quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pré-Época e Sporting x Twente

Decidi fazer um breve comentário sobre a pré-época dos clubes portugueses, frisando particularmente a Oliveirense, a Académica, o Sporting, o Benfica e o Porto.


Em primeiro lugar, falamos do globetrotter da pré-época, o Benfica (nós aqui é como nos jornais, o que vende vem primeiro!). Bom, além de fazer mais jogos amigáveis que o Sporting e o Porto juntos, o Benfica também deve ter gasto mais dinheiro que os outros dois juntos. E todos os anos é assim, por isso já não espanta ninguém. O camião de jogadores esta época trouxe pelo menos mais alguma qualidade assegurada e por isso não me surpreendo que esta época o Benfica fique mais habilitado para lutar com o Porto (o Sporting está ao contrário): Saviola, Keirrison e Ramires são nomes com estampa de qualidade; Peixoto, Schaffer, Javi García, Júlio César e Weldon são mais duvidosos mas parecem bons jogadores; se Di María, Cardozo, Aimar, Maxi Pereira, Moreira, Carlos Martins, Yebda, entre outros, colaborarem, talvez o Benfica se torne numa boa equipa). O problema é que nem sempre os jogadores caros fazem a equipa. Bom, vamos ver. Para já, a pré-época traz boas indicações: vitória sobre o detentor da Taça UEFA (que está muito mais fraco este ano, como se vê pelo empate na Champions ontem com o Timisoara), o Shakthar, por 2-0, e um empate 2-2 com o Sion na Suíça. Venceu o Torneio do Guadiana (2-1 ao Olhanense e 2-1 ao Atlético de Bilbau, os dois depois de estar a perder) e o Torneio de Amesterdão (3-2 ao Ajax e 2-0 ao Sunderland), perdeu com o Atlético de Madrid por 2-1 na apresentação e vai ainda jogar a Eusébio Cup com o AC Milan e o Torneio Cidade de Guimarães com o Portsmouth e a equipa da casa. Começa o campeonato a receber o Marítimo.





Nem sei que dizer da pré-época do Sporting. Poucos reforços para colmatar a NOTÁVEL falta de qualidade dos elementos do plantel - em 25 jogadores, o Sporting só tem 8 jogadores de verdadeira qualidade para um grande: Liédson, Izmailov, Vukcevic, Matiás Fernandéz (um dos reforços), Polga, Moutinho, Veloso e Carriço; ainda dou um desconto ao Patrício, ao Pereirinha e ao Adrien que são novitos mas que já provaram que têm qualidade; depois temos lá Pedro Silva e Abel (ala direita que vale 0), Caneira e Grimi na ala esquerda (um que não sabe cruzar e outro que parece que aprendeu que não se cruza para além da linha dos 3/4 de campo), não tem extremos, não tem avançados de qualidade nem de reserva (para Djaló marcar golos, é preciso colocar uma imagem da Floribella na baliza; Postiga parece-me bem mas é um caso perdido, marca 1 em cada 30 remates que faz; Caicedo não me parece nada de especial), está carregado de divas (Rochemback é a rainha, Veloso parece arrependido, Abel e Caneira amuam quando não jogam...) Enfim. Numa equipa sem fio de jogo, com 4 anos de conhecimento mútuo (jogam juntos com o MESMO treinador há tanto tempo e ainda não conseguem jogar um futebol fluido, convincente e agradável?), como é possível ainda ninguém ter reparado nisto? A culpa não é só do Paulo Bento (ele também não é grande coisa); Pedro Barbosa, Ribeiro Teles e principalmente OS JOGADORES deviam ter vergonha na cara. Que equipa enfadonha e engonhada. A continuar assim joga para 5º, não é para 1º. Pré-época de lástima, só venceram o Atlético do Cacém por 3-0, nos restantes jogos dominaram o jogo por completo e a defesa maravilha concedeu golos sempre (a vencer, perderam 2-1 com o Feyenoord na apresentação; a vencer 2-0, deixaram o Guimarães empatar 2-2 aos 90+3'; em contra-ataque, no único remate do Nottingham Forest à baliza, perderam 1-0).




SPORTING - TWENTE, 0-0
Estádio José Alvalade Século XXI
3ª Pré-Eliminatória
UEFA Champions League - Non-Champions Path
Equipa do Sporting: Patrício/Pedro Silva (Rochemback), Polga, Carriço, Caneira (Pereirinha)/Veloso, Vukcevic (Yannick), Moutinho, Matiás/Postiga, Liédson (4-4-2 losango)

Ontem, os queridos «gatinhos» defrontaram o Twente, 2º classificado holandês, para a 3ª Pré-Eliminatória da UEFA Champions League (Non-Champions Path). Antes do jogo e durante esta semana, foram muitas as mensagens de apoio dos adeptos mais crentes, mais fiéis, e as mensagens de pedido de despedimento de Paulo Bento por parte dos adeptos mais cépticos. José Eduardo Bettencourt, lá pelo seu Twitter, pediu apoio e a verdade é que os 37000 espectadores não defraudaram. A equipa é que sim. Os primeiros 15' de jogo foram medonhos, só dava Twente, que podia ter marcado pelo menos 3 vezes (aos 1', 11' e 14'). Kenneth Perez e Miroslav Stoch on fire, auxiliados por Ruiz. Douglas, central do Twente, era o único sinal positivo para o Sporting: só fazia asneira. E foi mesmo de uma asneira dele e de Pérez que saiu a jogada que mudaria o jogo. Aos 19' O Sporting teve o primeiro remate (Pedro Silva, Vukcevic e Caneira a jogar muito mal nesta fase) e aos 21' Liédson ficou perto de marcar depois de grande toque de classe de Matiás. Aos 24' Pérez e Douglas então falharam e isolaram Postiga e Liédson (este acho que estava em fora-de-jogo) e Postiga, em vez de marcar, preferiu ser o chico-esperto e cair, ganhou pénalti e expulsou o guarda-redes. O Sporting estava com mais um jogador em campo e já mandava no jogo. Mas todos se esqueceram que o Sporting é chique e por isso não treina pénaltis (são os maiores) e por isso não surpreendeu ninguém (só Paulo Bento, de certeza!) que Moutinho tenha falhado a grande penalidade. E aí se foi a melhor oportunidade de todo o jogo para o Sporting. De qualquer forma, até ao final da 1ª parte, o Sporting sufocou o Twente e podia e devia ter marcado (aos 31', aos 33', aos 37', aos 40' e aos 44') mas Mikhaylov estava em dia sim. Nesta altura já todos tínhamos percebido que Pedro Silva e Caneira estavam a mais e que Vukcevic já teve melhores dias (a lesão dele estava a limitá-lo). A segunda parte foi muito mais aborrecida, com o Twente muito fechado e com o Sporting surpreendentemente muito mais apático. A vantagem de jogar com mais um não se fez sentir e apesar de muita bola e muito volume de jogo, poucas foram as oportunidades de perigo. O Twente até foi o mais perigoso, podendo matar o jogo aos 75' e aos 90+4' - o primeiro defendido por Patrício num golpe de rins, o segundo com N'Kufo isolado, tirou Patrício do caminho mas depois não teve força para marcar o golo, para alívio de Pereirinha). Entraram Rochemback, Pereirinha e Yannick e nenhum fez nada de extraordinário (Djaló e Rochemback até irritaram mais do que jogaram e obrigaram inclusivamente Veloso a ir para DE onde todos sabemos que não gosta de jogar). O jogo acabou 0-0, dificulta MUITO a tarefa na Holanda onde eu não acredito que o Sporting passe (aliás, eu aposto que perde e por mais que 2 golos...) O Sporting começa o campeonato no Funchal, visitando o némesis Nacional da Madeira (onde já não ganha há mais de 5 anos!)



A Académica (AAC, O.A.F.) tem tido um período de pré-época tranquilo. Depois da troca de treinador (Domingos foi para o Braga e para o seu lugar entrou Rogério Gonçalves), o clube reforçou-se criteriosamente tendo em atenção algumas posições vitais e poucos jogadores abandonaram o clube. O principal objectivo, segundo Rogério Gonçalves, é bater a melhor época de Domingos, precisamente a última, em que a Académica conquistou um esplendoroso 7º lugar, atrás dos grandes, dos europeus Nacional e Braga e do sensacional Leixões (que ocupou por alguns meses o 1º lugar do campeonato) e ficou à frente de equipas como Guimarães e Marítimo, todos com orçamentos maiores que o seu. O 6º lugar e consequente qualificação para a Liga Europa é por isso um objectivo ambicioso e para isso é necessário um plantel condizente. Não é mau de todo o plantel da Académica e é inclusive melhor que o dos últimos anos, mas agora com potencial europeu? Duvido muito. Como Simões quer sempre ir à Europa (e nunca vai, diga-se de boa verdade) e este ano calhou que Rogério voltasse a falar na Europa para os lados de Coimbra, a euforia é muia, mas eu aviso: se em Dezembro as coisas correrem mal, se calhar é preciso ir buscar Paciência (que hoje já perdeu em casa com o Braga, para a Liga Europa). A pré-época tem sido simpática, com algumas vitórias (como o 3-1 à Naval, 1-0 ao Belenenses que lhe deu a Taça Cidade de Águeda) e empates (1-1 com o Sporting da Covilhã, que lhe deu a vitória no Torneio Triangular da Covilhã depois da vitória frente à Naval) e uma derrota (1-2 com o Santa Clara). Falta jogar com o Tourizense, com o Nacional e com o Rio Ave. Começa o campeonato em Braga, frente ao antigo treinador, Domingos.




O FC Porto tem viajado à velocidade de cruzeiro esta pré-época. Uma equipa que se conhece, que sabe bem o que quer, que tem princípios de jogo bem definidos. O único problema é a integração dos reforços (que são MUITOS!) e a pouca rotina de jogo, perdida nas férias, que agora se tem de recuperar. Vai vencendo os seus amigáveis (3-1 ao Tourizense, 3-0 ao Mónaco, 3-1 ao Leixões) e até está na luta pela conquista da Peace Cup (meias-finais com o Aston Villa, passou o grupo com 0-0 frente ao Besiktas e 2-0 ao Lyon) e já ganhou o Torneio Albufeira Anima ao Dínamo de Bucareste (1-0). Nada de particularmente espectacular mas são bons indícios de um clube que está habituado a vencer e que, a ver pelos rivais (com o Benfica em franca melhoria e o Sporting em queda), vai fazer o pentacampeonato. Hulk tem dado nas vistas na pré-época, como seria de esperar, e será, se a equipa ajudar, uma das estrelas do campeonato que o Porto inicia em Paços de Ferreira. Também é com estes que vai iniciar a época, jogando a Supertaça de Portugal em Aveiro a 8 de Agosto.


A U.D. Oliveirense trocou de presidente mas manteve a equipa técnica e do núcleo duro de jogadores perdeu os dois melhores da época passada, Sérgio Grilo e Luís Coentrão. Reforçou-se consideravelmente bem (tendo em conta que o ano passado só teve 2 reforços nesta época) mas não me parece de todo um plantel competitivo o suficiente para lutar para ficar na Liga Vitalis. Contudo, se com aquilo que tínhamos o ano passado conseguimos a manutenção... O problema é que este ano não há Boavistas a abater... Os resultados da pré-época não foram nada de especial, derrotas por 4-0 com Marítimo, 4-1 com o Gil Vicente e 3-2 com o Santa Clara e uma vitória por 3-2 sobre o Sindicato de Jogadores. Começa amanhã a sério: recebe o Gil Vicente (pois, 4-1 no amigável, eu sei) no Carlos Osório para a Taça da Liga. Começa a Liga Vitalis em Varzim.


Eis o que diz Pedro Miguel sobre a suposta falta de reforços (retirado de Record Online):

«Jogar na Oliveirense não é para todos, pelo menos Pedro Miguel assim o defende. O técnico tem procedido a uma seleção criteriosa dos reforços para a nova época, exigência que explica o atraso na construção de um plantel que apenas tem 18 elementos a cerca de uma semana do primeiro jogo oficial, para a Taça da Liga (1 de agosto).

No ano passado muitos foram os jogadores que passaram por Oliveira de Azeméis à experiência sem convencer o técnico. Este ano já são 11 e até agora nenhum recebeu luz verde para assinar. "Só fica no plantel quem eu quero e quem quer mesmo jogar aqui. Só preciso de verdadeiros reforços, que acrescentem qualidade e ajudem a formar uma equipa competitiva", justificou.

Apesar do orçamento limitado e do tempo estar a esgotar-se, o técnico mantém a convicção de que a rigorosa seleção vai trazer dividendos a longo prazo. Contudo, reconhece que, no imediato, os efeitos poderão ser comprometedores: "Não é benéfico que nesta altura ainda nos faltem 7 jogadores. Isso pode significar mais dificuldades no início da época. Falta-nos encontrar o nosso núcleo duro, o que é preocupante."»

Diário da Sara em Freixo de qualquer coisa...



Ora aqui vai, o Diário da Sara (no dia em que a Sara se vai embora do local de escavação). Peço desculpa aos grandes queridos que vêm cá todos os dias (que são muitos que eu sei :D) mas não pude vir cá antes.



DIA 1


«Queridos leitores,

Pois bem :) A caminho da estação. Primeiro dia. Muita cerâmica. Muita terra. É o fim do mundo. Apanhei um escaldão.»



Como se vê, a Sara gosta de ter sempre uma perspectiva muito optimista dos sítios para onde vai. Bom. Não posso julgá-la; se eu também fosse para lá acho que morria.


DIA 2


«Queridos leitores,

Ora... Depois de uma noite dormida estranhamente devido às elevadas quantidades de açúcar na cama... Lá tomamos nós o pequeno-almiço e partimos para Castanheiro numa bela e amarela viagem. Muito vento... Muito sol... Decapar... Cerâmica estranha lá para o meio. Cotas... E... muito pó :D»




Sara, devias ser escritora. Essas tuas descrições exaustivas das condições metereológicas são uma coisa divina. E adoro o teu uso de reticências.



DIA 3


«Queridos leitores,

Continuar a decapar, cortar raízes, passear o pico, encontrar cerâmica esquisita, apareceram ossos, tirei cotas... Estava imenso vento, fui apanhar o chapéu para aí umas cinco vezes e vi um incêndio lá ao fundo...»




E pronto, isto foi o dia de ontem. Amanhã a Sara faz o favor de contar pormenorizadamente tudo sobre o mundo das escavações em Freixo de qualquer coisa.




Isto foi o Diário da Sara. Despedimo-nos com apreço. E até à próxima aventura. Abraço :)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais logo...

Muito cansado.


A retomar entre hoje e amanhã, então...

- Megan Fox/D. Dolores/Lady Gaga: o showdown das peruas!
- Trailers para ver
- Críticas a 3-4 filmes (depende das que conseguir fazer)


Até amanhã ;)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Top Filmes a Meio do Ano







Como sabem (ou não), chegamos ao meio do ano cinematográfico... É que desde o anúncio das nomeações para os Óscares (para mim, o fim do ano cinematográfico é esse: os Óscares é só uma festa para comprovar qual o melhor dos melhores) a 22 de Janeiro até agora já passaram 6 meses - portanto, já passou meio ano cinematográfico.

É verdade que ainda não vimos nenhum claro candidato aos Óscares - esses vão começar a chegar em breve, começando já com Ponyo e Inglorious Basterds de Quentin Tarantino(27 de Agosto), Up! da Pixar (irritantemente adiado para 13 de Agosto por quererem lucrar mais fugindo à estreia de Public Enemies), Public Enemies de Michael Mann (6 de Agosto)... Mas já vimos uma boa quantidade de filmes interessantes este ano.

Claro que Setembro e Outubro são propiciamente profílicos para os filmes lançados no Verão dos Estados Unidos: Taking Woodstock de Ang Lee (3 de Setembro), Chéri de Stephen Frears (24 de Setembro), Los Abrazos Rotos de Almodovar (10 de Setembro), The Informant de Soderbergh e The Brothers Bloom e (500) Days of Summer (8 de Outubro), Antichrist de Von Trier (22 de Outubro) e Julie & Julia (29 de Outubro).


Mesmo assim, acho que consigo já montar uma lista de pelo menos 10 filmes que já deviam ter visto (se não viram, devem ver) nos cinemas porque valem mesmo a pena:


1. The Boat That Rocked (estreou 23 de Julho) [A-]

É o meu primeiro A (um A-, mas de qualquer forma um A) deste ano o que quer dizer muito. Não sou pessoa de dar A facilmente (só a título de exemplo, em 2008 só Wall-E, Entre Les Murs, Rachel Getting Married e The Dark Knight levaram A - todos A-, já agora). Eu acho que este filme me apanhou da mesma forma que The Dark Knight o ano passado. Não sei como explicar mas tenho uma estranha infatuação com este Barco do Rock. Com um elenco excepcional, com música espantosa, com o espírito irreverente, com a alegria, a magia, a festa da época, com o contagiante rock n' roll, como podia não ficar agarrado? A juntar a isto tudo temos um belo argumento, comédia mais drama na mistura certa. Bónus: Emma Thompson, Bill Nighy, Kenneth Brannagh e Phillip Seymour Hoffman fazem parte do elenco.


2. Let the Right One In (2008, estreou aqui 28 Maio) [B+]

Dá uma coça no Twilight, é um filme especial mas extraordinário, de superior qualidade. Excelente argumento, bela fotografia, uma interpretação impressionante dos dois jovens. É tão bom que vai ser adaptado em 2010 nos Estados Unidos, com o novo título «Let Me In» para não ser confundido com o original sueco.


3. The Hangover (estreou 18 Junho) [B+]

Tem uma pontuação consideravelmente alta no IMDb (8.2 - está dentro do top 250) e é um dos filmes do ano para o público. Eu não vou tão longe mas admito ter em alta estima esta comédia super inteligente e algo diferente das comédias entre 'bros' que se perdem no timing comédico e no diálogo. Esta mantém o tom durante todo o filme, nunca se torna muito evidente e é refrescante porque aborda o tema já sobreexplorado das despedidas de solteiro, das festas e das bebedeiras de uma nova forma. Um must-see, sem dúvida.


4. Coraline (estreou 19 Fevereiro) [B+]

Filme extraordinário realizado em 3D e feito com bonecos de materiais especiais. A história é brilhante e Henry Selick merece os parabéns porque esta Coraline este ano vai fazer a Pixar e a Disney suar para ganhar os prémios de animação. Argumento muito bom, o que não seria de estranhar, uma vez que o livro de Neil Gaiman é também ele muito popular. Vai-se tornar, por todos os motivos e mais alguns, num clássico da animação (em especial por NÃO SER um filme da Disney/Pixar).


5. Elegy (2008, estreou aqui 2 Julho) [B+]

Adaptado da obra «The Dying Animal» de Phillip Roth, um clássico da literatura, este filme faz uma dolorosa reflexão sobre o envelhecimento e a mortalidade, a luxúria e o preço que pagamos pelas decisões da nossa vida, uma meditação honesta e reveladora sobre a importância da família, a intimidade e o comprometimento. É um filme revigorante, complexo, inteligente e muito, mas muito dramático, que nos faz pensar e nos mexe com os nossos próprios problemas e idealismos. Tem espantosas interpretações dos vencedores de Óscares Penélope Cruz e Ben Kingsley e conta ainda com a nomeada para Óscar Patricia Clarkson (a minha Patti fabulosa).


6. Un Conte de Nöel (2008, estreou aqui 21 Maio) [B+]

Filme de Arnaud Desplechin que conta com um elenco cheio de talento e com nomes conhecidos como Mathieu Almaric, Chloe Sevigny e Catherine Deneuve, Emanuelle Devos e Jean-Paul Roussillon, conta a história da família Vuillard que, como uma verdadeira família disfuncional e problemática, entra frequentemente em desacordo e isso leva-os não só a sérias discussões mas à separação e fragilização do ambiente familiar. A gota de água cai neste Natal, quando a matriarca da família descobre que necessita de um transplante de órgão e os dois familiares que ela mais detesta são os únicos que a podem salvar. A partir daqui o enredo adensa-se, levando a família a tentar encontrar paz entre os seus membros para que tudo se possa resolver.


8. Rudo Y Cursi (estreou 11 Junho) [Previsão: B+]

Gael García Bernal + Diego Luna + Carlos Cuarón (irmão do Alfonso Cuarón) + filme mexicano de grande qualidade = I'm there! Tenho adiado sempre para ver o filme mas tenho de o ver. É preciso convencer a acompanhante a ver também o que é mais difícil.


8. Coco Avant Chanel (estreou 25 Junho) [B/B-]

Diria que não me surpreendeu esta Audrey Tautou. Ainda no coração de todos depois daquela estrondosa personificação de Amélie Poulain, Tautou tem tentado encontrar o seu estilo e é nesta Coco Chanel que mais revejo a grande e talentosa actriz de Amélie. Anne Fontaine traz-nos um retrato a cru mas vivo da vida da estilista Coco Chanel antes desta se tornar conhecida. Os desamores, a pobreza, a vida como escrava das leis da sociedade, a sua fria honestidade e inconformismo, aprendemos com o filme como Coco passou pelos mais duros testes até se tornar a grandiosa estilista, politicamente incorrecta mas famosa em todo o mundo. Não é um filme perfeito, tem as suas lacunas, mas tem excelentes pormenores, um razoável argumento e, claro, a brilhante composição do que é para mim o maior compositor no activo hoje em dia, Alexandre Desplat.


9. Duplicity (estreou 26 Março) [B/B-]

Este filme voltou-me a lembrar por que razão Julia Roberts é uma grande actriz. Aproveitando a fantástica química que ela e Clive Owen possuem, Tony Gilroy volta a surpreender com este romance comédico-dramático (não sei bem decidir qual o tom predominante no filme) em que tudo está em jogo e nada, nem mesmo o amor, serve de garantia para não se ser apunhalado nas costas. Além de me ter surpreendido positivamente e de mostrar as melhores armas e qualidades tanto de Owen como de Roberts, fez-me gostar ainda mais de Gilroy, eu que até não sou assim grande fã do seu grande êxito de 2007, Michael Clayton (embora admita que é um grande filme dentro do seu género). Bónus: Tom Wilkinson e Paul Giamatti (quando é que lhes vão dar um Óscar, AMPAS?)


10. Harry Potter and the Half-Blood Prince (estreou 16 Julho) [B-/B]

O que posso dizer? Muito simplesmente, em comparação entre o livro e o filme, o 6º filme é o único que em termos de qualidade bate o livro. É o mais completo dos 6 (apesar de não ser o que eu gostei mais, esse foi talvez o 3º, talvez o 5º - mas também tem muito a ver com a história em si e com a realização, entre outras coisas) e é aquele que não se perde com os pormenores mais bicudos e massudos do livro. Corta IMENSA coisa (é dos que ignora mais o livro), o que o torna um filme melhor. Basicamente, é isto. Provou ainda que Rupert Grint é um excelente actor e que até Tom Felton (Malfoy) dá 100 a zero a Radcliffe e a Watson. E ainda mostrou que realmente Bonnie Wright não é uma boa Ginny. Bónus: Helena Bonham-Carter (até tiveram que inventar cenas novas para lhe dar tempo de ecrã - e ainda bem!), Jim Broadbent, Maggie Smith e Alan Rickman NO MESMO FILME! Ainda maior bónus: no 7º filme vamos ter Bonham-Carter, Smith, Rickman, Gleeson, Fiennes, Walters, Imelda Staunton E BILL NIGHY num estupendo showdown (e há que relembrar que já tivemos ainda Emma Thompson, Jason Isaacs, Robert Pattinson, Miranda Richardson e Gary Oldman também nestes filmes).


FORA DAS CONTAS:

- I Love You, Man [Previsão: B] (estreou 11 Junho) - se eu tivesse visto estaria no pódio
- Confessions of a Shopaholic [B] (estreou 9 Abril) - apaixonado pela Isla Fisher
- Brüno [Previsão: B-] (estreou 9 Julho) - ainda não vi, provavelmente estaria no pódio
- Star Trek [Previsão: B] (estreou 7 Maio) - muito perto MESMO de estar no meu top (não ficou porque no lugar dele o meu fanatismo pelo Potter impôs que o colocasse no top)
- Julia [B+] (estreou 19 Março) - Tilda Swinton, sempre agradável, esteve no top e depois tirei-o
- Hunger [B+/A-] (conta como 2008 e estreou no início de Fevereiro e por isso não consta da lista - mas se pudesse eu tinha-o colocado e em nº 3!)
- Também excluí das contas todos os filmes que eram da época de 2009 e que foram candidatos a Óscares)



OS PIORES:

Sem qualquer dúvida,

100 Volta [E,F,G...Z]
Star Crossed [E,F,G...Z]
Angels & Demons [D-]
Transformers 2: Revenge of the Fallen [D-]
Knowing [D]
Night at the Museum 2 [D]
He's Just Not That Into You [C-]
Zack and Miri make a Porno [C]
Amor de Perdição [C]
Appaloosa [C+]


Ciclismo: Final do Tour






Falando então da última etapa do Tour e alguns pormenores de interesse...

  • Sérgio Paulinho no pódio com equipa da Astana, que venceu por equipas. Em 2º lugar ficou a Garmin-Slipstream e a completar o pódio está a Team Saxobank;
  • Prémio juventude ganho por Andy Schleck da Saxobank, seguido por Nibali e Kreuziger. Destaque ainda para o português Rui Costa que estava a fazer uma excelente prova mas que teve de desistir;
  • Thor Hushovd (Cervelo) "roubou" a vitória por pontos a Mark Cavendish (Columbia) que merecia inteiramente o prémio (hoje venceu de novo, Hushovd ficou em 6º e reclamou o título). Como é que se vencem 6 etapas do Tour 2009 e NÃO SE GANHA POR PONTOS? Não percebo. Em terceiro lugar ficou o Ciolek (Milram);
  • Na montanha, o rei foi Pellizotti (Liquigas), seguido de Martinez (Euskatel) e de Contador (Astana). Schleck contentou-se com o 4º lugar na montanha;
  • Na geral, vitória é, claro, de Alberto Contador (2ª vitória), seguido de Andy Schleck em segundo e de Armstrong, o velhinho, a fechar o pódio. Paulinho termina em 35º lugar. Para o ano fica a promessa dos irmãos Schleck em treinar o ano inteiro o sprint para o contra-relógio (a sua grande fraqueza) para tentarem a vitória. E já agora vamos a ver que faz Armstrong para o ano, se os 39 anos e a nova equipa ajudarem... Nota ainda para Bruyneel que ficou chateado por não ter conseguido colocar ainda Klöden no pódio (portanto conseguir um trio de corredores da Astana no pódio do Tour...) mas este ficou-se pelo 6º... O 4º foi, já agora, a título de curiosidade, para Wiggins e o 5º para o outro irmão Schleck, Frank;
  • Choque a apontar é que quando Contador se preparava para ouvir o hino, viu a bandeira espanhola ser içada com o hino da Dinamarca a tocar. Furioso, gesticulou para Hinault que tratou de mandar reparar o erro. Sinceramente...
  • Resumindo... A Sara foi spot-on nas previsões (também não era difícil) e o Tour acabou. Temos mais para o ano. A ver se o doping não estraga (de novo) a festa.

Julho a acabar... Jorge no comando!

Oi oi, estou de volta!

Pois é, vou tomar as rédeas (eu sei, eu sei, infelizmente) enquanto a Sara está fora... E vou encher isto tudo (como é habitual) com coisas que vão fazer o meu amigo anónimo ficar vermelho de raiva quando vir aqui ver... Good for him!

Mas não pensem que a Sara vos deixa aqui sozinhos... Vou colocar updates da condição da Sara e do seu maravilhoso (sim, maravilhoso!) trabalho nas escavações de um sítio lindo que ela mencionou ontem e que já não me lembro... Seria Covo? Covão? Pertence a Vila Nova de Foz Côa, pronto... A rubrica terá o fantástico nome de... «DIÁRIO DA SARA A ESCAVAR POR ESSE PORTUGAL FORA»

Então...


E o que esperar desta maravilhosa semana de 27 a 31 de Julho em que o Jorge MANDA? Bem, aqui vão alguns destaques...



Dia 27

- Ciclismo: Final do Tour (só confirmar o que a Sara já disse, marcamos encontro a 2 de Agosto para a Sara fazer a sua (LONGA) retrospectiva)

- Críticas: The Boat that Rocked e Coco Avant Chanel

- Top Filmes a meio do ano cinematográfico (Janeiro - Julho = 6 meses)

- Megan Fox/D. Dolores/Lady Gaga: o showdown das peruas!




Dia 28

- Fechado para balanço; não vos quero sobrecarregar




Dia 29

- Início do Diário da Sara

- Antevisão Sporting x Twente e comentários sobre a pré-época

- Críticas: Watchmen, Terminator Salvation, The Hangover

- Trailermania: mais 10 trailers para verem




Dia 30

- Críticas: The Young Victoria, Star Trek, Transformers 2

- Previsões Óscares: Realizadores (é a que falta)

- Novo projecto: Filme do Ano

- Crítica: HANNAH MONTANA - THE MOVIE





Dia 31

- Fim da sondagem e comentário dos resultados (Agricultura e Pescas... Seriously?!)

- Introdução ao público dos PRÉMIOS PERDIDOS

- Introdução ao público do projecto CINEMABLEND (Misturadora de Cinema)

- Teen Choice Awards: claro que eu votei! Lol vocês não?

- PREVIEWS: AVATAR; ALICE IN WONDERLAND; THE LOVELY BONES; INVICTUS; BRIGHT STAR




E ficamo-nos por aqui. See ya.

sábado, 25 de julho de 2009

Até pra semana ;)

Bem meus caros, acabaram as férias..
E agora o trabalho..
Vai o JoJo ter que escrever sobre o final do tour.. para já.. e faltando uma etapa..
Sergio Paulinho é 35º.
CG: A Contador; A. Sheleck, L. Armstrong.
Pontos: Thor Hushovd
Montanha: F. Pelizzoti
Juventude: A. Sheleck
Equipa: Astana
Arrisco que ficará tudo assim..
Amanhã, talvez 6ª vitória de Cavendish?
Mais combativo.. talvez Pelizzoti?
Não sei.. ;)
Bem.. a sondagem acaba entretanto, portanto o Jorge vai ter que comentar :)
E pronto.. Até para a semana.. Agora, terrinha ;)
*

segunda-feira, 20 de julho de 2009

O mundo está perdido - estados dos monumentos em Portugal!

Pois bem.. hoje não há tour e o que me trás cá é outra coisa..
O estado das estações arqueológicas e monumentos em Portugal..
Bem, isto não surgiu por acaso.. não foi por estar de férias e não ter mais nada que fazer..
Na realidade, por não ter nada que fazer, no meio do interior alentejano, andei à procura de estações belas e amarelas para visitar..
E.. a meia dúzia de Km de Sousel, surgiu uma Villa romana (vá, uma espécie de quinta, ou casa de campo), em Santa Vitória do Ameixial, concelho de Estremoz..
Nisto, e depois de algumas pesquisas, descobri que da estação tinham sido recolhidas 3000 moedas, um mosaico com o srº Ulisses, que agora até está no MNA (Museu Nacional de Arqueologia)..
Pareceram-me bons indicadores para sair do fresquinho e mergulhar nos 38º lá de fora..
Mas.. havia uma coisa estranha.. não havia, em sitio nenhum, indicação do horário de funcionamento da dita cuja.. O que me levou a pensar se o sitio estaria aberto.. ou vedado.. e fechado..
Não tardei muito em desfazer essas dúvidas..

A villa estava localizada.. (vá, num sitio mal cheiroso e escondido.. mas estava..)
E lá subimos o caminho a pé.. onde não faltavam cacos e companhias..

Até chegarmos a um sítio.. onde havia um portão.. com um cadeado que não estava fechado.. E um portão ferrugento.. Não sei se estava aberto ou não..
Certo é que o sítio estava fechado.. mas a bela da informação sempre tinha um horário.. E.. surgiu um outro dado muito mais interessante..
O raio do sítio estava completamente a monte.. viam-se alguns buracos.. e uma plataforma de onde eu diria ter sido retirado o mosaico.. e.. pralém disso, dos materiais, e das estruturas que se viam da estrada.. só erva..

Mas.. a informação interessante.. é que o sítio foi classificado como MONUMENTO NACIONAL!!! em 1974 (salvo erro..)
Rico estado para um monumento nacional..
E eu só me pergunto.. para mim, que estudo arqueologia, não há maior frustação que ver um sítio naquele estado.. sujeito a quase tudo..
Mas para o "turista", visitante, curioso, ou habitante do local.. que vantagem tem o sítio arqueológico? Ao turista só má imagem.. aos srs habitantes, confesso que não sei.. eventualmente chateiam-se um bocadinho porque ali à volta devem "chover tralhas" romanas.. sem que haja qualquer beneficio..

A estação tem mesmo aquele ar de quem foi saqueada.. e agora, que aparentemente já não se lá vai encontrar mais Ouro! fica pra lá ao abandono..


E as estruturas que já estão na estrada..

Enfim :s
*

domingo, 19 de julho de 2009

Mas que Alpes!

Pois bem, uma etapa que deve ter sido espectacular mas que eu, novamente, não vi..
De qualquer forma, muitas mexidas..
Efinkin também abandonou..
Contador venceu, é o novo camisola amarela com 1’37” para Armstrong.. depois o mano Shleck mais novo (Andy – novo líder da juventude).. depois surge Kloden..
Astana com 3 corredores nos 4 primeiros.. E.. liderança colectiva..
Paulinho perdeu quase 7’ hoje.. mas está em 40º na geral..
Nada de novo na discussão do pontos.. tirando a desclassificação ontem de Cavendish..
E na montanha, muita competição.. Pellizotti e Egoi separados por 8 pontos..

Amanhã.. dia de descanso..
[Por cá, qualquer tentativa de ir à rua não é agradável :p 38º]
*

Estão a chegar os Alpes..

Bem, enquanto aqui estou, no meio do nada que é tudo, como dizia o outro.. isto é, no alto de um monte.. e depois.. só a bela da paisagem alentejana.. aproveitei para vir cá deixar umas notas sobre a etapa de ontem..
Outra que eu não vi.. e que contou com a vitória de Ivanov, da Katucha.. saltou de uma fuga para a vitória na etapa.. A mesma fuga permitiu a Hincapie o 2º lugar na geral, a 6” do camisola amarela, Nocentini.. Quem também saltou para os 10 primeiros da geral foi Le Mevel..
Etapa marcada pelo acidente com uma mota da Guarda Republicana que retirou a vida a uma mulher..

E.. o insólito da etapa de sexta.. dois corredores foram atingidos por chumbos duma arma de pressão! (acho eu, agora não fui confirmar..)

E bem, hoje temos Alpes, 6 contagens de montanha, chegada em alto.. Outra festa, que eu também não vou ver.. Aqui.. só comer e dormir ;)

(E espero, entretanto, que o Jorge, que já deve tar de férias, venha cá dinamizar isto.. :p)
*
[Depois de ter escrito isto, vi no site do tour que Tom Boonen já não saiu para a etapa de hoje.. Presença discreta do corredor da Quick Step]

sexta-feira, 17 de julho de 2009

E o tour continua..

Bem, antes de ir fazer as malinhas e de vos deixar ligeiramente sossegados.. mais duas etapas do tour que há a comentar.. (que eu não vi na integra)

Entretanto, aproveito só para chamar a atenção para o jogo All Star de Hóquei, que vai decorrer domingo à tarde (acho eu) no pavilhão da Escola Livre..

Nisto, a CMOAZ vai promover uma sessão de esclarecimento em relação à Gripe A, dia 21, na Praça da Cidade.. Vejam o site para mais informações..

Quanto ao tour..

Etapa 12 – história do costume, tentativas, fuga.. Mas desta vez, com a vitória de alguém que lá estava.. Niki Sorensen..
História de uma etapa com muitos abandonos (frutos das quedas da etapa anterior)



Etapa 13 – uma etapa de média montanha.. que começou com uma má notícia para a Astana.. a lesão de Leipheimer que levou ao seu abandono.. :s
Bem, tentativas de fuga, grupo na cabeça.. mau tempo.. grupo mais pequenino até termos Chavannel e Haussler.. No pelotão a perseguição era da Astana.. Lá no meio tínhamos Feillu e Txurruca..
E isto deu.. vitória para Haussler.. Txurruca em 2º.. Feillu foi 3º e Chavannel 4º..
O pelotão perdeu cerca de 6 minutos.. Tudo na mesma.. Paulinho é 40º.
O que mudou.. foi a camisola verde, de Cavendish para Hushovd e a camisola da montanha, de Martinez para Pellizotti..


Pra semana já há Alpes ;)

*

EMMY TIME!


(O meu post com a D. Dolores/Megan Fox deve vir sábado, para comemorar FÉRIAS...)

Entretanto, hoje foram anunciadas as nomeações para os Emmy - que para quem não sabe são os prémios atribuídos pela Academia da Arte e da Ciência da Televisão (ATAS).

Basicamente... Oscar está para cinema como Tony para o teatro e Emmy para televisão. É o prémio mais prestigiado do pequeno ecrã. Pronto. A juntar aos Globos de Ouro, aos SAG e aos AFT, são os prémios que celebram o que de melhor se faz em televisão nos Estados Unidos em primetime (horário nobre) - das 20.45 (sim, o telejornal deles não demora tanto como os de cá) às 23.00.


Bom... Os nomeados são (só vou indicar as principais categorias)


MELHOR ACTOR - COMÉDIA

Jim Parsons, The Big Bang Theory
Jermaine Clement, Flight of the Conchords
Tony Shalhoub, Monk
Steve Carell, The Office
Alec Baldwin, 30Rock
Charlie Sheen, Two and a Half Men



Charlie Sheen é tipo o demónio para os candidatos a Melhor Actor - Comédia. Nunca vai embora. Ele e a série dele (se bem que, graças a Deus, este ano não foi nomeada!) De resto, só qualidade, Baldwin, Carell, muito merecido Parsons, Shalhoub eu ainda aceito (última temporada, já tem 6 nomeações e 3 vitórias). Clement não entendo. Nenhum amor para Zachary Levi em Chuck, Jay Harrington em Better Off Ted, Zack Braff em Scrubs e sobretudo como é possível David Duchovny não ser nomeado por excelente trabalho em Californication (de novo, já depois de o ano passado ter acontecido o mesmo?)


MELHOR ACTOR - DRAMA

Hugh Laurie, House
Michael C. Hall, Dexter
Bryan Cranston, Breaking Bad
Jon Hamm, Mad Men
Gabriel Byrne, In Treatment
Simon Baker, The Mentalist




Agradeçamos aos céus por não haver James Spader este ano. Adoro a série mas acho que não tem qualidade suficiente para merecer prémios e reconhecimento. Enfim. Spader tem 2 vitórias em 3 nomeações e era a última temporada de Boston Legal que estava em jogo este ano... Não conseguiu quase nada (Shatner é a excepção mas esse é nomeado sempre, que é que se há-de fazer...) Hugh Laurie também já nos tem convencido do seu talento mas acho um desperdício ser nomeado todos os anos quando há gente bem melhor. Michael C. Hall, Cranston (vencedor o ano passado), Byrne e Hamm repetem as nomeações, tal como Laurie (mas estas são merecidas). Simon Baker espantou meio mundo com esta nomeação - não gosto da série e não gosto dele. Kiefer Sutherland foi nomeado como Melhor Actor em Mini-Série ou Filme por esta temporada de 24, o que é estranho, uma vez que ele foi nomeado já por 6 vezes (e venceu uma vez) nesta categoria de melhor actor - drama. Foi nomeado todas as temporadas de 24. De qualquer forma, Kyle Chandler em Friday Night Lights, Edward Olmos em Battlestar Gallactica, Matthew Fox de Lost, Dennis Leary de Rescue Me, Michael Chiklis em The Shield... Havia melhores possibilidades.


MELHOR ACTRIZ - COMÉDIA

Tina Fey, 30Rock
Christina Applegate, Samantha Who?
Sarah Silverman, The Sarah Silverman Program
Julia Louis-Dreyfuss, The New Adventures of Old Christine
Toni Colette, The United States of Tara
Mary Louise Parker, Weeds


Um bom alinhamento. Applegate, Colette, Fey, Parker concordo plenamente. Applegate devia ganhar o trófeu até porque inexplicavelmente, depois de uma excelente 1ª temporada, a ABC decidiu cancelar a série (queda enorme das audiências) e Applegate o ano passado teria ganho não fosse Tina Fey. Too bad. Louis-Dreyfuss de volta com Old Christine, uma série que eu detesto e que não entendo como há pessoas que gostam (o mesmo com Two and a Half Men). Ganhou no 1º ano da série e colecciona a 4ª nomeação. Sarah Silverman deixou-me feliz ao ver que os Emmy afinal a consideram uma actriz de qualidade - e o programa é bastante bom. O choque para mim? Nenhuma das Desesperadas donas de casa de Wisteria Lane conseguiram ser nomeadas - e a verdade é que não percebo porquê. Eva Longoria tem ganho o amor dos críticos e Marcia Cross e Felicity Huffman são sempre excelentes. America Ferrara surpreendentemente também de fora.


MELHOR ACTRIZ - DRAMA

Glenn Close, Damages
Sally Field, Brothers & Sisters
Elizabeth Moss, Mad Men
Kyra Sedgwick, The Closer
Mariska Hargitay, Law & Order: Special Victims Unit
Holly Hunter, Saving Grace


Esta categoria irrita-me. Holly Hunter (teria ganho o ano passado não fosse a outra actriz vencedora de um Óscar estar também nomeada - falo de Glenn Close, sim! - mas até é merecido, ela tem uma boa interpretação). e Glenn Close (vencedora o ano passado e provável vencedora este ano também) eu consigo suportar. Sally Field é excelente e eu adoro-a mas Calista Flockhart foi MUITO melhor esta temporada que ela em Brothers&Sisters. Sem comentários. Elizabeth Moss é incrível em Mad Men mas eu acho que o papel dela é muito mais secundário do que principal. Falta aqui alguma das suas colegas de Mad Men, January Jones ou Christine Hendricks. Não percebo. Mariska Hargitay é um case-study: como é possível todos os anos ser nomeada e todos os anos os Emmy terem de arrumar com alguém com 1000x mais qualidade para a menina ser nomeada? Ai ai ai... Kyra Sedgwick a voltar com The Closer (merece). O esquecimento de Mary McDonnell por Battlestar Gallactica vai-me doer por muitos, muitos anos. Que roubo de igreja! Já para não falar de Ellen Pompeo em Grey's Anatomy que esta temporada trouxe o seu A-game para a série e foi simplesmente divinal de ver a sua transformação. E onde está também o amor para Anna Paquin em True Blood (vencedora do Globo de Ouro o ano passado)?


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - COMÉDIA

Kevin Dillon, Entourage
Neil Patrick Harris, How I Met Your Mother
Rainn Wilson, The Office
Jack McBrayer, 30Rock
Tracy Morgan, 30Rock
Jon Cryer, Two and a Half Men



Finalmente vamos ter Neil Patrick Harris/Barney Stinson (WHAT UP? LEGEN...(wait for it)...DARY!) a ganhar o trófeu. Yes! Piven caiu mal aos olhos dos seus pares com as cenas lamentáveis dos últimos tempos (romances com raparigas de 18-20 anos, etc) e não foi nomeado (ele que venceu 3 vezes nos últimos 3 anos). De resto, nada de surpreendente: Jon Cryer, Rainn Wilson e Kevin Dillon de novo nomeados e tínhamos de ter gente de 30Rock (competição para Patrick Harris) nomeada - eu achava que só Morgan ia conseguir mas a verdade é que McBrayer (que faz de Kenneth) também conseguiu, apesar do pouquíssimo tempo de antena de que dispõe na série. Os esquecidos? John Krazinski - again and again e eu não entendo porquê, o pessoal do Pushing Daisies, do Scrubs, Darby do Flight of the Conchords, Kirk em Weeds... Há alguns mas de modo geral este line-up satisfaz-me (Piven merecia estar aqui).


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - DRAMA

William Shatner, Boston Legal
Christian Clemenson, Boston Legal
Aaron Paul, Breaking Bad
William Hurt, Damages
Michael Emerson, Lost
John Slattery, Mad Men



Roubado aqui foi Justin Chambers que foi excelente toda a temporada de Grey's Anatomy (hey, se TR Knight conseguiu a nomeação não percebo como ele não consegue). William Shatner, nomeado já habitual (sem entender bem porquê), este ano trouxe o colega Clemenson - que já tem duas vitórias por esta série (mas como actor convidado, antes de se tornar regular). William Hurt e Aaron Paul merecidamente nomeados, podendo dizer o mesmo de John Slattery. Michael Emerson continua a ser o único actor de Lost que a Academia gosta (não sei bem porquê, porque a série é espantosa graças aos actores) - em especial Josh Holloway já devia ter sido nomeado, o Sawyer é demais. Pessoal de True Blood e de The Shield também podem ficar chateados com os Emmy, há gente que merecia mais que estes aqui...


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - COMÉDIA

Kristin Chenoweth, Pushing Daisies
Amy Poehler, Saturday Night Live
Jane Krakowski, 30Rock
Vanessa Williams, Ugly Betty
Elizabeth Perkins, Weeds
Kristen Wiig, Saturday Night Live


O melhor line-up da cerimónia, só Vanessa Williams destoa um pouco ali mas consigo viver com isso porque ela é muito boa na sua personagem em Ugly Betty. Nada a estragar aqui. Ok, Holland Taylor de Two and a Half Men, Elizabeth Perkins de Weeds, Jenna Fischer de The Office, Dana Delany de Desperate Housewives e Jean Smart de Samantha Who? talvez pudessem figurar entre estas senhoras. Mas eu não mexia nas outras 6 que ali estão.


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - DRAMA

Chandra Wilson, Grey's Anatomy
Rose Byrne, Damages
Sandra Oh, Grey's Anatomy
Cherry Jones, 24
Dianne Wiest, In Treatment
Hope Davis, In Treatment




O choque? O trabalho de Katherine Heigl esta temporada seria o suficiente para que ela merecesse um segundo Emmy (realmente a 5ª temporada foi só Izzie - aliás, o programa devia ter sido renomeado Izzie's Anatomy). Mas a guerra aberta com Shonda Rhimes, a sua retirada da corrida dos Emmy o ano passado por «não achar que tinha tido material de valor com que trabalhar», o ano de 2008 e de 2009 passado todo a choramingar feita menina birrenta, a mania de diva e até a sua própria mania de superioridade para com todos podem ter roubado a chance de ela alguma vez voltar a ser nomeada. É pena, merecia o Emmy este ano. Outro roubo egrégio foi a não-nomeação de Marcia Gay Harden por Damages em vez de Rose Byrne que é personagem principal. Sandra Oh e Chandra Wilson nomeadas DE NOVO, uma delas vai ganhar, a não ser que Dianne Wiest estrague as contas. In Treatment também conseguiu nomear Hope Davis e para dizer a verdade todas as actrizes secundárias da série podiam ser nomeadas, tal o valor das suas performances. Mais roubos? Rachel Griffits em Brothers&Sisters (eles não gostam mesmo da série), Christina Hendricks em Mad Men, Pounder em The Shield e que tal QUALQUER uma das actrizes (particularmente Elizabeth Mitchell) de Lost? É que não entendo por que razão não gostam dos actores mas adoram a série (e mesmo assim intermitentemente). E Candice Bergan também não foi nomeada por Boston Legal (ufa!)


MELHOR SÉRIE - COMÉDIA

Entourage
Family Guy
Weeds
How I Met Your Mother
The Office
30 Rock
Flight of the Conchords



Estupendamente feliz por How I Met Your Mother ter FINALMENTE algum reconhecimento, extremamente desapontado com o alinhamento porque, diga-se, Weeds e Entourage já viram bem melhores dias. Desperate Housewives também de fora (com aquela 4ª temporada não podiam querer mais... apesar de ter sido um retorno à forma antiga das primeiras temporadas). The Office e 30 Rock repetem - e ainda bem, uma vez que são os 2 melhores shows de comédia da televisão norte-americana. Flight of the Conchords também de novo nomeado. Mas irrita-me imenso que Family Guy tenha conseguido a nomeação, a 2ª nomeação de sempre para uma série animada (então e os Simpsons não são melhores? Que injusto!) Bom, o Seth McFarlane agora manda na FOX e deve ter andado a mandar cabazes de DVDs para as restantes estações televisivas. The New Adventures of Old Chirstine, Scrubs ou Curb Your Enthusiam deviam ter ficado com essa vaga. Oh well...


MELHOR SÉRIE - DRAMA

Damages
Dexter
House
Lost
Big Love
Breaking Bad
Mad Men


Aqui é que eu começo mesmo a ficar irritado. House já é nomeado por hábito, nem conta o valor da série, o que me chateia imenso. Esta temporada foi um fiasco. Ponto. Dexter e Lost conseguiram a nomeação, que é merecida. Mad Men obviamente também a ser nomeado - e é o provável vencedor. Breaking Bad a surpreender, tal como Big Love. Grey's Anatomy, Battlestar Gallactica e Friday Night Lights de novo arrumados da corrida - e eu não sei bem porquê. Já para não falar de True Blood que apesar de ser um pouco fora dos gostos da Academia não deixa de ser uma série excelente. Damages conseguiu a nomeação como era previsto - mas antes Damages que Boston Legal DE NOVO. Isso sim ia irritar-me. Surpresa: a queda de 24 depois de ter vencido o ano passado esta categoria (com mais 4 nomeações anteriores - portanto foi nomeado TODAS AS TEMPORADAS menos esta última) Mais coisas que me irritam: The Shield, In Treatment... Por que razão é que estes não surgem nos 7 nomeados? O aumento do nº de nomeados não corresponde a um aumento necessário de qualidade, como se vê (fica aqui a nota para os Óscares aprenderem...)


Peço desculpa pelo tamanho ENORME do texto mas é assim... Assim sempre têm com que se entreter enquanto a Sara vai cavar :)

quinta-feira, 16 de julho de 2009

11ª etapa - Rui Costa deve abandonar

Bem, vim só cá dizer que, segundo consta no Record, Rui Costa não vai partir amanhã para a 12ª etapa do Tour..

Depois de ficar envolvido numa queda hoje, Rui Costa chegou em último, perdendo mais de 4 minutos para o vencedor da etapa, Marc Cavendish.

Uma triste notícia para nós portugueses.. Eu pelo menos, esperava que os dois chegassem a Paris..
:s
Esperemos que esteje tudo relativamente bem com o ciclista..
E que o Sérgio possa prosseguir a sua missão..

Entretanto, e depois das vitórias alcançadas, a Bouyges Telecom vai manter o seu patrocínio à equipa..

*

terça-feira, 14 de julho de 2009

Qual o melhor império de todos os tempos?

Pois bem, encerrada que está a nossa segunda sondagem.. Cabe-me agora comentar os resultados, diria eu previsíveis..
Bem, a coisa andou renhida entre Portugueses e Romanos..




A dificuldade de comentar esta sondagem passa pela grande amplitude temporal e diversidade que as hipóteses constituíam..
Claro que faltaram impérios ou civilizações como Maias, Incas, Aztecas entre muitos..

O Império português.. ou os ditos descobrimentos, são tidos por muitos como a nossa época de ouro.. a vitória na sondagem explica-se por isso mesmo, somos portugueses e partidários quanto baste ;)
À época, contamos com a “oposição” dos espanhóis, com quem dividimos o mundo, no célebre tratado de Tordesilhas, assinado por D. João II..
Num ápice contamos com mais oposições de holandeses, ingleses e companhia..
Foi um bom império, não sei se o melhor da época.. surgiu um bocadinho por “não haver mais que fazer”..
Uma atitude de coragem, de descoberta, necessidade de expansão..
E tanto mais que haveria a dizer sobre o império português.. a evolução cientifica que lhe fez companhia.. os fantasmas que se foram afastando e os mitos derrubando..

Apetecia-me citar Pessoa, no seu belo Quinto Império.. “Fita, com olhar esfíngico e fatal,/ O Ocidente, futuro do passado./ O rosto com que fita é Portugal.”

Fonte: http://www.rent4days.com/lisbon-blog/wp-content/uploads/2009/01/padrao-dos-descobrimentos.jpg

Depois, os nossos queridos romanos..
Há quem diga que nós somos apenas romanos tardios.. A inovação do tempo e a oposição que afastaram.. as evoluções que sofreram e as Romãs que criaram..
Estiveram cá, no Norte de África, no Médio Oriente..
Uma mistura de povos, que com violência ou sem ela, acabaram por romanizar todos os outros.. adoptando novas culturas, adaptando a sua à dos povos com que se cruzavam..
Não se expandiram para as Índias Ocidentais, mas dominaram o Mare Nostrum..
Tinham exércitos incrivelmente organizados.. muitas conspirações e muitas traições..


Templo Miróbriga

Depois, há aqueles impérios que nos despertam algum (muito) fascínio.. os egípcios, as civilizações sul americanas entre tantos outros..
E pronto, já chega de tanto escrever ;)
*

8, 9 e 10

Ora bem.. retomemos as notícias do Tour.. num fim-de-semana de Pirinéus..

Etapa 8 – Um situação de corrida confusa, muitas tentativas de fuga.. Paulinho e Rui Costa chegaram a integrar um grupo mais adiantado. Evans atacou, Sandy Casar tinha vantagem.. Acabou por se constituir uma fuga de 9 corredores..
Vitória de Luís Leon Sanchez, da Caísse d’Epargne, que no mesmo dia perdeu Oscar Pereiro (vencedor do tour).



Etapa 9 – Voltamos à procura da fuga certa em mais uma etapa de montanha.. 10 corredores na frente e um grupo de perseguidores (onde estava Sérgio Paulinho).. Acabou por vingar uma fuga de 2 corredores, com vitória do francês Fedrigo..
Egoi Martinez tornou-se o líder da montanha..

Etapa 10 – Depois dum dia de descanso etapa bastante tranquila.. Etapa sem rádios.. 4 corredores numa fuga que não venceu.. Discussão ao sprint, nova vitória de Cavendish..

Entretanto, correm rumores que o espanhol Fernando Alonso anda com ideias de criar uma formação de ciclismo.. para à qual queria Alberto Contador como chefe de fila ;)

*

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Feira Artesanato 2009

Bem.. uma pausa no Tour e nas duas etapas de que falta aqui falar.. para divulgar o cartaz da Feira de Artesanato, a decorrer no Parque de La-Salette entre 23 e 26 de Julho ;)

Destaque musical.. talvez para o concerto de Mico da Câmara Pereira..
Convém que visitem para nos manterem informados do que por lá se passou ;)

*

sábado, 11 de julho de 2009

Mais duas..

E cá volto eu para comentários às duas últimas etapas.. que eu não vi.. portanto, erros corrijam-me ;)

Entretanto só referir:
*Derrota de Portugal frente à Espanha no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins..
*Conquista da medalha de ouro, no triplo salto, por Nélson Évora, nas Universíadas..

Etapa 6 – abandono de Gesink, o ciclista da Rabobank, que eu me atrevia a classificar como a azarada desta primeira semana de corrida, tinha fracturado qualquer coisa na mão esquerda, não tendo alinhado à partida.
Depois, o costume, alguns ataques na busca da fuga certa.. Muita chuva na chegada a Barcelona, muitas quedas, entre Carlos Sastre, Tom Boonen, Rui Costa …
A fuga do dia foi alcançada por David Millar, Sylvain Chavanel e Stéphane Auge, que depois viram chegar Txurruka.
Evans furou, a equipa ficou para ajudar.. e cuidado com ele..
Millar atacou, continuou sozinho, considerado o combativo do dia.. Enquanto isto, o pelotão cortava-se, chuva, quedas..
Millar alcançado no último Km.. Thor Hushovd venceu ao sprint..
Denis Menchov.. uma das possíveis figuras perdeu mais dum minuto..




Não sei porque, a ponte tem pinta de romana.. ;) imagem da etapa 7, a de hoje.. (ou ontem se quiserem..)

Etapa 7 – A primeira da montanha, 5 contagens de montanha.. uma categoria especial..
Inicio da praxe, tentativas de fuga até que se estabelece um grupo de 9 unidades na frente..
Cancellara furou duas vezes; Boonen, Leipheimer, Delage e Cavendish visitaram o chão..
Alguns sprints começaram a constituir os seus grupetos.. Chegou também a vez de Cancellara..
Na frente da corrida mexidas e ataques.. Riblon foi o super combativo da jornada.. Feillu conseguiu ganhar vantagem..
No grupo principal, começaram os ataques à geral.. Evans com resposta.. excepto de Sastre que começou a perder terreno.. Depois.. Contador atacou.. e recebeu resposta também..
No final, Feillu da Agritubel venceu e Rinaldo Nocentini da Ag2r conquistou a amarela.. uma vantagem da fuga certa..
Muito público na estrada.. e alguns exageros também..
*

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Volta em Azeméis a 13 de Agosto

A volta, na sua passagem em 2008.


Está a aproximar-se mais uma edição, a 71ª, da Volta a Portugal em bicicleta – a mais importante competição velocipédica nacional que decorrerá entre 5 e 16 de Agosto e que, à semelhança de anos anteriores, passará pelo concelho de Oliveira de Azeméis.

A passagem do pelotão por terras de La Salette, com uma meta volante no centro da cidade, acontece a 13 de Agosto, dia da 7ª etapa que ligará as cidades da Póvoa de Varzim e São João da Madeira.

A Volta a Portugal tem início em Lisboa e culmina em Viseu, não contemplando o sul do país como sucedia há já três anos com partidas consecutivas de Portimão e passagens pelo Alentejo. Outra novidades da 71ª edição da volta prende-se com a existência de duas novas partidas: nas Caldas da Rainha (2ª etapa), que já a recebera em 1998, e em Trancoso (4ª etapa), tal como em 2005, repetindo-se as emblemáticas chegadas ao alto à Senhora da Graça (Mondim de Basto) e à Torre (Serra da Estrela), mas desta feita por ordem inversa à de 2008.

Fonte:

Quanto ao Tour, ontem houve algumas mexidas, com a chegada a Barcelona.. Hoje há montanha.. mas também não vou ver a etapa.. Portanto os comentários ficam para mais tarde ;)

*

quarta-feira, 8 de julho de 2009

5º etapa

Bem, a 5ª etapa, voltou a ser diferente..
O anormal neste tour é tão frequente, que já se começa a tornar normal..
Uma etapa com algumas quedas, causando mais uma vítima na Rabobank, e uns cortes no pelotão, que de repente originaram três grupos..
Uma fuga bem sucedida, com muito trabalho da Astana e de Sérgio Paulinho.
Vitória de Thomas Voeckler (um srº que já andou de amarelo..), da Bouygues, merecida, equipa prestes a perder o patrocinio para a próxima época..
Amanhã, incursão em solo espanhol.. Chegada a Barcelona.. (etapa que não vou ver)
Nisto, a sugestão de Marco Chagas de uma etapa do Tour em Portugal.. E porque não?
Uma ideia a debater..

*

terça-feira, 7 de julho de 2009

As etapas que já lá vão


Etapa 1 – Contra-relógio (Crono) individual. Colocou Cancellara na liderança e Contador no 2º lugar. Inovação no Tour, a partida deu-se no Mónaco.

Etapa 2 – Etapa em linha, discuta ao sprint, vitória para Cavendish, geral manteve-se sem alterações, no entanto, uma queda na última curva arrumou com muitos dos concorrentes ao sprint.

Etapa 3 – Etapa plana também, na qual se deu o primeiro abandono, na equipa da QuickStep. Um abanico (corte por efeito do vento) no pelotão fez atrasar 41 segundos quase todos os pretendentes ao leão da amarela.. excepção para Cancellara e Armstrong.. Alguma polémica com o tempo perdido por Contador para Armstrong, agora 1º da equipa na geral. No abanico ficaram também pretendentes à etapa, o que permitiu uma nova vitória de Cavendish.

Etapa 4 – hoje, a primeira etapa que consegui ver quase na íntegra.. Crono colectivo.. Mau percurso, muitas quedas.. Vitória da Astana, Paulinho no pódio ;) Líder manteve-se mas.. Armstrong está a 0 segundos de Cancellara, o actual amarelinho..
Boa prestação da equipa que colocou Paulinho num simbólico 11º lugar. Astana com 6 ciclistas no 11 primeiros.. Ainda referência para a Caisse d’Epargne, equipa de Rui Costa, com uma excelente prestação. O português ocupa agora o 42º lugar da geral individual, sendo 7º na classificação de melhor jovem.


Paulinho, é o 3º na foto de baixo - formação da Astana, el comandante era Alberto Contador.
Em cima, Rui Costa e restante equipa da Caisse d'Epargne, durante a etapa de hoje.

Sexta feira há Pirenéus.. Amanhã, prevê-se discussão ao sprint..
E vão recomeçar as minhas interrupções no visionamento das etapas.. :s

*

Notícias que ficaram por dar..

Hóquei em Patins

- Depois de notícias que abordavam um possível fim da modalidade, por dividas e problemas com os financiamentos camarários (ou reencaminhamento desses fundos), eis que vemos a nossa união continuar por, pelo menos mais um ano.
Conta com Tó Neves nas mesmas funções. Cedeu Vítor Fortunato e acrescentou Tó Silva (ex benfica) e Ricardo Figueira (ex porto)..
Espera-se uma boa época ;)

- Selecção a vencer no mundial.. Dois jogos, duas vitórias. Discussão agora pelo primeiro lugar no grupo, com a Argentina.
É desta que vamos voltar a ser campeões..

Futebol

-Bem, melhor que tentar falar das saídas e reforços, como Carlitos e Bafode respectivamente (p. exemplo), consultem o Blog da Oliveirense, cujo link se encontra na nossa barra lateral e estarão totalmente informados sobre o que se passa na preparação da época que já começou..

Ciclismo




http://fotos.limao.com.br/galeria,,59713,,16,%7C,ESPORTES-DENIS-MENCHOV-VENCE-A-VOLTA-DA-ITALIA-00.htm?pPosicaoFoto=7#carousel


Bem, desde o Giro, acho eu, que já não me dedico a escrever sobre a modalidade..
Perdoem-me se repetir acontecimentos, mas, de facto, já não sei se aqui falei deles..

- Kloden referenciado, por uma universidade alemã, num estudo sobre doping.

- Kohl e Rasmussen são suspeitos de tráfico de substâncias.

- Boonen voltou a acusar cocaína, colocando a presença no tour em risco, mas.. sempre lá está..

- O GP CTT de Portugal testou a Volta a Portugal, com uma subida à Srª da Graça. O vitorioso foi Adriano Palomares.

- A Volta a Portugal estará de regresso à estrada, entre 5 e 16 de Agosto. De referir o regresso à capital, de onde partirá, no primeiro dia de competição, com um prólogo. Mais um dia de competição do que anteriormente.

Entretanto, queria as fotos da etapa de hoje para postar o resumo das 4 etapas do tour.. portanto, logo há mais ;)

*

Tour 2009 - a antevisão tardia

Pois bem, já um pouco tarde (tendo em conta que o tour começou no sábado), mas saindo do canto sombrio em que o Jorge me colocou.. ;)


Definir este tour é difícil.. é essencialmente um tour diferente..

Contamos com equipas novas.. patrocinadores diferentes.. E porquê? Bem, escândalos de doping, crises mundiais.. mudam ciclistas, mudam patrocinadores..
Depois, temos de novo Armstrong na estrada.. O 7 vezes vencedor do Tour está de volta a esta competição depois de 3 anos fora das grandes provas..
Que podemos esperar daqui? Veremos ao longo das próximas três semanas.. novamente vencedor do tour? Um lugar no pódio?
Mas.. não é só o facto de Armstrong correr que mexe.. o problema, ou falso problema, relaciona-se com a equipa em que corre..
A equipa galáctica das estradas.. a Astana, equipa de estrelas..
Temos pelo menos 4 ciclistas que já lutaram pela geral.. Lance Armstrong, Alberto Contador, Levi Leipheimer e Andreas Kloden..
Haimar Zubeldia, Yaroslav Popovych são dos outros nomes sonantes do pelotão..
Gregory Rast, Dmitriy Muravyed e Sérgio Paulinho são os restantes elementos da composição..
O que significa que, muito provavelmente, alguém não muito habituado a trabalhar vai ter que o fazer.. Veremos..
Outra novidade deste tour é a presença de dois portugueses na competição… Sérgio Paulinho na Astana e Rui Costa na Caisse d’Epargne.. Ambos com a missão de trabalharem para os seus líderes..
Em termos de ausências, registo para a de Valverde, Basso e Robie Mc Ewen..
Salvo erro, Mc Ewen lesionou-se.. Valverde não pode competir em solo italiano.. e Basso, não me recordo, mas provavelmente, doping ou um impedimento da organização relacionado com isso..
As expectativas são muitas.. muitos nomes, muitos bons corredores.. Vejamos o que conseguem..
Mas, tão importantes quanto os corredores, vão ser as tácticas dos directores desportivos..
E bem, assim acaba a “antevisão” do tour.. ;)
Daqui a nada, resumo das 4 etapas e das notícias que ficaram por divulgar desde o final do Giro..
*

domingo, 5 de julho de 2009

Desporto Perdido

O título engana :)

Não sei como, mas a Pitoca ainda não falou sobre o Tour no nosso rico blogue... Deve estar a morrer nalgum canto :D

Falo eu pronto (apesar de não ter a capacidade dela para falar sobre o assunto) - ela há-de vir fazer o postzinho dela daqui a pouco ;)


Bom...


TRIATLO:



- Vanessa Fernandes, chique como sempre, deu-se como recuperada da 100ª lesão este ano (desta vez foi na clavícula) e não vai de modas, foi logo ao Campeonato Europeu de Triato - o qual já perdeu por 5 vezes - e vai daí juntou-lhe uma 6ª vez perdida. Ficou em 3º nesta prova ganha pela suíça Sprizg e juntou-lhe ainda uma nova lesão. É impressão minha ou o treino físico duríssimo que ela teve de suportar a entrar para os 20 anos dela está a causar-lhe agora danos? É que ela nunca mais foi a mesma... Com muita pena minha porque adorava vê-la limpar a concorrência. Mas é mais uma bofetada aos portugueses que só querem resultados (para aí 60% do país deve adorar quando ela perde, para poder dizer que ela já não vale nada - devem ser os mesmos que acham que a Michelle Brito e o Frederico Gil são amadores... como se este país tivesse condições para praticar qualquer desporto além de futebol);

- Bruno Pais ficou em 6º na prova masculina (o que para ele é um bom resultado), prova essa ganha obviamente (isto obviamente porque antigamente dizia-se que este senhor era o equivalente feminino da Vanessa, ou seja, ganhava sempre) pelo espanhol Javier Goméz;


FUTEBOL:

- Matías Fernandéz faz um golo e já é «craque» (palavras do jornal A Bola), já «não engana» (palavras do jornal Record) e «é uma excelente aposta» (diz o Mais Futebol). Bom, o rapaz nem fez ainda qualquer jogo oficial e já é estrela... Este país é realmente uma coisa estranha...

- «Saviola e Aimar já se entendem», diz o Record. Nem preciso de fazer mais comentários, porque a própria frase já diz tudo. Está como ontem que o Record fez primeira página com «Saviola já marca» e ia-se à página 6 e estava lá: «De pénalti...»

- Cristiano Ronaldo, filho da maravilhosa Dona Dolores (ela e a Megan Fox um destes dias vão partilhar um post meu com as suas lindas citações, a melhor das quais «A professora mandava o Cristiano estudar mas eu sabia que se ele queria ser um jogador de futebol não podia estudar.»), acedeu a MAIS UMA entrevista daquelas à gabarolas. Depois da de ontem «Vou mostrar que valho o que pagaram por mim» (94 milhões? Duvido) hoje é «Quero ganhar a Champions no Bernabéu» (uma aposta como amanhã vai ser capa de jornal em vez de Federer por exemplo? - este país é tão triste...)


HÓQUEI EM PATINS:



- Portugal começou o ataque ao título de campeão do mundo que lhe foge desde 2003 (em Oliveira de Azeméis conquistado, pois claro!) com uma vitória contundente por 15-1 aos Estados Unidos da América. O primeiro passo está dado. Faltam a Argentina e o Chile (a Argentina venceu o Chile por 4-1 no 1º jogo deste grupo). No final venha a Espanha.



JUDO:



- A nossa rica Telma Monteiro (e azarada também porque sempre que vai competir por medalhas nos Jogos Olímpicos fica a ver navios) sacou o ouro no Grand Slam do Rio de Janeiro (mais valioso que o próprio Campeonato Europeu - dá mais pontos - que também foi ganho pela Telma). Claro que o feito é obviamente exacerbado por tudo quanto é benfiquista que se esquece SEGURAMENTE que ela é portuguesa, não é vossa propriedade (apesar da figurinha triste no Europeu em que ela ia por Portugal mas vestida à Benfica).


CICLISMO:

93º Tour de França/2ª Etapa:





- Nesta 2ª etapa o suíço FABIÁN CANCELLARA da Saxo-Bank mantém vantagem de 18 segundos para o espanhol Alberto Contador da Astana e portanto aguenta a camisola amarela (classificação geral). O terceiro lugar é ocupado pelo britânico Wiggins da Garmin-Slipstream a 19 segundos. Klöden é 4º, Cadel Evans 5º, Leipheimer 6º, Armstrong 10º, Schleck 18º. Na geral Paulinho é 33º, Rui Costa é 64º;

- O vencedor da etapa foi o britânico MARK CAVENDISH da Columbia, seguido do americano Farrar da Garmin-Slipstream e do francês Feillu da Agritubel. Sérgio Paulinho foi 135º, Rui Costa 75º e Armstrong foi 80º;

- A Astana lidera por equipas, com a Saxo-Bank em 2º lugar e Garmin-Slipstream em 3º;

- O português Rui Costa da Caisse d'Épargne é 10º na Classificação Juventude que é liderada pelo checo Kreuziger da Liquigas (separa-os 01:04 minutos);

- A classificação montanha é liderada pelo finlandês Veikkanen (Contador é 4º);

- Por pontos é Cancellara que lidera, seguido de Contador e de Wiggins.


A Sara virá certamente comentar estes lindos resultados com mais pormenor... Acho que por ora é tudo.


Resto de bom fim-de-semana.

Wimbledon 2008




Decidi fugir ao tópico do cinema e falar um pouco sobre a grande final masculina que acabei de assistir em Wimbledon.



Final Masculina:
Andy Roddick (USA) vs. Roger Federer (SWI), 7-5 6(6)-7 6(5)-7 6-3 14-16


- Roddick é nº 6 do mundo, já chegou a ser nº 2 por volta de 2003-2005 quando Federer era rei e senhor do ATP Tour; óbvio será dizer que Federer é nº 2, atrás de Nadal, e já foi nº 1 durante imenso tempo;

- Entre os dois tenistas o confronto é avassaladoramente desfavorável a Roddick: 21 confrontos (são os adversários do ATP Tour que mais se encontraram no activo; Nadal/Federer está perto com 20 confrontos) com apenas 2 vitórias para o americano;

- Roddick não chega a uma final do Grand Slam há anos - há que relembrar que há uns anos atrás ele fartava-se de perder finais para o Federer...

- Roddick não vencia ninguém do top5 há mais de um ano - venceu Andy Murray, nº 3 actual, nas meias-finais deste torneio;

- Murray foi aclamado durante o torneio todo (queriam que um inglês vencesse, é natural) mas logo que Roddick lhe ganhou - e da forma como lhe ganhou - ganhou imensos fãs, a ponto de nesta final o nº de fãs dos dois tenistas ser equilibrado (à partida Federer teria mais, tendo ganho 5 títulos...);

- Foi a 2ª final mais duradoura do torneio (só ficou atrás da de 2008 que opôs Federer a Nadal também com 5 sets e que Nadal ganhou) e bateu o recorde para a posterioridade como o 5º set mais longo de sempre em Wimbledon. O 5º set foi qualquer coisa de fabuloso - e claro, um deles tinha de cair, não dá para aguentar a carga física e o esforço psicológico (eu próprio já estava a ficar sem paciência) e foi Roddick, menos habituado a ganhar, que sucumbiu;

- Pela terceira vez Roddick perde em Wimbledon (todas com Federer); pela sexta vez Federer ganha, era a sua sétima final consecutiva;


- Foi uma excelente final - e há que dar os parabéns a Andy Roddick que realmente elevou (finalmente!) o seu ténis a um outro nível e causou muitos problemas a Federer (para se ver a evolução no ténis dele basta ver jogos de 2003/2004 em que ele só fazia 'aces' (mais de 60 por jogo) e agora faz cerca de 30 (na final até perdeu em 'aces' para Federer, 43-22) - antigamente valia-lhe o jogo de serviço o que obviamente é um problema porque se o vólei de resposta a serviço não é bom (o dele ainda precisa de muito aperfeiçoamento) perde-se a maioria das segundas bolas...(ele tem de dar umas aulas à Michelle porque essa só não sabe é servir);


Final Feminina:
Venus Williams (USA) vs. Serena Williams (USA), 6(3)-7 2-6


- Serena Williams tinha 10 títulos do Grand Slam até esta final (1 Roland Garros, 3 US Open, 4 Open da Austrália e 2 Wimbledon). Venus Williams tinha (e continua a ter) 7 títulos do Grand Slam(5 Wimbledon e 2 US Open). Serena é nº 2 do mundo, Venus é nº 3;

- De bater palmas também à final feminina, menos disputada mas sem dúvida fantástica com as duas irmãs Williams (de novo) mas com resultado diferente: a mais nova, Serena, venceu (3º título em Wimbledon, 11º da carreira! - a irmã tem 5 títulos em Wimbledon) - e ela tem toda a razão em ter dito que não entende como é que Dinara Safina é 1ª do mundo se quem ganha os Grand Slams são os outros - esta forma de pontuação é de facto ridícula - ela ganhou Wimbledon, US Open e Open da Austrália (3 Grand Slams, só perdeu Roland Garros) em menos de um ano, a Safina ganhou Roma e Madrid (foi finalista na Austrália e na França, perdeu aqui nas meias-finais frente à Venus Williams;

- Ainda mais engraçado foi horas depois as manas Williams também ganharem em pares (cada uma delas é demais, mas as duas juntas... meu Deus!);


OPINIÕES FINAIS:


- Estou feliz porque em Wimbledon reuniram-se os 4 tenistas que mais gosto no circuito chegaram à final (já sei que há muita gente que fica toda ofendida quando digo que gosto das Williams e do Roddick porque eles são mais força que talento e técnica - o Nadal também se inclui no lote - mas a verdade é que empolgam-me);

- Admito que o Federer é um grande tenista - talvez dos melhores - mas não acho que se possa considerar O MELHOR (tal como Meryl Streep não pode ser considerada A MELHOR ACTRIZ DE SEMPRE) porque simplesmente não esteve em competição directa com outros grandes tenistas (Borg, Laver, McEnroe, Sampras...) - para mim Sampras será sempre o meu melhor porque levou com 3 ou 4 tenistas de elite enquanto Federer nunca teve por anos grande competição (ainda bem que chegou Nadal... e viu-se o que fez a Federer);

- Agora Federer irritou-se solenemente no discurso de vitória: 1º porque gozou com Roddick («Ah eu sei como te sentes, também já perdi aqui o ano passado, mas hás de cá voltar e ganhar» - que é o que qualquer vencedor diz ao perdedor - ao que Roddick lhe atirou - e bem - «Ah mas tu já tinhas ganho cinco!» - Toma lá!), 2º porque disse que não estava a pensar reformar-se tão cedo (ai que vou ter outro Andre Agassi a chatear-me... eu sou da opinião que os tenistas devem continuar a jogar sempre mas se tiverem uma quebra de forma como a que Federer teve este ano (ganhou duas finais porque Nadal não esteve no circuito, esteve lesionado) acho que se devem reformar (Fina foi a Justine Henin, saiu por cima e como nº 1 - que é o que eu estava à espera que Federer fizesse...)

- De bater palmas ainda à prestação portuguesa, Neuza Silva conseguiu passar a qualificação e depois teve azar porque lhe calhou logo na 1ª ronda a vencedora do torneio, Serena Williams; Michelle Brito já provou que é de facto uma excelente tenista e com 16 anos tem metade do circuito cheio de medo à perna (até implicam com os gritos só para a distrair do jogo); Frederico Gil e Rui Machado foram os piorzinhos mas já se sabia que Gil ao subir no ranking tinha de levar com as consequências, que é basicamente ter de levar com os tenistas mais poderosos (mas nada se consegue sem esforço; continue a tentar);

- Provavelmente não demorará muito até termos de novo Serena e Roger no topo do pódio, de onde eles nunca deveriam ter saído...



N.B: Melhor Realizador vem logo à noite (para agrado do meu rico anónimo) ;) Trailers para mais 5 filmes também :)


Resto de bom fim-de-semana!