sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Em que partido vai votar nas Legislativas?


Bem, coube-me a mim comentar esta sondagem (certa que o Jorge cá passará com contributos para a discussão).
Primeiro, o fim da sondagem foi pensado para hoje, amanhã é dia de reflexão, e campanhas e companhias ficam por aqui.

Depois, aproveito esta pequena "reflexão" para relembrar o quão importante é participar, através do voto, no acto eleitoral.. Abstenção não!

Quanto à sondagem propriamente dita essa, permite-nos tirar várias conclusões:

*Tendo sido uma das mais participadas sondagens deste blog (33 votos) não é minimamente representativa da população portuguesa.

*Prova disso, é o empate entre BE e CDS/PP (10 votos). A meu ver, esta vitória de opostos tem relação, com a faixa etária da maior parte das pessoas que visitam o blog.

*Para além disso, o descontentamento face às duas forças políticas que, por norma, se encontram no governo - PS (4 votos) e PSD (apenas 1 - ora, se isto fosse representativo..).

*De qualquer das formas, a esquerda vence sempre, se associarmos a estes resultados o voto no PCP. Teriamos 15 votos à esquerda, contra apenas 11 à direita.

*Uma coisa que me parece interessante, são os 7 votos no Outros. Coisa vaga, que pode ser um outro partido (que eu acredito que vão eleger deputados) ou votos brancos.

Em suma, parece-me claro que as bancadas do parlamento se vão preencher com outras cores. A ascensão de BE e CDS parece-me uma grande hipótese. A associar-lhe, possivelmente, novos partidos.
O descontentamento é claro, estamos cansados, exaustos, fatigados..

E.. permitam-me só acrescentar a questão do dito voto útil - para mim,o voto é útil a partir do momento em que é capaz de levar alguém à reflexão. Certamente que mais um, ou menos um voto num "enorme" partido é importante. Mas o valor que esses votos têm nos partidos mais pequenos é ainda maior.

O essencial, é votar.. E votar com consciência..
*

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois muito bem...
Vamos todos votar, no domingo, até pq há muita gente que gostava de ter essa liberdade e não a tem!
Quanto a sondagens.. esta não é representativa, mas ninguém nos garante que as que aparecem na comunicação social o sejam.. Até pq o voto é secreto e as pessoas têm muita garganta, mas na hora de pôr a cruz..
Enfim.. Como diz o outro: "Prognósticos só no final do jogo"!! :)
Diana

Jorge Rodrigues disse...

Pois então (só porque eu também tinha escrito 'Pois muito bem' e reparei que a Diana fez o mesmo...) nova enquête e com resultados curiosos... só para quem não vi o que se tem passado na nossa faixa etária.

O PS esteve um comício em Coimbra e barrou o acesso ao pessoal com menos de 21 anos. O PSD esteve em Coimbra e nem um jantarzinho organizou. O BE, o CDS e - em menor escala - o PCP são criticados forte e feio na comunicação social e pelo PS/PSD mas no entanto são quem anda nas ruas, à procura dos votos.

E só não são recompensados porque anda aí muita gente velha e decrépita que vota há anos PS ou PSD porque o paizinho ou o avô já votava e tal...


Espero sinceramente que vão votar (andou gente a morrer, a ser presa, a ser silenciada, de 1928-1974 para termos democracia, para sermos livres de escolher, e agora decidimos abdicar do nosso direito máximo - e dever?) e espero sinceramente que tenham lido alguma coisa que por aqui passa, que tenham visto os programas eleitorais (se não viram, por favor, não votem no cabeça de lista, votem nas ideias de todo um grupo que vai a eleições...)


Quanto à sondagem, excelente análise como sempre.

Prognósticos:

- PS a ganhar com mais de 35% de votos
- BE como 3ª força política e acima dos 12-13%, forçando uma coligação PS-BE no governo
- CDS acima de PCP apesar dos votos darem o contrário
- MEP com pelo menos um deputado eleito (mas acredito num score de 3-4%)