sábado, 9 de janeiro de 2010

Novas Previsões Óscares


Vou tentar ser o mais breve possível para não deixar aqui mais um belo e amarelo (diria a Sara) testamento.

Portanto, tudo visto (ou quase) de 2009, antes de arrancar para 2010 tenho que despachar as minhas previsões... Provavelmente só voltarei a mudar alguma coisa nelas se acontecer alguma reviravolta que eu não tenha previsto mas caso isso aconteça na véspera de anunciarem as nomeações para os Óscares eu colocarei novas previsões.

Para finalmente abraçar 2010, preciso ainda de despachar outras coisas: Filmes da Década, Actores da Década, Actrizes da Década e até Realizadores da Década. Mas lá iremos mais adiante.

[N.B.: A cor dos nomeados varia de verde escuro (mais firme) para verde claro (menos seguro) até vermelho (por uma nesga)]




MELHOR FILME (BEST PICTURE)
(1) Up in the Air
(2) The Hurt Locker
(3) Precious

(4) Avatar
(5) Invictus
(6) An Education
(7) Inglorious Basterds
(8) Up!
(9) A Serious Man
(10) Nine

Daqui, sinceramente, só consigo ver quatro seguros até agora, Up in the Air, The Hurt Locker e Avatar a formar a trifecta que vai lutar pelo prémio. Neste momento, considero que o filme de Reitman é o cabeça da corrida tanto pelo tema, como pela aceitação geral como até pelo seu precurso como realizador (três bons filmes, foi nomeado para Realizador e Filme pelo seu último, Juno). The Hurt Locker tem o poder de ter ganho a maioria dos prémios da crítica (para Hurt Locker caíram Austin, AWFJ, Boston, Chicago, Houston, Las Vegas, Los Angeles, National, NYFC, Oklahoma, SFFC; para Up in the Air foram DFW, Florida, Indiana, WDCAFC, NBR, St. Louis, Utah; para Avatar só o prémio dos NYOFC; os 3 foram nomeados para os Globos de Ouro) mas Avatar tem a receita de bilheteira, James Cameron e a adoração mundial. E o 3D. Que magnífico uso do 3D. Mas tem contra si o fraquíssimo argumento, cheio de diálogo rotundo e sem eco, além de ser um filme de ficção científica (!). Up in the Air luta contra a sua incapacidade de ser um tubarão (o que, tendo em conta o filme que é, seria o estatuto de que devia usufruir) e The Hurt Locker luta contra a dimensão do filme, o facto do seu realizador ser mulher e do facto de não ter estrelas conhecidas para suportar o filme. Precious e An Education estão provavelmente dentro também, com isto dos 10 nomeados. Invictus seguirá pelo mesmo caminho de Frost/Nixon (rasca, fraco mas silenciosamente em campanha para uma nomeação) e agora é que se coloca o dilema: quanto gostará a Academia de Tarantino e de animação? Não há dúvida que os dois filmes seguintes são adorados, mas será que é desta, com um filme animado mais fraco do que a Pixar normalmente faz, e com um filme de Tarantino claramente divisivo e com algumas lacunas (além de ser uma sátira comédica aos eventos da II Guerra Mundial), que vamos ter Up e Inglorious Basterds nomeados?

Finalmente, sobram dois lugares. Nine, A Serious Man, A Single Man, The Road, The Lovely Bones, The Messenger, Where The Wild Things Are e District 9 lutam pelas duas vagas. Nine é a escolha mais convencional. Musical divertido, cheio de estrelas, capaz de ser nomeado para muitas categorias técnicas mesmo que com críticas péssimas. A Serious Man é dos irmãos Coen (logo aí, bónus!) e tem sido muito bem recebido pela crítica, apesar de um filme mais ao estilo de Burn After Reading do que de No Country For Old Men. Se isto não correr como digo, The Road, The Messenger e The Lovely Bones estarão a postos para roubar lugares. District 9 corre por fora porque sinceramente já basta a Academia nomear um filme de ficção científica (já será um feito), agora 2? Seria histórico.



MELHOR ACTOR (BEST ACTOR)
(1) Jeff Bridges, Crazy Heart
(2) George Clooney, Up in the Air
(3) Colin Firth, A Single Man

(4) Morgan Freeman, Invictus
(5) Jeremy Renner, The Hurt Locker

Aqui parece que a categoria tem três, provavelmente quatro lugares decididos. Bem, pelo menos Bridges, Clooney e Firth estão certamente na calha. Clooney num filme candidato a Melhor Filme e com uma interpretação extraordinária, possivelmente a número 1 da sua carreira, num filme feito à sua medida. Bridges num papel que envolve todos os factores que o Óscar mais gosta (músico alcoólatra fracassado à procura de redenção). Firth num dos poucos papéis da sua já longa carreira que lhe permite mostrar toda a sua versatilidade (professor gay que perde o amante e que busca consolo numa antiga amiga que continua, depois de tantos anos, ainda apaixonada por ele). Sobram dois lugares. Freeman quase de certeza dentro, foi abraçado por alguns prémios de críticos e faz de Mandela (pessoa real!) num filme de Eastwood (bónus!). A última vaga deverá ser disputada entre nomeado perenial nesta categoria já (Day-Lewis) e entre um bom actor com um papel que lhe permitiu finalmente brilhar (Renner). Day-Lewis tem o factor Weinstein + o factor Nine + Nicole Kidman, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Judi Dench e Sophia Loren (excluí, de forma muito sábia, Fergie e Kate Hudson). Se os ramos técnicos acharem que o filme deve ser digno de nomeações nas categorias de actuação e com Marion Cotillard (estupidamente) a concorrer como protagonista, pode ser que a Academia decida premiar Day-Lewis. Apesar de Renner merecer muito mais. Rockwell, Copley, Damon, Stuhlbarg e Maguire correm por fora e será muito surpreendente se o nome deles for chamado.



MELHOR ACTRIZ (BEST ACTRESS)
(1) Meryl Streep, Julie & Julia
(2) Carey Mulligan, An Education
(3) Gabourey Sidibe, Precious

(4) Sandra Bullock, The Blind Side
(5) Helen Mirren, The Last Station


Tornou-se de um momento para o outro na categoria mais fácil de ler. São estas as cinco nomeadas em todos (!) os prémios de críticos e nos Globos de Ouro só não são porque Streep concorre por comédia (tendo sido o seu lugar nestas nomeadas ocupada por Blunt). Haverá alguma surpresa nas nomeações? Cada vez mais acho que não. Tanto porque as adversárias com poder, prestígio e com nome têm filmes que não as ajudam (Pfeiffer, Swank, Ronan), porque as adversárias com interpretações de qualidade não têm quem as premeie em catadupa (Blunt, Laurent, Saavedra), porque há filmes que têm passado (infelizmente) despercebidos (Swinton, Monaghan, Cornish, Saavedra) e até porque há actrizes com maiores possibilidades de serem premiadas na categoria de secundária do que nesta (Cruz por Nine em vez de por Los Abrazos Rotos). A única incógnita na categoria é Marion Cotillard, que tem papel secundário em Nine mas concorre como protagonista (e além disso, é bastante boa). Mas se a Academia for inteligente ela será nomeada mas na outra categoria, na correcta. E parece mesmo que Meryl Streep vai ganhar o seu terceiro Óscar com a sua personificação de Julia Child. Carey Mulligan vai levar o "selo de qualidade", as boas-vindas ao clube (como Hathaway em 2008), Sidibe é bom que seja premiada porque uma rapariga com o seu tamanho e aspecto não sei quantos bons papéis conseguirá arranjar e Mirren já tem estatuto de nomeada antes dos filmes saírem (tem mais 3 com possibilidades para 2010). Bullock é a surpresa do ano. Actriz com mais dinheiro feito em 2009, dois filmes no top 20 no ano, The Blind Side bate recordes. E ela colecciona nomeações.



MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO (BEST SUPPORTING ACTOR)
(1) Christoph Waltz, Inglorious Basterds
(2) Woody Harrelson, The Messenger

(3) Christopher Plummer, The Last Station
(4) Stanley Tucci, The Lovely Bones
(5) Matt Damon, Invictus

Os primeiros três da lista estão asseguradíssimos já. Waltz está em nº 1 mas não sei se é ele quem ganha. Os filmes de Tarantino são tão... bipolares, à falta de melhor expressão... Harrelson tem um papel do género daqueles que a Academia adora bajular. Plummer é finalmente nomeado pela primeira vez pela sua interpretação como Leo Tolstoy. Tucci também deverá estar dentro até porque toda a gente reconhece o seu enorme contributo para os filmes em que participa. E entre este e Julie & Julia, é este papel o mais favorável a lhe dar a nomeação. O último lugar vai ser disputado entre McKay (que faz de Orson Welles), Mackie (companheiro de Renner em The Hurt Locker e o digno merecedor da vaga), Damon (Pienaar (pessoa real!) num filme de Eastwood (bónus!) em que contracena com Morgan Freeman (bónus x2!) sobre eventos reais (bónus x3!) - daí a minha convicção que ele também estará dentro) e Molina (adorei a interpretação em An Education, percebo que haja gente que ache o pai de Jenny histriónico e exagerado no papel mas é um actor multifacetado que está por detrás e que já merecia ser nomeado).


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA (BEST SUPPORTING ACTRESS)
(1) Mo'Nique, Precious
(2) Anna Kendrick, Up in the Air
(3) Vera Farmiga, Up in the Air

(4) Marion Cotillard, Nine
(5) Julianne Moore, A Single Man


Aqui nem sequer há corrida, Mo'Nique já venceu. Hands down! A piada da categoria está em decifrar quem vai ser nomeado e quem vai ser deixado de fora. E de longe esta parece ser a categoria que no dia das nomeações vai levar um abanão. Tenho um pressentimento que vamos ver aqui alguma surpresa. O duo de Up in the Air também estará seguro, deixando dois lugares a ser disputados por estas concorrentes: Mélanie Laurent e Diane Kruger (Inglorious Basterds), Penélope Cruz, Judi Dench e Marion Cotillard (Nine), Julianne Moore (A Single Man), Maggie Gylenhaal (Crazy Heart), Zoe Saldana (Avatar), Rosamund Pike (An Education), Susan Sarandon (The Lovely Bones) e Samantha Morton (The Messenger). À partida, parece-me óbvio que alguém de Nine vai ter lugar. A minha aposta cai em Marion Cotillard, até porque ela anda a fazer campanha como protagonista precisamente por ter um papel maior que as outras. E o último lugar vai para... Julianne Moore, para já. Acho que o seu prestígio e a nomeação segura para o colega Colin Firth podem ajudar a arrastá-la para a sua quinta nomeação. Mas é no lugar dela que espero uma surpresa: Cruz, Morton, Laurent e até Gylenhaal (Saldana corre por fora) estão prontas para tomar o seu posto.



MELHOR REALIZADOR (BEST DIRECTOR)
(1) Kathryn Bigelow, The Hurt Locker
(2) James Cameron, Avatar
(3) Jason Reitman, Up in the Air

(4) Quentin Tarantino, Inglorious Basterds
(5) Lee Daniels, Precious

Se The Hurt Locker não ganhar Melhor Filme, garanto que Kathryn Bigelow é quem tem as melhores chances de ganhar Melhor Realizador. Da trifecta de possíveis vencedores, é Reitman quem (de novo, já com Juno foi igual) parece o mais fraco. Cameron tem a seu favor toda a gente admitir que Avatar tem inteiramente mão sua mas Bigelow tem a seu favor ter criado o filme mais bem recebido pela crítica este ano. The Hurt Locker até pode ganhar Melhor Filme abrindo lugar a que Cameron ganhasse por Avatar (ou vice-versa) mas neste momento estou mais convicto que Up in the Air leva Melhor Filme e Bigelow o troféu de Melhor Realizador. Tarantino é sempre divisivo e a Academia já provou que não aprecia o estilo dele nalgumas ocasiões mas sempre que o filme foi um hit a nível mundial (Pulp Fiction, Reservoir Dogs) ele ganha nomeações, por isso... O último posto é que pode variar. Muito, até. Temos os auteurs se a Academia quiser fugir ao habitual (Haneke, Von Trier, Almodovar), temos os novatos com filmes de excelência (Daniels, Jonze, Blomkamp, Ford, Hoffmann), temos as mulheres (Scherfig, Campion) e até temos os habituais nomeados (Eastwood, Coen Bros., Marshall). Muito por onde escolher. Eu vou por agora com o meu quinto nomeado (a corresponder com os filmes): o realizador de Precious. Se bem que ele ter aparecido na lista dos DGA é mau omen, porque normalmente eles prevêem sempre 4 dos 5 lugares desta categoria e como Daniels é o menos seguro dos cinco... Ai que lá vem o Clint!

1 comentário:

Joana Vaz disse...

Eu concordo com quase tudo o que escreveste…:)

Em relação ao Melhor filme, Up in the air é o MELHOR… o meu favorito:D
Temas super actuais (desemprego, carreira/vida pessoal, gestão do tempo) abordados de uma forma leve, cómica, mas que nos põem a pensar durante horas depois de o filme ter terminado… tem poder para mudar vidas!

Avatar tem tudo em grande (êxito de bilheteira, efeitos 3D, realizador e até a duração) mas o argumento deixa a desejar… é um filme bonito, uma óptima sessão de cinema 3D, mas não transcende barreiras!
The Hurt Locker é bom, mas tem cenas perfeitamente desnecessárias.
An education é simplesmente fabuloso…:)
E Precious é um drama exagerado!

Achas que Invictus está mais seguro que Nine?! Eu acho que não… Nine é o representante de um género que agrada a Academia. Como Invictus existem outros e melhores...

Discordo completamente com o facto de Up ser mais fraco do que outros filmes da Pixar! Não acho nada, o filme é LINDO! Espero mesmo que seja nomeado!

Dos outros candidatos: Where The Wild Things Are é mágico, mas duvido que a Academia o ache merecedor de nomeação. District 9 também não, demasiado científico.
The lovely Bones com Peter Jackson ao comando, pode ser que isso seja um bónus. A Single Man e A Serious Man parecem realmente os mais potenciais…

Melhor actor, os quatro primeiros seguros. O quinto não sei… Day-Lewis parece mais plausível!

Melhor actriz, não sei se Marrion não poderá aparecer por aqui. E para roubar o lugar a quem? Sidibe?!:P

Melhor actor e actriz já praticamente se sabem os vencedores!

Quanto a realizadores, também acho que Cameron, Bigelow e Reitman estão certinhos e a disputa vai ser entre eles! Tarantino deveria estar certo também, mas nunca se sabe! Não queria que Eastwood surgisse por aqui, mas parece-me o mais provável…