sábado, 9 de janeiro de 2010

Música Perdida... No cinema


Mais um dia, mais uma música. Desta vez do filme cabeça-de-série dos Globos de Ouro (e previsivelmente dos Óscares). Falo de Up in the Air de Jason Reitman e esta música consta da brilhante banda sonora compilada por Rolfe Kent e da qual constam duas músicas originais, de ambas gosto imenso. Hoje deixo-vos aqui "Help Yourself" que aparece no filme numa cena pivotal, diria mesmo no climax do filme.



Infelizmente, foi copiosamente "roubada" do direito de competir (eu diria mesmo vencer) na Categoria de Melhor Canção Original. Não entrando em muitos pormenores, a Academia e em particular o seu ramo de Músicos são uma cambada de idiotas petulantes que não sabem reconhecer uma boa música quando a ouvem. Já se viu no passado com "Come What May" de Moulin Rouge! e até o ano passado quando "The Wrestler" foi eliminado da competição só para que duas músicas de Slumdog Millionaire passassem aos três finalistas. Além do ridículo que são algumas das regras, torna muito difícil que esta categoria seja respeitada, como é óbvio. Muito sumariamente, as regras dizem que as canções submetidas para aprovação na categoria de Canção Original têm que: (1) resultar de um processo interactivo entre realizador e compositor da banda sonora, (2) ser escrita e interpretada de propósito para este filme, (3) nunca ter sido exibida em lado algum, em nenhum CD do próprio cantor, nem ter sido intepretada em espectáculos públicos e ainda (4) tem que constar da lista das músicas que tocam durante o filme ou ser a primeira música que toca nos créditos. Pois, nada simpáticos que são os membros do ramo Musical da Academia. Isto foi o que eliminou, por exemplo, "Come What May". A música principal de Moulin Rouge! tinha sido escrita pelo compositor para outro filme de Baz Luhrmann e portanto foi excluída da competição (teria ganho, seguramente, o Óscar). Num exemplo oposto, "Falling Slowly", vencedor em 2007, do filme Once, foi declarada elegível para competição 1 mês antes dos nomeados serem lançados e isto porque houve polémica primeiro porque a canção tinha sido composta em 2002, 2 anos antes do filme ter começado a ser produzido e depois porque Glen Hansard e Marketa Irglová teriam interpretado esta canção num espectáculo na Hungria. Em princípio, isto excluía a música de ser aceite para concurso. No entanto, numa jogada sem precedentes da Academia, decidiram passar por cima de todos estes detalhes e aceitá-la. Como já disse, viria a ganhar o Óscar. Enfim. Politiquices.



Continuando. Depois de validadas as músicas em competição, o ramo Musical vota por rondas. Em cada ronda, uma canção tem que ter X pontos para passar à fase seguinte. Sei que para ser finalista a canção tem que ter um score acima de 8.7, o que significa, muito simplesmente, que TODOS os pertencentes ao ramo musical têm que votá-la com pelo menos 8 ou 9 para ela passar (porque abaixo de 6, se não me falha a memória, a canção é eliminada). Isto foi o que não permitiu que "The Wrestler" juntasse o Óscar ao Globo de Ouro que já possuía. Regras idiotas, não acham?


O azar de Up in the Air é, ainda para mais, a dobrar. Esta música, "Help Yourself", foi usada (em parte) num dos CDs de Sad Brad Smith, por isso não dá. Ainda por cima, a outra música (que postarei amanhã) com possibilidade de ir a concurso, que tem como título o nome do filme, "Up in the Air", também não é elegível para competição, uma vez que é a SEGUNDA música que passa nos créditos, não a primeira. Além disso, não respeita aquela treta do "processo interactivo" uma vez que Renick, o cantor e compositor da música, não trabalhou com Reitman ao longo do filme. É uma história bonita até - ele viu que estavam a fazer um filme do seu livro preferido e decidiu enviar uma música que ele tinha composto a Jason Reitman que a adorou e decidiu usá-la. Aparentemente a Academia não vai em falinhas mansas...


Aqui fica a música então...

Sad Brad Smith - UP IN THE AIR - "Help Yourself"







I know you'll help us
When you're...
Feeling better and we realise
That it might not be for a long, long time...

But we're willing to wait on you
We believe in everything that you can do
If you could only lay down your mind

I want you to try to help yourself

Take the time to take apart
Each brick that sits outside your heart
And look around you
There's people everywhere
No they don't always show
They're just as scared
And we'd be more prepared
If we pulled on through...

I want you to try to help yourself

Oceans of water underneath our feet
Terrible design
Dusty rooms you cannot sweep
Clouding up your mind

I know you'll help us when you're...
Feeling better
And we realise that it might not be
For a long, long time...

But we, we're willing to wait on you
We believe in everything that you can do
If you could only lay down your mind

I want you to try to help yourself...

Sem comentários: