segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O processo de Bolonha

Processo de Bolonha: Foi bom ou mau para o Ensino Superior?

Era esta a pergunta da emissão da RTPN, do programa Antena Aberta.
Isto, porque já lá vão 10 anos desde a assinatura do dito cujo, e apenas 3 de aplicação.

A ideia de Bolonha em si é interessante e, seria extremamente útil que o Ensino Superior funcionasse nos moldes sugeridos por Bolonha.

Mas.. na prática, Bolonha não funciona..
Caso específico, lá voltamos à Flup, e certamente no resto do país não faltam comentários menos positivos.

*Bolonha prevê ensino centrado no aluno - Com 60, 140 ou 200 alunos numa sala de aula, pergunto-me qual a viabilidade da dita avaliação contínua.

*Se alguns professores centram a sua acção no aluno - outros não. Pergunto-me eu como é que se consegue gerir apresentações de trabalhos no espaço de uma semana; testes; exames; fazer trabalho de campo ...

*Com propinas de 1000€ p/ano como é que as faculdades nos dizem que não podem contratar professores? Que não podemos ir pro campo porque não há dinheiro?

*Cursos de 3 anos - Disciplinas anuais, viram semestrais, programas são os mesmos. Há coisas menos faladas - o conceito de se estudar por fora é bom, mas não é prático.

*Vamos todos ao mestrado - é chato. Deixa de ser uma opção, é mais uma obrigação. As propinas são mais caras, e.. para quem gostava de fazer um mestrado depois de ter estudado um caso prático, esqueça a ideia.. Sem mestrado, não dá.. e com.. também não sei se dará.. mas..

*A flexibilidade dos planos de estudo - mais opcionais, doutros cursos, doutras faculdades - a teoria é essa, mas na prática.. não funciona.. veja-se a minha liberdade em escolher a opcional do 2º semestre.. os condicionalismos de escolher opcionais não sobrepostas no 1º.


(e nisto, eis que uma aluna de arqueologia da flup liga para o programa)

Moral da história - a teoria de Bolonha é boa.. na prática, não funciona.. lá seremos nós todos licenciados por Borlonha..

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