segunda-feira, 25 de maio de 2009

Previsões Óscares: Melhor Actor

NEW OSCAR SEASON BEGINS TODAY FOR ME! (Agora que Cannes acabou...)


Eu sei que já tinham saudades de mim e das minhas ricas previsões dos Óscares, não era? Era pois! :D

Bom, cá vai... Como podem ver têm grande predominância de filmes que eu há uns tempos disse que mal podia esperar para ver...

Desta vez faço diferente. Posto uma categoria por dia. Até ao fim de Maio. Que já não é muito. Hoje é a categoria de Melhor Actor.


MELHOR ACTOR (Best Actor)



Matt Damon, The Informant (The Green Zone)
Morgan Freeman, The Human Factor
Christopher Plummer, The Last Station
Leonardo DiCaprio, Shutter Island
Mark Wahlberg, The Lovely Bones

Johnny Depp, Public Enemies
Daniel Day-Lewis, Nine
Viggo Mortensen, The Road
Hugh Dancy, Adam
Ben Whishaw, Bright Star


Isto porque eu acho que um filme que junte os seguintes ingredientes: Morgan Freeman + Clint Eastwood + biopic + política + pessoa célebre com fama internacional não pode falhar. Pelo menos é o que eu acho. Por agora... Matt Damon porque ele é sempre bom e porque além de ter uma participação no filme de Eastwood que lhe pode valer uma nomeação como actor secundário, tem mais 2 filmes em carteira no qual ele é protagonista e onde tem excelentes hipóteses. Grande ano em perspectiva. The Last Station pode finalmente relembrar a Academia de que ainda não premiou Christopher Plummer, excelente actor. Outra combinação normalmente letal é Leonardo DiCaprio + Martin Scorcese + drama político/acção/policial. Shutter Island parece prometer uma grande produção mas nunca se sabe. Mas com o «snub» de Revolutionary Road (injusto perante a nomeação de Pitt) parece que ele tem grandes condições de ser nomeado. Depois vem o que eu acho que vai ser o filme do ano, The Lovely Bones. O protagonista masculino é Mark Wahlberg. Ele normalmente não é nada de especial mas quando o realizador lhe explica o que fazer ele mostra talento (Boogie Nights, The Departed). Assim sendo, e com Peter Jackson ao leme... Bom. Mas The Lovely Bones pode ser um fiasco. Pode. Eu duvido. Mas pode.

Se algum destes falhar, não nos podemos esquecer nunca de Johnny Depp, de volta com Public Enemies - onde ele, diz-se, é excelente. O filme de Michael Mann pode ser sem dúvida o seu passaporte para mais uma nomeação - ou até uma vitória. Eu acho, no entanto, que é só aquecimento para a verdadeira obra-de-arte que vai ser o «Alice in Wonderland», de Burton, em 2010. Enfim. Depois temos Daniel Day-Lewis, um génio, mas a fazer uma coisa que ele não é bom: protagonista romântico, ainda para mais num musical. Se ele surpreender, a nomeação é dele. No papo. Se não, temos sempre Viggo Mortensen em mais um drama bem 'pesado' (quem leu o livro sabe do que falo) - Viggo já merecia uma estatueta, além de ser um actor muito talentoso e de confiança traz sempre algo de diferente aos seus papéis.

E este ano podemos ver - apesar de muito improvável - dois «newcomers» na corrida às estatuetas. Se eu achava que Ben Whishaw tinha hipóteses (para quem não sabe quem é, lembram-se do protagonista de Perfume?), elas fugiram: é que Cannes não foi meiga com ele. O outro jovem com hipóteses é Hugh Dancy (Confessions of a Shopaholic - Louca por Compras) que faz de autista (os Óscares adoram deficientes mentais...)

Fora deste grupo de dez, consigo ver por exemplo Paul Bettany que faz de Darwin em Creation, Phillip Seymour Hoffmann que é protagonista de The Boat that Rocked, Jeff Bridges em Crazy Heart ou Benicio Del Toro no remake de The Wolf Man.

3 comentários:

ok! disse...

assustas-me com a tua obcessao pelos oscares hehe

Sara Almeida Silva disse...

Acho que assusta toda a gente :o lol

Joana Vaz disse...

Pode ser o ano dos injustiçados?!;)

Christopher Plummer, Leonardo Dicaprio, Jonnhy Deep,Viggo Mortensen ainda sem óscares... Como é possível?!