sábado, 28 de novembro de 2009

Óscar: Melhor Filme

Não sei se alguém tem reparado na barra lateral mas eu mudo mensalmente as minhas previsões para o Óscar de Melhor Filme. Mudo pouco, mas vou mudando. Nos últimos meses só 2 nomes de entre as 10 escolhas têm variado, o que significa muito.

Quer dizer que num ano em que a Academia decidiu esticar o número de nomeados, a previsibilidade deveria estar baixíssima, o que, pelo contrário, não se revelou. Temos 5/6 nomeados garantidos, 2 ou 3 em dúvida (dois filmes que deverão ser nomeados ainda não estrearam sequer) e 1 ou outro que vai variando. Lá está.

Lembrei-me agora que ainda não tinha feito nenhum post com os trailers dos filmes que estão na minha lista de escolhas. Também só agora se pode dizer que já saíram os trailers todos deste ano. Então aqui ficam, por ordem decrescente de segurança na escolha (portanto, do mais provável nomeado para o menos), os trailers:



1. PRECIOUS

Quase garantido que marcará presença, o filme tem ganho alguns prémios, é o 'critical pet' da Oprah (que o co-produziu, ainda por cima) e tem ganho salvas de palmas da crítica, que o anuncia como o filme do ano (o novo Slumdog, portanto). Polémico, com algumas cenas claramente provocatórias e com um argumento pesado (é um drama sobre uma adolescente negra maltratada pela mãe e grávida do segundo filho, fruto das violações do pai). Esperemos que o filme viva para as expectativas.





2. NINE

Outro quase garantido é o novo filme de Rob Marshall, que realizou Chicago (vencedor de 6 Óscares, 1 para Melhor Filme), outro musical. Este musical conta com Kidman, Cotillard, Day-Lewis, Dench, Loren, Cruz, Fergie e Hudson e, aparentemente, não desaponta a crítica. Dizem que é bastante divertido. Baseado no 8 1/2 do Fellini que não é nada má referência, como se sabe. É dos Weinstein, que conseguiam pôr o Papa a ganhar um Óscar (se quisessem), portanto será nomeado.





3. AN EDUCATION

O filme de Lone Sherfig que apresenta ao mundo Carey Mulligan tem recebido ovações dos críticos que adoram a interpretação de Mulligan. O filme é de época, mais um sinal positivo. É estrangeiro (britânico), mais um sinal positivo. Fala do desabrochar, do início da vida adulta e das encruzilhadas que se lhe aparecem à frente, mais um sinal positivo. E é um veículo claro para o Óscar de Mulligan como Melhor Actriz, mais um sinal positivo. Ah, e todo o filme é um clássico «a star is born» moment, que ajuda imenso. Além de que a realizadora é do sexo feminino (o que é bom para a Academia defender a igualdade entre homens e mulheres sem ter que ser propriamente obrigada a nomear a realizadora para Melhor Realizador). Já é um sucesso de bilheteira também, por isso estará seguro.





4. UP IN THE AIR

Filme de Jason Reitman (Juno, Thank You For Smoking) com estrela prestigiante (George Clooney) numa performance de uma vida e com outras actrizes talentosas merecedoras de filmografia de qualidade (Kendrick, Farmiga). Starpower + Sangue novo talentoso + Realizador respeitado + Apelo da crítica e do público = Óscar? Provavelmente. O filme foi um sucesso estrondoso por onde passou e recebeu o título máximo em Toronto. As críticas são assustadoramente favoráveis e é por isso tido por muitos como o claro cabeça na corrida aos Óscares. Será?





5. INVICTUS


Clint Eastwood + Morgan Freeman + Matt Damon + Não-nomeação por Gran Torino ou Changeling + Tema (Mandela e a vitória inspiracional da África do Sul no Mundial de Râguebi nos anos 90) = Óscar? Talvez. O filme ainda não estreou e é por isso que este filme ainda está envolto em muita incerteza. Mas deve ser nomeado, com 10 lugares...





6. THE HURT LOCKER

Tem a crítica, o público, a enorme receita de bilheteira, uma realizadora respeitada e aclamada e bons actores à caça de maiores papéis (e neste filme encontraram-nos), além de um excelente tema, actual e desconfortável para os americanos (guerra no Médio-Oriente) e uma potente fotografia (claro que o cenário de pobreza e devastação também ajuda). Num ano com 10 nomeados, pode não ser uma escolha consensual, mas acho que haverá muita gente que se vai lembrar do buzz que este filme teve no Verão. MINHA NOTA: B





7. THE LOVELY BONES

Baseado num dos melhores livros dos últimos 20 anos, escrito por Alice Sebold, e realizado por Peter Jackson, autor da trilogia do Senhor dos Anéis mas também de filmes intimistas mas maravilhosos como Heanvely Creatures (do género desta história), este filme parece condenado ao sucesso (e era, à partida, o cabeça na corrida aos Óscares). Com o passar do tempo, o filme tem perdido buzz e agora é uma clara incógnita. Além disso, as críticas têm começado a chegar e algumas são autênticos mares de elogios ao filme e aos efeitos gráficos, e outras são a queixar-se do tratamento de blockbuster que esta história muito centrada, pequena e intimista teve (que não é, de todo, a forma adequada de se lhe pegar). Veremos. Para já, está na lista.





8. THE LAST STATION

Filme britânico cheio de talentos (Helen Mirren, James McAvoy, Paul Giamatti e Christopher Plummer encabeceiam o filme) e com críticas muito positivas. Como vai estar na luta por outras nomeações, como Actriz, Actor, Actor Secundário, muito provavelmente será nomeado para Melhor Filme.





9. UP!

Principal vantagem: é claramente um dos 5 melhores filmes do ano. Outra vantagem: claramente mais fácil de entender que Wall-E, claramente mais apelativo a todas as faixas etárias (em particular aos idosos). Outra vantagem: o filme é excelente. Mesmo. Outra vantagem ainda: a não-nomeação de Wall-E. Única desvantagem: filme animado. Mesmo com 10 nomeados, ainda não consigo crer que será desta vez que eles vão votar num filme animado. E não é como se a Pixar não tivesse ganho Óscares... MINHA NOTA: A






10. A SERIOUS MAN

O 10º lugar da lista é que é a maior das dúvidas. The Road foi quem ocupou mais tempo este lugar mas tem tido críticas tão más (e depois há a mania de comparar o filme ao livro de McCarthy, o que é um erro) que eu tirei-o. E coloquei este filme dos irmãos Coen que está a ganhar muita tracção em certos circuitos de críticos. Não sei se será capaz de ganhar muitos admiradores, mas a verdade é que as pessoas que gostam dele gostam MESMO dele. E é dos irmãos Coen, talvez os realizadores mais consagrados nos últimos anos (Fargo, No Country For Old Men caíram nas graças da Academia mas Raising Arizona, The Big Lebowski ou Burn After Reading são igualmente bons, apenas não são muito... adequados aos géneros que a Academia costuma favorecer). A seguir com atenção.





Neste momento acho que tenho aqui presentes pelo menos 7 dos 10 nomeados, seguríssimo. Até acho que tenho 9 correctos. 1 dos que aqui está não vai ser nomeado. A minha aposta: Bright Star aparece em vez de Up. Ou então Inglorious Basterds. É que o filme mais capaz de roubar um lugar é mesmo The Road, porque tem tudo a ver com a Academia. Mas não parece haver muita gente que goste do filme. Inglorious tem que enfrentar a campanha anti-Tarantino mas tem a seu favor o facto de ser um filme sobre o Holocausto (apesar de um muito invulgar e irreal). Avatar é um portento visual mas é ficção científica, logo tem que ser mesmo um sucesso gigante para ser nomeado. Bright Star é de Jane Campion mas será que alguém acredita que ela vai conseguir fazer 2 filmes e nomear os 2 para Melhor Filme num ano em que filmes mais interessantes aparecem? Up tem contra si o género animado. Não sei muito bem como isto vai parar, mas de qualquer forma só estes 14 nomes parecem plausíveis. Não consigo ver nenhum filme fora destas possibilidades (o que não quer dizer nada; a 26 de Novembro de 2008, Slumdog Millionaire estreava no Festival de Tribeca ainda sem distribuidor (!) e daí partiu em direcção ao Kodak, limpando 8 estatuetas)

Dúvidas: The Road; Inglorious Basterds; Bright Star; Avatar

3 comentários:

Joana Vaz disse...

Precious, tenho muitas expectativas em relação e este filme…
Uma realidade miserável, uma família complicadíssima, vítimas do berço… Será possível mudar o destino dessas vidas?! Quando o “azar” advém dos próprios progenitores, parece tão difícil ajudar… espero que o filme demonstre que é possível!

Nine, é muito provável que seja nomeado, mas as minhas dúvidas continuam… Acho que já se trata de teimosia pura!lol Só msm dps de o ver…

An Education e Invictus, gosto dos temas, dos actores, dos trailers…:)

The lovely bones, baseado num óptimo livro e com Peter Jackson no comando parece que impossível falhar… espero msm k isso não aconteça!;)

Em relação a Up, é dificílimo encontrarmos um filme que consiga conciliar tão bem o drama com a comédia como este! É perfeito… e a Academia devia dar-lhe o devido valor…:D

Jorge Rodrigues disse...

A mim choca-me mais que todos os que prevêem os Óscares nos EUA estejam a empurrar o Inglorious Basterds e o A Serious Man para a corrida.

É que já ninguém aposta no Bright Star (que eu ainda acho que vai surpreender muita gente) e no The Road (a crítica não quer dizer nada, que dizer do Frost/Nixon, não é, e além do mais, é um livro do Cormac McCarthy com o Viggo Mortensen no papel principal...).

Avatar já acho mais complicado.

Joana Vaz disse...

Inglorious Basterds está mt bom...nunca se sabe!

Em relação ao the road, o livro é mt apreciado, mas é tão sombrio... Deve ter sido um desafio para o realizador... E será que nos vai conseguir passar a mensagem?!

Avatar, tem james cameron e imensa publicidade...