quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Revista da semana

Desporto

José Torres faleceu sexta-feira, depois de travar uma batalha de anos contra a doença de Alzheimer. O Bom Gigante foi um dos símbolos do Benfica da década de 60, juntamente com José Augusto, Coluna, Eusébio ou António Simões. "Deixem-me sonhar" ficará na história do futebol luso.

Portugal, na fase de qualificação para o Euro 2012, empatou a 4 golos com o Chipre e perdeu 1-0 com a Noruega, complicando as contas para a qualificação. - sem comentários...

A selecção de sub-21, depois de perder na sexta-feira com a Inglaterra, ficando arredada da qualificação para o europeu, ganhou à Macedónia por 3-1, terminando assim a fase de grupos em 3º lugar.

O GP de San Marino em Moto2 ficou marcado por uma tragédia. O piloto japonês Shoya Tomizawa, de 19 anos, sofreu um acidente violento, com Alex de Angelis e Scott Redding, acabando por morrer já no hospital.
O piloto de 19 anos caiu da moto quando era pressionado pelo italiano Alex de Angelis. Sem espaço para se desviarem, tanto Angelis como o britânico Scott Redding acabaram por atropelar Tomizawa. O japonês foi projectado a 40 metros de distância, sofrendo múltiplas fracturas acabando por não resistir aos ferimentos.

No campeonato da europa de Hoquéi em Patins, Portugal venceu a Itália por 4-1, a Inglaterra por 14-1 e a Alemanha por 5-1, qualificando-se em 1º lugar para os quartos de final, onde defrontará a Áustria.


País

Trovoada, chuva intensa e granizo provocaram quarta-feira, ao final da tarde, várias inundações em habitações, comércio e estabelecimentos públicos, na vila trasmontana de Mogadouro, no distrito de Bragança.

Um homem de 58 anos morreu ao início da tarde de quinta-feira, depois de ter sido arrastado por uma onda na praia do Relógio, na Figueira da Foz, onde estava içada a bandeira vermelha.

Casa Pia
Os arguidos foram condenados, respectivamente, a:
Carlos Silvino, "Bibi" - 18 anos de prisão
Carlos Cruz- 7 anos de prisão
Manuel Abrantes - 5 anos e 9 meses de prisão
Jorge Ritto - 6 anos e 8 meses de prisão
Ferreira Diniz - 7 anos de prisão
Hugo Marçal - 6 anos e 2 meses de prisão
Gertrudes Nunes - absolvida

Quatro pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade, na sequência de uma colisão entre três veículos ligeiros na A-22 (Via do Infante), junto à saída para Faro.


Mundo

Quarta-feira, protestos contra o aumento dos preços em Maputo, Moçambique, terão feito pelo menos dez mortos e mais de cinquenta feridos. As medidas de segurança foram reforçadas em todo o país, já que tanto na Beira como em Quelimane se sente o clima de tensão.
Quinta-feira, o diretor da cadeia central de Machava, na zona da Matola, arredores da capital moçambicana, foi ferido durante tumultos protagonizados pelos 2500 reclusos, toda a população prisional, que exigem a libertação.

Um homem armado entrou nas instalações do Discovery Channel e fez três reféns. Segundo a polícia, depois de algumas horas de sequestro foi possível retirar os reféns das instalações. O sequestrador foi alvejado pela polícia, vindo a falecer.

Mais de quatro mil presos de três prisões venezuelanas estão em greve de fome para exigir atenção das autoridades para situações de atrasos processuais, alegados maus-tratos dos guardas prisionais e sobrelotação.
O protesto, que se iniciou com 32 dos 80 presos da prisão de Tocuyito, no Estado venezuelano de Carabobo, é feito também por quase três mil detidos do Centro Penitenciário de Arágua e 1137 da cadeia Vista Hermosa do Estado de Bolívar.

Em Dublin, Tony Blair, o ex-primeiro ministro britânico foi alvo da fúria de alguns manifestantes que lhe atiraram com vários objectos, entre os quais ovos e sapatos.
O incidente ocorreu quando Tony Blair chegava a uma livraria do centro de Dublin para a apresentação do seu livro de memórias.

Uma centena de pessoas poderá ter ficado soterrada na sequência de um deslizamento de terras numa das principais auto-estradas da Guatemala. Estas pessoas tentavam sair de um autocarro que tinha sido coberto por um deslizamento quando ocorreu um segundo.

Um autocarro com passageiros do paquete Funchal caiu numa valeta, perto de Ceuta, em território marroquino e, segundo os últimos dados disponíveis, fez 10 mortos, nove portugueses e o motorista do autocarro que não resistiu aos ferimentos.
O balanço é do Governo português. De acordo com fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, António Braga, 19 feridos graves estão a ser assistidos em dois hospitais de Tetouan, Marrocos, enquanto 17 feridos ligeiros recebem assistência médica em Ceuta, Espanha.

As autoridades iranianas suspenderam a execução por lapidação da mulher condenada por adultério. O anúncio foi feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros à televisão iraniana que disse ainda que o caso vai ser revisto.


Humor

Carro roubado...

Sem comentários: