terça-feira, 20 de julho de 2010

Revista da semana

Política

O ministro dos Assuntos Parlamentares criticou, sexta-feira, a aprovação de um projeto de lei do CDS-PP para reduzir vencimento de membros de gabinetes governamentais e autárquicos, argumentando que se tratam de "trabalhadores" que "não desempenham uma função política".


Desporto

Liga Europa - O Sporting vai defrontar os dinamarqueses do Nordsjaelland. O Marítimo, caso passe o Sporting Fingal, defrontará o vencedor do encontro entre o Honka e o Bangor City.

Portugal venceu sábado à tarde a Espanha e conquistou a tão ambicionada Liga Europeia de voleibol.
Em 14 jogos realizados nesta edição da Liga Europeia, a equipa de Juan Diaz apenas perdeu um, frente à Grécia, e com esta conquista refaz-se da derrota na final de 2007,em que a Espanha venceu, numa final realizada em Portimão.

Portugal venceu a Finlândia, por 99-98, e garantiu um lugar na ronda de acesso às meias-finais do Europeu de sub-20 de basquetebol, em masculinos, que decorre na Áustria.

Portugal estreou-se no Europeu de sub-19 de futebol com um triunfo sobre a Itália, por 2-0, que abre boas perspectivas para o apuramento para a segunda fase e para o Mundial da categoria.
Os golos portugueses foram apontados pelos dois Oliveira da “equipa das quinas”, primeiro o avançado Nelson, aos 51 minutos, e depois o médio Sérgio, aos 63.

A selecção portuguesa de futebol de praia perdeu com a Ucrânia, por 4-2, na final da qualificação europeia para o Mundial2011, que se disputou em Bibione, em Itália.
Sem poder contar com Alan e Belchior, castigados, Portugal entrou mal no encontro e chegou a estar a perder por 3-0, com dois golos de Borsuk e um de Zborovskiy.

Ribery e Benzema, dois internacionais franceses, são suspeitos de terem mantido relações sexuais com uma jovem prostituta, com 16 anos na altura dos factos, e ainda hoje deverão saber se são acusados no âmbito de uma investigação policial sobre alegado proxenetismo num bar da zona dos Campos Elíseos, o Zaman Café.
Depois de terem sido ouvidos, foram libertados sem medidas de coação.

O piloto brasileiro Airton Senna foi eleito o melhor piloto de sempre de Fórmula numa votação dos actuais pilotos do Mundial de Fórmula 1.
O brasileiro recebeu 12 dos 20 votos (Williams e Renault não votaram), tendo o segundo lugar ficado para Michael Schumacher e o terceiro para Alain Prost.

Arsenal proíbe vuvuzelas - O clube inglês emitiu um comunicado a informar que os adeptos não poderão levar o instrumento africano para os jogos dos londrinos.
Os “gunners” juntaram-se ao Tottenham e proibiram a entrada de vuvuzelas no Emirates Stadium.

Os antigos presidentes do Boavista, João Loureiro e Valentim Loureiro, assim como os árbitros Pinto Correia, Jacinto Paixão e o auxiliar José Alves foram hoje absolvidos da acusação de corrupção desportiva pelo tribunal do Bolhão no Porto.
O caso remonta à época de 2003/2004, no jogo entre Boavista e Estrela da Amadora, em que os arguidos eram acusados de corrupção desportiva.


País

O templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), em Faro, foi invadido cerca das 18 horas de terça-feira, por um homem que acusa aquela igreja de se "ter aproveitado da sua fragilidade emocional" e de lhe ter ficado "com o dinheiro de todos os seus bens".
IURD vai exigir responsabilidades ao homem que destruiu o espaço da instituição.

A Delphi da Guarda vai encerrar no fim do ano e despedir quatrocentos trabalhadores, aproximadamente. A produção deverá ser transferida para a Polónia onde a mão-de-obra é mais barata.

Um jovem de 22 anos está desaparecido no mar da praia da Cova Gala, na Figueira da Foz, desde o início da tarde de domingo.

A Polícia Judiciária deteve ontem, segunda-feira, um homem suspeito da morte de três jovens, com idades entre os 16 e 20 anos, num cenário de crime passional ocorrido na região de Torres Vedras. Os jovens estão para já apenas dados como desaparecidos, mas a hipótese mais fortemente encarada é que tenham sido mortos.
Os desaparecidos são um jovem com quem o suspeito terá mantido uma relação homossexual, a sua namorada e outra jovem que também manteria uma relação próxima com o rapaz.

A Comissão de Trabalhadores da Alicoop convocou uma reunião geral para quinta feira, em Silves, para discutir os trâmites da readmissão dos 380 trabalhadores com contrato suspenso desde março, apurou a Lusa junto de fonte da comissão.
A reunião irá decorrer à porta fechada, na sede da cooperativa de comércio de produtos alimentares, em Silves, e acontece numa altura em que trabalhadores, fornecedores e senhorios da Alicoop aguardam a homologação do plano de viabilização, aprovado pelos credores e pelo Tribunal de Silves na semana passada


Mundo

Treze filiais do banco Credit Suisse foram, na passada quarta-feira, alvo de buscas. As autoridades alemãs suspeitam de fuga aos impostos, devido aos lucros exorbitantes registados pela instituição.

Grenoble, no Sudoeste de França, foi este sábado de madrugada palco de violentos incidentes. Carros e lojas foram incendiados por grupos de jovens que trocaram tiros com a polícia. Os confrontos têm sido associados à morte de um homem de 27 anos baleado pelas autoridades depois de um assalto.

Um segundo sismo de magnitude 6,8 foi sentido na Papua-Nova-Guiné, meia hora depois de um tremor de terra com magnitude 6,9 ter sido registado próximo daquele território.

A polícia de Indianapolis deteve um homem de 31 anos depois de ter encontrado os seus filhos a vaguear pelas ruas enquanto ele se entretinha com um jogo de computador.
As crianças, uma nua e outra apenas de fralda, foram detectadas por um vizinho na noite de sábado numa artéria bem movimentada perto do apartamento onde viviam.
Debaixo de olho durante vinte minutos, os miúdos acabaram por ser resgatados pela polícia que foi prontamente chamada ao local.
Ao chegarem à casa de Timothy Hausaman, o pai, as autoridades deram com a porta aberta. Hausaman estava tão absorto em Atlantis, um puzzle game para PC, que nem respondeu aos polícias.
O detido explicou que deixara as crianças a brincar no andar de baixo e que graças ao jogo nem sequer percebera de que tinham saído para a rua. A mãe, essa encontrava-se fora em negócios, durante o incidente.


Humor

Sem comentários: