terça-feira, 29 de junho de 2010

Revista da semana

Política

O processo relativo a uma queixa de Manuela Moura Guedes contra José Sócrates vai ser investigado pelo Supremo Tribunal de Justiça. O procurador da 12ª Secção do DIAP de Lisboa que titulava o inquérito entendeu não ter competência para investigar o primeiro-ministro. Procuradoria-Geral critica magistrado do DIAP de Lisboa.

Os partidos da oposição aprovaram a revogação dos diplomas do Governo que instituíam a obrigatoriedade de instalação de chips nas matrículas, com os votos contra do PS.

O secretário de Estado das Obras Públicas afirmou hoje que ficarão isentas do pagamento das portagens as populações dos concelhos servidos pelas autoestradas SCUT (sem custos para o utilizador) com rendimentos abaixo da média nacional.

CDS-PP, Bloco de Esquerda e PCP defendem na quarta feira no Parlamento a atualização das pensões de reforma mais baixas, propondo que os valores destas prestações deixem de depender do indexante de apoios sociais (IAS).


Desporto

John Isner bateu Nicolas Mahut no encontro mais longo de sempre na história de Wimbledon e passou à segunda ronda do torneio inglês.
O norte-americano bateu Mahut em cinco sets pelos incríveis parciais de 4-6, 6-3, 7-6, 6-7 e 70-68, num encontro que demorou 11 horas e cinco minutos.
Foram precisos 138 jogos para ser decidido o vencedor. O encontro havia começado na terça-feira, tendo-se prolongado pelos dois dias seguintes.
O court onde a partida se realizou estava hoje lotado entre adeptos, jornalistas e fotógrafos, todos à procura de saber quem venceria este interminável jogo.

Benfica e JOMA sagraram-se campeões nacionais de sub-23 em atletismo. Benfica arrecada o título nos masculinos enquanto a equipa do JOMA conquistou nos femininos.

Os vimarenenses do Xico Andebol venceram este domingo a Taça de Portugal em andebol ao baterem na final o Sporting, por 27-24. A equipa de Guimarães conseguiu alcançar, assim, um lugar nas competições europeias e vai participar na Taça das Taças.

Portugal qualificou-se para os oitavos de final do Mundial, depois do empate a zero frente ao Brasil.
Nos oitavos de final, perdeu com a Espanha por 1-0 e foi eliminado.


País

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou na última semana 436 incêndios florestais, que foram combatidos por 4546 bombeiros.

O antigo presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes anunciou ter avançado para a penhora de bens da TVI e dos ex-responsáveis da estação Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes, como forma de receber uma indemnização fixada judicialmente.
Em causa está uma indemnização de 40 mil euros decidida pelo Tribunal Cível de Oeiras e confirmada em maio passado pela última instância de recurso, o Supremo Tribunal de Justiça, na sequência de notícias sobre alegadas buscas policiais em casa de Fernando Gomes.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou quinta-feira a detenção de 20 pessoas, no âmbito de uma "operação de grande impacto" realizada em todo o país e que contou com a colaboração da GNR e da Polícia espanhola.
Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 17 pessoas foram detidas por permanência irregular no país, duas por posse de droga e uma outra por posse de arma ilegal.

O grupo Avanport, criador da marca Chip7 e detentor da distribuidora Introduxi, foi na passada quinta-feira declarado insolvente, avança a edição de quarta-feira do Jornal de Negócios. O principal accionista do grupo é Miguel Monteiro, com quem o jornal falou e que adiantou não ter intenção de apresentar um plano de insolvência. O empresário assume que o grupo é mesmo para liquidar.

Os censos de 2011 vão ter pela primeira vez uma questão sobre a oprientação sexual dos portugueses e a relação de parentesco entre as pessoas que vivem na mesma casa, avança o Correio da Manhã deste domingo.


Mundo

Um tremor de terra com magnitude estimada em 5.0 graus Richter foi esta quarta-feira sentido nas cidades canadianas de Otava, Toronto e Montreal, bem como nos estados norte-americanos de Nova Iorque, Pensilvânia e Ohio, entre outros.
O abalo não fez vítimas e provocou danos ligeiros apenas na zona de Otava, a capital do Canadá, a 50 quilómetros do epicentro.

Uma carta armadilhada matou, esta quinta-feira, o chefe da segurança do ministro grego da Protecção do Cidadão, no seu gabinete localizado, no sétimo andar, a 25 metros do ministro Michalis Chryssohoïdis, que está são e salvo.
A vítima foi identificada como sendo Georges Vassilakis, de 52 anos.

A polícia canadiana começou este sábado a carregar sobre os manifestantes que, em Toronto, protestam contra a realização da cimeira do G20, existindo ainda registo de atos de vandalismo em lojas da cidade.
A polícia manteve-se alerta no domingo, na cidade de Toronto quanto a eventuais novos incidentes com manifestantes contra a cimeira do G20, enquanto contabiliza já meio milhar de detenções.
Com mais protestos marcados para domingo, a polícia deteve, logo pela manhã, dezenas de pessoas que se encontravam no "campus" da Universidade de Toronto, localizado a poucos quarteirões do centro de congressos onde estão reunidos os líderes dos 20 países mais ricos e países emergentes do mundo.
Numa justificação dada à imprensa, a polícia referiu que as pessoas detidas se "encontravam na posse de tijolos e outros objectos que podem colocar em perigo a segurança dos cidadãos de Toronto".

A fabricante de relógios Rolex rejeitou Sean Connery para uma nova campanha publicitária, devido ao alegado envolvimento do actor num esquema de evasão fiscal em Marbella (Espanha). A operação judicial que levou à acusação de Sean Connery e da sua mulher, Micheline Roquebrune, por "apropriação de dinheiros públicos, prevaricação, tráfico de influências e fraude", foi ironicamente baptizada "Operação Goldfinger", remetendo para o filme da série James Bond, datado de 1964, em que o agente secreto (interpretado por Sean Connery) impede um roubo em larga escala ao Fort Knox (EUA).
O juíz do tribunal de Marbella Ricardo Puyol fixou a fiança do actor e de Roquebrune em 3,3 milhões de euros, dando uma noção dos montantes relativos ao caso, que envolve também o antigo presidente do município de Marbella Julián Muñoz e um administrador da By the Sea, empresa de construção encarregada da construção de um condomínio imobiliário, o Malibu, aprovado com o aval do antigo autarca, e com a participação financeira do actor.

O Reino Unido vai limitar a entrada de imigrantes a partir de Julho, numa tentativa de proteger os empregos dos cidadãos ingleses. A medida está já a suscitar críticas nos meios empresariais.


Humor

Vai uma fresquinha?

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

As SCUT ficam congeladas até 1 Agosto.

A Volta a França vai contar com a participação de pelo menos 3 corredores portugueses.

A Volta a Portugal foi hoje apresentada com muitas incógnitas (lá por eu ter falado dela, era bom que lhe fizesses referência que o ciclismo tb é digno disso)

Diga-se que a acção do SEF que referes deteve uma pessoa em S. Roque (Oaz), imigrante ilegal, e encerrou uma alegada casa de alterne.

Já que falas de insolvências, e de jornais, diga-se que hoje foi para as bancas a última edição do 24 horas.