sábado, 4 de julho de 2009

Previsões Óscares: Melhor Filme


Ufa! Depois de tirar aquilo do meu peito, vamos então falar dos nomeados. Prometo ser breve e conciso na minha análise não vá ter outro rico anónimo a dizer «Like Homer says: Boring!» Melhor Realizador vem mais tarde.


Bom... Então como eu dizia, num campo de 10 nomeados, torna-se mais difícil prever qual o modo de actuação da Academia. É que com 5 nomeados, a maioria dos membros da AMPAS (estou a ser um pouco mauzinho mas é verdade) escolhia os 5 filmes de Dezembro de que mais se fala em termos de Óscar ou então filmes com as palavras Eastwood, Scorsese, entre outros e estava feito. Agora talvez sejam obrigados (o que não é mau de todo) a VER os filmes para decidir. O que poderá tornar a revelação dos 10 nomeados surpreendente em Fevereiro.

As minhas escolhas então são... (de notar que eles não estão ordenados por preferência ou probabilidade de ser nomeados)



MELHOR FILME


1. The Lovely Bones
Realizado por Peter Jackson e com nomes como Mark Wahlberg, Saoirse Ronan (Nomeados para Óscar), Susan Sarandon e Rachel Weisz (Vencedoras de Óscar), com um argumento soberbo baseado num best-seller fantástico de Alice Sebold, este filme tem tudo para dar certo. Se der? Pode ser que Jackson limpe (de novo) o Kodak Theatre.

2. An Education
Filme de período sobre uma rapariga da alta sociedade que atravessa uma fase difícil de crescimento em que questiona tudo e todos. Triunfo dos actores, são os primeiros indícios, tem recebido ovações de críticas e todos apontam para Carey Mulligan como uma estrela a seguir atentamente no futuro. Únicos problemas? 1) Tem de corresponder nas bilheteiras 2) Pode sofrer por o filme ser muito ameninado (afinal, o realizador é mulher) O filme parece estar a caminho de uma nomeação (ainda para mais com 10 nomeados), num ano em que até agora o buzz se tem concentrado neste e em mais um filme. E já estamos a meio do ano.


3. Avatar
Só acredito quando vir mas quer dizer James Cameron é o pai da ficção científica e dos filmes de acção! Não faz um filme há anos mas a nostalgia de Titanic mais o buzz insistente deste filme do qual ninguém faz ideia do que possa ser e ainda por cima com o regresso de Sigourney Weaver a heroínas de sci-fi... É natural que as pessoas falem em Óscar. Eu estou a ser se calhar muito optimista mas o tempo o dirá. Se o filme corresponder ao que dele se espera, o preconceito quanto ao género pode ser afastado (só mesmo Cameron para fazer isso). O preconceito quanto ao género - a grande FALHA da Academia (banda desenhada, animação, ficção científica, comédia não contam como géneros dignos de prémio) - é por isso o problema principal.

4. Nine
Depois da surpresa (nada a que já não estejamos habituados) de Harvey Weinstein o ano passado, quando colocou The Reader entre os cinco nomeados e matou a esperança de Kate Winslet numa dupla nomeação, está de volta com este filme hot-hot-hot cheio de celebridades (Kidman, Cotillard, Dench, Day-Lewis, Cruz, Loren - vencedores de Óscar, Hudson - nomeada para Óscar e Fergie - vencedora de vários Grammys), baseado numa história verídica de Fellini e que é, afinal, uma história sobre a criação de um filme. Tudo parece encaixar para ser um êxito. Até tem Rob Marshall a realizar (sim, o mesmo que conseguiu que Chicago ganhasse o prémio que devian ser de Moulin Rouge!). Os críticos parecem cautelosamente optimistas mas uma pessoa não pode deixar de pensar: E se alguma coisa correr mal?


5. Precious
Sim, o filme aclamado em Sundance tem feito milhões chorar nos Estados Unidos onde já estreou nation-wide. Mariah Carey e Lenny Kravitz têm feito alguns críticos dizer «Oscar worthy!» o que me choca (já viram, Academy-Award nominee Mariah Carey?). De Mo'Nique já se diz que tem a vitória garantida em Fevereiro. Já todos falam de Gaby Sidibe como potencial nomeada. O filme lida com vários tópicos incómodos mas reais - gravidez na adolescência, violência doméstica, discriminação... Parece forte. Oprah e Tyler Perry mostraram interesse no filme (já sabem o efeito que a Oprah tem na América e no mundo). Vamos a ver. Foge um pouco aos gostos da Academia mas com 10 nomeados e se este filme garantir este tipo de reacção em todo o lado provavelmente será nomeado.

6. Amelia
O trailer engana (grita «Este é um filme cheio de acção!») mas a verdade é que o projecto parece promissor: pelo trailer Hilary Swank está de volta e à caça do terceiro Óscar (a nomeação parece para já adquirida - só se de facto o filme for muito diferente do que o que se pensa), é um filme sobre a vida de Amelia Earhart que não só é um ícone e uma inspiração (para todas as mulheres... e também todos os homens do mundo) como também se tornou uma verdadeira lenda com aquilo que concretizou (e da forma como desapareceu/morreu). O filme é de Mira Nair que já mostrou que é capaz de bons trabalhos. A ver vamos.


7. The Road
Baseado numa obra de Cormac McCarthy (génio da literatura), é de John Hilcoat, os críticos crêem numa resposta positiva do público (que é muitas vezes o que é preciso), Viggo Mortensen é a estrela pricipal com Charlize Theron e Robert DuVall em papéis secundários e ainda Kodi Smith-McPhee com quem se diz que Viggo tem grande química (e que é essencial ao filme). É um filme tipicamente masculino, duro, pesado mas é super deprimente. Não agrada a todos, o que pode ser o problema. Mas acho que a Academia vai gostar. É do tipo deles.

8. Bright Star
Jane Campion (The Piano) de volta num filme sério, dramático e aparentemente muito bonito. É um filme de período baseado num romance verídico. Tem tido excelentes críticas e foi aclamado em Cannes como um dos melhores da competição. De Abbie Cornish tem-se dito grandes coisas. Não há assim grande motivo para eu o ver fora dos 10 nomeados mas a verdade é que o filme e o conceito não me entusiasmam. Venha o filme.


9. Shutter Island
Filme de Martin Scorsese, é um thriller policial cheio de suspense com um excelente elenco - DiCaprio, Earle Haley, Ruffalo, Williams, Mortimer - e baseado numa obra-prima da literatura. O filme conta a história de dois polícias que são mandados a Ashecliffe, um hospital psiquiátrico, para capturar uma paciente que fugiu. Só que aparentemente enquanto eles lá estão apercebem-se de muitas coisas estranhas (agora uma piada estúpida: mais valia eles virem fazer uma rusga aos ministérios portugueses; aí é que se passam coisas estranhas!) Ok. Enfim. Parece tudo muito certo, não é? Toda a gente quando fala desse filme sussura «Óscar» mas Scorsese já avisou: não é nada parecido com o que estão à espera. O trailer vem comprová-lo: é Scorsese mais leve, mais descontraído (já tem o raio do Óscar!) e por isso o filme ganha em conteúdo e acção e perde em Oscar-moments. É um filme de auteur, não um filme com típico isco de Óscar. Ainda assim, eu acredito que vai surpreender a Academia. De qualquer forma, na altura de preencherem os boletins de voto, as pessoas só vão ver os nomes Scorsese + DiCaprio e isso parece que não mas vale ouro!

10. Invictus
Morgan Freeman como Nelson Mandela, Matt Damon como um desportista famoso, uma história inspiracional que une a política ao desporto e ao espírito de comunidade? O que poderia ser mais perfeito, ter Clint Eastwood a realizar? Feito e feito.



De fora deixei... The Hurt Locker (os críticos e o público em geral adoraram o filme mas para além de ser um filme de uma guerra muito recente - Deus sabe quanto a Academia (ainda) ama a 2ª Guerra Mundial- não sei se aguentará mais 6 meses de buzz... Não resultou com The Dark Knight nem com Wall-E; ainda assim é a minha alternativa principal a estes 10), Up! (filme animado - enquanto houver a categoria duvido que algum seja nomeado), Julie&Julia (Nora Epphron, comédia, leve, mais blockbuster de Verão do que propriamente filme de Óscar), Public Enemies (é muito divisivo... vamos ver como aguenta até Janeiro...) The Informant (pelo trailer, demasiado leve para ser tomado em consideração e além disso... Que Soderbergh vamos ter nesse filme?), GreenZone (passou para 2010), Biutiful (Inarritu é um génio mas nem sempre a Academia cai para esse lado... é preciso gostarem mesmo do filme), Funny People (novo do Judd Appatow), (500) Days of Summer (será a comédia do ano - mas demasiado jovem e refrescante para os gostos da Academia), Where The Wild Things Are (tenho a certeza que vai estar no meu top10 no final do ano mas a verdade é que seria tão anormal que a Academia o escolhesse... é baseado num livro infantil, afinal de contas), The Tempest (é de Julie Taymor e ela é simplesmente esquisita - os filmes são iguais), The White Ribbon (Palma de Ouro em Cannes mas deve ficar por aí), Star Trek (os média querem tanto...), The Young Victoria (filme de período... mas há tantos este ano!), Inglorious Basterds (porque Tarantino é um nome que impõe respeito mas o filme tem tido críticas nada simpáticas), Brothers (baseado no filme sueco com o mesmo nome que além de ser excelente tem excelentes críticas - mas o filme americano teve críticas muito más...), Chéri (tem-se dito que o filme é péssimo, a narração parece desconcertante, diz-se que o filme é salvo pelos actores), Taking Woodstock (Cannes provou que é demasiado leve para o gosto da Academia - e além disso, se Ang Lee não conseguiu ser nomeado com Lust, Caution...), Los Abrazos Rotos (diz-se que é de facto um bom filme à la Almodovar, que Cruz é excelente nele mas que comparado com a restante filmografia dele não é dos melhores... Uma nomeação para filme estrangeiro e vá lá), Away We Go (o trailer parece muito esquisito, as primeiras exibições do filme confirmam que é um pouco estranho para a Academia querer premiá-lo mas... já vi coisas mais estranhas acontecerem), A Serious Man (porque ser um filme dos Coen dá logo sinal de ser um bom filme)...



3 comentários:

Jorge Rodrigues disse...

Peço desculpa mas entusiasmei-me na escrita... :)

Realizadores já vem mais pequeno :D

Anónimo disse...

oscares no inicio do verão...
esta gente anda parva, meu deus

Joana Vaz disse...

Primeiro, gostava de saber o que passou pela cabeça dos excelentíssimos membros da Academia para voltarem às dez nomeações para melhor filme.
Parece-me um número exagerado, perdendo a própria nomeação algum prestígio.

Se para cinco lugares a designação de algumas sequelas parecia quase certa, agora parece praticamente impossível que tal não aconteça: The Lovely Bones, Nine, Precious (que não constava na tua lista de “Qual é o filme que vos desperta mais atenção de ver este ano?”, e o meu voto seria neste).

Quanto aos restantes e são tantos… Não estou a imaginar comédias no rol, só se for realmente formidável, o que não acontece assim tantas vezes.

Também gostava de ver "Where the wild things" honrado com uma nomeação.

Pode ser que com dez lugares a academia tente agradar a gregos e troianos… ;)

P.S - Para quem gosta de cinema, Óscares e tal qualquer altura do ano é boa. E há sempre quem esteja à frente do tempo…;)