segunda-feira, 26 de abril de 2010

Revista da semana

Política

Na primeira interpelação ao Governo desde a eleição de Pedro Passos Coelho, o PSD avançou com um conjunto de medidas a incluir no PEC para reduzir a despesa do Estado.

O Procurador Geral da República admite mal-estar entre PJ e Ministério Público mas quer "resolver o assunto".

O Parlamento aprovou na generalidade os diplomas do PS, PCP e Bloco de Esquerda sobre combate à corrupção, com a abstenção do PSD e CDS, e que baixam agora à comissão eventual sobre acompanhamento do fenómeno.

Teixeira dos Santos anunciou o início do pagamento de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Costa de Prata e Grande Porto, a partir de 1 de Julho.
A decisão foi aprovada em Conselho de Ministros, e insere-se no pacote de medidas de combate ao défice, configuradas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), 2010-2013.

Fernando Nobre acredita que, no final de quatro anos na Presidência da República, Cavaco Silva deixou Portugal bem pior do que quando começou.

O Parlamento aprovou, com os votos favoráveis da oposição e contra do PS, dois projetos que recomendam ao Ministério da Saúde a suspensão imediata do encerramento de quatro SAP e do processo de requalificação das urgências. Em causa estão dois projetos de resolução com recomendações ao Governo na área da saúde, um apresentado pelo CDS-PP e outro pelo PSD.

A Presidência da República desmente qualquer decisão tomada sobre a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Notícias deste sábado davam conta de que Cavaco Silva se preparava para vetar a lei, mas o Palácio de Belém nega a informação.

O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou a criação de dois novos tribunais: o Tribunal da Concorrência e o da Propriedade Industrial. O anúncio foi feito em Santarém durante a constituição da Fundação Liberdade, no âmbito das comemorações do 25 de Abril.



Desporto

O antigo presidente do Comité Olímpico Internacional, Jose Antonio Saramanch, faleceu num hospital de Barcelona, depois de uma grave insuficiência cardíaca.

Os finalistas FC Porto e Desportivo Chaves querem alterar o local da final da Taça de Portugal para o norte do país. Desde 1944 que a final da Taça de Portugal se realiza no Jamor. - Todos os anos é a mesma história... Enfim.

O presidente sul-africano Jacob Zuma garantiu que o seu país está pronto para receber o Mundial de futebol FIFA 2010 e exortou o povo a abraçar o mundo inteiro.

A candidatura conjunta de Portugal e Espanha será a penúltima a apresentar o caderno de candidatura à organização do Mundial de 2018 ou 2022 de futebol, a 14 de Maio, anunciou a FIFA.

A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze na categoria de -57kg dos Europeus de Viena, ao vencer a holandesa Juul Franssen por ippon.
João Pina sagrou-se campeão europeu, vencendo um atleta russo.
Por equipas, Portugal ficou em 7º lugar.

Liga Sagres - Benfica soma e segue, com mais uma goleada. Braga também não descola, goleando a Naval. Belenenses e Leixões, practicamente descidos.

Liga Vitalis - Jornada de surpresas, que deixa tudo em aberto para as duas últimas jornadas. Oliveirense é o líder e o Carregado já desceu de divisão.


País

O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Zeinal Bava, anunciou, em Aveiro, que a quarta geração móvel (4G) deverá estar disponível em Portugal já no próximo ano.

Cerca de uma centena de agentes da PSP concentrou-se em Lisboa para reivindicar o direito à greve, denunciar a falta de efectivos na Polícia de Segurança Pública e apelar à unificação com a GNR.

A eucaristia celebrada pelo Papa Bento XVI no Terreiro do Paço, em Lisboa, com custos estimados em 200 mil euros, deverá ter um "custo zero", graças aos donativos de particulares e empresas, anunciou a comissão organizadora.

João Rendeiro recebeu 3 milhões de euros do BPP no ano em que o banco entrou em ruptura financeira. A notícia é avançada pela edição deste sábado do semanário Expresso que faz ainda contas às diferenças entre os lucros de João Rendeiro e o que foi declarado às Finanças.

O rapaz de 15 anos de Vizela, resgatado pela PJ e pela Polícia Nacional de Espanha, iria ser vendido por cerca de quatro mil euros para trabalhar como escravo. A investigação foi dada como terminada, em Portugal e Espanha, com um total de seis detidos.

Um jovem de 16 anos sofreu este sábado queimaduras graves na sequência de uma descarga eléctrica que recebeu na central eléctrica de abastecimento à cimenteira de Maceira, Leiria.


Mundo

O condutor de um autocarro em Inglaterra foi suspenso depois de um passageiro ter divulgado um vídeo onde parece estar a ler, enquanto conduz com os cotovelos.

Um homem britânico acaba de lançar mais uma acha para a fogueira de queixas contra o serviço Street View da Google, ao afirmar que a sua mulher foi fotografada 43 vezes pelas câmaras da empresa.

Um cidadão norte-americano, do estado de Illinois, processou o Vaticano e o Papa Bento XVI por terem alegadamente encoberto os casos de abuso sexual de menores levados a cabo por um padre do Wisconsin.

Um sismo com uma magnitude de 6,4 foi sentido na província das ilhas Molucas, no nordeste da Indonésia, anunciou a agência local de geofísica.

Pelo menos sete pessoas morreram no Mississippi devido à passagem de um tornado.
Ao todo 30 casas ficaram destruídas e várias pessoas ficaram feridas.
As autoridades norte-americanas confirmam ainda que há habitantes debaixo dos escombros de muitas das habitações destruídas.
Por isso, o Governador do Estado do Mississippi admite que o número de vítimas possa ainda subir.

A explosão e afundamento de uma plataforma de exploração petrolífera ao largo da costa do estado norte-americano do Louisiana na semana passada causaram um derrame. Desde então têm vindo a ser libertados no ambiente marinho o equivalente a 1000 barris de petróleo diariamente.


Humor

Youtube fez 5 anos dia 22 Abril, esta é uma compilação dos melhores vídeos.

2 comentários:

Sara Almeida Silva disse...

Isso é muito sinistro.. e a Inês de Medeiros?
E o Porto em Hóquei?
;)

mean_machine disse...

eh pah, n me lembro de td lol