terça-feira, 13 de julho de 2010

Revista da semana

Política

O candidato presidencial Manuel Alegre repudiou uma eventual entrada da Guiné Equatorial para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), frisando que esta organização tem de estar acima dos «negócios» e do «cheiro a petróleo»

O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou parte da pena de prisão a que Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, foi condenado.
Isaltino Morais admite recorrer da decisão da Relação e garante que lutará "até ao fim".


Desporto

A selecção espanhola sagrou-se campeã do Mundo pela primeira vez na sua história. O momento do jogo só surgiu aos 116 minutos, com o golo de Andrés Iniesta a coroar uma grande exibição, batendo a Holanda.
No jogo de atribuição do 3º/4º lugar, a Alemanha venceu o Uruguai por 3-2.
Fórlan, do Uruguai, foi eleito o melhor jogador e Mueller, da Alemanha, foi o melhor marcador da prova, com 5 golos.

O português Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Tavira) sagrou-se no domingo vencedor da 33.ª edição do Troféu Joaquim Agostinho em bicicleta, vencendo o tradicional Circuito de Torres Vedras, da quarta e última etapa.

A Federação Portuguesa de Futebol vai ter um prejuízo de cerca de 1 milhão de euros quando fechar a contabilidade referente à participação da selecção portuguesa no Mundial 2010. A FIFA vai dar a Portugal cerca de 7,2 milhões de euros, por ter atingido os oitavos-de-final do Mundial 2010, quantia que não chega para equilibrar os gastos totais da Federação portuguesa de futebol.
A Federação irá pagar mais de 3 milhões de euros em prémios à equipa técnica e jogadores. Carlos Queiroz vai receber cerca de 720 mil euros, quase o dobro do que recebeu Scolari pelo segundo lugar no Euro 2004, enquanto os jogadores (25) recebem cerca de 100 mil euros cada, Nani e Zé Castro inclusive.

O lateral esquerdo do Benfica viu a sua brilhante prestação no Mundial ser premiada com um lugar no onze ideal do L’Équipe. Fábio Coentrão é, assim o único português na equipa ideal e o único a figurar os jogadores das quatro melhores selecções do Mundo (Espanha, Holanda, Alemanha e Uruguai).
Da lista constam ainda cinco espanhóis (Casillas, Puyol, Sérgio Ramos, Xavi e David Villa), três alemães (Friedrich, Khedira e Müller), um holandês (Sneijder) e um uruguaio (Fórlan).


País

A GNR fez quarta-feira de manhã 28 buscas no Bairro Branco e no Bairro do Asilo, no Monte de Caparica. Foram detidos oito suspeitos entre os 18 e 26 anos, apenas três serão presentes a um juiz amanhã por suspeita de tráfico de droga e receptação de material furtado.
Foram apreendidos quase seis mil euros em dinheiro, cerca de um quilo de heroína, cocaína e liamba, dois quilos de produto de corte, LCD’s, playstations e telemóveis que se supõe terem sido receptados, três facas, uma soqueira, três pistolas adaptadas, três réplicas de armas de fogo e 78 munições.
Recorde-se que no fim-de-semana a GNR foi recebida à pedrada e com bombas caseiras quando tentava por termo a desacatos ocorridos na rua.

Dois trabalhadores foram retirados com vida de uma vala de saneamento, em Valongo de baixo, Valpaços, onde ficaram soterrados após um aluimento de terras.
Os dois trabalhadores ficaram soterrados após o aluimento de terras na vala de saneamento em que trabalhavam, estiveram sempre conscientes e foram retirados com vida entre as 19.30 horas e as 20 horas.

A mulher mais idosa da Península Ibérica comemorou quarta-feira 111 anos “feliz e com uma festa muito bonita”, na companhia da filha e de auxiliares do lar lisboeta onde vive.
Maria Luiza Nunes da Silva é também a 51.ª pessoa mais velha do mundo e a 14.ª da Europa, tendo vivido já em três séculos e doze décadas.

O Rádio Clube Português, do grupo Media Capital Rádios (MCR), fechou, segundo a edição online do Público.
Em comunicado, a administração da Media Capital Rádios informou que a partir do dia 11 de Julho, «as emissões da Rádio Clube irão ser descontinuadas». A decisão, refere o documento, «tem por base a inviabilidade económica de um projecto tecnicamente complexo e dispendioso que, na actual conjuntura, se tornou inviável».
O grupo irá proceder à «reorganização de toda a estrutura» - o que «irá implicar a rescisão com 36 colaboradores no total» -, ou seja, a frequência onde a estação era emitida irá manter-se mas, a partir de dia 12, contará com «um novo formato com três noticiários ao longo do dia, sendo o resto do período preenchido com música dos anos 60 e 70».

Um pescador desportivo que se encontrava a bordo de uma embarcação marítimo-turística morreu sexta-feira em Peniche, após ter sido transportado pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) para terra e assistido em terra pelo INEM.

O jovem de 24 anos que estava a ser procurado desde sábado na zona de Foz Côa foi encontrado pelas 20h de domingo próximo de Freixo de Espada à Cinta.
Segundo o major Cunha Rasteiro, relações públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda o jovem foi localizado por um popular "num caminho de terra batida", entre as localidades de Barca d`Alva (concelho de Figueira de Castelo Rodrigo) e Freixo de Espada à Cinta.
"Foi encontrado por um habitante naquela zona que o recolheu num veículo e o entregou à GNR", referiu o oficial.
Adiantou que "aparentemente não tem ferimentos visíveis mas disse à GNR que não se recordava de nada".


Mundo

O Governo cubano vai libetar 52 presos políticos, anunciou quarta-feira a Igreja Católica de Cuba, citada pela agência AFP.
O chefe da diplomacia espanhola, Miguel Ángel Moratinos, que terminou quarta-feira uma visita de dois dias a Cuba, prometeu implicitamente uma normalização das relações entre Havana e a União Europeia no caso da libertação dos presos políticos.

Pelo menos 362 pessoas morreram desde o início do ano de doenças relacionadas com o frio nas regiões andinas do Sul do Peru, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde peruano.
De acordo com um relatório da tutela, 182 crianças perderam a vida devido ao frio e ao isolamento das suas casas, distantes de centros de saúde, enquanto as outras 180 vítimas mortais eram pessoas com mais de 60 anos.
O Ministério esclarece, num relatório, que «as principais causas de morte são as infecções respiratórias agudas».
A maioria das vítimas vivia em municípios do Sul e do Sudeste do Peru, tendo-se registado um pico de frio (22 graus Celsius negativos) em Masocruz, a 4200 metros de altitude na região de Puno, que faz fronteira com a Bolívia



Hoje não há humor, mas o melhor momento do Mundial, na minha opinião.

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

falaste do barbosa e deixaste de fora o Tiago Machado :o