sexta-feira, 17 de julho de 2009

EMMY TIME!


(O meu post com a D. Dolores/Megan Fox deve vir sábado, para comemorar FÉRIAS...)

Entretanto, hoje foram anunciadas as nomeações para os Emmy - que para quem não sabe são os prémios atribuídos pela Academia da Arte e da Ciência da Televisão (ATAS).

Basicamente... Oscar está para cinema como Tony para o teatro e Emmy para televisão. É o prémio mais prestigiado do pequeno ecrã. Pronto. A juntar aos Globos de Ouro, aos SAG e aos AFT, são os prémios que celebram o que de melhor se faz em televisão nos Estados Unidos em primetime (horário nobre) - das 20.45 (sim, o telejornal deles não demora tanto como os de cá) às 23.00.


Bom... Os nomeados são (só vou indicar as principais categorias)


MELHOR ACTOR - COMÉDIA

Jim Parsons, The Big Bang Theory
Jermaine Clement, Flight of the Conchords
Tony Shalhoub, Monk
Steve Carell, The Office
Alec Baldwin, 30Rock
Charlie Sheen, Two and a Half Men



Charlie Sheen é tipo o demónio para os candidatos a Melhor Actor - Comédia. Nunca vai embora. Ele e a série dele (se bem que, graças a Deus, este ano não foi nomeada!) De resto, só qualidade, Baldwin, Carell, muito merecido Parsons, Shalhoub eu ainda aceito (última temporada, já tem 6 nomeações e 3 vitórias). Clement não entendo. Nenhum amor para Zachary Levi em Chuck, Jay Harrington em Better Off Ted, Zack Braff em Scrubs e sobretudo como é possível David Duchovny não ser nomeado por excelente trabalho em Californication (de novo, já depois de o ano passado ter acontecido o mesmo?)


MELHOR ACTOR - DRAMA

Hugh Laurie, House
Michael C. Hall, Dexter
Bryan Cranston, Breaking Bad
Jon Hamm, Mad Men
Gabriel Byrne, In Treatment
Simon Baker, The Mentalist




Agradeçamos aos céus por não haver James Spader este ano. Adoro a série mas acho que não tem qualidade suficiente para merecer prémios e reconhecimento. Enfim. Spader tem 2 vitórias em 3 nomeações e era a última temporada de Boston Legal que estava em jogo este ano... Não conseguiu quase nada (Shatner é a excepção mas esse é nomeado sempre, que é que se há-de fazer...) Hugh Laurie também já nos tem convencido do seu talento mas acho um desperdício ser nomeado todos os anos quando há gente bem melhor. Michael C. Hall, Cranston (vencedor o ano passado), Byrne e Hamm repetem as nomeações, tal como Laurie (mas estas são merecidas). Simon Baker espantou meio mundo com esta nomeação - não gosto da série e não gosto dele. Kiefer Sutherland foi nomeado como Melhor Actor em Mini-Série ou Filme por esta temporada de 24, o que é estranho, uma vez que ele foi nomeado já por 6 vezes (e venceu uma vez) nesta categoria de melhor actor - drama. Foi nomeado todas as temporadas de 24. De qualquer forma, Kyle Chandler em Friday Night Lights, Edward Olmos em Battlestar Gallactica, Matthew Fox de Lost, Dennis Leary de Rescue Me, Michael Chiklis em The Shield... Havia melhores possibilidades.


MELHOR ACTRIZ - COMÉDIA

Tina Fey, 30Rock
Christina Applegate, Samantha Who?
Sarah Silverman, The Sarah Silverman Program
Julia Louis-Dreyfuss, The New Adventures of Old Christine
Toni Colette, The United States of Tara
Mary Louise Parker, Weeds


Um bom alinhamento. Applegate, Colette, Fey, Parker concordo plenamente. Applegate devia ganhar o trófeu até porque inexplicavelmente, depois de uma excelente 1ª temporada, a ABC decidiu cancelar a série (queda enorme das audiências) e Applegate o ano passado teria ganho não fosse Tina Fey. Too bad. Louis-Dreyfuss de volta com Old Christine, uma série que eu detesto e que não entendo como há pessoas que gostam (o mesmo com Two and a Half Men). Ganhou no 1º ano da série e colecciona a 4ª nomeação. Sarah Silverman deixou-me feliz ao ver que os Emmy afinal a consideram uma actriz de qualidade - e o programa é bastante bom. O choque para mim? Nenhuma das Desesperadas donas de casa de Wisteria Lane conseguiram ser nomeadas - e a verdade é que não percebo porquê. Eva Longoria tem ganho o amor dos críticos e Marcia Cross e Felicity Huffman são sempre excelentes. America Ferrara surpreendentemente também de fora.


MELHOR ACTRIZ - DRAMA

Glenn Close, Damages
Sally Field, Brothers & Sisters
Elizabeth Moss, Mad Men
Kyra Sedgwick, The Closer
Mariska Hargitay, Law & Order: Special Victims Unit
Holly Hunter, Saving Grace


Esta categoria irrita-me. Holly Hunter (teria ganho o ano passado não fosse a outra actriz vencedora de um Óscar estar também nomeada - falo de Glenn Close, sim! - mas até é merecido, ela tem uma boa interpretação). e Glenn Close (vencedora o ano passado e provável vencedora este ano também) eu consigo suportar. Sally Field é excelente e eu adoro-a mas Calista Flockhart foi MUITO melhor esta temporada que ela em Brothers&Sisters. Sem comentários. Elizabeth Moss é incrível em Mad Men mas eu acho que o papel dela é muito mais secundário do que principal. Falta aqui alguma das suas colegas de Mad Men, January Jones ou Christine Hendricks. Não percebo. Mariska Hargitay é um case-study: como é possível todos os anos ser nomeada e todos os anos os Emmy terem de arrumar com alguém com 1000x mais qualidade para a menina ser nomeada? Ai ai ai... Kyra Sedgwick a voltar com The Closer (merece). O esquecimento de Mary McDonnell por Battlestar Gallactica vai-me doer por muitos, muitos anos. Que roubo de igreja! Já para não falar de Ellen Pompeo em Grey's Anatomy que esta temporada trouxe o seu A-game para a série e foi simplesmente divinal de ver a sua transformação. E onde está também o amor para Anna Paquin em True Blood (vencedora do Globo de Ouro o ano passado)?


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - COMÉDIA

Kevin Dillon, Entourage
Neil Patrick Harris, How I Met Your Mother
Rainn Wilson, The Office
Jack McBrayer, 30Rock
Tracy Morgan, 30Rock
Jon Cryer, Two and a Half Men



Finalmente vamos ter Neil Patrick Harris/Barney Stinson (WHAT UP? LEGEN...(wait for it)...DARY!) a ganhar o trófeu. Yes! Piven caiu mal aos olhos dos seus pares com as cenas lamentáveis dos últimos tempos (romances com raparigas de 18-20 anos, etc) e não foi nomeado (ele que venceu 3 vezes nos últimos 3 anos). De resto, nada de surpreendente: Jon Cryer, Rainn Wilson e Kevin Dillon de novo nomeados e tínhamos de ter gente de 30Rock (competição para Patrick Harris) nomeada - eu achava que só Morgan ia conseguir mas a verdade é que McBrayer (que faz de Kenneth) também conseguiu, apesar do pouquíssimo tempo de antena de que dispõe na série. Os esquecidos? John Krazinski - again and again e eu não entendo porquê, o pessoal do Pushing Daisies, do Scrubs, Darby do Flight of the Conchords, Kirk em Weeds... Há alguns mas de modo geral este line-up satisfaz-me (Piven merecia estar aqui).


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - DRAMA

William Shatner, Boston Legal
Christian Clemenson, Boston Legal
Aaron Paul, Breaking Bad
William Hurt, Damages
Michael Emerson, Lost
John Slattery, Mad Men



Roubado aqui foi Justin Chambers que foi excelente toda a temporada de Grey's Anatomy (hey, se TR Knight conseguiu a nomeação não percebo como ele não consegue). William Shatner, nomeado já habitual (sem entender bem porquê), este ano trouxe o colega Clemenson - que já tem duas vitórias por esta série (mas como actor convidado, antes de se tornar regular). William Hurt e Aaron Paul merecidamente nomeados, podendo dizer o mesmo de John Slattery. Michael Emerson continua a ser o único actor de Lost que a Academia gosta (não sei bem porquê, porque a série é espantosa graças aos actores) - em especial Josh Holloway já devia ter sido nomeado, o Sawyer é demais. Pessoal de True Blood e de The Shield também podem ficar chateados com os Emmy, há gente que merecia mais que estes aqui...


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - COMÉDIA

Kristin Chenoweth, Pushing Daisies
Amy Poehler, Saturday Night Live
Jane Krakowski, 30Rock
Vanessa Williams, Ugly Betty
Elizabeth Perkins, Weeds
Kristen Wiig, Saturday Night Live


O melhor line-up da cerimónia, só Vanessa Williams destoa um pouco ali mas consigo viver com isso porque ela é muito boa na sua personagem em Ugly Betty. Nada a estragar aqui. Ok, Holland Taylor de Two and a Half Men, Elizabeth Perkins de Weeds, Jenna Fischer de The Office, Dana Delany de Desperate Housewives e Jean Smart de Samantha Who? talvez pudessem figurar entre estas senhoras. Mas eu não mexia nas outras 6 que ali estão.


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - DRAMA

Chandra Wilson, Grey's Anatomy
Rose Byrne, Damages
Sandra Oh, Grey's Anatomy
Cherry Jones, 24
Dianne Wiest, In Treatment
Hope Davis, In Treatment




O choque? O trabalho de Katherine Heigl esta temporada seria o suficiente para que ela merecesse um segundo Emmy (realmente a 5ª temporada foi só Izzie - aliás, o programa devia ter sido renomeado Izzie's Anatomy). Mas a guerra aberta com Shonda Rhimes, a sua retirada da corrida dos Emmy o ano passado por «não achar que tinha tido material de valor com que trabalhar», o ano de 2008 e de 2009 passado todo a choramingar feita menina birrenta, a mania de diva e até a sua própria mania de superioridade para com todos podem ter roubado a chance de ela alguma vez voltar a ser nomeada. É pena, merecia o Emmy este ano. Outro roubo egrégio foi a não-nomeação de Marcia Gay Harden por Damages em vez de Rose Byrne que é personagem principal. Sandra Oh e Chandra Wilson nomeadas DE NOVO, uma delas vai ganhar, a não ser que Dianne Wiest estrague as contas. In Treatment também conseguiu nomear Hope Davis e para dizer a verdade todas as actrizes secundárias da série podiam ser nomeadas, tal o valor das suas performances. Mais roubos? Rachel Griffits em Brothers&Sisters (eles não gostam mesmo da série), Christina Hendricks em Mad Men, Pounder em The Shield e que tal QUALQUER uma das actrizes (particularmente Elizabeth Mitchell) de Lost? É que não entendo por que razão não gostam dos actores mas adoram a série (e mesmo assim intermitentemente). E Candice Bergan também não foi nomeada por Boston Legal (ufa!)


MELHOR SÉRIE - COMÉDIA

Entourage
Family Guy
Weeds
How I Met Your Mother
The Office
30 Rock
Flight of the Conchords



Estupendamente feliz por How I Met Your Mother ter FINALMENTE algum reconhecimento, extremamente desapontado com o alinhamento porque, diga-se, Weeds e Entourage já viram bem melhores dias. Desperate Housewives também de fora (com aquela 4ª temporada não podiam querer mais... apesar de ter sido um retorno à forma antiga das primeiras temporadas). The Office e 30 Rock repetem - e ainda bem, uma vez que são os 2 melhores shows de comédia da televisão norte-americana. Flight of the Conchords também de novo nomeado. Mas irrita-me imenso que Family Guy tenha conseguido a nomeação, a 2ª nomeação de sempre para uma série animada (então e os Simpsons não são melhores? Que injusto!) Bom, o Seth McFarlane agora manda na FOX e deve ter andado a mandar cabazes de DVDs para as restantes estações televisivas. The New Adventures of Old Chirstine, Scrubs ou Curb Your Enthusiam deviam ter ficado com essa vaga. Oh well...


MELHOR SÉRIE - DRAMA

Damages
Dexter
House
Lost
Big Love
Breaking Bad
Mad Men


Aqui é que eu começo mesmo a ficar irritado. House já é nomeado por hábito, nem conta o valor da série, o que me chateia imenso. Esta temporada foi um fiasco. Ponto. Dexter e Lost conseguiram a nomeação, que é merecida. Mad Men obviamente também a ser nomeado - e é o provável vencedor. Breaking Bad a surpreender, tal como Big Love. Grey's Anatomy, Battlestar Gallactica e Friday Night Lights de novo arrumados da corrida - e eu não sei bem porquê. Já para não falar de True Blood que apesar de ser um pouco fora dos gostos da Academia não deixa de ser uma série excelente. Damages conseguiu a nomeação como era previsto - mas antes Damages que Boston Legal DE NOVO. Isso sim ia irritar-me. Surpresa: a queda de 24 depois de ter vencido o ano passado esta categoria (com mais 4 nomeações anteriores - portanto foi nomeado TODAS AS TEMPORADAS menos esta última) Mais coisas que me irritam: The Shield, In Treatment... Por que razão é que estes não surgem nos 7 nomeados? O aumento do nº de nomeados não corresponde a um aumento necessário de qualidade, como se vê (fica aqui a nota para os Óscares aprenderem...)


Peço desculpa pelo tamanho ENORME do texto mas é assim... Assim sempre têm com que se entreter enquanto a Sara vai cavar :)

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

JoJo ;) vi só os nomeados.. lol quando tiver mais tempo prometo ler o teu desenvolvimento em algumas categorias..
É quase chinês que não conheço os nomes deles e tenho que andar a decifrar ahah ;)
Entretanto, tenho uma semana de férias.. ou intermitências.. portanto talvez possa cá aparecer aos pouquinhos ;)

bjnhs ;)