domingo, 4 de abril de 2010

Os trailers, os trailers...

Bem, antes de colocar a minha terceira parte de Cinema em 2011, decidi colocar aqui isto (essa virá amanhã - e ainda não sei se antes ou depois de eu anunciar os vencedores dos meus prémios de TV e cinema).


Decidi falar sobre trailers. Os belos dos trailers. Qual é o suposto objectivo de um trailer? É levar-me a querer ver um filme? É mostrar-me o trabalho dos actores no filme, em apenas algumas cenas? É esborrachar-me na cara que é de um candidato aos Óscares que estamos a falar? Pois. Não sei. Há trailers estupendos de candidatos aos Óscares (só 2002 tem mil exemplos: The Hours, Lord of the Rings, Far From Heaven, todos grandes trailers de candidatos assumidos a estatuetas), mas a grande maioria deles fica-se pela mediocridade. É que tanto querem mostrar que são bons os filmes que acabam por exagerar e depois o que nos fica na memória é que actor X ou actor Y estão a EXAGERAR tanto na intepretação. E lá se vai a vontade de ver o filme.


Foi o que se sucedeu com MY OWN LOVE SONG. Chamaram-me à atenção para um outro trailer do filme. Ontem já coloquei aqui um, agora vou colocar aqui o outro e deixar-vos comparar:

Trailer 1 (o que coloquei ontem no post de Cinema 2011: Parte 2)




Trailer 2 (o que descobri hoje)



Em ambos se nota claramente a mais-que-óbvia mensagem do filme: OSCAR! OSCAR! OSCAR! Em ambos se nota que os actores estão a exagerar nas suas interpretações.
Em ambos foram escolhidos em pormenor as cenas mais fulcrais do filme (pena que na minha definição de grande trailer as cenas fulcrais não são as mesmas que para a maioria dos estúdios - eu defino "fulcral" se revela essencialmente o enredo do filme sem deixar pistas importantes ao que vai acontecer; aparentemente os estúdios definem "fulcral" como mostrar às pessoas o quão fantástico é o filme, não importando que se mostre todo o enredo, como começa, como acaba e como vamos de A para B).

O que me irrita é que o segundo trailer é TÃO MAU, tão mau, tão mau... É tão notório que estão à caça de Óscares que até mete impressão. E os actores estão tão mal nas suas cenas. Isto tudo fez-me perder um pouco a vontade que tenho de ver o filme. Enfim. Ai o que um trailer faz...


Isto agora faz-me pensar: será que ainda ninguém reparou como é que estes trailers são feitos? Por amor de Deus! Deixo-vos aqui um sketch comédico que encontrei no YouTube há uns tempos e que hoje me veio à memória a ver aquele trailer horrendo do filme. É a gozar com os trailers mas tem toda a razão (além de ter bastante piada).



E digo mais: se este filme fosse produzido, eu veria com toda a certeza. Parece-me hilariante.

2 comentários:

DiogoF. disse...

É, de facto, correu mal. Mesmo no primeiro vê-se que aquilo é Oscar all over it. Aliás, o sentimento com que se fica depois de ver um ou outro é o mesmo com que se fica depois de ver aquele a gozar, é típico.

Mas o segundo está pior. Aquela primeira cena é qualquer coisa.

Outra coisa que não percebo é, porque raio fazem um trailer de 5 minutos ?

De qualquer das formas, espero uma boa prestação especialmente do Whitaker.

Joana Vaz disse...

Realmente!
Perceber o início, meio e o desfecho do filme no trailer não é nada agradável... O que vamos nós fazer ao cinema depois disso?!

Há que deixar o suspense no ar…

Há trailers tão bem executados que algumas vezes a película nem chega a satisfazer as expectativas, mas antes isso, do que conhecer toda a história antes do tempo devido.

Apesar disso, continuo com vontade de ver o filme, mas não com o mesmo entusiasmo, é certo!