terça-feira, 20 de abril de 2010

Revista da semana

Política

PSD, CDS e Bloco criticam que o primeiro-ministro tenha optado por responder por escrito ao inquérito sobre o caso PT/TVI.

PS desmente apoio imediato a Manuel Alegre. O secretário nacional do PS André Figueiredo afirmou à Lusa que os socialistas não têm qualquer reunião dos seus órgãos nacionais perspectivada sobre o tema das eleições presidenciais.

Nobre soma apoios no PS. O presidente da Câmara de Beja, o socialista Jorge Pulido Valente, disse que vai apoiar a candidatura de Fernando Nobre à Presidência da República, considerando que Manuel Alegre não tem o perfil indicado.

Ana Jorge – que revelou, numa entrevista à SIC na semana passada, ser muito difícil implementar determinada medida – recebeu, no dia seguinte à entrevista, um telefonema do primeiro-ministro, que lhe relembrou que a unidose está no Programa do Governo e exigiu o cumprimento da promessa, sem hesitações.

Louçã diz que o primeiro-ministro está mais manso a cada intervenção. Sócrates não deixa a expressão 'passar em branco' e desabafa: «Manso é a tua tia, pá!». A ‘troca de galhardetes’ deu-se no debate quinzenal, no Parlamento.

Mário Lino garantiu que nunca abordou com o presidente do Conselho de Administração da PT, Henrique Granadeiro, o assunto PT/Prisa e lembra que é natural que ninguém fale com o Governo sobre um assunto que não chegou a ser discutido nos órgãos sociais da Telecom.


Desporto

Vitória do Benfica sobre o Sporting faz hoje uma semana.
Ao fim de mais uma jornada, continua tudo igual na luta pelo título e pela manutenção.
Liga Vitalis, 4 equipas continuam a lutar pelos 2 lugares da subida, com a Oliveirense a perder fulgor nesta parte final.

A secretaria de Estado da Juventude e Desporto suspendeu o estatuto de utilidade pública desportiva à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), anunciou o titular da pasta, Laurentino Dias, na comissão parlamentar de Educação e Ciência.

Cem mil bilhetes para o Mundial de futebol de 2010 foram vendidos desde o arranque da última fase de vendas, na quinta-feira, e 90 por cento deles adquiridos por sul-africanos, indicou a FIFA.

O central luso-brasileiro Pepe vai iniciar a última fase de recuperação da lesão no joelho direito e deverá estar apto para representar Portugal no Mundial de futebol 2010 e alinhar nos últimos jogos do Real Madrid. Por outro lado, o médio portista Ruben Micael lesionou-se num lance absolutamente normal com os colegas, partindo o pé, e vê assim esfumar-se o sonho de marcar presença no Mundial 2010.

Os adeptos do Vitória de Guimarães valorizam o encaixe financeiro que a transferência do treinador Paulo Sérgio para o Sporting vai proporcionar, cerca de 600 mil euros, e querem Paulo Bento no comando técnico da equipa de futebol. - Esta contratação não percebo... Mal por mal, deixavam ficar o Carvalhal. É um bom treinador para o Sporting ficar em 5º lugar na próxima época.


Cinema

Ontem vi o Juntos ao Luar... Boring. Hoje, Confronto de Titãs, gostei bastante, muita acção, efeitos especiais. Entreteu bem durante 2 horitas.


País

Para além do antigo administrador não-executivo da Taguspark, Rui Pedro Soares, também Américo Thomati, presidente da comissão executiva do Taguspark e o administrador João Carlos Silva foram acusados de corrupção passiva. Luís Figo terá sido ilibado.

A tolerância de ponto concedida pelo Governo aos funcionários públicos no dia 13 de maio devido à visita de Bento XVI é um serviço ao povo português, maioritariamente católico, disse o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa. - E os outros trabalhadores, que trabalham no sector privado, não são católicos? Ou então não são portugueses.

A defesa do apresentador Carlos Cruz no processo Casa Pia admitiu estar preparada para eventuais condenações, apelando no entanto ao coletivo de juízes para que não decida baseado no preconceito ou na irracionalidade.

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou no Funchal que os prejuízos causados pelo temporal de 20 de Fevereiro foram avaliados em mil e oitenta milhões de euros e que Portugal vai pedir um empréstimo de 300 milhões para reconstruir a Madeira.

A Fenprof garantiu que o Ministério da Educação vai ter uma guerra com os professores, com novas manifestações, se a tutela não abdicar da contabilização dos efeitos da avaliação de desempenho no concurso de colocação de docentes.

A Câmara de Coimbra cortou o acesso dos computadores da autarquia ao Facebook, justificando que são para trabalhar e não para satisfazer os interesses ou desejos dos funcionários.


Mundo

Três fortes sismos, de magnitudes que variaram entre os 5 e os 5,5 graus na escala de Richter, abalaram este sábado a região chilena de Biobío.

Cidade americana elege morto para Mayor - Carl Geary ganhou eleição com o triplo dos votos da sua adversária, apesar de ter morrido de ataque cardíaco há um mês, já durante a campanha eleitoral para mayor de Tracy City, no Tensesse, nos Estados Unidos da América.

De acordo com o The Sun, uma criança de quatro anos descobriu um saco de cannabis dentro da caixa de Fight Night Round 4, jogo que o pai tinha alugado na Blockbuster de Littlehampton, no Reino Unido.

Erupção de vulcão na Islândia provoca o caos nos aeroportos europeus, com milhares de voos cancelados.

Um homem de 68 anos sobreviveu durante 100 horas soterrado em Yushu, a prefeitura do noroeste da China abalada quarta-feira por um sismo que matou mais de 1700 pessoas.


Humor

Ai o puto...

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

Estás a ficar mais completo..
;)

E a Canavilhas foi dar música ao Parlamento..

Deixa me dizer que no desporto, na questão do estatuto de utilidade pública, já não é de agora, e aconteceu tb com a federação de vela, acho eu..