segunda-feira, 27 de julho de 2009

Top Filmes a Meio do Ano







Como sabem (ou não), chegamos ao meio do ano cinematográfico... É que desde o anúncio das nomeações para os Óscares (para mim, o fim do ano cinematográfico é esse: os Óscares é só uma festa para comprovar qual o melhor dos melhores) a 22 de Janeiro até agora já passaram 6 meses - portanto, já passou meio ano cinematográfico.

É verdade que ainda não vimos nenhum claro candidato aos Óscares - esses vão começar a chegar em breve, começando já com Ponyo e Inglorious Basterds de Quentin Tarantino(27 de Agosto), Up! da Pixar (irritantemente adiado para 13 de Agosto por quererem lucrar mais fugindo à estreia de Public Enemies), Public Enemies de Michael Mann (6 de Agosto)... Mas já vimos uma boa quantidade de filmes interessantes este ano.

Claro que Setembro e Outubro são propiciamente profílicos para os filmes lançados no Verão dos Estados Unidos: Taking Woodstock de Ang Lee (3 de Setembro), Chéri de Stephen Frears (24 de Setembro), Los Abrazos Rotos de Almodovar (10 de Setembro), The Informant de Soderbergh e The Brothers Bloom e (500) Days of Summer (8 de Outubro), Antichrist de Von Trier (22 de Outubro) e Julie & Julia (29 de Outubro).


Mesmo assim, acho que consigo já montar uma lista de pelo menos 10 filmes que já deviam ter visto (se não viram, devem ver) nos cinemas porque valem mesmo a pena:


1. The Boat That Rocked (estreou 23 de Julho) [A-]

É o meu primeiro A (um A-, mas de qualquer forma um A) deste ano o que quer dizer muito. Não sou pessoa de dar A facilmente (só a título de exemplo, em 2008 só Wall-E, Entre Les Murs, Rachel Getting Married e The Dark Knight levaram A - todos A-, já agora). Eu acho que este filme me apanhou da mesma forma que The Dark Knight o ano passado. Não sei como explicar mas tenho uma estranha infatuação com este Barco do Rock. Com um elenco excepcional, com música espantosa, com o espírito irreverente, com a alegria, a magia, a festa da época, com o contagiante rock n' roll, como podia não ficar agarrado? A juntar a isto tudo temos um belo argumento, comédia mais drama na mistura certa. Bónus: Emma Thompson, Bill Nighy, Kenneth Brannagh e Phillip Seymour Hoffman fazem parte do elenco.


2. Let the Right One In (2008, estreou aqui 28 Maio) [B+]

Dá uma coça no Twilight, é um filme especial mas extraordinário, de superior qualidade. Excelente argumento, bela fotografia, uma interpretação impressionante dos dois jovens. É tão bom que vai ser adaptado em 2010 nos Estados Unidos, com o novo título «Let Me In» para não ser confundido com o original sueco.


3. The Hangover (estreou 18 Junho) [B+]

Tem uma pontuação consideravelmente alta no IMDb (8.2 - está dentro do top 250) e é um dos filmes do ano para o público. Eu não vou tão longe mas admito ter em alta estima esta comédia super inteligente e algo diferente das comédias entre 'bros' que se perdem no timing comédico e no diálogo. Esta mantém o tom durante todo o filme, nunca se torna muito evidente e é refrescante porque aborda o tema já sobreexplorado das despedidas de solteiro, das festas e das bebedeiras de uma nova forma. Um must-see, sem dúvida.


4. Coraline (estreou 19 Fevereiro) [B+]

Filme extraordinário realizado em 3D e feito com bonecos de materiais especiais. A história é brilhante e Henry Selick merece os parabéns porque esta Coraline este ano vai fazer a Pixar e a Disney suar para ganhar os prémios de animação. Argumento muito bom, o que não seria de estranhar, uma vez que o livro de Neil Gaiman é também ele muito popular. Vai-se tornar, por todos os motivos e mais alguns, num clássico da animação (em especial por NÃO SER um filme da Disney/Pixar).


5. Elegy (2008, estreou aqui 2 Julho) [B+]

Adaptado da obra «The Dying Animal» de Phillip Roth, um clássico da literatura, este filme faz uma dolorosa reflexão sobre o envelhecimento e a mortalidade, a luxúria e o preço que pagamos pelas decisões da nossa vida, uma meditação honesta e reveladora sobre a importância da família, a intimidade e o comprometimento. É um filme revigorante, complexo, inteligente e muito, mas muito dramático, que nos faz pensar e nos mexe com os nossos próprios problemas e idealismos. Tem espantosas interpretações dos vencedores de Óscares Penélope Cruz e Ben Kingsley e conta ainda com a nomeada para Óscar Patricia Clarkson (a minha Patti fabulosa).


6. Un Conte de Nöel (2008, estreou aqui 21 Maio) [B+]

Filme de Arnaud Desplechin que conta com um elenco cheio de talento e com nomes conhecidos como Mathieu Almaric, Chloe Sevigny e Catherine Deneuve, Emanuelle Devos e Jean-Paul Roussillon, conta a história da família Vuillard que, como uma verdadeira família disfuncional e problemática, entra frequentemente em desacordo e isso leva-os não só a sérias discussões mas à separação e fragilização do ambiente familiar. A gota de água cai neste Natal, quando a matriarca da família descobre que necessita de um transplante de órgão e os dois familiares que ela mais detesta são os únicos que a podem salvar. A partir daqui o enredo adensa-se, levando a família a tentar encontrar paz entre os seus membros para que tudo se possa resolver.


8. Rudo Y Cursi (estreou 11 Junho) [Previsão: B+]

Gael García Bernal + Diego Luna + Carlos Cuarón (irmão do Alfonso Cuarón) + filme mexicano de grande qualidade = I'm there! Tenho adiado sempre para ver o filme mas tenho de o ver. É preciso convencer a acompanhante a ver também o que é mais difícil.


8. Coco Avant Chanel (estreou 25 Junho) [B/B-]

Diria que não me surpreendeu esta Audrey Tautou. Ainda no coração de todos depois daquela estrondosa personificação de Amélie Poulain, Tautou tem tentado encontrar o seu estilo e é nesta Coco Chanel que mais revejo a grande e talentosa actriz de Amélie. Anne Fontaine traz-nos um retrato a cru mas vivo da vida da estilista Coco Chanel antes desta se tornar conhecida. Os desamores, a pobreza, a vida como escrava das leis da sociedade, a sua fria honestidade e inconformismo, aprendemos com o filme como Coco passou pelos mais duros testes até se tornar a grandiosa estilista, politicamente incorrecta mas famosa em todo o mundo. Não é um filme perfeito, tem as suas lacunas, mas tem excelentes pormenores, um razoável argumento e, claro, a brilhante composição do que é para mim o maior compositor no activo hoje em dia, Alexandre Desplat.


9. Duplicity (estreou 26 Março) [B/B-]

Este filme voltou-me a lembrar por que razão Julia Roberts é uma grande actriz. Aproveitando a fantástica química que ela e Clive Owen possuem, Tony Gilroy volta a surpreender com este romance comédico-dramático (não sei bem decidir qual o tom predominante no filme) em que tudo está em jogo e nada, nem mesmo o amor, serve de garantia para não se ser apunhalado nas costas. Além de me ter surpreendido positivamente e de mostrar as melhores armas e qualidades tanto de Owen como de Roberts, fez-me gostar ainda mais de Gilroy, eu que até não sou assim grande fã do seu grande êxito de 2007, Michael Clayton (embora admita que é um grande filme dentro do seu género). Bónus: Tom Wilkinson e Paul Giamatti (quando é que lhes vão dar um Óscar, AMPAS?)


10. Harry Potter and the Half-Blood Prince (estreou 16 Julho) [B-/B]

O que posso dizer? Muito simplesmente, em comparação entre o livro e o filme, o 6º filme é o único que em termos de qualidade bate o livro. É o mais completo dos 6 (apesar de não ser o que eu gostei mais, esse foi talvez o 3º, talvez o 5º - mas também tem muito a ver com a história em si e com a realização, entre outras coisas) e é aquele que não se perde com os pormenores mais bicudos e massudos do livro. Corta IMENSA coisa (é dos que ignora mais o livro), o que o torna um filme melhor. Basicamente, é isto. Provou ainda que Rupert Grint é um excelente actor e que até Tom Felton (Malfoy) dá 100 a zero a Radcliffe e a Watson. E ainda mostrou que realmente Bonnie Wright não é uma boa Ginny. Bónus: Helena Bonham-Carter (até tiveram que inventar cenas novas para lhe dar tempo de ecrã - e ainda bem!), Jim Broadbent, Maggie Smith e Alan Rickman NO MESMO FILME! Ainda maior bónus: no 7º filme vamos ter Bonham-Carter, Smith, Rickman, Gleeson, Fiennes, Walters, Imelda Staunton E BILL NIGHY num estupendo showdown (e há que relembrar que já tivemos ainda Emma Thompson, Jason Isaacs, Robert Pattinson, Miranda Richardson e Gary Oldman também nestes filmes).


FORA DAS CONTAS:

- I Love You, Man [Previsão: B] (estreou 11 Junho) - se eu tivesse visto estaria no pódio
- Confessions of a Shopaholic [B] (estreou 9 Abril) - apaixonado pela Isla Fisher
- Brüno [Previsão: B-] (estreou 9 Julho) - ainda não vi, provavelmente estaria no pódio
- Star Trek [Previsão: B] (estreou 7 Maio) - muito perto MESMO de estar no meu top (não ficou porque no lugar dele o meu fanatismo pelo Potter impôs que o colocasse no top)
- Julia [B+] (estreou 19 Março) - Tilda Swinton, sempre agradável, esteve no top e depois tirei-o
- Hunger [B+/A-] (conta como 2008 e estreou no início de Fevereiro e por isso não consta da lista - mas se pudesse eu tinha-o colocado e em nº 3!)
- Também excluí das contas todos os filmes que eram da época de 2009 e que foram candidatos a Óscares)



OS PIORES:

Sem qualquer dúvida,

100 Volta [E,F,G...Z]
Star Crossed [E,F,G...Z]
Angels & Demons [D-]
Transformers 2: Revenge of the Fallen [D-]
Knowing [D]
Night at the Museum 2 [D]
He's Just Not That Into You [C-]
Zack and Miri make a Porno [C]
Amor de Perdição [C]
Appaloosa [C+]


Sem comentários: