terça-feira, 27 de julho de 2010

Revista da semana

Política

A revisão do Estatuto do Aluno, aprovada quinta-feira, no Parlamento, abre a porta ao cumprimento de serviço comunitário pelos alunos. O princípio consta do texto, mas os deputados optaram por remeter para as escolas os termos de aplicação da medida.

A AR aprovou em votações finais globais o pacote de medidas anti-corrupção.
Este novo pacote de medidas representa um consenso e uma síntese de projectos apresentados por todos os grupos parlamentares.

A ministra da Saúde assegurou que a maioria dos cerca de 6000 funcionários dos serviços de Saúde com contratos a termo certo ficará com a «situação resolvida» com próxima abertura de concursos para preenchimento de 4000 vagas.


Desporto

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, reconheceu que o inquérito instaurado ao seleccionador português de futebol, Carlos Queiroz, por insultos a uma brigada antidopagem, contém “factos graves”. - aproveitem e mandem o homem embora. O país agradece.

No Europeu de sub-19, Portugal perdeu com a Espanha 2-1 e com a Croácia 5-0, mas garantiu a qualificação para o Mundial de sub-20 em 2001, na Colômbia.

O Marítimo venceu na quinta-feira o Sporting Fingal, da Irlanda, por 3-2, em jogo da 2.ª mão da 2.ª eliminatória para a Liga Europa. Marítimo passa para a seguinte fase onde defrontará o Bangor City do País de Gales.

A equipa masculina de sub-20 de Portugal perdeu com a sua congénere da Grã-Bretanha, por 91-66, em jogo de classificação para os lugares quinto a oitavo do Europeu de basquetebol daquele escalão, a decorrer na Áustria.

O judoca internacional português Tiago Alves morreu terça-feira passada, vítima de doença.
Tiago Alves, de 18 anos, competiu em Abril na Taça da Europa de Esperanças, na Estónia, onde alcançou a medalha de bronze e os mínimos para os campeonatos Europeus e Mundiais.
Também este ano, em Fevereiro, o judoca, que competia na categoria de -66 kg, chegara ao bronze nos campeonatos nacionais de sub-20.

O corredor Nuno Ribeiro foi suspenso por dois anos, na sequência do controlo antidoping positivo antes da Volta a Portugal de 2009, que viria a ganhar, anunciou a Federação Portuguesa de ciclismo em comunicado.
Nuno Ribeiro vai recorrer da decisão.

O ciclista espanhol Alberto Contador confirmou o seu terceiro título na última etapa da Volta a França 2010. Petacchi conquistou a camisola verde enquanto Cavendish venceu a última etapa.

Europeus de atletismo
Francis Obikwelu garantiu a a qualificação para a meia-final dos 100 metros masculinos com o tempo de 10,26 seg.

Um único salto bastou hoje à portuguesa Naide Gomes para garantir um lugar na final do salto em comprimento dos Europeus de Barcelona, além da melhor marca pessoal do ano, 6,81 metros.

João Vieira foi medalha de bronze nos 20km marcha.


País

José Saramago, falecido em Junho, foi condenado em Abril por um tribunal espanhol a pagar mais de 700 mil euros de impostos.

Os resultados do "stress test" na União Europeia confirmam, em termos gerais, que todos os bancos portugueses incluídos no exercício e que representam uma proporção muito significativa dos ativos do sistema resistem a uma nova materialização dos riscos a nível global e nacional. Mesmo sob esse cenário adverso, estes bancos continuarão a apresentar níveis de solvabilidade adequados.

Dois mortos, 2 feridos graves - 2 crianças - e ainda 4 feridos ligeiros é o resultado de um violento acidente ocorrido sábado à tarde no IC 33, estrada que liga Grândola a Sines. O acidente envolveu 6 viaturas. Em causa, um choque em cadeia, que envolveu cinco viaturas. De acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, no local, estiveram 32 bombeiros e o helicóptero do INEM. O acidente aconteceu perto de Santa Cruz.

Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, António Rodrigues e Christopher Beck serão julgados por manipulação de mercado e falsificação de contas.
António Castro Henriques não foi pronunciado, por isso não vai a julgamento.
Os cinco antigos administradores do BCP estavam acusados pelo Ministério Público dos crimes, em co-autoria, de manipulação do mercado, falsificação de documentos e burla qualificada.
O tribunal decidiu, no entanto, não pronunciar os gestores sobre a prática de crime de burla qualificada.
Este processo contra os cinco ex-gestores do BCP teve origem numa queixa apresentada, em Dezembro de 2007, por Joe Berardo, um dos accionistas de referência do banco.
Jorge Jardim Gonçalves está confiante na sua “total absolvição".

A Portugal Telecom (PT) terá chegado a acordo para a entrada na OI e a participação na Vivo será vendida. A guerra entre o Governo, a PT e Telefónica terá chegado ao fim.


Mundo

19 pessoas morreram e 342 ficaram feridas devido ao pânico que se gerou entre a multidão que procurava chegar à "Love Parade", em Duisburgo.
Os organizadores da "Love Parade" na Alemanha anunciaram, domingo, o fim definitivo deste evento.

Humor

Grandes pernas...

Sem comentários: