segunda-feira, 27 de abril de 2009

I Memorial Bruno Neves - comentários

http://jornalciclismo.com/?p=4775

Bem, tenho eu muita pena, mas não consegui ter o vídeo aqui..
De qualuqer das formas, a vitória da clássica foi para Edgar Pinto, da Liberty, que na 1º volta que eu vi comandava o 1º grupo.. entretanto umas fugas e tal.. Muito dinâmica esta corrida..

Entre as confusões de trânsito e as desobediências de alguns condutores, espero que, para o ano, possamos ver a clássica na estrada..

Entretanto só uma dúvida.. ou comentário se quiserem..

- na 1ª volta, zona da farmácia moderna.. assistiam algumas pessoas à corrida, e nós, cheias de entusiasmo, a bater palmas e a gritar "Vai, Vai, Vai" e eis que alguém, no meio dos corredores solta alguns assobios..

- na 2º volta, zona da farmácia falcão, eu já munida da minha máquina ouço um dos srs da frente dizer "tire-me antes uma foto a mim que sou mais bonito" - ai ai, este mundo está perdido..

-na 3º volta, ponte do comboio, perto da Lactogal, eis que gritávamos novamente "Vai, Vai, Vai" e aplaudiamos e, alguém, no meio daquele pelotão nos respondeu "Vai, Vai, Vai".. Lol, ora, na altura achei piada, mas depois de reflectir, será que o moço nos estava a mandar para algum sítio sinistro? ahahah.. às tantas já estava farto de tanto grito.. ou de tanto silêncio.. vá-se lá saber.. ;)
Saber, saber, bem.. eu gostava de saber quem tinha sido ;) mas isso sou eu :)

*

domingo, 26 de abril de 2009

A Chama Imensa

Costumo comprar A Bola à segunda feira.
Ler as notícias do fds e tal.
É o jornal desportivo que gosto, são opiniões.

Neste jornal, ao domingo, o conhecido humorista Ricardo Araújo Pereira escreve uma crónica humorística sobre futebol, os casos da semana, outros casos antigos, etc e tal.
Pensei: porque não partilhar com toda a gente esta pérola do humor?
E, assim sendo, aos domingos, ou à segunda feira, caso não tenha oportunidade ao domingo, esta será a minha crónica.
Espero que gostem e não levem a mal =)


17 de Agosto de 2008

"Primeiro troféu perdido de Cristian Rodriguez!"

Imagine que, um ou dois meses antes de começar a época, o jogador mais valioso do Benfica anunciava que queria sair.
Imagine que, depois disso, era excluído quase na totalidade dos jogos da pré-época.
Imagine ainda que o mais valioso jogador do Benfica não era sequer convocado para o primeiro troféu da época.
Se puder, imagine também que o Benfica perdia o troféu.
Que diria a imprensa?
Que se estava perante o maior escândalo desde o Watergate, que o Benfica não conseguia segurar os seus melhores jogadores, evidentemente devido a uma aflitiva falta de organização, que os dirigentes estavam a deixar que um braço-de-ferro com um jogador prejudicasse todo o chamado grupo de trabalho, que estava irreversivelmente afectado pela situação em que o colega vivia.
Quando isto acontece no FC Porto, o que se passa é que o jogador manifesta uma natural ambição, ambição essa que vem, aliás, sublinhar a qualidade do trabalho dos dirigentes do FC Porto ao contratarem um jogador extremamente ambicioso.
Por outro lado, a SAD portista sabe gerir de forma muito inteligente a situação, poupando o jogador ao desgaste nos sempre maçadores jogos oficiais, impedindo que contraia lesões que prejudiquem negócios futuros.
E ainda hei-de ler que, num golpe de génio, Jesualdo Ferreira, a conselho de Pinto da Costa, colocou Ricardo Quaresma nas reservas do FC Porto para que o jogador possa ser a grande estrela da Liga Intercalar, prestigiando assim o troféu.
Se quiser continuar o exercício, imagine o leitor que o Benfica tinha sido campeão o ano passado (aqui vai mesmo ter de imaginar com muita força).
Imagine que, depois disso, tinha vendido o lateral-direito titular e, para o substituir, o Benfica tinha contratado um desconhecido que custa cerca de 5 milhões de euros e que é suplente da poderosa selecção da Roménia.
Imagine que o lateral romeno tinha cometido um erro infantil no primeiro jogo da época.
Imagine também que o Benfica tinha ficado sem o médio defensivo titular e que não tinha arranjado um substituto à altura.
E imagine ainda que tinha contratado um central que o treinador tinha optado por deixar no banco, e que os centrais titulares tinham andado às aranhas.
Finalmente, imagine que, depois de ter sido campeão, o Benfica tinha sido condenado por tentativa de corrupção e tinha perdido todos os troféus disputados depois disso, nomeadamente uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Que diria a imprensa?
Que o Benfica estava a pagar pelos erros graves que tinha cometido.
Que tinha preferido andar a contratar jogadores para fazer pirraça ao rival em vez de se preocupar com as verdadeiras necessidades do seu plantel.
Que tinha voltado a contratar jogadores de baixa qualidade e que dificilmente voltaria a ganhar alguma coisa nos próximos anos.
Quando isto acontece no FC Porto, não há razões para preocupações.
Foi feita uma aposta inteligente em jovens promissores, e tudo isso dará frutos a curto prazo porque o FC Porto está muito bem organizado.
As derrotas em todos os troféus são acidentes de percurso que a equipa, que é tão organizada, saberá ultrapassar em breve.
Ainda bem que a nossa imprensa me elucida, porque eu não tenho discernimento para tanto.


Fonte: Jornal A Bola

I Memorial Bruno Neves














Pois bem, aqui ficam algumas fotos da corrida I Memorial Bruno Neves.
Espero mais logo já ter disponível um pequeno vídeo.

Sinceramente, estou feliz :) É trazer a Oliveira de Azeméis uma clássica, que espero se desenrole por muito tempo, para homenagear um ciclista que partiu depressa de mais.
Espero que a escola de ciclismo Bruno Neves consiga vingar e daqui a pouco tempo contemos com uma equipa.
Somos bons nisso, só precisamos de apostar.

Entretanto, reflexões da visualização da prova ficam pra depois..

Vai, Vai, Vai!!

*

sábado, 25 de abril de 2009

Enquanto houver estrada para andar..

Bem..
Acho que não vale a pena trazer para cá discussões de 25 Abril..
Mais logo a União defronta Juventude de Viana.
Amanhã, I Memorial Bruno Neves.

Entretanto, lê-se numa notícia do JN: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1211770

"Oliveira de Azeméis é outro caso preocupante.De forma diferente. Os 2664 desempregados provêm de pequenas empresas de calçado e de moldes que não aguentaram a mudança dos tempos." - o título da mesma refere-se à falência de um império, o do calçado e dos moldes.

Dizer ainda que este blog está a ficar velhote.. já tem um aninho cerca de 250 post, grande parte dedicados a arqueologia, desporto, música e cinema..
Julgo poder dizer que se aceitam sugestões ;)

*

I'm back from the dead... muahahahahah




Bem, depois de muito reflectir, e a pedido de várias famílias (ou não), estou de volta ao blog...
Isto anda a ficar muito parado, só assuntos chatos e tenho de animar isto ahahah
Porquê voltar neste dia?
Só porque me apeteceu lol
Não tem nada a ver com o Dia da Liberdade, e eu ter sido censurado (isto foram palavras da minha querida Sara xD)

E é assim.
Mais um fim de semana, um belo dia de sol.
E amanhã lá vou eu a caminho de Viseu.

Um bem haja a todos e 25 de Abril sempre =)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cartazes

Aqui ficam os dois cartazes, Porto e Coimbra.



quarta-feira, 22 de abril de 2009

Memorial Bruno Neves em Oliveira de Azeméis

Fercase-Paredes Rota dos Móveis em Vila do Conde e Oliv. Azeméis

Depois do bom desempenho na 15.ª edição da Clássica da Primavera (Hugo Sabido em terceiro e Joaquim Andrade em nono, ambos com o tempo do vencedor) a Fercase-Paredes Rota dos Móveis prepara-se para um fim-de-semana com “dose dupla” de provas.

No sábado, dia 25 de Abril, a equipa alinha na I Clássica de Vila do Conde, terceira etapa da Taça de Portugal de Elites. Num percurso traçado integralmente nas estradas do concelho e com uma extensão de pouco mais de 130 quilómetros, os ciclistas terão pela frente dificuldades especiais nas contagens de Prémio da Montanha (ambas de 3.ª categoria) e nas Metas Volantes.

O especial atractivo reside num sempre selectivo circuito final de pouco mais de 2.600 metros, aproveitando o traçado do antigo circuito automóvel, o qual será percorrido quatro vezes e se espera venha a atrair a atenção de muito público.

Para domingo está agenda a participação no I Memorial Bruno Neves, ciclista falecido em condições trágicas há pouco mais de um ano em consequência de um acidente durante uma prova.

Com epicentro no concelho de Oliveira de Azeméis, a prova terá uma extensão de 155 quilómetros cumpridos sobre um circuito que será percorrido por cinco vezes e engloba quatro contagens para o prémio da Montanha.

Para as duas provas do fim-de-semana a formação da Fercase-Paredes Rota dos Móveis far-se-á representar pelos ciclistas Hugo Sabido, Vergílio Santos, Ruben Calvo, David Vaz, Bruno Barbosa, Joaquim Andrade e Miguel Candil alinhando com o firme propósito de aproveitar o bom momento de forma dos seus elementos para se intrometer na discussão pelo triunfo final.

Fonte: O Jogo online.

Queima 2009 - Porto

Pois bem, não sendo ainda conhecido o cartaz todo catito, aqui ficam as bandas que alegadamente vai marcar presença na queima do Porto:

3 de Maio (Domingo: 00:01)
SKEEZOS - Vencedor das "Bandas de Garagem" (Myspace Oficial)
DAVID FONSECA (Myspace Oficial)

3 de Maio (Domingo: 22:00)
JOHN IS GONE (Myspace Oficial)
REAMONN (Myspace Oficial)

4 de Maio (Segunda: 22:00)
BLIND ZERO (Myspace Oficial)
DEOLINDA (Myspace da Banda)

5 de Maio (Terça: 22:00)
FADOMORSE (Myspace Oficial)
BANDALUSA (Site Oficial)
QUIM BARREIROS (Site Oficial)

6 de Maio (Quarta: 22:00)
RITA REDSHOES (Myspace Oficial)
PEDRO ABRUNHOSA (Myspace Oficial)

7 de Maio (Quinta: 22:00)
DONNA MARIA (Myspace Oficial)
KLEPHT (Site Oficial da Banda)
XUTOS & PONTAPÉS (Site Oficial da Banda)

8 de Maio (Sexta: 22:00)
EXPENSIVE SOUL (Myspace Oficial)
EAGLE EYE CHERRY (Site Oficial da Banda)

9 de Maio (Sabado: 22:00)
PER7UME (Myspace da Banda)
RUI VELOSO (Site Oficial)

Fonte:http://festasacademicas.blogspot.com/

Estou triste, mas depois comento' onde está JP? Coimbra.. :s

terça-feira, 21 de abril de 2009

Queima 2009 - Coimbra

Ora, o cartaz da Queima de Coimbra (o Grande cartaz)..
Aguardamos ansiosamente pelo do Porto.. mas..

sábado, 18 de abril de 2009

A "Paixão" do desporto..

Pois bem, se me permitem, isto é quase um comentário ao que o Jorge escreveu ontem.. mas queria acrescentar o que eu denominaria como "Paixão" do fim de semana..

Começando já por aí, e independentemente do Sporting ter vencido o jogo em Guimarães, há um sem número de casos a lamentar..
Claro, sou do SCP, logo vou defender o meu clube, digam o que disserem, fomos roubados!
Os amarelos rebuscados para colocar jogadores de fora..
Um golo anulado por alegado pé em riste de Carriço.. Neste lance, alguém que me explique pf que eu não percebi.. o árbitro está extremamente bem posicionado, vê a jogada, o Carriço segue, dá golo, e só depois disso é que ele anula.. Agora só se assinala isto quando é golo? Bem.. nem discuto se o dito pé existiu ou não.. agora, esperar pelo golo e assinalar?! Mas isto veio de onde? Quem sabe de arbitragem que me diga se é a regra que o manda!
A expulsão do Paulo Bento.. e foi porque? dizer asneiras? chamar nomes? achei eu que isso faziam todos! Ah, se calhar julgo mal esta sociedade.. são todos tão certinhos!
E amanhã estaria cá a enumerar casos.. E não venha o srº Cajuda dizer que o árbitro esteve bem.. e que coitadinhos dos clubes pequenos..
O problema, é que as compras são dos Grandes incomodados..

Bem, deixando a fúria de lado e partindo para os comentários ao que o Jorge escreveu..
*Investimento em futebol, frutos noutras modalidades. Só me apetece dizer que o nosso futebol é o que é, mas o povo gosta e engole, e vai ao estádio, e dá audiências à tv, e discute sobre isso, e vende capas!
Quando o Sérgio Paulinho ganhou uma etapa na Vuelta a Espanha (que eu diria ser importante) um minimo quadrado no canto do jornal (e em 2..)
Quando há JO ou Campeonatos Europeus ou Mundiais o destaque nas capas disso é 0! Muitas vezes, competições que decorrem quando já não há ligas de futebol e as capas são teorias rebuscadas de possíveis contratações para as próximas épocas..
E é isso que vende! Porque eu gosto de ciclismo e o Jorge de hóquei.. mas se formos falar com muita gente, ninguém quer abrir os olhos.. e lamentavelmente, o futebol enche os bolsos a muita gente.. e os olhos.. e vamos continuar a ir por ai.. futebol milhões..
Bem, deixa-me triste.. tinhamos grandes talentos noutras modalidades, mas como não têm apoios nem estas visibilidades.. é o que há.. a volta a Portugal é organizada pela PAD que pode estar com problemas económicos para realizar a competição..
Bolas, a Volta a Portugal trás equipas internacionais.. é a 4ª prova por etapas mais longa e corre estes riscos? Mostra Portugal, o país.. não é só desporto.. eu diria ser desporto social.. e quem é que quer saber disto?! FUTEBOL.. FUTEBOL.. FUTEBOL..

*O domínio encarnado nas capas do jornal.. bem, não digo que ande muita gente a pensar em contar as capas pra ver quem domina.. mas é inadmissível.. Quando não há notícias inventam-se.. só para fazer capa.. pois, o clube com mais sócios deve dar lucros..

*O Estrela.. os jogadores lá andam numa situação de salários em atraso completamente lamentável.. mas correm.. e esforçam-se.. e não recebem.. lamentável!

*União em futebol.. Santa Paciência!
E tudo isto porque quem tem dor de coto, quem fracassa e não tem desculpas as despeja nos outros..
Eu sinceramente, nem sei se o Sr do Boavista merece comentários! Lembro-me perfeitamente de ler resumos de jogos em que se dizia que houve prejuízo na arbitragem para a UDO.. mas agora, somos levados ao colo..
É tão triste que não se consigam as coisas por mérito e se tente o desmérito dos outros..
Já agora, ainda gostava de saber onde é que temos dinheiro para pagar aos árbitros.. ou se lhes dá um vento qualquer na tola que se lembrem de roubar a nosso favor (!) só porque sim.. ou só porque o ti Herminio é de cá e acham que sim.. ou.. ou.. ou..
Bem, eu é que ando com o emblema da UDO na mochila.. qualquer dia, no Porto, bem um boavisteiro a correr atrás de mim !

Enfim..
Enquanto houver estrada para andar, a gente não vai parar.. (espero eu)

Desporto, Cultura e Arqueologia.. só com muita PAIXÃO!
*

Última Hora: Oliveirense


A Oliveirense está fora da final da Taça CERS, ao perder por 3-2, por golo de ouro, no prolongamento, com a equipa do Mataró.


A Oliveirense, equipa muitíssimo superior ao Mataró - equipa já despromovida da 1ª divisão espanhola de hóquei em patins mas que no entanto tem estado em boa forma (último jogo: Mataró 0-0 Barcelona) - não conseguiu bater os espanhóis que apesar de jogar em casa emprestada, jogavam no seu país.


O piso, diferente do normal - em mosaico - também não ajudou os portugueses que terminaram a primeira parte a perder por 2-0. Ainda assim, a Oliveirense arregaçou as mangas e mostrou serviço, empatando o jogo a 2-2 e levando para tempo extra a partida. No entanto, um golo do Mataró na primeira parte do prolongamento colocou o ponto final na partida e apurou o Mataró para a final.


Esperemos que o Viareggio tenha melhor sorte e consiga contrariar a outra equipa espanhola, o Lloret. Ainda assim, a Oliveirense teve uma boa prestação no jogo de hoje e durante toda a competição.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

I Dreamed a Dream

O novo fenómeno da internet, este video ja foi visto por quase 30 milhoes de pessoas, desde a actuação dela, ha apenas 6 dias.
É de uma pessoa ficar emocionada, sem dúvida.
As aparências iludem realmente.

Heróis

Hey, long time, no see :)

Uma fotozinha da melhor claque do mundo :D (Grande Mancha, domingo lá estarei convosco!)


Já cá não vinha há imenso tempo - e decidi escrever logo depois daqueles posts desnecessários sobre guerrinhas com FC Porto e afins... Não vou comentar porque 1. Não é minha função, 2. Por certo a Sara partilha a minha opinião sobre o assunto, 3. Não percebo a necessidade de, 4. É por estas e por outras que o verdadeiro "grande" de Portugal, aquele que não perde a fibra moral em jogos internacionais e vai conquistando coisas, é o FC Porto. Enfim. Moving on.

Bom, eu venho mesmo cá é para falar de outras coisas... De outros clubes. Sem guerras.


1. UNIÃO DESPORTIVA OLIVEIRENSE


Não sei alguém cá em Oliveira de Azeméis já reparou, mas o clube com maior representatividade a nível regional e do concelho tem-se dado particularmente bem esta época, e as suas duas modalidades principais - futebol e hóquei em patins - têm brilhado imenso.

A secção de hóquei está esperançadíssima em trazer para Portugal, este fim-de-semana, a Taça CERS. Essa taça que esteve para ver a sua final-four ser disputada aqui, na nossa terra - ninguém consegue explicar e ninguém sabe muito bem aqui em Portugal quais as razões da recusa mas o que é certo é que das quatro equipas em prova, só a Oliveirense sabe o que é conquistá-la. Em 1996/97 a Oliveirense bateu o Gulpinhares em 2 mãos para clamar triunfo na competição.

Podem dizer: «Ah ok mas o hóquei não tem quase brilho nenhum a nível nacional e não é a Liga dos Campeões de qualquer forma que é a maior prova do hóquei em patins internacional?» Em primeiro lugar, de quem é a culpa se o hóquei não é melhor divulgado? Não é de um país que ridiculamente se esquece de apoiar as duas modalidades que mais títulos lhe dão (atletismo, judo e hóquei) e prefere apoiar aquelas que nada dão ao país a nível internacional (os exemplos são tantos... mas prefiro falar de, por exemplo, andebol, basquetebol, râguebi, etc.) Do futebol não falo porque é uma autêntica faca de dois gumes: Portugal é sempre reconhecido como das grandes equipas de futebol mas se formos a um sorteio entre, por exemplo, França, Itália, Argentina, Espanha, Inglaterra, Brasil, Alemanha e Portugal (as "supostas grandes potências") todos os outros países rezam para que lhes calhe Portugal, porque é a mais acessível. A verdade é que em termos internacionais Portugal participou num número inaceitável de Mundiais e tem pouquíssimos confrontos oficiais com estas grandes potências todas para se considerar uma das melhores. O povinho é que gosta de ser bacoco e de se iludir. Sem comentários. Falando dos nossos clubes a nível internacional: o Sporting esteve nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões pela primeira vez este ano, tem consolidado a sua imagem como equipa de Liga dos Campeões (que é o primeiro passo para ganhar confiança para avançar até mais longe na competição), tem uma final recente da Taça UEFA no currículo (perdida em casa...) mas como título internacional só tem a Taça das Taças, já extinta, para mostrar. O FC Porto é o clube com maior prestígio internacional, é repetidamente campeão em Portugal - só não foi 3 vezes nos últimos 10 anos (título dos 46 golos do Jardel no Sporting, que muitos benfiquistas gostam de reduzir ao «ano dos pénaltis» - foram 10 só; e o título do Benfica em 2004/05 (sem comentários porque o Sporting foi vítima da campanha de vitimização do Benfica durante os anos de Mourinho e o próprio Porto também apanhou de lado, porque naquele ano o Benfica tinha - a toda a força - de ser campeão, não importando se fosse roubando toda a gente no caminho...), tem uma Liga dos Campeões recente no currículo (e outra não tão longe no passado quanto isso), uma Taça UEFA, duas finais perdidas da Supertaça Europeia (mas estiveram lá), eliminatórias perdidas pela margem mínima sempre nas fases a eliminar da Liga dos Campeões (é o clube recordista de presenças na fase de grupos da Champions, em igualdade com o Manchester United - só falhou 1 vez a Liga dos Campeões em 10 anos, ano em que venceu a Taça UEFA), ganhou a última Taça Intercontinental, etc, nem vale a pena falar mais. O Braga tem construído história recente na Taça UEFA, disputando jogos interessantes com os maiores da Europa (2-2 com Werder Bremen, 1-1 com Bayern de Munique, 0-1 com AC Milan, 2-2 com Tottenham, 0-0 contra o PSG, isto como alguns exemplos recentes) e chegando sempre a fase avançada da competição. O Benfica tem no currículo 2 Taças dos Campeões Europeus (muito longe já na história, apesar dos benfiquistas gostarem sempre de se gabar disso e da sua glória... Vejam o Real Madrid e tirem conclusões), é o clube com mais finais perdidas na história da UEFA (umas 4 ou 5 na Liga dos Campeões, 1 na Taça UEFA), tem ainda muito prestígio lá fora (é o clube com mais sócios no mundo) mas os adversários europeus já não lhe guardam tanto prestígio. É o clube que mais dinheiro produz em Portugal mas é também o clube mais esbanjador.

Enfim... A selecção nacional A nunca ganhou uma prova internacional, contamos apenas com 2 Mundiais Sub-20, alguns Europeus Sub-18 e Sub-19 e duas finais perdidas nos Europeus de sub-21 e uma final perdida no Euro'2004, nos A. Chegámos por duas vezes à meia-final do Mundial (em 4 mundiais participados) e por três vezes às meias-finais do Europeu (só numa avançamos, em 2 caímos aos pés da França).

Num país que respira futebol, é necessário pensar se vale a pena? Eu não sei se vale assim tanto a pena.

Basta ser frio a analisar os factos em comparação com, por exemplo, o hóquei. Portugal é país com mais títulos internacionais do hóquei, contando com múltiplos Mundiais e Europeus (o último título mundial foi em 2003, a última presença numa final foi no Europeu de 2008) - na história recente a Espanha tem ganho mais frequentemente mais ainda está algo longe de Portugal. Portugal é o país, ao lado da Espanha, com mais prestígio internacional na modalidade. Estão aqui, em Itália e em Espanha as ligas mais competitivas de hóquei. A nível de clubes, ficam desde logo 8 Taças CERS (2x Porto, 1x Oliveirense, 1x Paço de Arcos, 1x Sporting, 1x Benfica, 1x Óquei Barcelos, 1x Sesimbra) sendo o 3º país com mais títulos (Espanha tem 11, Itália tem 9) e 3 Ligas dos Campeões de Hóquei em Patins (2x Porto, 1x Sporting - com 10 finais do Porto a juntar aos recordes, só o Barcelona tem mais finais (20)); aqui somos o 2º país com mais vitórias (Itália atrás com 2 títulos, Espanha à frente com um número incontável de títulos, acho que mais de 20). Enfim. Acho que já provei a minha ideia.

Espero então que a Oliveirense, 2ª classificada neste presente campeonato (melhor que o normal 4º lugar que vai ocupando anos após ano no Campeonato Nacional de Hóquei), que já eliminou o HC Braga a caminho das meias-finais do play-off de acesso à vitória no campeonato nacional de Hóquei em Patins, ganhe esta Taça CERS, no que seria mais um dia de glória para o desporto nacional e para a nossa cidade. E que seja como normalmente é, anunciado «Oliveirense vence Taça CERS» num quadradinho minúsculo de jornal. Tal é a mentalidade portuguesa. O Benfica vende. Outro exemplo. Consultem aqui... http://www.record.pt/capas.asp Em quinze dias, o Benfica tem 8 capas, o Porto tem 1 semi-capa (porque a capa é na verdade sobre Ronaldo) e o Sporting tem 4 capas e 1 semi-capa (porque a capa fala na verdade do Benfica, «Liédson afasta Benfica»). Sem comentários. Se continuarem e tentarem ver isto numa perspectiva mensal, o Benfica tem 16 capas, o Sporting junta às outras 5 mais 4 e o Porto tem mais 1 capa (e com o Record a chamar «enganador» a Lisandro) e 2 capas são do jogo da selecção, dia antes e dia depois do jogo. Continuando, mais quinze dias volvidos para trás, temos mais 12 (!) capas do Benfica, 1 partilhada com o Sporting e mais 2 capas do Sporting. O que quer dizer que feitos futebolísticos dos dragões, vitórias dos dragões, vitórias dos Sportinguistas, notícias dos sportinguistas e portistas e até VITÓRIAS DOS OUTROS CLUBES DE PORTUGAL são todas empurradas para o lado para dar lugar a «Bruno quase no Benfica», «Quique tremido», «Pacto de honra», and so on. Sem mais comentários. É este o país que temos. E notícias das modalidades, dizem vocês? Em 45 dias que eu analisei, TEM 1 QUADRADINHO A CADA 3 DIAS! Todos eles dizem respeito a Frederico Gil, que de facto orgulha o país no ténis. Mas é a única modalidade que se conhece em Portugal? Sem comentários.

Não vou chatear mais com isto. Só para deixar: FORÇA OLIVEIRENSE! Vais ganhar ao Mataró e depois a quem surgir do Viareggio-Lloret. És melhor equipa que essas três e és a única que sabes o que é ganhar a competição.



Agora sobre o futebol da Oliveirense... Como não falar também da ridícula campanha de vitimização do Sr. Álvaro Braga Jr., presidente do Boavista? Envolver Hermínio Loureiro só porque ele vem a Oliveira de Azeméis - o raio do homem não pode chegar mais cedo a nenhum lado? Quer dizer, não pode vir mais cedo à cidade porque, não sei, vem visitar algum amigo, algum familiar? Jesus, que ridículo! Esta semana o sr. presidente do Boavista já não veio reclamar, pois não? E porque será? É porque a Oliveirense já empatou, o seu Boavistazinho ridículo ganhou e assim volta tudo como estava. Até lhe arder o traseiro não o vi queixar-se!

Nem vale a pena pedirem para falar muito do assunto, tal é a raiva que eu tenho a certas personalidades do meio futebolístico por quererem implicar o tio Hermínio - que eu, já agora, também desprezo - o tratamento dele das ocorrências da Final da Taça da Liga meteu nojo, e diz-se ele Sportinguista... Nem comento. Vá lá festejar com as Carslberg gratuitas que o Sport Lisboa e Benfica pagou a ele e ao Lucílio - num escândalo de corrupção aqui em O. de Azeméis. Quer dizer... Nós nem dinheiro temos para os jogadores. Como é que íamos pagar aos árbitros? Enfim. A verdade é que a equipa tem-se batido bem nesta segunda parte da época e não perdeu ainda com ninguém. Tem uma série de empates e 3 vitórias mas vai andando assim que se continuar fica na Liga Vitalis. Grande Oliveirense!











2. ESTRELA DA AMADORA




Como muitos clubes nas ligas profissionais de futebol, tem os salários em atraso (neste clube é quase uma constante, já nos últimos dois anos foi assim). Só aqui uma pequena palavra de apreço para estes profissionais que conseguem transbordar desportivismo, alegria de viver e forma positiva de encarar as coisas. Estão em 10º lugar, já estiveram em 7º esta temporada, mas têm 7 meses de salários em atraso. E continuam a jogar para ganhar em qualquer campo a que se deslocam. Fizeram a vida negra ao Porto e ao Sporting em casa e ao Benfica fora e em casa. É ridículo ver a forma como foram batidos nas últimas jornadas. Mas é muito gratificante ver que nada os deita abaixo.

3. ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA, O.A.F.


Um dos primeiros case-study que eu gostava de analisar aqui. É, sem se perceber bem porquê, a melhor equipa caseira da Liga. Só tem uma derrota (roubado, frente ao Benfica, perdeu 2-0) e quatro empates. Tem, em comparação com os outros clubes, o mesmo registo do Porto (7 vitórias, 4 empates, 1 derrota - o Porto perdeu com Leixões 3-2) mas sofre menos golos e tem melhor diferença entre golos marcados e sofridos. E fora só tem 6 pontos, é a terceira pior equipa da Liga e só venceu fora na última jornada, na Luz. Já o ano passado só perdeu também por 3 vezes na Liga em jogos caseiros e foi das piores equipas da Liga, só vencendo na Luz e na Madeira, na Choupana, por 3-0, com alguns empates fora à mistura. É um verdadeiro caso de estudo na Liga portuguesa. Qual é a força caseira que está por detrás da Académica que não tem expressão em jogos fora? Não pode ser as assistências porque apesar da brilhante carreira da equipa na Liga - melhor classificação dos últimos 10 anos, pode, ganhando ao Porto - o que eu acredito porque ao contrário do que gosta de dizer a Académica não é vassala de ninguém e por isso é que não tem jogadores emprestados pelo Porto e Benfica (tem 1 do Sporting, Saleiro) - e aqueles que lá andavam até davam jeito, acreditem, o Hélder Barbosa e o Luís Aguiar só não ficaram em Coimbra porque a Académica não quis continuar com eles. Não pode ser o apoio da claque, Mancha Negra, porque o número de pessoas da claque presentes em casa é o mesmo fora. É a quarta claque portuguesa que maior apoio dá aonde quer que vá, depois da JuveLeo, dos SuperDragões e dos NoName Boys. Está à frente de outras claques famosas como os White Angels de Guimarães, Directivo XXI, Diabos Vermelhos and so on. Não é do potencial da equipa porque supostamente esse é sempre o mesmo. Então alguém que me explique porque razão a equipa de Coimbra tem números de 4º classificado em casa e de equipa para descer fora de casa... Eu não consigo arranjar bons argumentos para dar a volta à questão.


4. FC PORTO



Outro case-study no marasmo que é o futebol português. Digam lá o que disserem, que o Porto é um clube corrupto (não há provas, mas até os portistas sabem de certeza que o Pinto da Costa já fez muita coisa obscura ao longo dos anos... optar por não ligar é diferente de não ter noção e muitos portistas têm noção que para o homem ter ido a tribunal é porque não é inocente. E ele foi ILIBADO, não é INOCENTE. É diferente. Ser ilibado, inocentado, é admitir que não há provas que o liguem aos crimes. Ser inocente, pelo contrário, é não ter nada a ver com os crimes de que se fala em primeira instância), que o Porto é um clube bairrista do Norte, que o Porto quer roubar a glória do Benfica, que o Porto é isto, aquilo, bla bla bla whiskas saquetas...

A verdade é que o Porto é um clube ganhador. O Porto é uma instituição de impor respeito na Europa. O Porto é o verdadeiro grande português. O único que luta taco a taco na Europa - o Sporting, o Benfica e o Braga têm luzes de vez em quando que lhes permitem fazer bonito lá fora. Mas depois vêm momentos - 5-1 do Olympiakos ao Benfica, 12-1 do Bayern ao Sporting, 6-3 do Tottenham ao Braga (ou os 5-2 do Werder Bremen, é igual)) que se mostra que ainda não têm poderio igual ao Porto para poder competir na Europa. E por isso é que o Porto às vezes chega a Fevereiro arrumado - é eliminado mas por um GRANDE CLUBE na GRANDE COMPETIÇÃO DA EUROPA, se bem que nos oitavos, enquanto os outros continuam para os quartos, meias e até final da Taça UEFA. Que tem o seu valor. Mas não é onde jogam as equipas que Sporting e Benfica querem enfrentar, com quem querem medir forças. É verdade que há que dar valor ao Benfica e ao Sporting - Benfica fez uma campanha excelente há uns anos vencendo Liverpool e Manchester United e lutando com Barcelona para o apuramento; Sporting chegou a uma final da Taça UEFA, ganhou ao Inter, ao Bayern de Munique e batendo-se de igual para igual com Roma e Manchester United; Braga tem jogado com alguns colossos na UEFA, como o Bayern e AC Milan (perdeu 1-0 nos descontos em Milão, empatou 1-1 com Bayern em Braga e nos dois jogos foi melhor).

Ainda assim o Porto tem provado que é o único que CONSTANTEMENTE se consegue impor aos melhores - se bem que por vezes exageram e deliram um pouco. Foram arrumados de forma ridícula há uns anos por Artmedia, Rangers e companhia, arrumados por Schalke a época passada, isto só para dar alguns exemplos. Têm sido primeiros no grupo mas Liverpool e Arsenal vieram a Portugal na última jornada a poupar MUITOS jogadores - se bem que há que dar valor ao Porto por não menosprezar a vitória, os pontos, o dinheiro e o lugar no grupo. Se é uma competição para apostar, aposta-se os melhores e pronto. Também não se vê livre de algumas goleadas, 4-0 e 3-1 com Arsenal, 4-1 com Liverpool, entre outros exemplos. Mas anda sempre por lá. E assim é óbvio que nalgumas épocas faz coisas como o que fez este ano. Mas só andando lá é que se ganha. E como é que se anda lá? Ganhando em Portugal. É simples.

A diferença do Porto para os outros é a força da direcção (e do presidente em particular), a força e a mentalidade da equipa (a tal «mentalidade vencedora» que Quique diz que eles não têm) e o acerto nas contratações. O Sporting consegue trunfos maiores que o Porto - equipa com mesmo valor mas muito mais barata, formação excelente que dá grandes jogadores, treinador estável MAS direcção algo sobressaltada e imprensa que não dá descanso. E depois a equipa fica afectada pelo que os media dizem. E depois é o que se vê. Ainda assim, o Benfica está pior. Todos os anos campeões em avanço, muito dinheiro gasto em contratações das quais pouco retorno se tira, oito anos de gestão Vieira e só uma Supertaça, uma Taça da Liga e um título nacional para mostrar aos adeptos e uma equipa que todo o ruído que vem da imprensa afecta. Além de que o respeito que os adversários mostram pelo Porto não o mostram pelos outros dois grandes. E depois é por isso mais raro haver surpresa nos jogos do Porto do que nos jogos dos rivais.

Mas o Porto também tem muitos casos e esqueletos no armário. O campeonato ganho há dois anos era do Sporting não fosse o golo com a mão do avançado do Paços de Ferreira, Ronny. O campeonato da época passada nunca tinha chegado a 20 pontos de vantagem se o Porto não tivesse sido empurrado para cima nos primeiros jogos. Mesmo com Mourinho, há jogos que o Porto foi ajudado para ganhar. Mas isso também se passa noutros lados (e esta época nesse aspecto tem sido particularmente vergonhosa a ajuda a outro grande que joga de vermelho...). O campeonato desta época tem protagonizado muitos casos a favorecer o Benfica, de facto, e muitos deles com razão, mas se há jogo em que o Benfica se pode queixar, é do jogo do Dragão em que não se sabe se o Porto não empataria o jogo mas aquele pénalti inventado... ajudou muito ao equilíbrio do jogo. Apesar do Porto merecer empatar. Enfim.

Continua, no entanto, a ser um caso sério de estudo como o Porto faz para ganhar. E é aí que eu acho que Sporting e Benfica têm de aprender. Seja com o Aliados de Lordelo, seja com o Manchester United. Entrar forte, marcar cedo, tentar sempre ganhar, lutar até que o apito soe. Só assim é que se constrói um plantel ganhador.



Enfim. Só alguns casos que eu achei importante salientar. Estarei de volta ainda hoje com novidades da indústria cinematográfica e as primeiras previsões do ano (eu sei que é MUITO cedo mas a minha mente louca por cinema não pode esperar) :D

quinta-feira, 16 de abril de 2009

quarta-feira, 15 de abril de 2009

sábado, 11 de abril de 2009

Música Perdida

Bem, não tarda, parece-me que este blog completa um ano de existência (os balanços ficam pra depois)..
Entretanto, aproveito para desejar uma Boa Páscoa a todos..
E deixo, portanto mais uma música perdida..



Jorge Palma, Voo Nocturno

Agora já não vejo o sol
nem o seu reflexo lunar
levo as asas nos bolsos
e o coração a planar

neste voo nocturno
não sei onde vou aterrar

sinto as nuvens nos meus pulsos
e o leme sempre a consentir
são sempre os mesmos ossos
que eu insisto em partir

neste voo nocturno
só quero mesmo resistir (x2)

neste voo nocturno
sou mais leve do que o ar
neste voo nocturno
não sei onde vou acordar

em baixo há manchas no canal
mas eu não as quero ver
poeira ou plano está frio
e as helices a ferver
o nariz do avião
só obedece a quem quiser

agora não existe nada
o meu motor ou ralentim
vou revendo em surdina
tudo o que eu vivi

neste voo nocturno
a madrugada veem ai (2x)

neste voo nocturno
sou mais leve do que o ar
neste voo nocturno
não sei onde vou acordar (2x)

E pouco mais há a declarar..
Há qualquer coisa que não bate certo, porque já não se vê o sol..
Andamos portanto às escuras? ou será só de noite?
Afinal estamos a voar.. sem saber onde aterrar.. (e se a nossa vida for um voo nocturno?)
Continuamos é sempre a partir os mesmos ossos.. ou cometer os mesmos erros?
Vá, objectivo é só resistir..
Onde acordar, mais leve que o ar.. hm.. (eu tenho medo de acordar)..
As manchas estão lá.. (e os erros tb) mas podemos só fechar os olhos? (às xs cansa de tanto fechar os olhos)..
E se o nariz do avião não gostar da razão?
Bem, vamos lá rever as memórias..
E está a chegar a hora de aterrar..



Bem, estando a dormir ou acordada, a voar ou a deambular.. não sei onde vou parar.. (as fotos são na pousada de Stª Marinha, em Guimarães)
*

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Notícias..

Pois bem, no meu regresso da cidade "berço", aqui ficam algumas notícias da cidade de azeméis ;)

*Oliveirense corta relações institucionais com Boavista, em causa declarações do presidente dos axadrezados que dão conta de alegados favorecimentos nas arbitragens dos jogos da UDO, assim como o alegado envolvimento do presidente da Liga de Clubes na situação.



*Outra notícia, em relação ao parque de La-Salette, que comemora este ano o seu centenário e depois de ver o seu arvoredo classificado como de interesse nacional, apresenta uma candidatura ao QREN, no valor de 5 milhões, com o seguintes objectivos: "criação de um Centro de Interpretação do Vidro, que se virá juntar ao Berço Vidreiro - instalado na Casa das Heras, em pleno Parque de La Salette - como “imagem de marca” concelhia, para relembrar que foi em terras oliveirenses que nasceu a indústria vidreira; remodelação do Parque Infantil e edificação de um Parque Sénior; requalificação da área central da zona verde; construção de um novo Parque de Merendas; edificação de um Centro de Visitantes; e requalificação das áreas envolventes a La Salette, com criação de uma nova mata."


Citânia Briteiros. Reconstituição de Martins Sarmento.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Árvores classificadas

Oliveira de Azeméis, 08 Abr (Lusa) - O arvoredo do centenário parque de La Salette, em Oliveira de Azeméis, foi classificado de interesse público, revelou hoje fonte da Autoridade Florestal Nacional (AFN).

O arvoredo, que se estende pelos 17 hectares do parque, é o 80º no país com esta classificação atribuída pela AFN, organismo dependente do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

"No seu conjunto é um dos três arvoredos do país que têm maiores dimensões, com uma interessante colecção dendrológica, destacando-se os exemplares de `Leptospermum laevigatum` (árvore-do-chá-australiana) e de `Sequoia sempervirens`", disse à agência Lusa Rui Queiroz, da AFN.

"A classificação não trará grandes ajudas para o parque, mas irá trazer grandes responsabilidades aos seus responsáveis, sobretudo ao nível da preservação", frisou.

De acordo com a AFN, a classificação de interesse público atribui ao arvoredo um estatuto de protecção idêntico ao do património edificado classificado.

"Se hoje já há uma preocupação muito grande com a preservação, requalificação e a protecção das espécies, a partir de agora aumenta essa nossa responsabilidade", disse o presidente do Conselho de Administração da Fundação La Salette, Hermínio Loureiro.

A Fundação La Salette gere este parque - considerado o "ex-libris" de Oliveira de Azeméis -, cuja construção iniciou a 07 de Abril de 1909, tendo a planta sido executada pelo então director dos jardins municipais do Porto, Jerónimo Monteiro da Costa.

EYD.

Lusa/Fim

Fonte: http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Arvoredo-do-parque-de-La-Salette-classificado-de-interesse-publico.rtp&article=212768&visual=3&layout=10&tm=8

domingo, 5 de abril de 2009

Os guardiães do património.. algumas reflexões.. (II)

Bem, continuando com ideias soltas do debate de ontem e alguns comentários..

- Antes, a exigência era diferente. Antes, era preciso apresentar curriculum para escavar. Antes, começava-se a escavar com o acompanhamento (na teoria) de outra pessoa com mais experiência.
Antes, antes, antes..

- O incentivo que Bolonha trás para se fazerem estudos posteriores.
- Em Portugal não há condições para oferecer muitas unidades curriculares.
- Bolonha é economicista.
- Questão das propinas - possibilidade de mestrados integrados, que ocorreram nalguns cursos porque havia uma Ordem.
O problema é que a licenciatura é insuficiente, mas o mestrado é caro. E a arqueologia é assim tão lucrativa para passar a profissão de elites? A hobbie de médicos e arquitectos, de algum excêntrico a quem saia o Euro milhões?
-As escolhas dos alunos, pelo local onde o vão fazer, prendem-se muito com gestão de cursos. Onde têm familiares.. Portanto, não é opção, é a opção condicionada.

-A legislação desactualizada. (Por lei, a licenciatura chega.. mas o conceito de licenciatura é, actualmente, diferente)
- Falta regulamentação na actividade (responsabilidade da tutela).
E queremos nós ser úteis à sociedade.. sem leis..

-Propostas de estações-escola não aceites pela Flup.
Que já foi referido num comentário ao post anterior. Mas esta questão bate records. Acho que nem consigo dizer nada. Quando se cai em cima dos alunos da maneira que se caí.. e se diz que falta a prática, mas não se assinam protocolos.. Haja investimento dos alunos! Haja super-heróis!
-A gestão aprende-se no campo. A CULPA É DO POUCO INVESTIMENTO DOS ALUNOS.
E aqui, perdoem-me a "revolta". Mas há alunos que investem e os que não investem, em qualquer curso. Como há professores bons e maus. Como há bons e maus empresários. Dizer que os culpados dos males da arqueologia são os alunos, pf, é demais. Acabamos de chegar, muitos de nós não fazem mais pq não podem, e a culpa é nossa? Também não me querem dizer que a culpa de chover esta semana é minha? É que se quiserem, nesta linha, estamos à vontade.
Claro que não desresponsabilizo muitos alunos, mas como também um aluno referiu no debate, não somos todos iguais. Sinceramente, deixa-me triste quando todos sacodem a água do capote desta maneira.
As empresas dizem - aí que são incompetentes, a culpa é das Universidades que não os formam bem. As Universidades dizem - a culpa não é nossa, eles é que não se querem empenhar. Os alunos dizem - pronto, então não posso dizer que a culpa é do caracol que me andava a estragar as alfaces (o futuro de quem se forma em arqueologia), sendo assim, fico eu com as culpas.
Convinhamos.. Será que ninguém quer reconhecer claramente a porcaria das aplicações de Bolonha que por aqui se fizeram? É que nós temos que investir como diz Bolonha, mas o nosso ensino de Bolonha só tem exigências.
Não sei se alguém também tem ideia de que a vida de quem estuda não é só estudar. E que há mais para além da arqueologia. Ou será que devemos deixar de falar com os amigos porque temos 12 livros para ler por cada disciplina?

- O que é a qualidade em arqueologia, o que são bons e maus profissionais.
- Não temos relevância social.
- Falta dinheiro para publicar resultados.
- A lei exige, mas não faz cumprir - falta fiscalização.
- Na arqueologia de salvamento, a qualidade paga-se, mas quem pede o serviço não quer qualidade, quer custo reduzido.
(Já agora, qual é a culpa dos alunos aqui? Devem ter alguma..)
- Necessidade de convencer alguém de que a qualidade compensa.
- Mas há quem não possa pagar as escavações arqueológicas que a lei exige. Contribui isso para uma má imagem dos arqueólogos. São saca €.

E bem, praticamente foi isto que apanhei.. E sim, saimos de lá deprimidos.. ou mantivemos a depressão que já tinhamos antes de lá chegar..
"Enquanto houver estrada para andar, a gente não vai parar" diz o JP numa das suas músicas..
Sinceramente, temo que a estrada da arqueologia esteje a chegar ao fim. Quem puder, salve-a..
*

sábado, 4 de abril de 2009

Os guardiães do património.. algumas reflexões.. (I)

Bem.. seguindo o meu modelo de participação em conferências e debates, achei por bem relatar por aqui o que foi dito (e o que eu acho disso) no debate hoje realizado na sede da APA no Porto.
Tendo em conta o ambiente em si, as pessoas presentes.. podia dizer que foi mais uma conversa moderada..
Mas as conclusões não são muito animadoras..
Brincando um bocadinho seria situação para dizer: "Caso seja uma pessoa crente no futuro da arqueologia e no futuro daqueles que estudam (ou tentam estudar) arqueologia em território nacional, não prossiga na leitura deste texto".

Tema inicial - "Formação académica e exercício profissional"
Ausência a registar - representante da tutela (IGESPAR).

Antes de mais, não vou referir nomes dos defensores de determinadas hipóteses porque a certo ponto, confesso que me perdi.. daí que, lamento desde já tal falha..

- Com uma licenciatura de bolonha estamos legalmente aptos para escavar, mas a teoria chega?

- Na realidade, os alunos não estão preparados para a actividade.

- Bolonha seria interessante se houvesse condições - aulas a funcionar como acompanhamentos tutoriais e os alunos a desenvolverem muito trabalho de casa.
A propósito disto, apetece-me dizer que era bom que funcionasse, (note-se caso específico da Flup) mas os problemas são muitos e dariam pra desenvolver não sei quantos textos: 1 - Aulas OT e TP, qual a diferença teórica e a diferença prática das designações; 2 - Com cadeiras a serem avaliadas por exames finais, onde entra a componente prática? ...

- Exigência, daqui a algum tempo, de mestrados para direcção de uma actividade; ser arqueólogo só com o 2º ciclo, mas só daqui a alguns anos é que isso vai realmente funcionar.
E o que se chama à "coisa" com 1º ciclo? E o que é que os difere? E até entrar em funcionamento, vamos andar aqui nós feitos cobaias como temos sido? (bem, seguir arqueologia parece que é mesmo Paixão - no sentido inicial do termo) E o que é um arqueólogo?

- Arqueologia passa por uma crise - uma das principais causas, a falta de enquadramento legal. Arqueólogos cada x mais desenquadrados, não se aprocimam da sociedade, são "bichos do mato". É preciso arqueólogos que saibam gerir e defender o seu trabalho na sociedade. Necessidade de comunidade arqueológica mais virada para a sociedade.
Ora bem.. se o arqueólogo não está munido de uma componente social e não vê na sociedade o seu objectivo, então perdoe-me Shakespeare, mas algo está podre no reino da arqueologia nacional.
Parece-me uma uma das imagens-tipo que a sociedade tem de um arqueólogo é a de um sr pequenino, com uma barriga considerável, com óculos muito graduados e uma lupa na mão, enterrado em arquivos e museus.. ou então com uma pá na mão enterrado num buraco com mais de 10m de profundidade..
Se é assim que nos veem, então como esperamos que nos achem úteis e interessantes? Como vão subsidiar uma actividade com um "cheiro a mofo" tão grande? (e.. perdoem-me se, por vezes, me incluo no grupo de arqueólogos ao qual ainda não pertenço, mas também, tenho sérias dúvidas se algum dia virei a pertencer).

- As universidades deviam ter cadeiras de gestão. Como opção talvez.. Mas que mais não deviam ter os alunos de arqueologia numa faculdade?

- Agora não há especialistas, só arqueólogos generalistas - deviam saber mais de tudo, mas na realidade, cada vez sabem menos.
Eu pessoalmente, vejo bolonha com um mestrado com especialização, mas digo eu, que quando alguém faz um acompanhamento arqueológico não pode esperar identificar só vestígios de determinada época.

-É nos trabalhos mais difíceis que se colocam os arqueólogos com menos experiência, nos acompanhamentos. O arqueólogo é inexperiente, tem medo, empata obras. E a culpa é de quem?

- Universidades e empresas deviam complementar-se.

- Não há controle do que é a cultura material, assim não se pode escavar bem, nem interpretar.

Há falhas graves no ensino, mas tb noutros sítios. Com bolonha o que se conseguiu foi eliminar cadeiras.

E amanhã continuo.. felizmente, a vida não é só arqueologia..
*

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Novo blog

Está disponível um novo blog sobre coisas estranhas e sinistras da Dani..

Passem por lá ;)

http://naohaamoras.blogspot.com/