domingo, 26 de abril de 2009

A Chama Imensa

Costumo comprar A Bola à segunda feira.
Ler as notícias do fds e tal.
É o jornal desportivo que gosto, são opiniões.

Neste jornal, ao domingo, o conhecido humorista Ricardo Araújo Pereira escreve uma crónica humorística sobre futebol, os casos da semana, outros casos antigos, etc e tal.
Pensei: porque não partilhar com toda a gente esta pérola do humor?
E, assim sendo, aos domingos, ou à segunda feira, caso não tenha oportunidade ao domingo, esta será a minha crónica.
Espero que gostem e não levem a mal =)


17 de Agosto de 2008

"Primeiro troféu perdido de Cristian Rodriguez!"

Imagine que, um ou dois meses antes de começar a época, o jogador mais valioso do Benfica anunciava que queria sair.
Imagine que, depois disso, era excluído quase na totalidade dos jogos da pré-época.
Imagine ainda que o mais valioso jogador do Benfica não era sequer convocado para o primeiro troféu da época.
Se puder, imagine também que o Benfica perdia o troféu.
Que diria a imprensa?
Que se estava perante o maior escândalo desde o Watergate, que o Benfica não conseguia segurar os seus melhores jogadores, evidentemente devido a uma aflitiva falta de organização, que os dirigentes estavam a deixar que um braço-de-ferro com um jogador prejudicasse todo o chamado grupo de trabalho, que estava irreversivelmente afectado pela situação em que o colega vivia.
Quando isto acontece no FC Porto, o que se passa é que o jogador manifesta uma natural ambição, ambição essa que vem, aliás, sublinhar a qualidade do trabalho dos dirigentes do FC Porto ao contratarem um jogador extremamente ambicioso.
Por outro lado, a SAD portista sabe gerir de forma muito inteligente a situação, poupando o jogador ao desgaste nos sempre maçadores jogos oficiais, impedindo que contraia lesões que prejudiquem negócios futuros.
E ainda hei-de ler que, num golpe de génio, Jesualdo Ferreira, a conselho de Pinto da Costa, colocou Ricardo Quaresma nas reservas do FC Porto para que o jogador possa ser a grande estrela da Liga Intercalar, prestigiando assim o troféu.
Se quiser continuar o exercício, imagine o leitor que o Benfica tinha sido campeão o ano passado (aqui vai mesmo ter de imaginar com muita força).
Imagine que, depois disso, tinha vendido o lateral-direito titular e, para o substituir, o Benfica tinha contratado um desconhecido que custa cerca de 5 milhões de euros e que é suplente da poderosa selecção da Roménia.
Imagine que o lateral romeno tinha cometido um erro infantil no primeiro jogo da época.
Imagine também que o Benfica tinha ficado sem o médio defensivo titular e que não tinha arranjado um substituto à altura.
E imagine ainda que tinha contratado um central que o treinador tinha optado por deixar no banco, e que os centrais titulares tinham andado às aranhas.
Finalmente, imagine que, depois de ter sido campeão, o Benfica tinha sido condenado por tentativa de corrupção e tinha perdido todos os troféus disputados depois disso, nomeadamente uma Taça de Portugal e uma Supertaça.
Que diria a imprensa?
Que o Benfica estava a pagar pelos erros graves que tinha cometido.
Que tinha preferido andar a contratar jogadores para fazer pirraça ao rival em vez de se preocupar com as verdadeiras necessidades do seu plantel.
Que tinha voltado a contratar jogadores de baixa qualidade e que dificilmente voltaria a ganhar alguma coisa nos próximos anos.
Quando isto acontece no FC Porto, não há razões para preocupações.
Foi feita uma aposta inteligente em jovens promissores, e tudo isso dará frutos a curto prazo porque o FC Porto está muito bem organizado.
As derrotas em todos os troféus são acidentes de percurso que a equipa, que é tão organizada, saberá ultrapassar em breve.
Ainda bem que a nossa imprensa me elucida, porque eu não tenho discernimento para tanto.


Fonte: Jornal A Bola

Sem comentários: