terça-feira, 22 de junho de 2010

Revista da semana

Política

PSD, CDS, PCP e BE vão revogar os decretos-lei que criaram os chips electrónicos para as matrículas dos automóveis.
Os CTT garantem que os utentes das SCUT que façam já a pré-reserva dos dispositivos electrónicos para o pagamento das portagens não serão prejudicados caso a lei seja revogada.


Desporto

O Sporting sagrou-se este domingo campeão nacional de futsal ao vencer o Benfica no prolongamento por 5-3, no quarto jogo da final do play-off do campeonato nacional de futsal.

O Benfica conquistou a Taça de Portugal em hóquei em patins, batendo a Física de Torres Vedras na final por 6-1, quebrando um jejum de oito anos.

O tenista português Frederico Gil manifestou-se satisfeito com o vitória no torneio ATP de categoria ‘Challenger’ de Milão, que lhe vai permitir subir cerca de uma dezena de lugares no ranking ATP.
Frederico Gil, actual 97.º da hierarquia mundial, impôs-se na final ao argentino Máximo Gonzalez, em dois ‘sets’, pelos parciais de 6-1 e 7-5, num encontro de duas horas, com duas partes distintas, por ter sido interrompido devido à chuva.

A selecção nacional bateu a Coreia do Norte por 7-0, na Cidade do Cabo, numa grande actuação da equipa de Carlos Queiroz, e deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Mundial 2010.

O português Sérgio Paulinho, medalha de prata na prova de fundo dos Jogos Olímpicos Atenas 2004, está entre os nove corredores que a RadioShack vai apresentar na edição de 2010 da Volta à França, juntamente com Lance Armstrong, sete vezes campeão do Tour que terminou a corrida em 2009 na terceira posição, anunciou hoje a equipa norte-americana na sua página na Internet.
O corredor português vai cumprir a sua terceira “Grande Boucle”, depois de ter ajudado, em 2007 e 2009, às vitórias do espanhol Alberto Contador, primeiro na já desaparecida Discovery Channel e, no ano passado, na Astana.
Em 2009, Paulinho terminou em 35.º, a 54 minutos de Contador.


País

A PJ está a investigar o roubo de cerca de meia tonelada de explosivos numa pedreira na região de Nelas, em Viseu, descartando para já qualquer relação com a ETA.

Apareceu quinta-feira um corpo na Costa de Caparica que pode ser o do homem de 33 anos desaparecido desde terça-feira da semana passada. Segundo testemunhas, foi encontrado no pontão junto à Praia do Paraíso, preso nas rochas.

O prémio Nobel da Literatura, José Saramago, faleceu aos 87 anos. O escritor, laureado com o Nobel em 1998, sofria de graves problemas respiratórios. "Caim" foi o último livro de Saramago a ser lançado.

Quatro pessoas atiraram sábado de manhã, em Santa Maria da Feira, um engenho explosivo contra um carro de mercadorias, mas sem causar vítimas.
De acordo o major Barreiros do comando geral da GNR, houve apenas alguns danos na mercadoria que era transportada.
Outro incidente envolvendo também o arremesso de um engenho explosivo ocorreu num café em Carvalhos, Vila Nova de Gaia, igualmente sem causar vítimas.
"Poderão ter sido os mesmos os indivíduos implicados nas duas situações", refere a mesma fonte, adiantando apenas que a Polícia Judiciária já está a investigar o caso.

As duas crianças envolvidas no acidente da troca de medicamentos, no hospital Garcia de Orta, em Almada, tiveram hoje as crianças tiveram alta hospitalar

São três as vítimas mortais do acidente ocorrido domingo, cerca das 20 horas, na Estrada Nacional 1, em Valongo do Vouga, concelho de Águeda.
As vítimas são o condutor do motociclo e os dois ocupantes do carro que seguiam no banco traseiro. A colisão provocou ainda três feridos.
Um dos carros dos Bombeiros Voluntários de Águeda despistou-se a caminho do acidente, provocando um ferido ligeiro.
Duas das vítimas mortais eram atletas do AD Valonguense.

Um autocarro chocou ontem, segunda-feira, violentamente contra uma casa, no final de uma descida, em Paços de Ferreira, causando seis feridos.

Um trabalhador morreu hoje eletrocutado na construção do IP2, naquele que foi o segundo acidente mortal num mês nas obras públicas em curso no distrito de Bragança.
Segundo fonte dos bombeiros, o trabalhador de 27 anos era ajudante de uma grua que estava a ser manobrada por outro colega e que terá embatido em cabos de média tensão.
A vítima, que manuseava cabos da grua, foi atingida pela descarga eléctrica e quando as equipas de socorro chegaram ao local, encontrava-se em paragem cardíaca.
De acordo com a fonte, o trabalhador, natural de São João da Pesqueira, acabou por falecer na unidade de saúde de Macedo de Cavaleiros, apesar das tentativas de reanimação no local do acidente de durante o transporte.

O Ministério Público defendeu hoje, no Tribunal de São João Novo, que "há provas bastantes" para condenar os mais de 60 arguidos alegadamente envolvidos num esquema de corrupção para livrar jovens de ir à tropa a troco de quantias monetárias.


Mundo

Centenas de portugueses estão entre os residentes da localidade de Carayaca que se encontram quase isolados há 72 horas, devido a ter abatido a estrada principal que liga a localidade a La Guaira, no estado venezuelano de Vargas.

O cardeal Crescenzio Sepe, de 66 anos, arcebispo de Nápoles, em Itália, viu-se envolvido numa enorme teia de corrupção que está a ser investigada. A polícia suspeita de uma rede criminosa envolvida na preparação de grandes eventos, como a conferência do G8, em L'Áquila.
Os investigadores da polícia de Perugia anunciou que Sepe é suspeito de fraude e suborno a propósito de uma venda de alguns imóveis, em 2005, ano que que liderava a influente Confederação para a Evangelização dos Povos.

As autoridades paquistanesas deram início a uma investigação criminal ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, devido a um concurso de desenho alusivo a Maomé. Mark, os outros fundadores da rede social e uma alemã que deu início à iniciativa enfrentam acusações que são punidas com pena de morte.


Humor

Ai as vuvuzelas...

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

Deixa-me acrescentar que a Oliveirense se sagrou campeã da CNB2, este fim de semana.
A equipa que só perdeu um jogo esta temporada, conseguiu assim um feito histórico para a modalidade :)
Desde já os meus parabéns a todos os envolvidos ;)