terça-feira, 8 de setembro de 2009

Política Perdida - os debates televisivos

Ora bem, como ainda não avancei nas minhas adoráveis reflexões sobre programas eleitorais, depois de ver o debate de hoje, à esquerda, entre José Sócrates e Francisco Louçã achei que os ditos cujos mereciam alguns comentários..

De alguns destes debates, já cá ficaram impressões, tanto minhas como do Jorge, em comentários aos post sobre política.

Para hoje, seria espectável que Francisco Louçã arrasasse, de certa forma, com o primeiro ministro. Mas, para mim, não foi isso que aconteceu.
Foi um debate vivo e interessante, e que certamente, levou muita gente a repensar as suas opções de voto.
Sócrates usou, inicialmente, a expressão "radical" para classificar o BE.
E Louçã "crashou" na Galp, na Mota Engil e no Amorim.
A coisa complicou-se quando JS resolveu falar das medidas económicas que constam no programa eleitoral do BE. O que passou para o lado de cá (e de quem não leu na íntegra o programa) - nacionalizações e perdas fiscais.
Para o BE parece simples, nacionaliza-se tudo (bancas, seguros, ..), as propinas e as taxas moderadoras deixam de existir.. e a minha única dúvida é.. E o Estado resiste? Ou pode declarar falência?

Não que o PM tenha ficado bem na fotografia (impossível depois da legislatura), Francisco Louçã, com estas coisas, pode ter perdido alguns votos.
Espero bem que os eleitores comecem a pensar que ter facilidade argumentativa não é sinal de se ter boas políticas..

Aproveito ainda para falar do debate de ontem, entre Paulo Portas e Jerónimo de Sousa.. Um debate esclarecedor das políticas de cada um.. E gostei da questão da agricultura quando Paulo Portas disse que só havia dois partidos a discutir o assunto no parlamento, o CDS e o PCP!

*

7 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Oiê. Isto de andar por Coimbra faz-te perder o rumo do tempo... Mas cá estou para comentar. E hopefully de volta aos comentários.

Debate Jerónimo-Portas já o dissemos, muito agradável foi (aliás, com Jerónimo qualquer debate é como ir à missa...), dominado por completo por Portas e com um ou dois bons momentos de Jerónimo (particularmente quando mandou a boca das Pescas). Agricultura muito bem, finalmente um dos temas que queria ver debatidos.


Ontem... Louçã não massacrou Sócrates porque o 1º Ministro na primeira intervenção que teve o pôs de sentido ao dizer que o Louçã não quer ganhar as eleições mas sim ganhar ao PS. O que Sócrates se está a esquecer (e aí reside a segunda grande força do bloco - a 1ª é ser o único dos partidos a eleição com algum significado nas urnas que ainda não esteve no governo, logo só pode falar do que fará, nunca das asneiras que (não) cometeu) é que para o BE conseguir uma maioria de esquerda para chegar ao Governo, precisa de roubar os votos ao PS.

Não é ao PSD nem ao CDS. E muito menos ao PCP. O BE sabe bem que para ir ao Governo vai precisar dos votos da nova geração e de roubar votos aos amigos de esquerda. E ainda assim só lá chegará através de uma coligação com o PCP (o que não interessa porque ambos têm políticas iguais).

De qualquer forma, a partir daí só se viu Sócrates a defender-se como pode e viu-se Louçã seguro, objectivo e triunfante. Não vai perder votos nas urnas para ninguém. O que o BE vai fazer é limpar os votos das minorias e dos descontentes e indecisos. Isso te garanto.

E foi graças a Sócrates ontem que finalmente (como apontou um blog muito curioso ontem cujo nome agora não me recordo) podemos conhecer o programa do BE e tudo de bom que eles podem fazer por Portugal.

Jorge Rodrigues disse...

Venha Cultura no próximo debate. ;)

Sara Almeida Silva disse...

Confesso que não me recordo da boca das Pescas.. Qual foi?
Sim a agricultura teve lá.. ainda aguardo pela cultura.. (vá, nos meus sonhos, a cultura vai lá estar..)
E continuo à espera que me explique a história dos privados nas políticas de saúde do CDS.

Agora, parece que vamos divergir nesta questão do Louçã-Socrates.
Acho que não foi isso que pôs Louçã em sentido.. Socrátes só falava em radicalismo. E quer queiras quer não, é uma palavra "assustadora" para a maior parte do eleitorado - estou a falar de pessoas mais adultas prtt.

(Quando é que o PCP teve no governo?)
Podem continuar a sonhar com a maioria de esquerda ;) Mas sim, podes tar descansado, não é a direita que eles os roubam.. Com a ascensão do BE, o eleitorado da direita, parece-me, encostar-se mais à direita..

A história dos votos da nova geração (influenciável!!) é o que lhes dá força.. Mas há por ai um cartaz que diz "há cada vez mais jovens a pensar como nós" e que não é do BE.. portanto, já há concorrência na conquista desse eleitorado.

O enterro na MotaEngil e na bela da autoestrada é fruto dessa segurança? Por favor..
A história dos impostos e dos descontos pró IRS deu uma palmadinha na cara dos eleitores.. E já ouvi muito boa gente que votou bloco nas europeias dizer que já não o vai fazer!
Não perdeu eleitorado? Triunfou? Tenho dúvidas..

Uma sondagem de hoje declarava que, comparando com Abril, o BE já perdeu eleitores.. Não que o raio das sondagens seja muito fiável, o BE perdeu eleitores.. (portanto..)

Lol, acho fantástico não pagares propinas, nem taxas moderadoras, nem o raio.. mas nacionalizas a banca e as seguradoras.. reduzes os descontos no IRS, e esperas que o país e a classe média sobrevivam?!

Agradeço eu ao Sócrates, ter conseguido abrir os olhos de muito boa gente..
E hoje, a coisa vai aquecer..

Haja crenças!

Jorge Rodrigues disse...

Sim, já ontem tinha debatido que quem vai ganhar com esta manifesta falta de interesse que o PS e o PSD têm pelas gerações mais novas, é o BE e o CDS.

O PS e o PSD, quando nós estivermos nos nossos 30-40 anos, vão chorar por nada terem feito para nos levar para o partido deles. Porque nós depois vamos ser a maioria da população votante e nós não vamos votar PS e PSD.

Sim a palavra «extremista», «radicalista» são formas muito redutoras de ver o BE mas infelizmente é assim que os outros partidos gostam de o retratar, é o mais fácil de fazer.

Tal como com a CDU o mais fácil é apontar o exemplo do comunismo na China e na Rússia (ainda há dias o meu pai disse isso; meu deus, que gente cega!)

Eu não me esqueço que se estamos hoje em democracia devemo-lo ao PCP! E o Mário Soares e o PS, que muita gente gosta de dizer que foi deles que veio o 25 de Abril, são é uma chachada. O Mário criou o PS para ter um poleiro só dele, já que o do PCP era do Cunhal!

As sondagens ADORAM dizer que o BE perdeu eleitores... Já na altura das Europeias o CDS e o BE ficavam atrás da CDU... E depois foi o que foi... E o PS também limpava as Europeias e depois viu-se... As sondagens são ridículas. Enfim. Depois veremos.


Acredito que em relação às Europeias o BE tenha perdido alguns dos eleitores que tenham votado. Mas estamos a falar de Legislativas e o nosso cabeça de lista é um dos dois melhores líderes parlamentares que por aí anda (o outro sendo o Sócrates portanto).


Eu sou optimista e ainda sonho com o dia em que o BE consiga meter este país como a Alemanha ou a Suécia ou a Noruega... Um país de prosperidade financeira, tecnológica, económica e sanitária. Em vez da podridão que por cá se vive. Pode não conseguir mas acho que deve tentar.


Ah e FYI, coligação PS-CDS diz-se possível. Fiquei chocado. Será que o Portas fazia esse jeitinho?

Jorge Rodrigues disse...

Ah e eu quando falei em perder votos, falei nos votos de esquerda, porque como já tínhamos dito à direita eles não roubam.


O problema do BE: é o partido da moda e há muita canalha e muito boa gente que vota porque sim. Não que me esteja a queixar porque é assim que PS e PSD têm metade do eleitorado. Mas... acho que a informação fazia-lhes bem.

mean_machine disse...

só vou comentar porque a sara mandou.
e tenho medo dela, que ela bate-me xD

penso k n viste o mm debate k eu e ela
sim, o be tem boas propostas k eu ate concordo, cm o salario minimo de 600 euros e reduçao do horario de trabalho para 35 horas semanais, educação e saude gratuita
mas pergunto-me: que preço teria isso para o país, para o estado?
falar é muito bonito, mas fazer é mais dificil
e kk pessoa com bom senso, sabe k isso n é possivel, pelo menos tao cedo

Sara Almeida Silva disse...

Sinceramente, começo a sentir-me feliz..
Pessoas como o Pedro que nunca na vida debatiam política estão a fazê-lo (o facto de eu mandar ou não, foi só de tornar pública a história :p), mas começamos a discutir.. e isso sim é produtivo para todos..

Essa falta de interesse do pessoal mais novo, faz-me comichão.. mas enfim..

A questão do radicalismo e do extremismo dá para os dois lados. E eu não vou dizer que são só os partidos que vêem o BE assim.. BE, PNR, POUS e coisas que tal.. mesmo o próprio PCP..

O Comunismo é o meio irmão do Fascismo.. Queres melhor do que pensar na Venezuela e companhias? a Rússia tem um comunismo "eterno", agora os países da América Latina começam a caminhar por esses lados.. e vais me dizer que não são extremista e radicais?
Comunidade, Comunidade.. mas propriedade privada é bom e eu gosto..

E.. deixa-me discordar historicamente contigo.. Muitas das pessoas que estiveram na fundação do PC, estiveram na revolução, no MFA.. Mas não é só graças a eles que vives em democracia.. Com eles, e com o PREC, caminhamos à força toda para um regime da outra extrema.. E, conservadores ou liberais, eu não gosto de extremos.
Quem cá estava no 25 Abril (e eu não estava) sabe bem das instabilidades que houve.. Fascismo era bom? Claro que não.. Mas a opção comunista seria melhor?
Daí que percebo esses adoráveis comentários.

E.. o vosso líder, pode ser um bom orador..o que não quer dizer que seja bom na prática..
E não me digam a mim que a política económica do BE é boa.. não é a nacionalizar bancos (! experiência pós 25 Abril) e seguradoras (que dão prejuízos enormes) que a economia cresce.
E devo dizer-te que em grande parte dos países europeus em que o BE cresceu há 10 anos, agora cresce a extrema direita, porque a experiência também não foi agradável.
A minha descrença quanto às políticas económicas e financeiras é clara. Aquela história de tirar descontos no IRS à saúde e educação mata-me.. Vens dizer que se reduzem as despesas se não pagares propinas e taxas hospitalares.. Reduzes sim, mas isso não tem viabilidade.. Se a isso juntares o que o Estado vai perder com as brincadeiras das nacionalizações.
Essa do sanitária, refere-se concretamente a quê?

Quanto às sondagens.. deixam-me algumas reticências sim.. o CDS é sempre desgraçado, coitado..
Mas, que o BE tenha perdido votos não me espanta.

Quanto à possível coligação de que falas.. Não, o Portas não aceitaria tal coisa!

Ah, e o BE perde votos para partidos nova guarda(MEP, MMS..)
O pessoal pra não votar em branco, vota noutros..
E tenho a certeza (espero eu) que o povo vá às urnas! Dps andam todos de mão na cabeça a queixar-se dos políticos que não meteram lá pq o sofá tava confortável (!)

Se perguntares à maior parte do pessoal, não te sabem dizer grande coisa sobre o partido que escolhem.
Se falas no BE, votam porque é fixe, e tá na moda, e o Louçã faz barulho (às xs enterra-se para caraças, mas isso já não interessa)

Eu não sei, mas gostava de saber.. qual era o poço de petróleo do Louçã ;)