segunda-feira, 20 de julho de 2009

O mundo está perdido - estados dos monumentos em Portugal!

Pois bem.. hoje não há tour e o que me trás cá é outra coisa..
O estado das estações arqueológicas e monumentos em Portugal..
Bem, isto não surgiu por acaso.. não foi por estar de férias e não ter mais nada que fazer..
Na realidade, por não ter nada que fazer, no meio do interior alentejano, andei à procura de estações belas e amarelas para visitar..
E.. a meia dúzia de Km de Sousel, surgiu uma Villa romana (vá, uma espécie de quinta, ou casa de campo), em Santa Vitória do Ameixial, concelho de Estremoz..
Nisto, e depois de algumas pesquisas, descobri que da estação tinham sido recolhidas 3000 moedas, um mosaico com o srº Ulisses, que agora até está no MNA (Museu Nacional de Arqueologia)..
Pareceram-me bons indicadores para sair do fresquinho e mergulhar nos 38º lá de fora..
Mas.. havia uma coisa estranha.. não havia, em sitio nenhum, indicação do horário de funcionamento da dita cuja.. O que me levou a pensar se o sitio estaria aberto.. ou vedado.. e fechado..
Não tardei muito em desfazer essas dúvidas..

A villa estava localizada.. (vá, num sitio mal cheiroso e escondido.. mas estava..)
E lá subimos o caminho a pé.. onde não faltavam cacos e companhias..

Até chegarmos a um sítio.. onde havia um portão.. com um cadeado que não estava fechado.. E um portão ferrugento.. Não sei se estava aberto ou não..
Certo é que o sítio estava fechado.. mas a bela da informação sempre tinha um horário.. E.. surgiu um outro dado muito mais interessante..
O raio do sítio estava completamente a monte.. viam-se alguns buracos.. e uma plataforma de onde eu diria ter sido retirado o mosaico.. e.. pralém disso, dos materiais, e das estruturas que se viam da estrada.. só erva..

Mas.. a informação interessante.. é que o sítio foi classificado como MONUMENTO NACIONAL!!! em 1974 (salvo erro..)
Rico estado para um monumento nacional..
E eu só me pergunto.. para mim, que estudo arqueologia, não há maior frustação que ver um sítio naquele estado.. sujeito a quase tudo..
Mas para o "turista", visitante, curioso, ou habitante do local.. que vantagem tem o sítio arqueológico? Ao turista só má imagem.. aos srs habitantes, confesso que não sei.. eventualmente chateiam-se um bocadinho porque ali à volta devem "chover tralhas" romanas.. sem que haja qualquer beneficio..

A estação tem mesmo aquele ar de quem foi saqueada.. e agora, que aparentemente já não se lá vai encontrar mais Ouro! fica pra lá ao abandono..


E as estruturas que já estão na estrada..

Enfim :s
*

Sem comentários: