quinta-feira, 15 de julho de 2010

Previsões Óscares 2011: Julho'2010


AVISO: Deixei de escrever neste blogue, tendo passado a escrever neste novo espaço - daí a desactualização das previsões.


Já sabiam que estavam para voltar. Habitualmente, faço-as em Março/Abril pela primeira vez. Mas com os exames e também por achar que ainda tínhamos muito que perceber dos nomeados, adiei só para agora. Vamos então a elas (só dois pequenos avisos: 1) o texto é extenso; 2) as imagens estão ordenadas pelos nomes dos nomeados):


MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO
Christian Bale, The Fighter
Ed Harris, The Way Back
Sam Rockwell, Conviction
Mark Ruffalo, The Kids Are All Right
Geoffrey Rush, The King's Speech


Alternativas: Brad Pitt, Tree of Life; Matt Damon, True Grit


Bale em 'The Fighter'(lutador toxicodependente reformado - com uma perda de peso inacreditável por parte do actor! - que ajuda o irmão, que compensa com trabalho a falta de talento, a tornar-se campeão) e Rush em 'The King's Speech'(terapeuta da fala de um rei cuja vida vai-se alterar com esta mudança) têm típicos papéis com ar de Óscar. Sam Rockwell também, é o irmão inocentemente aprisionado da personagem de Hilary Swank, num filme que conta a história real de Betty Anne Waters, 'Conviction'. Já Ed Harris parece ter o papel perfeito para vencer, no adaptação cinematográfica do romance autobiográfico "The Long Walk". Finalmente, devido ao grande ponto de interrogação que é 'Tree of Life' (sem distribuidor, com problemas para acabar a edição, entre outras coisas) e com a dúvida no tipo de reacção que vai suscitar o remake dos irmãos Coen de "True Grit", é se calhar mais seguro dar o meu 5º lugar a uma interpretação que tem ganho bastante buzz, tendo sido bastante elogiado Mark Ruffalo pelo seu papel em 'The Kids Are All Right', um filme capaz de garantir um bom número de nomeações para Óscar (principalmente pelas suas co-protagonistas, Moore e Bening). Claro que ainda é cedo para especulações e portanto poderemos ter outros nomes substancialmente diferentes na corrida, de Gordon-Levitt em 'Inception' até Galifianakis em 'It's Kind of a Funny Story'.


MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA
Anne Hathaway, Love and Other Drugs
Keira Knightley, Never Let Me Go
Lesley Manville, Another Year
Julianne Moore, The Kids Are All Right
Dianne Wiest
, Rabbit Hole


Alternativas: Elle Fanning, Somewhere; Andrea Riseborough, Brighton Rock


Esta categoria vai ser complicada de prever, até porque eu aposto que há algumas personagens nalguns filmes por aí que estão a ser considerados, para já, pelos previsores, como protagonistas e que poderão não ser: é o que estou a contar com Manville - que é autenticamente secundária em 'Another Year' mas não sei como vai correr a campanha; de qualquer forma, se for para actriz secundária, ela estará muito provavelmente nomeada -, com Freida Pinto em 'Miral' (apesar de ela poder ser a protagonista uma vez que a sua personagem é o título do filme), com Moore em 'The Kids Are All Right' (se ela fizer campanha nesta categoria, é a nomeada favorita a ganhar) e com Hathaway em 'Love and Other Drugs', um filme de Zwick que ou seguirá os passos dos seus filmes anteriores (como Defiance, e ser ignorado) ou será o filme da consagração - e Hathaway tem ganho enorme buzz pela sua performance que tem sido tida como co-protagonista embora a história não se foque de todo nela mas sim em Gylenhaal e ela desaparecer por grande parte do filme, o que me leva a minha intuição a colocá-la aqui (e provavelmente se assim for ela ganhará, contando que Moore não esteja na corrida). De resto, Wiest e Leo em papéis típicos de nomeados a Óscar em 'Rabbit Hole' (avó em luto pela morte do neto que tenta auxiliar os pais, devastados) e 'The Fighter' (mãe dos dois irmãos co-protagonistas do filme), respectivamente, e serão candidatas da frente da corrida a nomeação, e depois fica aqui a questão: como vai ser 'Never Let Me Go' com os Óscares? Eu aposto que vai ser um bom filme e bem ao jeito do que eles gostam, por isso mesmo que Garfield e Mulligan não consigam nomeações, Keira Knightley, pelo trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos, deve conseguir o 5º posto na corrida. Ganhar... Isso já é outra conversa. Claro que, tal como para a categoria acima, nada é muito certo além de Manville. Juliette Lewis, Sissy Spacek, Helen Mirren (com 2 papéis secundários, 'Brighton Rock' e 'The Tempest'), Amy Adams, Saoirse Ronan também têm possibilidades e Elle Fanning e Riseborough podem ser as surpresas do ano nos seus respectivos filmes (tal como Bryce Dallas Howard em 'True Grit' que também é uma possibilidade).


MELHOR ACTOR
Javier Bardem, Biutiful
Johnny Depp, The Rum Diary
Robert Duvall, Get Low
Colin Firth, The King’s Speech
Mark Wahlberg, The Fighter


Alternativas: Sean Penn, Fair Game/The Tree of Life; Matt Damon, Hereafter


Bardem (e Penn também, mas bem menos) conseguiu grandes críticas pela sua intepretação em 'Biutiful' e é quase garantido (pelo menos aparentemente) entre os cinco nomeados. Colin Firth por 'The King's Speech' é outra das previsões em que confio muito, dado a boa-vontade que vem do ano passado por ter perdido na meta de chegada a corrida para Bridges e dado o papel (realeza com gaguez) - só se o filme for muito, muito mau é que ele vai ser excluído. E mesmo assim... é difícil (veja-se Mirren o ano passado). DuVall ganhou muito buzz por 'Get Low' em Sundance já o ano passado mas como Bridges já ia lançado para a vitória eles deixaram o filme para estrear este ano, na esperança de conseguir a nomeação e vitória para o veterano actor. Não aposto muito no filme, mas com tanto palavreado sobre ele... É difícil não o colocar, para já, na lista. Os outros dois nomeados que proponho, Depp e Wahlberg, estão em filmes que vão estar nas cogitações da Academia: 'The Rum Diary' parece ser claramente um tipo de filme em que Depp se dará bem nos Óscares, podendo mesmo dar-lhe a já merecida vitória; Wahlberg tem vindo a trabalhar muito para ser reconhecido entre os seus e depois da nomeação em 2006 por The Departed, parece-me que este papel em 'The Fighter' lhe vai dar a segunda. Não sei por que razão, esta lista de nomeados não me parece nada nos conformes e portanto acho que vai haver mudar grandemente até Janeiro de 2011. Veremos. Dorff pode surpreender no novo filme de Sofia Coppola, tal como Damon no novo de Eastwood e o mesmo se poderá dizer de outros como Bridges em 'True Grit' (pode ser tão gargantuamente bom que não dará para ignorar), Gosling em 'Blue Valentine', Gylenhaal em 'Love and Other Drugs', Affleck em 'The Town' ou McAvoy em 'The Conspirator'.


MELHOR ACTRIZ
Annette Bening, The Kids Are All Right
Nicole Kidman, Rabbit Hole
Carey Mulligan, Never Let Me Go
Hilary Swank, Conviction
Michelle Williams, Blue Valentine


Alternativas: Naomi Watts, Fair Game; Julianne Moore, The Kids Are All Right


Um ano atípico, sem uma Meryl Streep ou uma Kate Winslet na corrida. Começar por relembrar o que já disse antes: Annette Bening e Julianne Moore são co-protagonistas em 'The Kids Are All Right' mas a campanha pode fazer uma (qualquer uma das duas, mas toda a gente se inclina mais para Moore) descer para secundária - se fizerem isto, ambas serão nomeadas; se não o fizerem... pode ser que uma seja ignorada e Bening parece ter o melhor papel das duas para brilhar, portanto deve ser a nomeada - e favorita à vitória, até porque nunca ganhou. Claro que segundo reza a história (que se deve repetir), quando Bening é nomeada, Swank também é (que ganhou 2 vezes; esperemos que desta vez seja ao contrário - não ia aguentar ver esta com 3 Óscares em 3 (!) nomeações, ainda por cima 2 possivelmente imerecidos) e este papel em 'Conviction' parece mesmo ideal para ela voltar a ser nomeada. Estou também a apostar que é este ano que Nicole Kidman acaba com a maldição que lhe impuseram e volta à glória em 'Rabbit Hole', num papel tipicamente à Óscar (mãe de luto pela morte do filho pequeno) e que cabe como uma luva na profundidade emocional que pauta os trabalhos da actriz. Quanto aos restantes dois lugares... serão sempre uma surpresa, penso eu. Michelle Williams em 'Blue Valentine', Carey Mulligan em 'Never Let Me Go', Natalie Portman em 'Black Swan' e Anne Hathaway em 'Love and Other Drugs' parecem ser as principais candidatas aos dois lugares que faltam, contudo muitas coisas podem correr mal (quantas pessoas verão na realidade o filme de Williams, apesar de ela e Gosling serem, segundo as críticas ao filme, excepcionais nele? Será que o filme de Mulligan não vai defraudar as expectativas de quem leu o romance de Ishiguro no qual se baseia? E como será a campanha de Hathaway? Principal, secundária? E será que o thriller de Aronofsky não vai ser muito esquisito para ganhar votos da Academia? Além disso, não terá o tamanho da interpretação de Portman ser enorme - à la Rourke e Burstyn - para ser nomeada?). Isto sem contar, como é óbvio, com outras actrizes mais experientes (Naomi Watts, Diane Lane, Rachel Weisz, Robin Wright-Penn, Helen Mirren e Jennifer Connelly na cabeça, com papéis que a Academia se calhar poderá apreciar mais) e até outras jovens, sem nomeações ainda (Jennifer Lawrence que ganhou muito buzz pelo seu 'Winter's Bone', Freida Pinto em 'Miral' - já discutida acima - ou Hailee Steinfeld que é a protagonista do 'True Grit' dos irmãos Coen) que podem ganhar vantagem com esse factor e uma interpretação surpreendentemente extraordinária. Tudo pode acontecer a esta altura.


MELHOR REALIZADOR
Joel e Ethan Coen, True Grit
Clint Eastwood, Hereafter
Tom Hooper, The King’s Speech
Christopher Nolan, Inception
Peter Weir, The Way Back

Alternativas: Malick, The Tree of Life; O'Russell, The Fighter


Estes nomeados estão, como é óbvio, intrinsecamente ligados aos nomeados para Melhor Filme. Dizer antes de mais que antes das confusões com 'The Tree of Life' a minha aposta era em Malick para ganhar. Agora... Não sei. Estou a apostar que 'Inception', claro está, vai (finalmente) conceder a nomeação para Melhor Realizador a Chris Nolan (que a merece já há muito, desde Memento - nesse ano ele deve ter sido o #6 na lista, tal como o seu filme). No entanto, o filme vai ter que ultrapassar o "período negro", isto é, quando surgir (não vai demorar muito) a chuva de críticas e rótulos de "overrated" de que o filme vai sofrer (o que não quer dizer nada - Up in the Air, Avatar e Up foram nomeados after all) Nos outros lugares estão dois filmes que dificilmente não farão parte da lista dos dez nomeados para Melhor Filme ('The Way Back' e 'The King's Speech') e duas habituais presenças da categoria, Eastwood com 'Hereafter'(algum dia ele vai ter de voltar, não é?) e os irmãos Coen com 'True Grit' (que estão numa grande maré de sorte, tendo sido muito provavelmente os #6 na lista o ano passado). Outros realizadores que poderão ter algo a dizer nesta categoria: Chodolenko ('The Kids Are All Right'), Aronofsky ('Black Swan'), Coppola ('Somewhere'), Romanek ('Never Let Me Go'), Affleck ('The Town'), Leigh ('Another Year'), Zwick ('Love and Other Drugs'), O'Russell ('The Fighter'), Goldwyn ('Conviction'), Innaritu ('Biutiful'), Malick ('The Tree of Life'), entre outros.


MELHOR FILME
Another Year
Hereafter
Inception
Never Let Me Go
The Fighter
The King’s Speech
The Town
The Tree of Life
The Way Back
True Grit




Alternativas (aqui vou deixar dez possibilidades extra, para já):
Biutiful
Conviction
Fair Game
Miral
Rabbit Hole
Secretariat
Somewhere
The Kids Are All Right
Toy Story 3
What's Wrong With Virginia



Poucos filmes estrearam ainda e, fora 'Toy Story 3' e 'Inception' - e 'Biutiful', 'Fair Game' e 'Another Year' em Cannes, pouco se sabe ainda sobre a grande maioria dos potenciais candidatos a nomeados. À partida, os dramas históricos são sempre favoritos nesta categoria ('The King's Speech'), bem como adaptações de obras-primas literárias (daí 'Never Let Me Go' e 'The Long Walk', que ainda por cima têm elencos com grande qualidade - e passíveis de serem nomeados; 'Rabbit Hole' também é forte possibilidade mas tem que ultrapassar o estigma de Nicole Kidman e Aaron Eckhart para ser tido em consideração a fundo). Os filmes de Eastwood e dos irmãos Coen também são sempre cabeças de corrida, logo não podia deixar de fora, por enquanto, 'Hereafter' 8eventualmente tem que voltar ao Kodak Theatre e se não for com este, será com Hoover em 2011) e 'True Grit' (o filme de há mais de 40 anos atrás já foi por si um sucesso, imagine-se agora a história nas mãos dos Coen). Depois disto, há géneros de filmes que encontram obviamente grande aceitação na Academia, como os filmes sobre histórias reais - especialmente se envolverem política ('Conviction' e 'Fair Game', que eu no entanto acho que não serão tão bons como se pensa, podendo no entanto garantir nomeações para os seus actores), histórias inspiracionais (por isso há que ter em conta 'Secretariat', embora a produção do filme pela Disney não auspicione grandes voos - ainda bem!), histórias de lutadores que trabalham para atingir a glória - ainda por cima quando falamos literalmente de lutadores (aqui se insere 'The Fighter' que eu acho que se vai dar muito bem em várias categorias). E temos ainda os habituais filmes de autor que, se forem muito bons, podem encontrar lugar ('Black Swan' de Aronofsky, 'Miral' de Julian Schnabel, 'Another Year' de Mike Leigh - que com o buzz de Cannes deverá estar incluído nos nomeados, 'Somewhere' de Sofia Coppola, 'What's Wrong With Virginia' de Dustin Lance Black, ). A minha "blind bet", a minha "wild card"? É 'The Town' de Ben Affleck. Que eu acho que vai surpreender muita gente. MESMO muita gente. Só não o previ para Realizador também porque Affleck não goza de grande reputação em Hollywood no que a talento diz respeito (se bem que toda a gente sabe a recepção geral a Gone Baby Gone, a sua estreia - além de que... ele já ganhou um Óscar!) Finalmente, vamos à grande interrogação na corrida - qual vai ser a recepção de 'The Kids Are All Right' a nível do grande público e a nível da Academia? A crítica é-lhe favorável e até a bilheteira também e até pelo elenco tem ar de candidato (e até pela altura em que estreia - uma dramédia que estreia cedo no ano e é bem recebida costuma ter sempre lugar nos nomeados) mas o tema foge MUITO aos "requisitos" (digamos) da Academia, com lesbianismo, inseminação artificial e o "comic relief" do filme a não ser muito comum entre os nomeados a Melhor Filme. Todavia, vamos a ver o que o ano nos traz.



E pronto, para já retenho-me só nestas previsões. Devo elaborar mais lá para a frente, mas para o Verão todo devo ficar-me por estas. Peço desculpa se escrevi demais. Não era minha intenção mas acabo sempre por o fazer.

Bons filmes para todos. E não se esqueçam que hoje, dia 15, estreia 'The Ghost Writer' de Polanski que eu não tive em grande consideração nestas previsões mas que, com uma recepção favorável nos Estados Unidos (o que, tendo em conta a situação da sua repatriação, não acho muito possível), pode ser um candidato real. E dia 22 estreia 'Inception'.

7 comentários:

DiogoF. disse...

Diz-me uma coisa, antes de mais: as previsões que fazes é depois de veres o filme ou pela sinopse (do tipo, "ui, tresanda a Oscar") ?

Eu tenciono fazer as minhas, mas só para mais perto da saída dos nomeados, para tentar ver o máximo possível (da tua lista, penso que não vi nenhum).

De qualquer forma, do que aqui tens, gostava de salientar:

MELHOR ACTOR

- Di Caprio (Inception);
- Whitaker (My Own Love Song)

Não consideras estes ? Não que eu tenha visto as prestações, mas apenas porque parecem já vir carimbados.

MELHOR ACTRIZ

- GO MULLIGAN !

MELHOR REALIZADOR

- Acredito num duelo interessante entre Nolan, Cohens e Eastwood.

Jorge Rodrigues disse...

Diogo, as previsões nesta altura são um mero exercício especulativo, baseado na avaliação subjectiva que faço a certos parâmetros, como a qualidade do elenco, a força (em potência) do nome dos actores ligados ao projecto, o realizador envolvido, o tipo de história, a altura em que estreia, o momentum, etc.


É apenas uma forma engraçada de espicaçar o meu interesse em seguir a corrida. É como se fosse um jogo. Chegas a Fevereiro com uma lista substancialmente diferente da que tinhas no Verão e depois olhando e comparando as duas, é engraçado de ver o que acertaste e o que erraste.

Claro que as minhas previsões de Novembro/Dezembro já são o mais próximo possível dos nomeados. Por volta dessa altura já possuo uma taxa de 70-80% de acerto.

Jorge Rodrigues disse...

Quanto ao que sugeriste... São hipóteses. Esquece o DiCaprio, é praticamente impossível que ele seja nomeado pelo Inception. Quanto ao Whitaker é esperar para ver. Se vires bem também ignorei a Zellweger pelo mesmo filme nas previsões. Mas se o filme de facto for bom e gerar buzz... Eu dou a mão à palmatória.

Engraçado tu apoiares precisamente aquela previsão que eu acho mesmo que devia mudar (Mulligan ou Williams), porque acho muito difícil as duas lá estarem e como Mulligan foi nomeada em 2009 vai ter que ser ONE HELL OF A PERFORMANCE para ser nomeada de novo. Mas vamos ver.

Tom disse...

Acho essas previsões muito improváveis, mas é só uma opinião. Leonardo DICAPRIO Ganha provavelmente o Óscar de melhor actor, com o filme Shutter Island, uma das melhores prestações que eu já vi! A personagem está extremamente bem montada!

os melhores filmes
inception
Shutter island
Social Network (improvável)

Anónimo disse...

Onde está o Social Network??

Anónimo disse...

Eu vi no jornal, k o Social Network tinha 8 nomeações!!

Anónimo disse...

Jornal Metro