domingo, 17 de janeiro de 2010

Globos de Ouro - Previsões


Já coloquei cá os nomeados e vou portanto colocar agora as minhas previsões para a cerimónia que vou seguir no AXN ou no Sony Entertainment a partir da 1h da manhã de amanhã (tecnicamente, é no dia 17 portanto seria hoje, mas é no dia 17 lá, cá já é dia 18). Amanhã ainda não decidi se farei comentários pontuais apenas a cada prémio à medida que é atribuído ou se farei cobertura completa. Depois verei.


Então aqui ficam as minhas previsões (que ainda não são as finais porque pode ser que me dê uma coisinha durante o dia e venha cá mudar alguma coisa)...

MELHOR FILME - DRAMA
Previsão: Avatar
Alternativa: Up in the Air

Quem devia ganhar: Up in the Air


Parece-me claramente que na corrida a três e com a surpresa da vitória de ontem de 'The Hurt Locker' nos BFCA, 'Up in the Air' é quem corre por fora na luta pelo Óscar de Melhor Filme. Aqui, aposto que um destes dois é quem vai ganhar, mas agora qual? Dizem que há uma onda de dentro da HFPA que é 'Avatar' quem ganham mas eu tenho a impressão que 'The Hurt Locker' é quem leva o prémio. De qualquer forma, vou confiar na sorte e na razão e vou apostar que o filme de Reitman ainda tem hipóteses. De qualquer modo, agora acho claramente que 'Up in the Air' não foi inteligente ao submeter-se na categoria dramática em vez de comédia onde era também elegível.


MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL
Previsão: Nine
Altenativa: The Hangover
Quem devia ganhar: (500) Days of Summer


Este prémio pode ir para qualquer um destes dois ou também para '(500) Days of Summer', não há grande consenso. Se 'Nine' não tivese falhado tanto na bilheteira e com os críticos esta seria uma vitória indiscutível. Assim... Se calhar 'The Hangover' (que bateu (500) Days of Summer ontem nos BFCA para Melhor Comédia) tem mais hipóteses de roubar o prémio que a comédia indie com Deschanel e Gordon-Levitt.


MELHOR ACTOR - DRAMA
Previsão: Jeff Bridges, Crazy Heart
Alternativa: George Clooney, Up in the Air
Quem devia ganhar: George Clooney, Up in the Air


MELHOR ACTOR - COMÉDIA/MUSICAL
Previsão: Daniel Day-Lewis, Nine
Alternativa: Matt Damon, The Informant!
Quem devia ganhar: Michael Stuhlbarg, A Serious Man


O "star power" de Day-Lewis deve ser suficiente para garantir o prémio na sua categoria mas não está de qualquer forma decidido, podendo o prémio cair para Damon, Gordon-Levitt e até para Downey Jr. ou Stuhlbarg. A minha ideia é que o "star power" e o próprio papel de Damon lhe darão uma vantagem sobre os outros todos caso Day-Lewis não ganhe. Bridges deverá limpar os prémios todos, possivelmente com a excepção desta Globo de Ouro, uma vez que está a lutar contra o "star power" de Clooney. Se Clooney ganhar aqui, podemos ter surpresa na categoria de Melhor Filme - Drama. Se não ganhar... Acabou-se a luta para 'Up in the Air'.


MELHOR ACTRIZ - DRAMA
Previsão: Sandra Bullock, The Blind Side
Alternativa: Carey Mulligan, An Education

Quem devia ganhar: Carey Mulligan, An Education

MELHOR ACTRIZ - COMÉDIA/MUSICAL
Previsão: Meryl Streep, Julie & Julia
Alternativa: Sandra Bullock, The Proposal

Quem devia ganhar: Meryl Streep, Julie & Julia

Isto da dupla nomeação de Bullock dá cabo dos neurónios mas de facto parece muito simples: não há meio de ela perder as duas categorias, acho eu. Portanto, como Meryl também tem dupla nomeação na categoria de comédia e a sua interpretação de 'Julie & Julia' já lhe deu um BFCA ontem e é a cabeça da corrida ao Óscar, deverá ganhar aqui. Se não... Bullock ganha, mas se ganhar este quer dizer que Mulligan ganha em Drama (ou Sidibe). Contudo, a minha ideia é que Meryl leva comédia e Bullock leva drama, como se viu pelo empate ontem nos BFCA.


MELHOR REALIZADOR
Previsão: Kathryn Bigelow, The Hurt Locker
Alternativa: James Cameron, Avatar

Quem devia ganhar: Quentin Tarantino, Inglorious Basterds

Aqui ninguém se engana, é uma corrida a dois, entre ex-marido e mulher. Bigelow é claramente a favorita para o Óscar (ganhou ontem o BFCA e tem limpo o circuito de críticos nesta categoria) e é uma mulher, mais uma razão para a quererem premiar. Não é como se Cameron não tivesse já ganho prémios suficientes... Ainda assim, cuidado com as possibilidades de fora de Tarantino (os Globos AMAM Tarantino), tanto nesta categoria como na de Melhor Filme - Drama.


MELHOR ARGUMENTO
Previsão: Inglorious Basterds
Alternativa: Up in the Air

Quem devia ganhar: Jason Reitman e Sheldon Turner, Up in the Air

Como o raio da categoria é conjunta, um dos dois ganha. Mas qual? É o que ainda não consigo decidir. Mas vou com Tarantino porque o homem vai ter de ganhar alguma coisa. Outra coisa: se 'Up in the Air' ganhar aqui, pode ser que surpreenda nas categorias acima mencionadas (Filme e Actor - Drama).


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Previsão: Christoph Waltz, Inglorious Basterds
Alternativa: Woody Harrelson, The Messenger

Quem devia ganhar: Christoph Waltz, Inglorious Basterds

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Previsão: Mo'Nique, Precious
Alternativa: Anna Kendrick, Up in the Air

Quem devia ganhar: Mo'Nique, Precious

Ninguém duvide que não serão os dois nomes previstos a ganhar o troféu. E o Óscar. Até pode ser aborrecido (como Ledger o ano passado) mas a verdade é que são das melhores interpretações da década.



MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Previsão: Los Abrazos Rotos / Broken Embraces (Espanha)
Alternativa: Das Weisse Band / The White Ribbon (Alemanha/Polónia)

Quem devia ganhar: The Maid


Aqui talvez Haneke e o seu 'The White Ribbon' ainda tenham hipóteses mas é talvez mais seguro afirmar que Almodovar (que já ganhou ontem o BFCA) terá maiores possibilidades. Senão, a escolha pode sempre recair no filme francês 'Un Prophète'.




MELHOR FILME ANIMADO
Previsão: Up
Alternativa: The Fantastic Mr. Fox

Quem devia ganhar: Up


Nem devia de haver alternativa. 'Up' tem isto controlado. Nem precisa de balões para voar até ao prémio.


MELHOR BANDA SONORA
Previsão: Horner, Avatar
Alternativa: Giacchino, Up

Quem devia ganhar: Hamlisch, The Informant!


Aqui reside a dúvida que irá permanecer até ao dia dos Óscares. Hamlisch ou Giacchino? Eu tenho a impressão que os Óscares irão com o primeiro mas acho que os Globos não vão com nenhum dos dois e vão cair aos pés de Horner e 'Avatar'. Mas de qualquer forma, qualquer um dos cinco nomeados pode vencer a categoria.


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Previsão: "The Weary Kind", Crazy Heart
Alternativa: "I Want to Come Home", Everybody's Fine

Quem devia ganhar: "The Weary Kind", Crazy Heart


A verdade é que inquestionavelmente o domínio de "The Weary Kind" tem sido avassalador e deverá ganhar a categoria mas a presença de muitos nomes famosos (U2, Paul McCartney) deixa-me um pouco apreensivo. Será que os Globos vão dar preferência a uma celebridade (e aqui McCartney estaria em vantagem) em vez de premiarem quem merece?



MELHOR SÉRIE - DRAMA
Previsão: Mad Men
Alternativa: Big Love

Quem devia ganhar: Dexter


MELHOR ACTOR - DRAMA
Previsão: Jon Hamm, Mad Men
Alternativa: Michael C. Hall, Dexter
Quem devia ganhar: Hugh Laurie, House


MELHOR ACTRIZ - DRAMA
Previsão: Julianna Marguilles, The Good Wife
Alternativa: Anna Paquin, True Blood

Quem devia ganhar: Glenn Close, Damages


A minha dúvida reside, na parte de Drama, na actriz e em qual dos dois actores que eu escolhi. É que é quase certo que Hamm, Hall ou Laurie ganhem. Aqui há é três coisas a considerar: (1) Laurie tem já alguns Globos de Ouro, mas quem viu aquele episódio de 2h do início da 6ª temporada e não achar que ele merecia até um Óscar por aquela interpretação então que se atire de uma ponte abaixo; (2) Hamm só ganhou um Globo de Ouro, perdeu injustamente para Byrne o ano passado e o Emmy este ano para Cranston (que nem para o Globo foi nomeado) e teve uma temporada memorável, cheia de grandes momentos; (3) Hall tem sido sempre nomeado mas nunca ganhou, podendo ter aqui uma oportunidade, mas a série não é assim tão bem vista para lhe garantir o prémio, apesar da magnífica (a melhor dos 5) temporada que teve. Por tudo isto, inclino-me mais para o protagonista de Mad Men (com Hall perto em 2º lugar) que deverá, sem grandes problemas, ganhar Melhor Série - Drama (a luta pode incluir ainda Dexter e True Blood mas é duvidoso). Na actriz é que está mais difícil. Anna Paquin ganhou o ano passado, tendo voltado a ter uma temporada semelhante este ano. O Emmy não ajuda muito às contas porque Paquin nunca é nomeada mas de qualquer forma também acho que para o Globo não podemos descontar Glenn Close da equação. De qualquer forma, com January Jones de Mad Men, Anna Paquin de True Blood e a novata Marguilles por The Good Wife (no que é pelos vistos uma interpretação fascinante), não me parece que Close tenha assim grandes hipóteses. E como os Globos adoram premiar caras novas (Paquin e Byrne o ano passado, 1ª temporada das suas séries) vou com Marguilles para vencedora.


MELHOR SÉRIE - COMÉDIA/MUSICAL
Previsão: Glee
Alternativa: Modern Family

Quem devia ganhar: Modern Family



MELHOR ACTOR - COMÉDIA/MUSICAL
Previsão: Alec Baldwin, 30 Rock
Alternativa: Matthew Morrison, Glee

Quem devia ganhar: Alec Baldwin, 30 Rock



MELHOR ACTRIZ - COMÉDIA/MUSICAL
Previsão: Toni Colette, The United States of Tara
Alternativa: Tina Fey, 30 Rock

Quem devia ganhar: Edie Falco, Nurse Jackie

Aqui em comédia/musical, há que nunca desvalorizar o factor "Glee". É o principal opositor de 30 Rock na categoria de série, sem dúvida e até pode muito bem vencer a categoria. 30 Rock ganhou o Globo e o Emmy em 2009 mas Glee não tinha ainda episódios para ser oposição. Com o "boom" que Glee proporcionou em 2009/2010... É preciso ter cautela. E porque não os Globos premiarem uma série tão original e inovadora? Cuidados extra também a ter com Modern Family que já foi dignificada como "a comédia do ano". Tudo considerado, será uma das séries em estreia a ganhar. Para actor, acho que ninguém duvida que serão aqueles dois a disputar, com Baldwin a ganhar, com mais uma boa temporada, contrastando com o pano cinzento que tem vindo a cair sobre The Office e Steve Carell. Para actriz, todas boas candidatas, Tina Fey, Toni Colette e Edie Falco na luta pela vencer. Eu arriscaria dizer Tina Fey até porque ganhou o Globo em 2009 mas com duas estreias (Falco e Colette fizeram a sua 1ª temporada em 2009/2010) e ambas com tanto talento e com críticas irreprensíveis, não serão elas a lutar pelo prémio? E entre Falco e Colette, que está numa série escrita por Diablo Cody ('Juno') em que faz quatro personagens diferentes e que ganhou o Emmy em 2009... Acho que Colette será vencedora. Nunca esquecendo, claro está, que Fey ainda é uma hipótese. E até Michele (Glee) não pode ser descartada.


MELHOR MINI-SÉRIE OU TELEFILME
Previsão: Grey Gardens
Alternativa: Into the Storm


MELHOR ACTOR - MINI-SÉRIE OU TELEFILME
Previsão: Brendan Gleeson, Into The Storm
Alternativa: Kevin Bacon, Taking Chance



MELHOR ACTRIZ - MINI-SÉRIE OU TELEFILME
Previsão: Jessica Lange, Grey Gardens
Alternativa: Sigourney Weaver, Prayers for Bobby



Não percebo muito nestas categorias, mas vi Into the Storm e Grey Gardens e sei que estas, mais Taking Chance, são as coisas de que se fala mais nesta categoria.


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Previsão: John Lithgow, Dexter
Alternativa: Michael Emerson, Lost
Quem devia ganhar: Neil Patrick Harris, How I Met Your Mother


A luta é entre estes dois senhores mais Patrick Harris que ainda não ganhou (e certamente merecia). De realçar que é o primeiro em muitos anos que só temos nomeados de televisão. A minha dúvida é: ganha Lithgow pela sua 1ª temporada em Dexter ou Emerson pela sua 6ª em Lost (tendo ganho o Emmy este ano finalmente)?


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Previsão: Jane Lynch, Glee
Alternativa: Janet McTeer, Into the Storm

Quem devia ganhar: Jane Lynch, Glee

A primeira é a que merecia ganhar (de longe!) e os Globos até preferem dar o prémio a nomeados pela sua 1ª temporada (e aqui Jane Lynch e Jane Adams qualificam-se as duas) mas gostam de premiar quem marca (e aqui Lynch leva vantagem). A única desvantagem para a actriz de Glee é o facto de só uma vez em dez anos ter sido uma actriz de uma série de TV a ganhar este prémio (2005, Oh, Grey's Anatomy) - nos outros anos foram actrizes de telefilmes e mini-séries que ganharam.


1 comentário:

Joana Vaz disse...

Melhor Filme: Não acho que Avatar ganhe. Para mim vai ganhar The Hurt Locker, mas eu gostava que o galardoado fosse Up in the Air...

Melhor filme comédia: Também acho que vai ser Nine a levar o prémio, mas 500 Days of Summer é de longe a melhor comédia do ano...:)

Melhor Actor Drama: um dos dois será:P Aposto em Bridges. Mas Clooney está simplesmente fabuloso...

Melhor Actor Comédia: Matt Damon tem um bom ano, acho que vai ser ele a receber o Globo.

Melhores Actrizes, como Bullock vai ter de ganhar, e Meryl Steep ela não consegue bater, acho eu, ganha o Globo drama.

Melhor Realizador: continuo a torcer pela Bigelow.:)

Melhor argumento: Aposto no meu favorito - Up in the air:) mas Tarantino também é sempre super inovador!

Melhores actores secundários são evidentes!

Melhor filme de Animação: UP..UP..UP..UP!!! MERECE E É O MELHOR DO ANO... O MELHOR DA PIXAR...

Melhor banda sonora: acho que vai ganhar Avatar, pra poder ganhar alguma coisa:P

Melhor música: "The Weary Kind":D

E na TV que ganhe Glee;):D