiros e um automóvel, quarta-feira, pelas 14.30 horas, provocou dois feridos. O acidente deu-se no cruzamento da Rua do Cantor Zeca Afonso, no Porto.

"Mais de 2000" polícias iniciaram quinta-feira, cerca das 18:45, uma manifestação do Marquês de Pombal para o Ministério da Administração Interna, na Praça do Comércio, onde será entregue um memorando contra o novo estatuto profissional.

A CGTP estima que cerca de 300 mil pessoas tenham marcado presença na manifestação nacional de sábado, em Lisboa.
O líder da CGTP, Carvalho da Silva, criticou a actuação do Presidente da República perante a crise, exigiu que as medidas de austeridade apresentadas pelo Governo sejam revogadas e não descarta a possibilidade de uma greve geral.

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) aprovou este sábado em Pombal uma paralisação nacional para dia 7 de Junho e anunciou que a partir desta segunda-feira os camionistas deverão conduzir a 40 quilómetros/hora.

O condutor do automóvel que sábado se despistou na EN-13, em Caminha, provocando quatro mortos, ter-se-á "atrapalhado" ao avistar uma patrulha da GNR que na altura fiscalizava o trânsito numa rotunda.
A viatura, que circulava "a alta velocidade", começou por embater num rail da estrada, onde terá perdido um pneu, acabando por se despistar uns 100 metros à frente, onde galgou outro rail, acabando por chocar "violentamente" contra um pinheiro de grande porte.
O carro - um Porsche 911 - partiu ao meio, tal a violência do embate.

Os trabalhadores da rodoviária Transportes Sul do Tejo (TST) iniciaram hoje uma greve de 48 horas, em protesto contra o congelamento de salários e contra o aumento de impostos.

O procurador geral da República (PGR) referiu esta terça-feira que "a investigação da Casa Pia acabou há anos" e o julgamento "está a ser feito pelos juízes", para justificar não ter "nenhuma expectativa" quanto ao acórdão que será proferido em Julho.

O desaparecimento de um banhista ao mergulhar nas águas da praia da Cabana do Pescador, na Costa de Caparica, não deixou dúvidas aos restantes veraneantes: mais um afogado, desta vez a marcar o arranque da época balnear.


Mundo

Vários suicídios na fábrica que faz o iPhone na China - A fabricante Foxconn está a pedir aos operários em Shenzhen, no sul da China, que assinem documentos a prometer que não vão suicidar-se e a aceitar a sua institucionalização se revelarem um "estado mental ou físico anormal".

Vaivém Atlantis regressou quarta-feira da sua última viagem ao espaço - A nave espacial norte-americana Atlantis aterrou como previsto na Florida, às 8h48 locais, 13h48 em Lisboa. Foi a última viagem deste vaivém espacial ao fim de 25 anos ao serviço da NASA.

Uma Thurman, Martins Scorcese ou Wesley Snipes ficaram sem o seu gestor financeiro. Ken Starr foi preso quinta-feira pelas autoridades.
O gestor financeiro é acusado de orquestrar uma fraude piramidal no valor de 24 milhões de euros.

Um raide aéreo na Faixa de Gaza eliminou três membros de uma milícia islâmica, um dia após o massacre no Mediterrâneo. A informação foi confirmada pelas autoridades hebraicas e pelo director clínico do hospital em Gaza.

A justiça italiana está a investigar o banco do Vaticano por suspeita de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro, avançou hoje, terça-feira, o jornal “La Repubblica”.

Milhares de internautas processados por terem descarregado ilegalmente o filme "Estado de Guerra" vão começar em breve a receber avisos do tribunal norte-americano, a notificá-los de que estão a ser acusados no processo.

As autoridades espanholas prenderam quatro pessoas acusadas de serem responsáveis de promover a pirataria de videojogos.


Humor

Cuidado com os festejos...

1 comentário:

Diana Almeida disse...

"Um choque entre uma ambulância dos bombeiros e um automóvel, quarta-feira, pelas 14.30 horas, provocou dois feridos. O acidente deu-se no cruzamento da Rua do Cantor Zeca Afonso, no Porto."

Foogo... digo-vos uma coisa.. enriqueci muito com esta notícia...

Questão: A revista da semana não deve ter como princípio resumir os acontecimentos IMPORTANTES da semana?! RESUMIR..

E.. só para acrescentar ao Desporto: o Sporting ficou em 2º. lugar na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo!! Foi um bom fim de semana para o SCP e para o desporto Nacional!!