quarta-feira, 14 de julho de 2010

Prémios TV 2009-2010 - Parte 2: Drama

Finalmente acabo com os Prémios TV 2010. Deixo-vos ficar com as categorias de Drama:


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - DRAMA

Finalistas:
Josh Charles, The Good Wife
Patrick Dempsey, Grey's Anatomy
John Goodman, Treme
Vincent Kartheiser, Mad Men
Robert Sean Leonard, House M.D.


Apesar do grande declínio em qualidade das suas séries, Patrick Dempsey e Robert Sean Leonard continuaram bem acima da média, e as suas interpretações nos episódios especialmente dedicados na íntegra às suas personagens foram qualquer coisa de impressionante. Não podia deixar de os nomear. Depois temos que ressalvar a impressão indelével que John Goodman e Josh Charles me deixaram ao acompanhar as temporadas de Treme e The Good Wife. Goodman, em particular, soube aliar o dramático ao 'comic relief' de forma espantosa e conseguiu não tornar o seu político num estereotipo como tantos outros. Finalmente, se John Slattery é sempre o querido dos Emmys nesta categoria, na minha opinião, Kartheiser faz bem mais para merecer esse lugar. Mais uma temporada espantosa deste jovem actor.

Nomeados:


Michael Emerson, Lost

Só de lembrar que o seu Ben Linus era para ter durado apenas 4 episódios e afinal foram 4 anos... Não foi nem de perto a sua melhor temporada, mas nos momentos cruciais de encerramento da série, a verdade é que ele apareceu de forma excelente. Só a sua performance em "The End" merece esta nomeação.

John Noble, Fringe - #3

Não percebo como ninguém dá mais crédito a Fringe. Eu, pelo menos, gosto. Além do mais, não percebo como é que na hora de compor listas de nomeados ninguém tem um espacinho para John Noble, que é brilhante.

Terry O’Quinn, Lost - #1

O vencedor do Emmy em 2007 para Melhor Actor Secundário - Drama retirou-se da competição em 2009 mas volta agora em 2010 para reclamar nova estatueta. Estupenda temporada, na qual desempenhou dois papéis e fê-lo de forma brilhante em ambos.

Aaron Paul, Breaking Bad - #2

Os melhores momentos que Breaking Bad proporciona é quando há problemas entre Jesse e Walt. E se Bryan Cranston é fenomenal, há que dar muito crédito também a Aaron Paul por esta relação. O seu Jesse, inseguro, volátil e um pouco descontrolado, tem muito a depender do talento do actor.

Martin Short, Damages

Naquela que foi a melhor temporada de Damages até agora (como a série parece que acabou... será portanto a melhor, ponto final), Martin Short conseguiu roubar a maioria das cenas em que surgiu, tanto a Rose Byrne, como a Glenn Close. Fantástico.


Deixar aqui só duas menções honrosas a dois actores que deviam ter sido nomeados como Actores Secundários (um deles provavelmente ganharia) mas que como concorreram aos Emmys como Actores Convidados decidi não introduzir na lista: John Lithgow (Dexter) e Zach Gilford (Friday Night Lights).


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - DRAMA

Finalistas:
Christine Baranski, The Good Wife
Lisa Edelstein, House M.D.
Linda Hunt, NCIS: Los Angeles
Sandra Oh, Grey’s Anatomy
Deborah Ann Wool, True Blood

Estas finalistas são muito fáceis de explicar: Oh esteve uns degraus bem acima do material que lhe foi dado em Grey's Anatomy mas foi de qualquer forma sublime a misturar comédia com drama, mesmo nas alturas menos apropriadas. Lisa Edelstein brilhou bem alto no episódio especial integralmente sobre a "sua" Cuddy e House M.D. ficou a ganhar com o papel mais preponderante que assumiu esta temporada. A personagem de Ann Wool veio misturar as coisas em True Blood e espicaçou muita gente na série, o que foi bom, porque é sinal que a actriz que a interpretou percebeu bem qual era a intenção do surgimento dela. Baranski foi uma das (muitas) revelações de The Good Wife e, embora eu não aprecie muito o estilo, numa categoria tão fraca como foi este ano, não surpreendentemente, ela é uma das minhas finalistas. Finalmente, Linda Hunt. Quem acompanhou NCIS: LA sabe do que falo. Ela é o máximo. Period.

Nomeadas:


Khandi Alexander, Treme - #3

Mas alguém se lembra ainda dela de CSI: Miami? Incrível a sua intepretação em Treme. Fez-me sempre identificar-me muito com ela e com a sua personagem.

Anna Gunn, Breaking Bad - #2

Ela ainda me há-de explicar a decisão (parva) de ser considerada como Actriz Principal. É que embora de facto tenha assumido um lugar mais importante na série, ela continua a ser um suporte ao protagonista Walt e até é, de certo modo, menos importante que Jesse. Apesar de tudo, eu decidi colocá-la onde ela pertence, porque ela foi mais do que excelente esta temporada.

Christina Hendricks, Mad Men

Só a cena do vaso merecia uma honra por si só. Mas o trabalho de Hendricks esta temporada foi todo de um nível bastante elevado. Excelente.

Elizabeth Moss, Mad Men - #1

Finalmente na categoria que eu sempre achei que seria onde devia estar nos Emmys (e onde ganhará, muito provavelmente, a estatueta), a sua Peggy Olson lá continua o seu caminho no mundo corporativo e a tentar descobrir-se como pessoa, em mais uma temporada de incrível sucesso para o elenco (no geral) e para Moss em particular.

Archie Panjabi, The Good Wife

A estrela de The Good Wife até pode ser Julainna Margulies, mas é Panjabi que manda no "show". Extraordinária performance e uma boa surpresa na manhã das nomeações para os Emmys.

Menção honrosa aqui também para Elizabeth Mitchell (Lost) que este ano também se submeteu como Actriz Convidada para consideração.


MELHOR ACTOR - DRAMA

Finalistas:
Matt Boomer, White Collar
Matthew Fox, Lost
Peter Krause, Parenthood
Denis Leary, Rescue Me
Timothy Olyphant, Justified


Antes que tudo, dizer que o grande elenco de Treme não me permite seleccionar um actor principal, apesar de para os Emmys haverem três (Peters, Pierce e Zahn) e talvez é por isso que não consta cá nenhum deles (ao contrário de Alexander que surge - e bem - na categoria de actriz secundária). Continuando. Naquela que é a categoria mais forte de todas, com excelentes candidatos a nomeados(e podíamos ter aqui uns 20 concorrentes pelo menos a nomeação, para que se veja o talento em disposição, sobraram estes finalistas: Boomer foi muito, muito bom em White Collar (que dá na FOX, chamada "Apanha-me se puderes" - enfim, horror de título) e seria o meu #6 para uma nomeação. Compreendeu e interiorizou a sua personagem na perfeição. Outro que se mesclou com a personagem foi Peter Krause, conhecido de Six Feet Under ("Sete Palmos de Terra"), que em Parenthood mostrou (de novo) toda a sua qualidade dramática. Olyphant impressionou-se imenso em Justified e merece seguramente aqui esta menção. Fox e Leary conseguiram "career-best" performances esta temporada nas suas respectivas séries.

Nomeados:


Bryan Cranston, Breaking Bad - #1

Se ganhar o terceiro Emmy consecutivo é merecido. É que além de brilhante ele continua a revelar nuances e camadas de complexidade e ao mesmo tempo de humanidade que o seu Walt ainda não tinha demonstrado.

Jon Hamm, Mad Men

Jon Hamm já criou o seu lugar na história da televisão. Don Draper é um marco. Tudo por sua culpa.

Michael C. Hall, Dexter - #2

O mesmo se pode dizer de C. Hall e do seu Dexter Morgan. Que mostrou uma vez mais esta temporada o grande actor que é ao conceder ao seu Dexter uma fragilidade e insegurança que não tínhamos visto.

Kyle Chandler, Friday Night Lights

Os Emmys reconheceram-no agora, cinco anos mais tarde. Mas a verdade é que o "seu" treinador é das intepretações mais fascinantes na televisão actual. Ele e Connie Britton, ainda por cima, têm uma química como casal que não há igual.

Hugh Laurie, House M.D. - #3

Viram o primeiro episódio da temporada, 'Broken'? Pronto, não tenho que dizer mais. Um génio que infelizmente vai passar sem ser premiado com um Emmy. E não foi só nesse episódio que ele se evidenciou esta temporada.


MELHOR ACTRIZ - DRAMA

Finalistas:
January Jones, Mad Men
Evangeline Lily, Lost
Melissa Leo, Treme
Ellen Pompeo, Grey’s Anatomy
Kyra Sedgwick, The Closer


Apesar de muita gente achar Jones, Lily, Sedgwick e Pompeo irritantes, a verdade é que eu não acho e que ainda por cima tiveram todas uma temporada impressionante, na qual não só mostraram o seu talento, como também elevaram as suas séries para um patamar superior (e, por exemplo, no caso de The Closer e Grey's Anatomy, é um feito). Falta só falar de Melissa Leo que em Treme foi absolutamente inesquecível. E não demorará muito até conseguir um Emmy.

Nomeadas:


Connie Britton, Friday Night Lights - #3

O mundo inteiro ficou contente por Britton ter sido finalmente nomeada para Emmy. É que a sua Tami Taylor teve esta temporada que, além de aguentar a casa, a família e o seu trabalho, fazer decisões fulcrais a nível profissional e pessoal. Impecável.

Glenn Close, Damages - #2

Patty Hewes é outra das personagens que eu espero que a televisão não vá esquecer tão cedo. Além de ser interpretada com mestria exemplar por Glenn Close, ela esta temporada conferiu-lhe alguns traços de personalidade que nos fizeram compreender como ela é assim e ter pena dela.

Julianna Margulies, The Good Wife

A estrela de The Good Wife e que, se a CBS não tivesse tornado a série num "procedural" aborrecido como tantos outros, estaria a caminho de tornar a sua personagem uma lenda televisiva. É que o papel parece feito para ela e eu consigo ver uma montanha de Emmys a vir a seu caminho.

Katey Sagal, Sons of Anarchy - #1

Numa série que desafia todas as convenções, ela é impressionante. Choca-me profundamente como é que os Emmy não repararam. Não faz mal, porque ainda têm tempo de mudar para o canal FX e apreciar o belo trabalho dela, todas as semanas.

Anna Paquin, True Blood

True Blood é um produto de elenco, mas a verdade é que sem Anna Paquin a série perdia bastante qualidade. A ingenuidade "inteligente" (digamos assim) que ela confere à sua Sookie é de uma subtileza tal que não me resta mais que admirar a sua performance.



MELHOR SÉRIE - DRAMA

Finalistas:
Fringe
Justified
The Good Wife
Treme
True Blood
Sons of Anarchy




Nomeadas:
Breaking Bad - #2
Damages
Dexter - #3
Friday Night Lights
Mad Men - #1
Lost



Deixo-vos ficar só com um pequeno comentário às séries: num grande ano de séries de comédia, vimos as grandes séries dramáticas proliferarem criativamente, isto é, os melhores dramas televisivos tiveram de facto grandes temporadas a comprovar a sua extrema qualidade, enquanto os dramas mais fracos ficaram ainda mais piores (Grey's Anatomy, House M.D., Brothers & Sisters...). De qualquer forma, não tive quaisquer dúvidas em declarar estas 12 séries como as melhores de 2009-2010. A minha única dúvida foi ao escolher dois nomeados, porque Breaking Bad (temporada: A-), Dexter (temporada: B+), Mad Men (temporada: A-) e Lost (temporada: B+) tinham que constar. Como Damages supostamente vai acabar, tive que achar uma forma de premiar a excelente série (B+ esta temporada) e acabou por constar dos meus nomeados. De resto, Friday Night Lights variou com Sons of Anarchy e True Blood na última posição mas no fim de contas deixei ficar o drama futebolístico. É estupendo. E enquanto Sons e Blood terão mais temporadas, esta vai para a última.

Sem comentários: