sábado, 28 de novembro de 2009

Perfeito Queração

Eu este fim-de-semana sinto-me revolucionário e portanto já arranjei nova coisa para me queixar.


E voltando à Música Perdida, aqui vos deixo com a música mais aborrecida do momento (de tanta vez que é passada), claramente uma excelente música cantada originalmente pela grande Amália Rodrigues.


Aqui fica a versão dela (via YouTube):



Aqui fica a versão cantada por Sónia Tavares, no lançamento do projecto Amália Hoje (também via YouTube) - projecto esse que há que louvar, pois gente como a Amália nunca deve ser esquecida:





E finalmente, aqui fica o fraco aproveitamento que a SIC fez da música para genérico da sua novela Perfeito Coração, na qual esta música é usada exaustivamente. Os actores e os intérpretes da música mereciam melhor. A novela já de si é uma miséria, com um genérico destes... Será que pediram à Lucy para fazer os gráficos do genérico? Só corações e arco-íris...




A pensar, digo eu.

Fica aqui a letra da música.



GAIVOTA - AMÁLIA RODRIGUES (Cover: Sónia Tavares)


Se uma gaivota viesse
Trazer-me o céu de Lisboa
No desenho que fizesse,
Nesse céu onde o olhar
É uma asa que não voa,
Esmorece e cai no mar...

Que perfeito coração
No meu peito bateria,
Meu amor na tua mão,
Nessa mão onde cabia
Perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
Dos sete mares andarilho,
Fosse quem sabe o primeiro
A contar-me o que inventasse,
Se um olhar de novo brilho
No meu olhar se enlaçasse...

Que perfeito coração
Morreria no meu peito,
Meu amor na tua mão,
Nessa mão onde perfeito
Bateu o meu coração.

Que perfeito coração
No meu peito bateria,
Meu amor na tua mão,
Nessa mão onde cabia
Perfeito o meu coração.


Se formos a analisar pela novela da SIC e até pela canção do Projecto Amália Hoje, diria-se que esta é uma música extremamente romântica. No entanto, o original de Amália não pretende sê-lo. É fado e é uma extraordinária canção de desamor, canção de desgosto.

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

Ora.. A novela da Sic excluo do meu comentário pq nunca tal vi..

O projecto Amália Hoje parece me de extrema importância, até para uma geração de pessoas (tipo eu) que se lembram da Amália, mas cuja música já não dizia grande coisa..
Ouvir fado era tradição..não havia grande emoção nisso..
Talvez renasça agora.. ;)

Entretanto, o fado sempre teve o seu lado dramático.. não fosse fado, o destino.. E acho que esse drama não é esquecido no Amália Hoje..
E nisto já me perdi' ;)