quinta-feira, 22 de abril de 2010

O dia das mentiras..

Arqueologia e comunicação social - relação quase impossível?

Bem.. de facto estou de volta outra vez, para vos referir uma bela coisa sobre a qual estava a aguardar mais informações..

Na edição nº 136 do jornal "Mais Alerta" [que para quem não conhece é um jornal regional, de distribuição gratuita e cuja periodicidade não sou capaz de definir, dada a sua irregularidade] fazia capa a notícia "Objectos de valor incalculável encontrados em Ul" [pág. 13 da referida edição disponível on-line no site atrás referido]



E agora são vários os pensamentos que podem ter:
1- Encontraram coisas arqueológicas e a Sara não falou disto?
2- Isto é estranho!
3- ...

E depois de pensarem no porquê da minha atitude, vão pensar, como alguns oliveirenses pensaram..
- Que bom! Temos coisas importantes aqui..
- (Se forem caçadores de tesouros) Fantástico! Vamos fazer covinhas e arranjar objectos de valor..

Depois disto, vão ler a notícia cuidadosamente, e se souberem alguma coisa disto, vão achar alguma coisa estranha no que é descrito.. E vão se perguntar..
- O autor (que não está identificado) não sabia bem sobre o que estava a escrever e cometeu algumas "gralhas"?
- A notícia é mesmo verdadeira?

Bem, podem sempre desconfiar e comentar com outras pessoas..
Portanto, foi o que fiz.. e eis que me disseram que o jornal tinha saído no dia 1 de Abril! Eis que tudo faz sentido.. ;)

20 dias depois, eis que a nova edição do jornal acrescenta um "Desmentido" na pág. 9..
Sim, de facto era uma partida do dia das mentiras.. ;)

E porquê que me deu agora para falar disto? Porque desfeitas as coisas, há que analisar as consquências disto, que certamente passaram ao lado da pessoa que teve a feliz ideia de escrever a falsa notícia..
Não vou discutir a credibilidade do jornal, ou o efeito de "satisfação" ou curiosidade que a notícia despertou nalguns leitores..
O problema, é que o tempo deixado entre a notícia e a falsa notícia, pode ter inspirado bastantes (alguns, ou nenhuns) caçadores de tesouros..
Há que considerar que as referências feitas ao castro de Ul podem ter-lhe provado alguns buracos a mais..
As imaginações são fertéis o suficiente para precisarem deste tipo de inspirações..
Dias das mentiras, partidas.. Sim, claro ;) Mas há que ter em conta o tipo de consquências que isso pode ter..
A questão é que uma notícia assim, independentemente da intenção com que é publicada, pode ter consquências desastrosas para o património se for vista como inspiração para "Caça ao Tesouro", desta vez, sem a apresentação da Catarina Furtado.

E dizem vocês.. Tanta coisa por causa duma falsa notícia? Claro.. porque desta vez, até pode só ter sido vista por pessoas que ficaram contentes, mas se houve danos patrimoniais, de quem é a culpa?

Todavia, esta notícia não foi a única, nesse dia, a brincar com arqueologia.. Pelo menos em Chaves algo parecido sucedeu (citando pessoas reais, roubo de objectos, mas cujo desmentido foi dado a conhecer, pelo menos, no dia seguinte).

A pergunta com que comecei este texto..
Entre notícias arqueológicas destas nos jornais .. Ou nenhuma notícia?
Claramente, prefiro a segunda hipótese.. ;)
Jornalistas ou não.. Cuidado com as consequências'

3 comentários:

Anónimo disse...

Enfim...lool

Bjocas*

Marta C.

Anónimo disse...

Esqueci-me de referir...
Se acham tanta piada em fazer uma brincadeira desta porque razão não fizeram uma ainda mais engraçada, do género: "Investigadores portugueses encontraram a verdadeira cura para a SIDA!" ou algo do género. Esta brincadeira só faz mostrar que a protecção patrimonial e a arqueologia como ciência ainda não são vistas com respeito suficiente, e a contar com a ajuda de determinadas pessoas e noticias, não vamos chegar lá tão cedo. Estas coisas irritam-me imenso! Enfim...

PS: Ainda bem que publicaste isto aqui pois o meu pai já me tinha falado sobre este assunto, no entanto não consegui encontrar o jornal!! Eu achei isto muito estranho desde o ínicio...agora já estou a perceber tudo! lol

Bjocas
Marta Cruz

mean_machine disse...

entao era esta a tal coisa sobre o mais alerta...
foi mm mt mau